Perimetral

Histórico

Em 1941 é lançado o plano de construção de uma avenida perimetral, em elevado, ligando a Avenida Beira Mar à Praça Mauá, desafogando a Avenida Rio Branco.

Em 17 de outubro de 1956, com a presença do prefeito Francisco  Negrão de Lima é realizada a cerimônia de início das obras do elevado da Avenida Perimetral, a ser construído entre o Aeroporto Santos Dumont e a Avenida Presidente Vargas.


Primeira etapa do viaduto da Perimetral


Em 1970, a Sursan retira o escoramento das formas do trecho da Praça Mauá.

Em 20 de outubro de 1971, são retomada das obras de construção do viaduto da Perimetral, com a demolição de um prédio da Marinha que impedia a construção da estrutura.

Em 1973, dentro do Programa Especial de Vias Expressas do Governo Federal - PROGRES, é assinado convênio, entre os ministérios dos Transportes e da Marinha, para construção do prolongamento do viaduto da Perimetral sobre a área reservada da Marinha, entre a Candelária e a Praça Mauá.

Em 31 de janeiro de 1973, a Secretaria de Obras assina um contrato com uma firma particular para demolir o antigo prédio do Lóide, localizado na confluência da rua Visconde de Itaboraí com a Avenida Presidente Vargas, para permitir o prosseguimento das obras do elevado da Perimetral, paralisadas há 3 anos.

Em 10 de março de 1974, é iniciada a demolição da alça de descida do Viaduto da Perimetral no sentido Candelária, dando prosseguimento as obras de construção do trecho Candelária – Gasômetro do viaduto, reiniciadas no dia 22 de fevereiro de 1974. A obra foi retomada graças a inclusão da obra no Programa de Vias Expressas (Progress) do Governo Federal que assumiu a responsabilidade financeira da obra. No dia 16 de abril de 1974, o DER-GB recebe da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) o projeto final do viaduto de estrutura metálica entre a Candelária e a Praça Mauá, elaborado pelo escritório Figueiredo Ferraz de São Paulo. Em junho de 1974, depois de um impasse que durou anos, finalmente é iniciada a demolição dos prédios da Capitania dos Portos e da Pagadoria dos Inativos, ambos do Ministério da Marinha, abrindo caminho a construção  do elevado no trecho entre a Candelária e a Praça Mauá.

Em 1975, são iniciadas as obras de concretagem dos pilares da segunda etapa do elevado da Perimetral, entre a Candelária e o viaduto do Gasômetro. Em outubro de 1975 são instaladas as primeiras vigas metálicas.

Em outubro de 1977, é entregue ao tráfego a rampa de descida do viaduto da Perimetral para a Candelária, eliminando a mão dupla da única rampa de descida existente.

Em 30 de novembro de 1977, é aberto ao tráfego o Viaduto do Gasômetro, no sentido Centro, entre o Caju e a Avenida Francisco Bicalho. 

Nos dias 11 e 12 de março de 1978, no vão sobre o viaduto do Gasômetro, são colocadas as últimas vigas metálicas do elevado da Perimetral.

Em 31 de maio de 1978, finalmente é inaugurada a segunda etapa do elevado da Perimetral, no trecho entre a Candelária e o viaduto do Gasômetro, com 5,7 km de extensão e duas pistas de 7 metros de largura.

Inauguração do elevado da Perimetral, com a presença do presidente da república, em 31 de maio de 1978


Em outubro de 1978, é entregue ao tráfego a rampa de descida do Viaduto da Perimetral para a Candelária, eliminando a mão dupla da única rampa de descida existente. No mesmo mês, é entregue ao tráfego o prolongamento de 977 metros de extensão do viaduto do Gasômetro até a ponte Rio-Niterói, com uma alça de acesso à Avenida Brasil.

Em 1998, inauguração do viaduto Professor Mario Henrique Simonsen, com 1.395 metros de extensão, ligando a Linha Vermelha ao Viaduto da Perimetral e ponte Rio-Niterói, no sentido Centro.

Em 26 de agosto de 2010, foi publicado no Diário Oficial, a licitação para a construção de um viaduto entre a Perimetral e a Linha Vermelha, passando pela rua São Cristóvão. O projeto não teve seguimento.

Em 27 de dezembro de 2010, em Brasília, o prefeito Eduardo Paes e o presidente da república,  Luiz Inácio da Silva, em ato simbólico com uma marreta, derrubam a maquete do Viaduto da Perimetral. No mesmo dia foi assinado o convênio com a Caixa Econômica Federal  para o financiamento da segunda fase do projeto de revitalização da Zona Portuária, no valor de 7,6 bilhões de reais.

Em 4 de fevereiro de 2013, é desmontada a primeira viga metálica, de uma total de 1008, do elevado da Perimetral. A viga estava localizada numa rampa próxima à Praça Mauá, desativada há mais de um ano. Em 19 de outubro de 2013, finalmente, é interrompido o tráfego na Perimetral, no trecho entre o Gasômetro e a Praça Mauá.

Em 24 de novembro de 2013, num domingo, é demolido, através de implosão por dinamite, o primeiro trecho do Elevado da Perimetral, com 1.050 metros de extensão.

Em 25 de janeiro de 2014, é fechado ao tráfego o último trecho do elevado da Perimetral, entre a Praça Mauá e o Aeroporto Santos Dumont.

Em fevereiro de 2014, início das obras de reurbanização da Avenida Rodrigues Alves, após a demolição do viaduto da Perimetral.

Em 16 de fevereiro de 2014, é fechado ao tráfego o túnel da Avenida Alfred Agache, conhecido como Mergulhão da Praça XV, para as obras de demolição do elevado da Perimetral.

Em 20 de abril de 2014, junto à Praça Mauá, é demolido um trecho de 300 metros de extensão do Elevado da Perimetral, localizado entre os prédios da Polícia Federal e da Odontoclínica do 1º Distrito Naval (Marinha).

Em 19 de julho de 2014, é iniciada a demolição de um dos  últimos trechos do elevado da Perimetral, entre a Avenida Professor Pereira Reis e a Rodoviária.