Linha Amarela


Histórico

O plano de construção da Linha Amarela foi lançado em 1962 no novo Plano Diretor do Estado da Guanabara, elaborado pelo escritório do arquiteto Doxiadis, de origem grega. No mesmo ano foi lançado no plano de obras do governo Carlos Lacerda a construção da primeira etapa da via expressa, ligando a Avenida Brasil à Avenida dos Democráticos, inaugurado em 3 de setembro de 1964. Na mesma época a Avenida dos Democráticos foi duplicada.


O Globo, 03/10/1964, p.5

Parway Faria Timbó em 1964

Jornal do Brasil 03/10/1964. p.10


Em 30 de abril de 1963, foi aberta concorrência para construção de segunda nova ponte entre o continente e a ilha do Fundão, depois denominada Ponte Oswaldo Cruz, inaugurada somente em 1971.

Em 1970, foi concluído o estudo para abertura do Túnel Covanca – Água Santa, facilitando o acesso à Jacarepaguá. No mesmo ano foi apresentado o Plano Rodoviário do Estado da Guanabara com as linhas policrômicas.

Em 1971 foi concluído o prolongamento do Parkway Faria Timbó (Avenida Novo Rio) até a Ilha do Fundão.

Em outubro de 1976, foi concluído o projeto básico da Linha Amarela, com 23,7 km de extensão entre Jacarepaguá e a Avenida Brasil, incluindo a implantação de uma linha de Metrô em sua faixa de domínio. O projeto final de engenharia foi concluído em 1979.

Em 5 de novembro de 1985, o vão central do Viaduto Sampaio Correia, construído entre 1963 e 1964, desabou por falta de conservação. O viaduto foi reaberto ao tráfego em 2 de outubro de 1986.

Em março de 1987, foi inaugurada uma passarela na Avenida Bento Ribeiro, na Maré.

Em 29 de dezembro de 1994, o prefeito César Maia inaugura o canteiro de obras da empreiteira OAS, na rua das Oficinas 174, no Engenho de Dentro, iniciando as obras de construção da Linha Amarela. No dia 21 de janeiro de 1995 foi lançada a pedra fundamental da obra.

Em 30 de junho de 1996, foi implodida a última rocha do Túnel Engenheiro Raymundo de Paula Soares, composto por duas galerias de 2.187 metros de extensão e 12 metros de largura cada. Na época o maior túnel da cidade do Rio de Janeiro era o Rebouças, com 2.070 metros de extensão.

Em 24 de novembro de 1997, a Linha Amarela foi inaugurada, com 17,5 km de extensão, ligando a Ilha do Fundão à Avenida Ayrton Senna em Jacarepaguá.

Em primeiro de janeiro de 1998, a concessionária Lamsa iniciou a cobrança de pedágio na Linha Amarela.

Em setembro de 1998, a Linha Amarela, superando as expectativas, sofria com engarrafamentos nos estreitamentos da pista. Em agosto de 1998 passavam diariamente pela praça de pedágio cerca de 63 mil veículos, superando a previsão de 55 mil veículos. Em outubro de 1998, foram iniciadas as obras de ampliação dos viadutos Sampaio Correia e de Manguinhos, evitando o estreitamento das pistas. As obras só foram concluídas no ano seguinte.

Em 2000, inauguração do acesso ao hipermercado Walmart, no Cachambi.

Em 24 de fevereiro de 2000, foi inaugurada a alça de acesso da Linha Amarela para a Linha Vermelha no sentido Centro. Em meados do mesmo ano foi concluída a conexão dos demais sentidos, após a construção de ponte e nova alça de conexão na ilha do Fundão.

Em 2001, números oficiais da concessionária Linha Amarela S.A (Lamsa), indica o crescimento do volume do tráfego, de 290 mil veículos em 2000, para 318 mil em 2001.

Em 3 de setembro de 2007, início da operação da faixa reversível na Linha Amarela, no trecho com cerca de 7 Km de extensão entre a Praça do Pedágio e o Viaduto Sampaio Correia, no horário das 6h30 às 9h30, para uso exclusivo de veículos de passeio. A operação foi suspensa em 25 de setembro de 2007, em função dos reflexos na Linha Vermelha.

Em novembro de 2009, início da instalação de barreiras acústicas nas linhas Amarela e Vermelha, com módulos de 38 metros de comprimento por três metros de altura, feitas em aço, concreto e policarbonato. Os dispositivos também funcionavam como cercas impedindo entrada de pedestres nas pistas.

Etapas da Linha Amarela

1964        Avenida Novo Rio
1971        Avenida Bento Ribeiro Dantas
1997        Avenida Governador Carlos Lacerda




REFERÊNCIAS:

Engenheiro: viaduto caiu por falta de conservação. O Globo. Rio de Janeiro. 07 novembro 1985. p.15.