Histórico
Em 12 de janeiro de 1907 foi inaugurada a ponte ferroviária da estação Lauro Muller para transpor o canal do mangue e a Avenida Francisco Bicalho.
Em 10 de maio de 1907, foi inaugurado o viaduto metálico do Engenho Novo sobre as linhas da Estrada de Ferro Central do Brasil para a passagem exclusiva dos bondes elétricos da Light.
Em 15 de novembro de 1927, foi inaugurado o viaduto da rua Gamboa, situado na boca do túnel da estação Marítima.
Os primeiros viadutos rodoviários foram construídos para transpor linhas férreas:
Rua Gamboa, 1927
Cascadura, 1930
Bento Ribeiro, 1930
Quintino, 1930
Santa Cruz, 1930
São Cristóvão, 1934
Para ampliar clique na imagem
Em 1941 foi lançado o plano de construção de uma avenida perimetral, em elevado, ligando a Avenida Beira Mar à Praça Mauá, desafogando a Avenida Rio Branco.
Em 1946, início das obras de construção do Viaduto Anna Nery sobre a linha férrea em Benfica, inaugurado somente em 7 de setembro de 1956 em solenidade com a presença do presidente da república JK.
Em 1947, foi inaugurado o antigo viaduto de Mangueira sobre a linha férrea, demolido parcialmente em 1969 para a construção do novo viaduto, aberto ao tráfego em 1974.
Em 16 de junho de 1949, foi inaugurado o Elevado da Canoa, na estrada de mesmo nome.
Em agosto de 1949 foram iniciadas as obras de construção do Viaduto de Coelho Neto, na Avenida das Bandeiras, sobre a Estrada de Ferro Rio do Ouro, sendo inaugurado em maio de 1953.
Em dezembro de 1951, foi inaugurado o viaduto duplo sobre a Estrada João Paulo na Avenida das Bandeiras em Barros Filho.
Em abril de 1952, a prefeitura do Distrito Federal lançou o plano de construção de 8 viadutos sobre linhas férreas na Zona Norte:
Prefeito Negrão de Lima (Madureira)
Anna Nery
Del Castilho
Campo Grande
Deodoro (Avenida das Bandeiras)
Em 1955 foi concluída a elaboração do Plano Rodoviário do Distrito Federal e suas Interligações Urbanas que previa entre outras melhorias a implantação do viaduto da Perimetral entre o Aeroporto Santos Dumont e a Avenida Presidente Vargas.
Em março de 1955 foi inaugurado o Viaduto das Missões no entroncamento da Avenida Brasil com a rodovia Washington Luiz. No mesmo ano foi entregue o viaduto na saída da Ilha do Governador.
Em 4 de agosto de 1955 foi inaugurado o Viaduto das Paineiras na Floresta da Tijuca, sobre a Estrada de Ferro do Corcovado.
Em setembro de 1956 o presidente JK inaugurou os viadutos Anna Nery, Deodoro e Camboatá e quatro pontes, uma sobre o rio Papagaio e três no canal da rua Santo Inácio.
Diário Carioca, 19/10/1958
Para ampliar clique na imagem
Em 14 de novembro de 1960, com a presença do presidente JK, foi inaugurada a primeira etapa do Viaduto da Perimetral, ligando o Aeroporto Santos Dumont à Candelária. As obras foram iniciadas em 17 de outubro de 1956.
Em março de 1962 foi inaugurado o viaduto da rua Vaz de Tolêdo sobre a rua Propicia no Engenho Novo.
Em 5 de dezembro de 1963, na Zona da Leopoldina, finalmente foi inaugurado o Viaduto João XXIII eliminando a passagem de nível da Avenida Lobo Junior, antiga reivindicação da população. Em 17 de abril de 2012, foi iniciada a obra de duplicação com um novo viaduto paralelo denominado Luís Carlos da Vila, inaugurado em 6 de março de 2013.
A Noite, 04/12/1963
Em fevereiro de 1964 foi iniciada a construção do viaduto Saint Hilaire na Lagoa de acesso ao Túnel Rebouças.
Trevo das Forças Armadas, inaugurações dos viadutos e sentidos de circulação
25/02/1965 Marinheiros (Presidente Vargas - Praça da Bandeira)
30/09/1965 Fuzileiros (Praça da Bandeira - Presidente Vargas)
28/11/1967 Pracinhas (Francisco Bicalho - Presidente Vargas)
05/12/1968 Aviadores (Paulo de Frontin - Praça da Bandeira)
Para a construção do viaduto dos Fuzileiros foram demolidos 40 prédios.
Em 1966 foram entregues 6 viadutos, incluindo a reconstrução do Viaduto Engenheiro Santos Dias na Avenida Edison Passos destruído por uma avalanche de pedras nas chuvas de janeiro de 1966.
Viadutos entregues na gestão do governador Negrão de Lima, entre 1965 e 1969
Estudantes
Pracinhas
Aviadores
Barra
Ataulfo Alves
Lourenço Abreu Jorge e Lusitânia
Castro Alves
Joaquim Meyer
Santos Dias
Machado de Assis
Paula Ramos
José Lins do Rêgo
Missões
Cabritos
Em 14 de fevereiro de 1969 foi inaugurado o Viaduto Castro Alves no Meyer sobre a linha férrea da Central do Brasil, com 350 metros de extensão e 10,73 metros de largura. A cerimônia contou com a presença do governador Negrão de Lima.
Em maio de 1969, foi concluída a demolição de parte do antigo viaduto de Mangueira, no trecho entre as ruas Visconde de Niterói e Santos Mello. O trecho entre as ruas São Francisco e Xavier e Santos Mello foi mantido.
Segundo levantamento do governo do estado, na gestão do governo Negrão de Lima (1965-1971) até o mês de abril de 1970 a SURSAN e o DER construíram 32 viadutos, sendo 5 iniciados no governo anterior. Em abril de 1970 a cidade contava com 16 viadutos e 6 túneis em construção.
Em 1968 o DER-GB iniciou os estudos de construção de viadutos de estrutura metálica.
Em 28 de dezembro de 1974, foi aberto ao tráfego o viaduto Paulo de Frontin no Rio Comprido, primeira fase da Linha Vermelha. A construção foi iniciada em agosto de 1969.
Em junho de 1978 a cidade do Rio de Janeiro contava com 64 viadutos e 14 túneis totalizando respectivamente 31 e 14 km.
Em 14 de março de 1980, foi inaugurado o viaduto Humberto Vital Bandeira Mello na Lagoa, na saída do Túnel Rebouças, facilitando o acesso à Avenida Epitácio Pessoa.
Em 1982, em Laranjeiras, foi inaugurado o viaduto Jardel Filho, ligando a rua Soares Cabral à rua Conde de Baependi, eliminando a mão dupla em parte da rua das Laranjeiras.
Em 5 de novembro de 1985, desabamento do vão central do viaduto Sampaio Correia em Bonsucesso, construído entre 1963 e 1965. O viaduto foi reaberto ao tráfego em 2 de outubro do ano seguinte.
Em 9 de dezembro de 1986, inauguração do Viaduto Jacinto Medeiros, em Parada de Lucas, no Km 15 da Avenida Brasil, sobre a linha férrea em Parada de Lucas, permitindo a continuidade das vias laterais da Avenida Brasil no sentido Santa Cruz. O viaduto contava com 86 metros de extensão e 12,5 metros de largura. As obras foram iniciadas em 1984.
Em 16 de janeiro de 2010, o prefeito Eduardo Paes anunciou para 2012 a construção de um elevado de dois pisos, permitindo a ligação direta do Túnel Rebouças com a Avenida Brasil e a Ponte Rio-Niterói. O elevado nunca foi construído.
Outros viadutos
Rei Alberto da Bélgica (Gruta da Imprensa) 1922
Bandeiras (Joá), 1970
Pedro Álvares Cabral (Mourisco) 1970
Cosme e Damião (Ramos) 1970
São Sebastião, 1971
Gasômetro, 1971
Avenida Meriti (Trevo das Margaridas), 1971
Coronel Phidias Távora (Jardim América) 1971
Campo Grande, 1971
Mestre Manuel (São Conrado) 1971
Mendanha (Avenida Brasil) 1972
Sete Riachos (Avenida Brasil) 1972
Mangueira, 1974
Rio-Santos (Avenida Brasil) 1974
Paulo de Frontin, 1974
Oduvaldo Cozzi (São Cristóvão), 1976
Engenheiro Alvarino José da Fonseca (Maria da Graça) 1980
Engenheiro Paulo de Souza Reis (Francisco Eugênio) 1977
Júlio Cesário de Melo Filho (Santa Cruz) 1977
Avenida 31 de Março (Catumbi) 1978
2ª Etapa Perimetral, 1978
Maracajás (Galeão) 1978
Jardel Filho (Laranjeiras) 1982
Engenheiro Armando Coelho de Freitas
Procurador José Alves de Moraes
Padre Miguel, 1994
Ricardo de Albuquerque
Pavuna
Realengo
Bangu
Cascadura, 1997
REFERÊNCIAS:
Várias Notícias. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 17 março 1955. p.5.
Sursan está demolindo velho viaduto de Mangueira e vai construir o nôvo em um ano. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 03 maio 1969. p.5.
FILHO. Murilo Melo. Negrão na voz do povo. Manchete. Rio de Janeiro. 13 setembro 1969. p.156.
Elevado é inaugurado com benção de Dom Eugênio. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 28 dezembro 1974. p.13.
Caminhos Aéreos da cidade já são 64 e somam 31 km. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 04 junho 1978. p.16.
Padre Miguel já tem o seu viaduto. O Globo. Rio de Janeiro. 27 novembro 1994. Jornal de Bairro. p.4.
APARECIDA, Bia. Viaduto Luiz Carlos da Vila será inaugurado na Penha. Extra. Rio de Janeiro. 06 março 2013.