Histórico
Em 1861, o Imperador Dom Pedro II cria a Floresta da Tijuca, iniciando um ambicioso plano de reflorestamento. A coroa desapropria terras e paga indenizações aos fazendeiros. Em 13 anos foram plantadas mais de 100 mil árvores. No mesmo ano prosseguia a construção de uma estrada entre o Jardim Botânico e a Floresta da Tijuca. Ainda não havia uma estrada de rodagem (carroçável) para o Alto da Boa Vista, considerado local ameno e salubre.
Em 10 de outubro de 1867, foi aberta ao tráfego a Estrada da Tijuca, ligando a raiz da serra no Andarahy ao Alto da Boa Vista, permitindo o tráfego fácil e cômodo de carros de passageiros.
Estrada Nova da Cascatinha, século XIX
Coleção Arquivo Nacional
Praça Afonso Viseu por volta de 1890 antes de ser urbanizada em 1903
Em 12 de outubro de 1903, foi inaugurado o jardim da Praça Afonso Viseu, com um belo pavilhão rústico e um pequeno restaurante localizado ao lado do ponto dos bonds elétricos. O evento contou com a presença do presidente da república e do prefeito Pereira Passos. O ajardinamento foi executado pelo Dr. Júlio Furtado e seu auxiliar Paulo Villan.
Praça Afonso Viseu
Cartão postal
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Alto da Boa Vista. Sem data
Foto Augusto Malta / Acervo Light
Revista Eu Sei Tudo
Em janeiro de 1930 foi aberta ao tráfego a estrada de rodagem Sylvestre - Tijuca, atuais estradas das Paineiras e Redentor.
Em outubro de 1931, inauguração da estátua do Cristo Redentor, no topo do morro do Corcovado.
Em janeiro de 1938, foi iniciada a construção da Avenida Edson Passos, ainda com o nome de Avenida Tijuca, ligando a Usina ao Alto da Boa Vista. Foi inaugurada em 1940.
Em 17 de novembro de 1938, inauguração da Estrada do Redentor, ainda não pavimentada, permitindo o acesso de automóveis ao mirante do Cristo Redentor, sendo pavimentada em 1950 com placas de concreto.
Em março de 1943, o prefeito Henrique Dodsworth resolve transferir o chafariz de granito da Praça Onze de Junho para a Praça Afonso Viseu, instalado neste logradouro em princípios de 1944. O jardim da praça foi remodelado para o assentamento do chafariz.
A Avenida Tijuca
A Avenida Tijuca foi construída basicamente utilizando o traçado da Estrada Nova da Tijuca, sendo acrescentado alguns novos trechos. Os pontos ignorados foram renomeados como Estrada Velha da Tijuca ou se tornaram ruas separadas (como as atuais ruas Muçu e Raimundo Castro Maia). As obras, de carácter turístico, foram finalizadas em 1940, pelo secretário de Viação Edison Passos durante a gestão do prefeito Henrique Dodsworth, com a inclusão de novos trechos, totalizando 5 quilômetros de extensão e 16 metros de largura. O Presidente da República, Getulio Vargas, inaugurou a Avenida cortando a fita simbólica. Devido ao falecimento do engenheiro Edison Passos, em 1954, a via passou a se chamar Avenida Edison Passos.
Em 1950, foram inauguradas as estradas da Canoa e da Pedra Bonita, ambas pavimentadas com placas de concreto, ligando São Conrado ao Alto da Boa Vista.
Em 27 de janeiro de 1951 foi inaugurada a Estrada do Sumaré, aproveitando o leito de uma linha de bonde elétrico da antiga Companhia Ferro Carril Carioca. Em 1954 foi aberto ao tráfego o trecho Bispo - Sumaré.
Em 4 de agosto de 1955, inauguração do Viaduto das Paineiras, sobre a Estrada de Ferro Corcovado.
Em 30 de setembro de 1960, o DER-GB inaugura o Mirante Dona Martha.
Em 1961, foi criado o Parque Nacional da Tijuca.
Em 19 de junho de 1966, inauguração da reconstrução do viaduto Engenheiro Santos Dias, na Avenida Edison Passos, destruído por uma avalanche de pedras nas chuvas de janeiro de 1966.
Em 8 de novembro de 1977, é inaugurada a filial do Supermercado Rio, na Estrada das Furnas.
Em 1984, fechamento do Hotel das Paineiras.
Em 15 de setembro de 1999, inauguração da reforma do Mirante Dona Morta, até então abandonado.
Em 20 de janeiro de 2002, inauguração dos elevadores e escadas rolantes do Cristo Redentor. Em 10 de maio de 2007, torna-se proibida o acesso de automóveis particulares ao Monumento.
Em 7 de julho de 2007, a estátua do Cristo Redentor ganha o título de uma das 7 maravilhas do mundo, com mais de 100 milhões de votos de todo o mundo em votação realizada pela Internet e telefones celulares. A votação foi organizada pela fundação New 7 Wonders e não teve apoio da Unesco. Também faziam parte da lista das 7 maravilhas a Muralha da China, a cidade de Petra, na Jordânia, toda construída em pedra, Machu Picchu, no Peru, o templo de Chichén Itzá, no México, o Coliseu de Roma e o Taj Mahal, na Índia. A torre Eiffel, surpreendentemente, ficou de fora da lista.
Cronologia do transporte coletivo
1859 Bonde de tração animal chega na Raiz da Serra da Tijuca
1898 Inauguração do bonde elétrico para o Alto da Boa Vista
1939 Primeira linha de ônibus
1967 Fim do bonde
REFERÊNCIAS:
Praça do Alto da Boa Vista. Vida Carioca. Rio de Janeiro. 31 março 1921. p.2.
A inauguração da rodovia do Christo Redentor. A Batalha. Rio de Janeiro. 12 novembro 1938. p.4.