Grajaú-Jacarepaguá

Histórico

Em maio de 1919, o prefeito Paulo de Frontin, ordena o início dos estudos para a construção de uma estrada de rodagem na Serra do Matheus, ligando Jacarepaguá a Vila Isabel.

Em 19 de junho de 1950, inauguração da Estrada Grajaú - Jacarepaguá, ainda em pista simples, com uma faixa de circulação por sentido.

Em novembro de 1963, os motoristas reclamavam da falta de iluminação e acostamentos da rodovia, aumentando os riscos de acidentes à noite.

No primeiro semestre de 1979, é realizado o projeto executivo para o alargamento da Avenida Menezes Cortes, também conhecida como Estrada Grajaú-Jacarepaguá.

Em 1980, início das obras de duplicação da estrada Grajaú-Jacarepaguá, no trecho entre a estrada dos Três Rios e o restaurante Cabana da Serra.

Em 16 de fevereiro de 1982, é entregue ao tráfego a segunda pista da Estrada Grajaú – Jacarepaguá, num trecho de 600 metros entre o Sítio 19 e o restaurante Cabana da Serra. 

Em junho de 1982, é inaugurada a segunda etapa das obras de duplicação da Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá, com 2 km de extensão, na descida da serra do lado de Jacarepaguá, a partir do restaurante Cabana da Serra. A terceira e última etapa, com 4,8 km de extensão, entre a Cabana da Serra (junto à favela da Cachoeirinha) e o Grajaú, foi entregue ao tráfego em 23 de outubro de 1982.


REFERÊNCIAS:

Jacarepaguá vae ser ligada a Vila Isabel. Auto-Propulsão. Rio de Janeiro. 01 junho 1919. p.10.

SILVA, Ubiratan. Melhoramentos na estrada Grajaú-Jacarepaguá. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 28 novembro 1963. p.24.