Linha Verde


Histórico

Planejada para ligar a Gávea à Via Dutra

Em 24 de abril de 1972, realização de licitação para elaboração do projeto estrutural da laje separadora das pistas e do revestimento em concreto para o Túnel do Engenho Novo (Sampaio - Vila Izabel), com 720 metros de extensão, integrante do projeto Linha Verde. Mais tarde o túnel é batizado de Noel Rosa. 

Em 16 de maio de 1972, é publicado o edital de concorrência para a construção do túnel do Engenho Novo, com 800 metros de extensão com pistas superpostas.

Em 10 de novembro de 1972, com a presença do governador Chagas Freitas, é realizada a primeira detonação de dinamite para a abertura do túnel do Engenho Novo (Noel Rosa), a primeira obra da Linha Verde.

Em primeiro de novembro de 1974, dentro do projeto de implantação da Linha Verde, o governador Chagas Freitas, inaugurou a duplicação de dois trechos da Avenida Automóvel Club, o primeiro com 2 quilômetros de extensão, entre a Avenida Suburbana em Del Castilho e a Praça Constança em Inhaúma e o segundo, com 2,7 quilômetros de extensão, entre a Estrada Velha da Pavuna em Tomaz Coelho e a Estrada Coronel Vieira em Irajá.


Obras do túnel Noel Rosa em fevereiro de 1975


Em 1976 foi concluída a construção do viaduto Engenheiro Alvarino José da Fonseca, em Maria da Graça, sobre a Linha Auxiliar. Em função das obras do Metrô, o viaduto só foi inaugurado em 1980.


Jornal do Brasil, 25/07/1976


Em 9 de novembro de 1978, com a presença do governador Faria Lima, foi inaugurada a quinta etapa da Linha Verde, um trecho de 2,860 Km de extensão, entre o túnel Noel Rosa e o Largo de Jacaré, além da galeria superior do túnel Noel Rosa. A galeria inferior já vinha sendo utilizada desde abril de 1978. Foram entregues dois viadutos de concreto protendido, o de Sampaio, denominado Engenheiro Armando Coelho de Freitas, com 403 metros de extensão, e o segundo, com 126 metros de extensão, sobre a rua Cadete Polônia, denominado Procurador José Alves de Moraes.