Botafogo


Histórico

Em 1567, os portugueses abrem o caminho do Cattete, ligando o Morro do Castello ao rio Carioca, fonte de água potável, provavelmente aproveitando trilhas indígenas existentes. Em seguida o caminho foi prolongado até a Praia Vermelha.

Por volta de 1569 a Estrada Real foi prolongada da Praia de Botafogo até a Barra da Lagoa da Tijuca, passando pelas atuais ruas São Clemente, Jardim Botânico, Marquês de São Vicente, Estrada da Gávea e Estrada do Joá.

Como alternativa, havia o córrego navegável por canoas entre a Praia de Botafogo e o Humaitá, pela atual rua Mena Barreto.

Em 1571 foi construído o Engenho de Nossa Senhora da Conceição no Jardim Botânico, o segundo engenho da Capitania do Rio de Janeiro.

O bairro recebeu o nome de seu fundador, o senhor João Pereira da Silva, responsável pela artilharia do renomado Galeão São João Batista Botafogo, que lhe deu o apelido. Fixou residência no local em 1590.  O Galeão Botafogo era o mais poderoso navio de guerra de sua época, com impressionante poder de fogo.

O bairro se transformou em reduto aristocrático ao receber inúmeros nobres da corte de Dom João VI a partir de 1808, inclusive a rainha Dona Carlota, tinha sua residência na Praia de Botafogo, num sobrado na esquina na atual rua Marquês de Abrantes.

Em 3 maio de 1808, Dom João VI criou a paróquia do bairro de Botafogo, em função do crescimento populacional da Zona Sul, até então ocupada por chácaras. Os bairros da orla eram preteridos por estarem sujeitos a ataques pelo mar, não tinham água potável e a população não tinha o hábito de banho de mar. A faixa de 33 metros junto à costa também pertencia à Marinha Portuguesa.

Com a chegada da Família Real, a cidade se beneficia do incremento dos serviços, do comércio e do crescimento populacional, que leva os mais abastados a procurarem áreas afastadas, fora das freguesias centrais. Com clima agradável e cercado de belezas naturais, a freguesia de Botafogo começa a trair a atenção dos nobres da corte, de comerciantes ricos, bem como do corpo diplomático credenciado junto à corte portuguesa.

Em 1826, é aberta a rua Voluntários da Pátria, ainda com o nome de rua Nova de São Joaquim da Lagoa, por iniciativa de Joaquim Batista Marques de Leão, comerciante português que na mesma época abriu nas suas terras a rua Real Grandeza e o Largo dos Leões, onde residia. Em13 de maio de 1870 a rua São Joaquim foi renomeada para Voluntários da Pátria, em homenagem aos que se alistaram voluntariamente para a Guerra do Paraguay (1864-1870).

Em 24 de junho de 1831, foi lançada a pedra fundamental da Matriz de Botafogo, localizada na rua Nova de São Joaquim, atual Voluntários da Pátria.

Em 1843, início do serviço de barcos a vapor entre o Centro e o fundo da enseada de Botafogo.

Em 1849, é erguida na rua São Clemente a residência neoclássica do nobre português Barão da Lagoa, mais tarde adquirida por Rio Barbosa.

Em 1853 é aberta a casa de saúde do Doutor Peixoto na rua Marquês de Olinda, a primeira da Zona Sul.


Rua São Clemente em 1854


Em 1855, é aberta a rua do Barroso, atual ladeira dos Tabajaras, entre Botafogo e Copacabana, facilitando ao acesso a Copacabana. Já existia a Ladeira do Leme aberta no período colonial.


Largo dos Leões e rua São Clemente em 1866


Em 1871, a Câmara Municipal (atual Prefeitura) prolonga a rua Voluntário das Pátria, que terminava na rua Marquês, até a rua São Clemente.

Em 1873 foram abertas as ruas Farani, Dona Ana, hoje Jornalista Orlando Dantas, Barão de Itambi, Piedade, hoje Clarisse Índio do Brasil, Visconde de Caravelas, Visconde de Silva, Pinheiro Guimarães, 19 de Fevereiro e Conde de Irajá, ainda com o nome de Visconde de Abaeté.

Em 1874, através do parcelamento da Chácara Isabelópolis, são abertas as ruas Álvaro Ramos, Arnaldo Quintela, Fernandes Guimarães, Rodrigo de Brito, São Manuel, Oliveira Fausto, e Travessa Pepe. Em 1880, é aberta a rua Paulino Fernandes.


1885
Foto Marc Ferrez

Rua São Clemente em 1887

Obras do aterro da Praia de Botafogo no período Pereira Passos
Cartão postal circulado em 1905


Em 1903 os Jesuítas fundam o Colégio Santo Inácio, numa antiga chácara da rua São Clemente, iniciando suas atividades em primeiro de julho de 1903. A Igreja de Santo Inácio foi inaugurada em 1913.

Em 1904, fundação do Botafogo Football Club.


Obras de alargamento da Praia de Botafogo por volta de 1904


Em 1905 é construído o Pavilhão de Regattas da Praia de Botafogo.  Em 1907 foi inaugurado o Pavilhão Mourisco.


Praia de Botafogo em 1911

Praia de Botafogo em 1911
Coleção Instituto Moreira Salles


Em 1911, início do serviço regular de auto-ônibus para a Zona Sul, com a linha Praça Mauá - Praia Vermelha.

Em 13 de maio de 1913, inauguração do campo do Botafogo Futebol Clube na avenida General Severiano. A inauguração da sede social só se deu em 15 de dezembro de 1928 e o estádio no dia 28 de outubro de 1934.

Em 1913, grande ressaca atinge a Avenida Beira-Mar, incluindo a Praia de Botafogo.

Em 1914, é aberto o corte entre as ruas Farani e Pinheiro Machado, no bairro de Laranjeiras.

Em 1918, é inaugurado o Colégio Andrews, na Praia de Botafogo.

Em 1924, fundação da favela Dona Marta, em Botafogo. O bairro já contava com a favela do morro de São João, cujo censo de 1920 indicava a existência de 63 barracos. Em 1950 a favela Dona Marta contava com 1.632 habitantes.

Em 20 de março de 1927, é lançada a pedra fundamental da sede no Botafogo F.C, na Avenida Venceslau Braz.

Praça Juliano Moreira em 1928

Em de outubro de 1931, inauguração da estátua do Cristo Redentor, no topo do morro do Corcovado, ideia lançada pela Princesa Isabel.

Em 1933, é iniciada a construção da Igreja de Santa Teresinha do Menino Jesus, na Avenida Lauro Sodré.


Edifício Quintanilha localizado na esquina das ruas Voluntários da Pátria e da Matriz
Brasil Revista, Novembro 1933, p.6

Praia de Botafogo na década de 1930, antes do modernismo


Em 1935, é construída a piscina olímpica do Clube Guanabara, no Mourisco, ainda com águas da baía de Guanabara.

Entre 1935 e 1936 é construído o Edifício Corcovado, projetado pelo arquiteto Enéas Silva em 1935, o segundo arranha-céu da Praia de Botafogo.


Orla da enseada de Botafogo em agosto de 1935 com as obras do aterro
 do Fluminense Yacht Club na antiga praia da Saudade
Revista Carioca, 10/08/1935


Em 28 de dezembro de 1937, é inaugurado o Monumento ao Almirante Tamandaré, patrono da Marinha Brasileira, na Praia de Botafogo, substituindo uma herma do Marquês, no local desde 1916.

Em 1938, os arquitetos Pedro Latif e Joseph Gire projetam o Edifício Paraopeba, localizando na Praia de Botafogo, esquina com a rua Marquês de Abrantes, no local da antiga residência da Rainha Carlota Joaquina. O prédio foi construído no mesmo ano.

Em 1938, é criada a Universidade Católica do Brasil, sendo autorizada sua instalação em outubro de 1940, nas dependências do Colégio Santa Inácio, ainda como faculdade.

Em 1939, é criada a faculdade particular Santa Úrsula.

Em 1951, é demolido o Pavilhão Mourisco, na Praia de Botafogo, para abertura do acesso ao Túnel do Pasmado.

Em 1951, o arquiteto Oscar Niemeyer projeta o prédio da sede da Fundação Getúlio Vargas, na Praia de Botafogo.

Em abril de 1952, inauguração do Túnel do Pasmado, com 220 metros de extensão e 20 metros de largura. O Viaduto do Pasmado, com 25 metros de extensão, é entregue no mesmo ano.

Em 13 de julho de 1953, a Prefeitura entra em acordo com os clubes de Regatas Guanabara e Botafogo de Futebol e Regatas, em função da desapropriação parcial de suas sedes para a abertura dos acessos ao Túnel do Pasmado.

Em 1954, é inaugurado o Park-way Botafogo, ligando o Túnel do Pasmado à Avenida Oswaldo Cruz. No mesmo ano o paisagista Burle Marx projeta os novos jardins.

Em 1955, é aberta a rua Theodor Herzi, ligando a rua Barão de Lucena à rua Assunção.

Em 20 de janeiro de 1956, inauguração da Biblioteca Popular de Botafogo, na rua Farani, instalada num casarão construído em 1929.

Em março de 1957, são entregues as primeiras unidades do Edifício Rajah, na Praia de Botafogo 356-358, com 12 andares e  696 apartamentos.

Em julho de 1959, é entregue ao tráfego da passagem superior do Morro do Pasmado, eliminando o perigoso cruzamento da Avenida Lauro Sodré com a rua General Severiano, na saída do Túnel do Pasmado.

Em 20 de agosto de 1959, é inaugurado o Cine Ópera, na Praia de Botafogo, com 1.600 lugares. Em 1977 o cinema foi reformado e dividido em duas salas. Fechou definitivamente  em 3 de março de 1994.

Em 15 de julho de 1960, é inaugurado o alargamento da rua Farani, visando atender ao futuro fluxo do Túnel Santa Bárbara, aberto ao tráfego em 1964.

Em 1963, o arquiteto Sérgio Bernardes projeta o Condomínio Casa Alta, a ser construído no alto do Morro do Pasmado. A primeira etapa do empreendimento é lançada no mesmo ano.

Em 1963, inauguração do Cine Veneza, na Avenida Pasteur.

Em 1963, na administração do Governador Carlos Lacerda, torna-se proibida da construção de edifícios com apartamentos conjugados, na cidade do Rio de Janeiro.

Em 6 de junho de 1963, fim do regime de mão dupla nas ruas São Clemente e Voluntários da Pátria, que passam a operar em binário, a primeira no sentido Humaitá e a segunda no sentido Praia de Botafogo.

Em 24 de outubro de 1963, foram iniciadas as obras de canalização do rio Berquó possibilitando o prolongamento da rua Mena Barreto, planejado há décadas, entre a rua 19 de Fevereiro e a rua da Passagem. A SURSAN constrói uma galeria de 1.248 metros de extensão sob o prolongamento da rua Mena Barreto. O novo trecho, já com o nome de rua Professor Álvaro Rodrigues, foi aberto ao tráfego em setembro de 1965.

Em janeiro de 1964, estavam praticamente concluídas as primeiras 1.434 casa do conjunto Vila Kennedy, em Bangu, para abrigar as famílias transferidas da favela do Pasmado, que não puderam ser transferidas para o conjunto Vila Aliança, cuja capacidade estava quase esgotada. Em janeiro de 1964, é concluída  a remoção da favela do morro do Pasmado.

Em 22 de abril de 1964, é aberta ao tráfego o prolongamento da rua Fernando Ferrari até a Praia de Botafogo, junto com a inauguração do Túnel Santa Bárbara. A rua Farani, que até então operava em regime de mão dupla, passa a operar em mão única no sentido Túnel Santa Bárbara.

Prolongamento da rua Fernando Ferrari em 1964


Em 27 de junho de 1964, é implantado novo Plano de Circulação na Praia de Botafogo. A pista interna, passa a operar em mão única no sentido Mourisco, e as duas pistas centrais passam a operar em mão única no sentido Morro da Viúva. No mesmo dia é aberta ao tráfego a nova pista de ligação da Praia de Botafogo com a rua Senador Vergueiro e são fechados os acessos às ruas Fernando Ferrari e Marquês de Abrantes.


Correio da Manhã, 26/06/1964

Diário Carioca, 26/07/1964
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Em 28 de julho de 1964, é implantado o regime de mão única nas avenidas Lauro Sodré, Pasteur e Túnel do Pasmado. A medida estava dentro de um pacote de mudança de mão de direção de 53 vias da Zona Sul, entre elas: Dezenove de Fevereiro, Paulo Pareto, Guilhermina Guinle, Dona Mariana, Sorocaba, Palmeiras, Martins Ferreira, da Matriz, Conde de Irajá, Marquês, Capitão Salomão, General Dionísio, Ministro Viveiros de Castro, Tonelero,  entre outras de Copacabana.  No mês seguinte o Túnel do Pasmado passa a operar em regime de mão dupla, somente no período das 7h às 10h.

Em 6 de agosto de 1964, o governador Carlos Lacerda, junto com o Embaixador da Argentina, participam da cerimônia de derrubada do muro da sede da Embaixada Argentina , permitindo a abertura de uma nova via entre a Praia de Botafogo e a rua Pinheiro Machado.

Em outubro de 1964, a COHAB entrega o conjunto residencial Joao XXIII, na rua Álvaro Ramos, com 246 apartamentos. 

Em 14 de outubro de 1964, é iniciada a remoção de 13 famílias da rua Macedo Sobrinho, cujos imóveis estavam obstruindo o prolongamento da rua Visconde Silva até a rua Humaitá.

Em 1965, conclusão das obras de construção da praia artificial da enseada de Botafogo, iniciadas em 1963.

Em 20 de abril de 1965, é adotado o regime de mão única na rua Real Grandeza. no sentido Túnel Velho, no trecho entre as ruas São Clemente e General Polidoro.

Em 1965, inauguração do Viaduto San Tiago Dantas (1964-65) na Praia de Botafogo, projetado por Affonso Eduardo Reidy, o mesmo arquiteto do Museu de Arte Moderna e do Monumento dos Pracinhas.

Em novembro de 1965, início das obras de  alargamento da rua Humaitá, no trecho entre as ruas Macedo Sobrinho e Fonte da Saudade. Na mesma ocasião são iniciadas as obras de prolongamento da rua Visconde Silva até a rua Humaitá.

Em 19 de setembro de 1966, é adotado o regime de mão dupla no Túnel Novo, Avenida Lauro Sodré e no Túnel do Pasmado, somente nos dias úteis,  no horário das 7h às 10h.

Em 18 de maio de 1967, início da construção do Viaduto San Tiago Dantas, na Praia de Botafogo, projetado pelo arquiteto Reidy.

Em 22 de junho de 1967, inauguração do Canecão, na Praça Juliano Moreira.

Em novembro de 1968, início das obras de construção do Viaduto da Praça Paraguay. A concretagem do tabuleiro foi iniciada 18 de julho de 1969. Em 11 de setembro de 1969, foi aberta ao tráfego a pista rebaixada da Praça Paraguay, ligando a Avenida Pasteur ao viaduto Pedro Álvares Cabral, a penúltima etapa do conjunto de obras da Urbanização do Mourisco, iniciada com o Viaduto Santiago Dantas.

Em 20 de dezembro de 1968, inauguração do prédio da Fundação Getúlio Vargas na Praia de Botafogo, quando a  entidade completava 24 anos.

Em 29 de janeiro de 1969, é demolida a última casa para a abertura da rua Clotilde Guimarães, ligando o Viaduto Pedro Álvares Cabral à rua da Passagem.

Em 12 de fevereiro de 1969, são inaugurados os viadutos Pedro Álvares Cabral, na Praia de Botafogo, e da Praça Paraguay, na Avenida Pasteur, completando o complexo viário do Mourisco.

Em 30 de maio de 1969,  são iniciadas as obras de duplicação do Túnel Alaor Prata, também conhecido como Túnel Velho.

Em 16 de dezembro de 1969, é inaugurado o viaduto da Praça Paraguay, com 20 metros de extensão, ligando a Avenida Pasteur à Avenida das Nações Unidas.

Em 11 de setembro de 1970, é aberta ao tráfego a pista rebaixada da Praça Paraguai até o Viaduto Pedro Álvares Cabral, penúltima etapa das obras de Urbanização do Mourisco, iniciado com a entrega do Viaduto San Tiago Dantas em 1968.

Em 6 de dezembro de 1970, inauguração da galeria inferior do túnel Alaor Prata, mais conhecido como Túnel Velho, transformado no primeiro túnel com pistas superpostas da cidade.

Em março de 1971, são lançados os primeiros prédios do Condomínio Morada do Sol, no terreno do antigo Hospital dos Estrangeiros, no alto do Morro de São João.

Em abril de 1971, a rede de Supermercado Sendas inaugura sua sede na Via Dutra. No mesmo ano é inaugurada a primeira filial da Zona Sul, na rua Muniz Barreto, em Botafogo.

Em 18 de agosto de 1971, início das atividades do Mercado do Produtor (Cobal), no Humaitá.

Em 11 de setembro de 1972, é marcada a concorrência para as obras de prolongamento da rua Pinheiro Guimarães, melhorando o acesso ao bairro e ao Túnel Alaor Prata, recém-duplicado.

Em 28 de julho de 1973, em função do novo plano de circulação de acesso ao Túnel Velho, as mãos de direção das ruas Figueiredo Magalhães, Siqueira Campos, Santa Clara, Mena Barreto, Real Grandeza, Visconde Silva e General Polidoro são invertidas. No mesmo dia é inaugurado o prolongamento da rua Pinheiro Guimarães até a rua Visconde Silva.

Em 5 de março de 1975, é inaugurada a 33º passarela de pedestres do Governo Chagas Freitas, no Mourisco, junto ao Túnel do Pasmado.

Em dezembro de 1975, são iniciadas as obras de alargamento da rua Humaitá, no trecho de 480 metros de extensão, entre a rua Miguel Pereira e o Viaduto Saint Hilaire. Em outubro de 1976, faltava a desapropriação de 3 casas. Em abril de 1977, as novas pistas, com 5 faixas de circulação cada, foram abertas ao tráfego.

Em 1976, início da operação da faixa reversível entre as avenidas Princesa Isabel e Nações Unidas, pelos túneis Novo e do Pasmado, no horário de pico da manhã.

Em 10 de abril de 1976, fechamento da rua Barão de Itambi para as obras da Linha 1 do Metrô.

Em dezembro de 1976, inauguração da nova iluminação da Avenida das Nações Unidas, na Praia de Botafogo.

Em 1977, são demolidas as arquibancadas do estádio do Botafogo da rua General Severiano.

Em 31 de março de 1977, inauguração do Mirante do Morro do Pasmado, 13 anos após a remoção da favela do Pasmado.

Em 30 de dezembro de 1977, após a conclusão das obras do Metrô, é entregue ao tráfego o primeiro trecho da rua Barão de Itambi, com 120 metros de extensão.

Em julho de 1978, início da demolição da residência do Embaixador da Argentina, um antigo palacete construído em 1912 pela Família Guinle na Praia de Botafogo, adquirido pelo governo da Argentina em 1935. No local foi construído um centro empresarial com dois prédios de 20 andares.

Em 29 de julho de 1978, entrega das obras de reurbanização de um trecho de 300 metros de extensão da rua Barão de Itambi, após 2 anos de obras do Metrô.

Em 12 de outubro de 1978, é inaugurada a estátua equestre  do libertador Simon Bolivar, na Praça Juliano Moreira, em Botafogo.

Em 6 de novembro de 1978, em solenidade com a presença do prefeito Marcos Tamoyo, é inaugurado o Parque General Leandro, localizado entre as ruas Lauro Muller e Linda Morena, com nome em homenagem ao primeiro presidente da Associação de Moradores da Lauro Muller (Alma).

Em agosto de 1979, o Metrô entrega ao tráfego o primeiro trecho reurbanizado da rua Muniz Barreto, entre as ruas São Clemente e Marquês de Olinda, com 600 metros de extensão. O segundo e último trecho, com 185 metros de extensão, foi entregue em 3 de dezembro de 1979, entre as ruas Fernando Ferrari e Marquês de Olinda.

Em 1980, entrega do prédio da IBM Brasil (International Business Machines Corporation), na Avenida Pasteur, 138-146.

Em 29 abril de 1980, inauguração do Shopping Rio Sul, primeiro centro comercial de grande porte da cidade, com 216 lojas, sendo 4 lojas âncoras: Mesbla, C&A, Lojas Brasileiras (Lobras) e Supermercado Pão de Açúcar. As obras foram iniciadas em 1977. A Torre Rio Sul  só foi entregue em 1982. 

Em 1981, inauguração do prédio da sede do Fininvest, na rua da Passagem em Botafogo, de autoria do arquiteto Paulo Casé.

Em 1982, construção do edifício da Caemi, em Botafogo, na rua São Clemente, projetado pelos arquitetos Edison e Edmundo Musa.

Em 19 de março de 1982, após 5 anos de obras, é inaugurada a Torre Rio Sul, o prédio mais alto da cidade.

Em 31 de agosto de 1982, reinauguração da Biblioteca Regional de Botafogo.

Em 1985, na área remanescente das obras do Metrô, na confluência das ruas Farani e Pinheiro Machado, 

Em 1985, é inaugurada a Praça Chaim Weizmann, construída num terreno remanescente das obras do Metrô

Em janeiro de 1986, no Humaitá, início da reforma de um galpão abandonado da prefeitura para instalação do centro cultural Sérgio Porto, inaugurado em 21 de outubro do mesmo ano.

Em 5 de junho de 1986, o prefeito Saturnino Braga determina que seja realizado em regime de urgência um estudo visando a construção de uma passarela sobre a avenida Lauro Sodré, em frente ao Canecão, em Botafogo.

Em 1987, construção do CIEP do Humaitá, no local do antigo Forte de Piaçava, construído em 1776, no caminho do Humaitá.

Em 1991, fechamento das lojas Sears da Praia de Botafogo e do Centro de Niterói. Em novembro de 1999, no antigo prédio de Botafogo foi aberto o Shopping Praia de Botafogo.

Em 1991, inauguração da passagem subterrânea para pedestres da Avenida Lauro Sodré, próximo ao Shopping Rio Sul, substituindo as faixas de pedestres.

Em 1992, primeira reforma do shopping Rio Sul.

Em 1994, inauguração do Shopping Rio Off-Price, no antigo campo do Botafogo. Em janeiro de 1995, são inauguradas as novas instalações do Clube Botafogo, sob o Shopping Rio Off-Price.

Em 1996, são concluídas as obras de reurbanização da rua Voluntários da Pátria, do Projeto Rio Cidade.

Em 26 de outubro de 1996, inauguração do Espaço Unibanco de Cinema na rua Voluntários da Pátria, com 3 salas de projeção, cafeteria e livraria, idealizado pelo grupo  que em junho de 1985 alugou um velho poeira de Botafogo transformando-o no Cineclube Coper Botafogo. Em dezembro de 1985 o cinema foi reformado recebendo o nome de Cineclube Estação Botafogo.

Em novembro de 1997, inauguração do Centro de Arquitetura e Urbanismo  da Cidade do Rio de Janeiro, na rua São Clemente, 117, em palacete construído em 1879 . A fachada foi tombada em 1985, na época do fechamento do Colégio Jacobina, instalado no prédio.

Em agosto de 1998, é entregue o Centro Empresarial Mourisco, na Praia de Botafogo, construído no terreno do Botafogo de Futebol e Regatas.

Em março de 2002, inauguração da ciclovia Laranjeiras - Botafogo, via rua Pinheiro Machado.

Em 2003, inauguração do Hotel Caesar Business em Botafogo, na rua da Passagem, com 110 apartamentos.

Em 2005, inauguração da biblioteca pública da Cobal do Humaitá.

Em 2 de março de 2009, início da operação de faixa reversível na rua Humaitá, no trecho entre o Largo dos Leões e a rua Miguel Pereira, no período das 17h às 20h.

Em 2010, a Prefeitura inicia a negociação para a compra do Palacete Lineo de Paula Machado, construído em 1910 pelo arquiteto Armando da Silva Telles, localizado na rua São Clemente esquina com rua Guilhermina Guinle, de propriedade de Guinle Paula Machado.

Em 16 de setembro de 2010, após oito anos de ações na Justiça, é apresentado o projeto da expansão da Fundação Getúlio Vargas (FGV), projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, na Praia de Botafogo.

Em 9 de dezembro de 2021, a Câmara dos Vereadores aprova o projeto de lei que estabelece a reconstrução do Canecão com um novo gabarito de 20 metros de altura.


REFERÊNCIAS:

SANTOS, Eliane. Câmara aprova projeto que estabelece condições para reconstrução do Canecão. G1 Rio. 10 dezembro 2021.

Uma grande obra que vai surgir. O Paiz. Rio de Janeiro. 20 março 1927. p.9.