Viadutos


Histórico

Em 12 de janeiro de 1907, é inaugurada a ponte ferroviária da estação Lauro Muller, transpondo o canal do mangue e a atual avenida Francisco Bicalho. 

Em 10 de maio de 1907, é inaugurado o viaduto ferroviário do Engenho Novo, de estrutura metálica, exclusivo para bondes elétricos, para transpor as linhas da Estrada de Ferro Central do Brasil.

Os primeiros viadutos rodoviários da cidade do Rio de Janeiro foram construídos para transpor linhas férreas:

Cascadura, 1930, inaugurado pelo presidente da república
Bento Ribeiro, 1930
Quintino, 1930
Santa Cruz, 1930
São Cristóvão, 1934

Em 1941 é lançado o plano de construção de uma avenida perimetral, em elevado, ligando a Avenida Beira Mar à Praça Mauá, desafogando a Avenida Rio Branco.

Em 1946, início das obras de construção do Viaduto Anna Nery, sobre a linha férrea em Benfica, sendo inaugurado somente em 7 de setembro de 1956 em solenidade com a presença do presidente da república.


Diário Carioca, 19/07/1950, p.5


Em 7 de setembro de 1956, com a presença do presidente JK, inauguração do viaduto Anna Nery, sobre a linha férrea. A obra foi iniciada em 1946.

Em 16 de junho de 1949, é inaugurado o Elevado da Canoa, na estrada de mesmo nome.

Em agosto de 1949, são iniciadas as obras de construção do Viaduto de Coelho Neto, na Avenida das Bandeiras, sobre a Estrada de Ferro Rio do Ouro, sendo inaugurado em maio de 1953.

Em dezembro de 1951, é inaugurado o viaduto duplo sobre a Estrada João Paulo, na Avenida das Bandeiras, em Barros Filho.

Em abril de 1952, a Prefeitura do Distrito Federal lança o plano de construção 8 Viadutos na Zona Norte, transpondo linhas férreas, eliminando passagens em nível existentes:

Anna Nery
Del Castilho
Campo Grande
Deodoro (Avenida das Bandeiras)

Em 1955, é concluída a elaboração do Plano Rodoviário do Distrito Federal e suas Interligações Urbanas, que previa, entre outras melhorias, a implantação do viaduto da Perimetral, entre o Aeroporto Santos Dumont e a Avenida Presidente Vargas.

Em março de 1955, é concluída a construção do Viaduto das Missões, localizado no entroncamento da Avenida Brasil com a rodovia Washington Luiz.

Em 4 de agosto de 1955, é inaugurado o Viaduto das Paineiras, na Floresta da Tijuca, sobre a Estrada de Ferro do Corcovado.

Em setembro de 1956, o presidente JK inaugurou os viadutos Anna Nery, Deodoro e Camboatá e quatro pontes, uma sobre o rio Papagaio e três no canal da rua Santo Inácio.

Em março de 1962, é inaugurado o viaduto da rua Vaz de Tolêdo, sobre a rua Propicia, no Engenho Novo.

Em fevereiro de 1964, são iniciadas as obras de construção do viaduto Saint Hilaire, na Lagoa, para acesso ao Túnel Rebouças.

Em 25 fevereiro de 1965, inauguração do viaduto dos Marinheiros, a primeira etapa do trevo das Forças Armadas, ligando a Avenida Presidente Vargas à Praça da Bandeira. O segundo viaduto, dos Fuzileiros, ligando a Praça da Bandeira à Avenida Presidente Vargas, é inaugurado em 30 de setembro de 1965, após a demolição de 40 prédios. O terceiro viaduto, dos Pracinhas, ligando a Avenida Francisco Bicalho à Avenida Presidente Vargas, foi inaugurado em 28 de novembro de 1967. O quarto é último viaduto, dos Aviadores, é entregue ao tráfego em 5 de dezembro de 1968, ligando a Avenida Paulo de Frontin à Praça da Bandeira.

Em 1966, foram entregues 6 viadutos, incluindo a reconstrução do Viaduto Engenheiro Santos Dias, na Avenida Edison Passos, destruído por uma avalanche de pedras nas chuvas de janeiro de 1966.

Viadutos entregues na gestão do governador Negrão de Lima, entre 1965 e 1969

Augusto Frederico Schmidt
Estudantes
Pracinhas
Aviadores
Barra
Ataulfo Alves
Lourenço Abreu Jorge e Lusitânia
Castro Alves
Joaquim Meyer
Santos Dias
Machado de Assis
Paula Ramos
José Lins do Rêgo
Missões
Cabritos

Em 14 de fevereiro de 1969, com a presença do governador Negrão de Lima é inaugurado o Viaduto Castro Alves no Meyer, com 350 metros de extensão e 10,73 metros de largura, sobre a via férrea da Central.

Em maio de 1969, é concluída a demolição de parte do antigo viaduto de Mangueira, no trecho entre as ruas Visconde de Niterói e Santos Mello. O trecho entre as ruas São Francisco e Xavier e Santos Mello, foi mantido.

Segundo levantamento do Governo do Estado, na gestão do governo Negrão de Lima (1965-1971) até o mês de abril de 1970, a SURSAN e o DER construíram 32 viadutos, sendo 5 iniciados no governo anterior. Em abril de 1970,  a cidade contava ainda com 16 viadutos e 6 túneis em construção.

Em 1968, o DER-GB  inicia os estudos de construção de viadutos de estrutura metálica.

Em junho de 1978, a cidade do Rio de Janeiro contava com 64 viadutos e 14 túneis, totalizando respectivamente 31 e 14 Km.

Em 16 de janeiro de 2010, o prefeito Eduardo Paes anuncia para 2012 a construção de um elevado de dois pisos, permitindo a ligação direta do Túnel Rebouças com a Avenida Brasil e Ponte Rio-Niterói, que nunca foi construído.

Outros viadutos

Rei Alberto da Bélgica (Gruta da Imprensa) 1922
Bandeiras (Joá), 1970
Pedro Álvares Cabral (Mourisco) 1970
Cosme e Damião (Ramos) 1970
Avenida Meriti (Trevo das Margaridas), 1971
Coronel Phidias Távora (Jardim América) 1971
Campo Grande, 1971
Mestre Manuel (São Conrado) 1971
Mendanha (Avenida Brasil) 1972
Sete Riachos (Avenida Brasil) 1972
Mangueira, 1974
Rio-Santos (Avenida Brasil) 1974
Oduvaldo Cozzi (São Cristóvão), 1976
Engenheiro Alvarino José da Fonseca (Maria da Graça) 1980
Engenheiro Paulo de Souza Reis (Francisco Eugênio) 1977
Júlio Cesário de Melo Filho (Santa Cruz) 1977
Avenida 31 de Março (Catumbi) 1978
2ª Etapa Perimetral, 1978
Marcajás (Galeão) 1978
Jardel Filho (Laranjeiras) 1982
Engenheiro Armando Coelho de Freitas          
Procurador José Alves de Moraes
Padre Miguel, 1994
Ricardo de Albuquerque
Pavuna
Realengo
Bangu         
Cascadura, 1997


REFERÊNCIAS:

Várias Notícias. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 17 março 1955. p.5.

Sursan está demolindo velho viaduto de Mangueira e vai construir o nôvo em um ano. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 3 maio 1969. Primeiro caderno, p.5.

FILHO. Murilo Melo. Negrão na voz do povo. Manchete. Rio de Janeiro. 13 setembro 1969. p.156.

Caminhos Aéreos da cidade já são 64 e somam 31 Km. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 4 junho 1978. p.16.

Padre Miguel já tem o seu viaduto. O Globo. Rio de Janeiro. 27 novembro 1994. Jornal de Bairro. p.4.