Histórico
Em 1565, os Jesuítas recebem uma sesmaria entre os atuais bairros de Inhaúma e Rio Comprido. Em 1579, fundam na Tijuca, nas proximidades da atual Igreja de São Francisco Xavier, seu primeiro engenho, depois conhecido como Engenho Velho ou Pequeno. Em seguida fundam o Engenho Novo (1707) e o Engenho de São Cristóvão. Até 1759, a região entre o Rio Comprido e a tapera de Inhaúma, passando pela Tijuca, pertencia aos jesuítas. Ano em que foram expulsos do reino de Portugal pelo maçom Marquês de Pombal.
Em 1583, os jesuítas construíram uma pequena igreja ao lado do engenho velho, a de São Francisco Xavier.
No início dos anos de 1800, chamava-se Tijuca somente as montanhas que limitavam a planície denominada Andarahy. Sendo conhecido como Andarahy pequeno a região que margeava o rio Maracanã. O Andarahy Grande cobria os atuais bairros da Tijuca, Andaraí, Vila Isabel e Grajaú.
Tijuca em 1820
Henry Chamberlain
Em 1820 foi instalada a fábrica das chitas, no final da atual rua Desembargador Isidro, uma das primeiras estamparias de tecido do Rio de Janeiro. A atual Praça Sáenz Peña, onde começa a rua, era conhecida como Largo da Fábrica.
Em 1859, a Estrada de Ferro da Tijuca inaugura a primeira linha de bonde de tração animal para o bairro, extinta em 1866 por problemas financeiros.
Em 1861, o Barão do Bom Retiro decidiu reflorestar a floresta da Tijuca através do naturalista Manuel Gomes Archer, que junto com seis escravos plantaram 100 mil mudas. O caminho que levava ao Alto da Boa Vista era conhecido como Quebra-Cangalhas.
Em 5 de abril de 1880, foi inaugurada a Escola Normal, com a presença do imperador Dom Pedro II.
Em 2 de agosto de 1885, foi inaugurado o Derby Club, com a presença da família Imperial.
Em 4 de abril de 1889, foi criado o Collegio Militar.
Em 12 de janeiro de 1907, inauguração do viaduto metálico e da estação Lauro Müller (antiga Praia Formosa) da Estrada de Ferro Central do Brasil.
Vista do alto do Sumaré em 1910
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Em maio de 1911, é inaugurada a urbanização do Largo das Chitas que passa a ser denominado de Praça Sáenz Peña, em homenagem ao presidente da república Argentina.
Alguns atrativos da Floresta da Tijuca em 1911: Caixa d´Água, Furnas de Agassis, Cascata Grande, Floresta Nacional, Excelsior, Viveiro Florestal, Gruta de Paulo e Virgínia, Labyrintho, Mesa do Imperador, Lago das Fadas e Vista Chinesa.
Largo da Segunda-feira por volta de 1914
linha de ônibus Barcas - Tijuca da Empreza Auto Avenida
com carro Schneider o mesmo usado em Paris
Foto Augusto Malta / Acervo Light
Em 1915, foi fundado o Clube Tijuca, por Heitor Beltrão.
Em 3 de agosto de 1918, a Light inaugura a nova linha de bonde entre o Derby Club e a rua Matta Machado. A linha tinha ponto final no portão “Padock” do Derby Club, no cruzamento das ruas Matta Machado e General Canabarro. Na mesma ocasião foi inaugurado o prolongamento da Avenida Maracanã.
Também em 1918, foi fundado o Instituto Lafayette na rua Haddock Lobo.
Derby Club na década de 1920
Rua Conde de Bonfim. Sem data
Foto Augusto Malta / Acervo Light
A Casa, outubro 1923
Em 20 janeiro de 1928, foi lançada a pedra fundamental da Igreja de São Sebastião dos Frades Capuchinhos, localizada na rua Haddock Lobo, 266.
Rua Conde de Bonfim em 1928
Em 1929 foi aberta a rua Fernandes Figueira.
Em janeiro de 1932, foi inaugurado o novo prédio da sede do América Football Club na rua Campos Salles.
Em novembro de 1933, foi inaugurado o novo prédio do Hospital da Venerável Ordem Terceira da Penitência na rua Conde de Bonfim.
Colégio Militar
Portão do Collegio Militar na rua São Francisco Xavier
Foto Augusto Malta / Acervo Light
Foto Escola de Aviação Militar
Em 5 de outubro, de 1940, foi inaugurado o Cinema Olinda, na Praça Sáenz Peña, com 3.500 lugares. Foi demolido em 1972, sendo substituído pelo centro comercial Shopping 45. Em 26 de março de 1941, é inaugurado o Cine Carioca na rua Conde de Bonfim na altura da Praça Sáenz Peña.
Em 20 de dezembro de 1940, em solenidade com a presença do presidente da república, é inaugurada, a Avenida Tijuca, atual avenida Édson Passos, com 5 km de extensão, ligando a Usina ao Alto da Boa Vista.
Praça Sáenz Peña em 1940
Em 19 de novembro de 1947, foi inaugurado o novo ajardinamento da Praça Sáenz Peña, na gestão do prefeito Hildebrando de Góis.
Praça Sáenz Peña em 1948
Em 25 de maio de 1950, inauguração do Estádio Municipal, também conhecido como Maracanã, para abrigar os jogos das finais da copa do mundo de futebol, construído no terreno do antigo Derby Club. A obras foram iniciadas em 10 de agosto de 1948.
Em 1950 foi fundada a Favela do Esqueleto, removida em 1962 no governo Carlos Lacerda.
Em 1953 foi inaugurado o Café Palheta na Praça Sáenz Peña.
Em 1953, na gestão do Prefeito Dulcídio do Espírito Santo Cardoso, foram realizadas as primeiras desapropriações para a abertura da Avenida Radial Oeste.
Em 23 de novembro de 1954, inauguração do ginásio do Maracanãzinho.
Em julho de 1955, prosseguiam as obras de abertura da Avenida Maracanã, faltando apenas a construção de uma segunda pista e a canalização do rio entre as ruas Barão de Mesquita e José Higino. As obras estavam paralisadas desde dezembro de 1954.
Diário de Notícias, 26/05/1957
Em 1958 foram entregues ao tráfego três trechos da Avenida Radial Oeste, o primeiro entre a rua Mata Machado e o braço do rio Joana, o segundo, entre as ruas Pará e Paraíba, e o terceiro, entre as ruas Teixeira Soares e General Canabarro.
Em 1958, inauguração da primeira lanchonete Bob's na Tijuca.
Em 6 de julho de 1961, foi criado o Parque Nacional da Floresta da Tijuca.
Em 1961, é concluída a abertura da Avenida Radial Oeste entre a Praça da Bandeira e a rua General Canabarro.
Maracanã por volta de 1960
Em 4 de setembro de 1962, com a presença do governador do estado da Guanabara, inauguração do trecho da avenida Radial Oeste entre o estádio do Maracanã e a rua São Francisco Xavier, com extensão de 600 metros, desapropriando os 495 barracos da favela do Esqueleto, removidos para o conjunto residencial Nova Holanda em Bangu.
Em 1963, conclusão das obras de duplicação da rua Conde de Bonfim, no trecho entre a Praça Sáenz Peña e a rua Uruguay.
Em outubro de 1963, é anunciada a implantação de novo mosaico de pedras portuguesas nas praças São Salvador (Laranjeiras), Largo do Rio Comprido, e Lamartine Babo (Tijuca). Mais tarde, na década de 1970, o mesmo desenho, do arquiteto Renato Primavera, será aproveitado no calçadão das praias de Ipanema e Leblon.
Em primeiro de junho de 1963, inauguração do Country Club da Tijuca.
Inauguração da Praça Lamartine Babo em 5 de dezembro de 1963
Foto Agência O Globo
Em 1965, é iniciada a construção das pistas 1 e 2 da Avenida Radial Oeste, no trecho entre a rua General Canabarro e o antigo viaduto de São Cristóvão. As obras foram contratadas em novembro de 1964, após 4 anos de entendimentos com a Rede Ferroviária Federal. Trata-se do último trecho a ser implantado para dar continuidade à Radial Oeste, no trecho entre a Praça da Bandeira e a rua São Francisco Xavier.
Em 2 de dezembro de 1966, o Departamento de Obras da prefeitura iniciou a obra de abertura de um novo logradouro na Tijuca, ligando a rua Almirante Cochrane à rua Santo Afonso, visando desafogar a Praça Sáenz Peña. O trecho só foi aberto ao tráfego em julho do ano seguinte.
Também estava projetada a ligação entre as ruas Bom Pastor e Moura Brito, visando também descongestionar a praça e rua Conde de Bonfim. A obra foi concluída em maio de 1967.
Em 1967, incêndio destrói o Maracanãzinho, sendo logo reconstruído.
Em 28 de novembro de 1967, inauguração do Viaduto dos Pracinhas, a terceira etapa do Trevo das Forças Armadas. No mesmo dia é inaugurada a ponte do Rio da Mata.
Em 27 de abril de 1968, é lançada a pedra fundamental do Conjunto Residencial Cidade Nova, junto ao Trevo das Forças Armadas, na Praça da Bandeira.
Em 5 de dezembro de 1968, inauguração do Viaduto dos Aviadores, a quarta e última etapa do Trevo das Forças Armadas, com 216 metros de extensão, ligando a Avenida Paulo de Frontin à Praça da Bandeira.
Em novembro de 1970, a rede de Supermercados Disco inaugura a filial da rua Conde de Bonfim, 120. A década de 1970 marca o explosivo crescimento do setor de supermercados, amparado pelo crescimento da economia do país. Entre as principais redes de supermercados destacavam-se as Casas da Banha, Disco, Mar e Terra, Gaio Marti, Merci, Ideal, Guanabara, Mundial, Sendas, Leão, entre outros.
Em 14 de novembro de 1971, é aberta uma nova pista (“by-pass”) no trevo das Foças Armadas, permitindo o acesso ao Túnel Rebouças. Até então o acesso era feito pelo retorno da Praça da Bandeira.
Em 1972, demolição do Cine Vitória, um dos maiores cinemas do país, construído na Praça Sáenz Peña, no início da década de 1940, com cerca de 3.500 lugares. No seu lugar é construído o Shopping 64.
Em 23 de março de 1972 foi inaugurado o Supermercado Mar e Terra da Tijuca na rua Conde de Bonfim 220, com a presença de diversos artistas da novela Bandeira 2.
Em 29 de setembro de 1972 foi inaugurada a loja do Ponto Frio Bonzão da Tijuca, localizada na rua Conde de Bonfim 606 próximo da rua Uruguay.
Em 1973 foi iniciada a construção do Shopping Rio Center, na rua Barão de Mesquita, depois renomeado para Shopping Tijuca.
Em 4 de maio de 1973 foi entregue a duplicação de um trecho da Radial Oeste, com 650 metros de extensão, entre a Avenida Maracanã e a rua Mata Machado.
Em junho de 1973, a rua Uruguai que até então operava em mão dupla, passa a operar em mão única no sentido rua Conde de Bonfim. A rua José Higino tem a mão invertida, passando a operar no sentido rua Barão de Mesquita.
Em 11 de agosto de 1973, com a presença do governador do estado, inauguração da passarela da Avenida Radial Oeste, entre a estação ferroviária Derby Club e o Maracanã.
Em 19 de novembro de 1973, inauguração da rua Abelardo Chacrinha Barbosa, no trecho entre as ruas Camaragibe e Desembargador Isidro.
Em primeiro de abril de 1974, é inaugurado o Posto da Petrobrás da Praça da Bandeira.
Em 1975, a Carvalho Hosken S.A lança o Edifício da Praça, na rua Conde de Bonfim número 344, na altura da Praça Sáenz Peña.
Em 11 de janeiro de 1975, inauguração da 26ª passarela metálica da cidade, na Praça da Bandeira, com 120 metros de extensão, eliminando a travessia semaforizada existente, dando maior fluidez ao trânsito.
Em 22 de agosto de 1975, inauguração do supermercado Merci do Maracanã, na rua São Francisco Xavier, 173.
Em 1976, início das obras do metrô na Tijuca. No segundo semestre de 1976, a Avenida Conde de Bonfim é fechada entre a Praça Sáenz Peña e a rua Uruguai. A rua Doutor Satamini e fechada parcialmente.
Em março de 1976, inauguração do Campus da Universidade do Rio de Janeiro - UERJ, no Maracanã.
Em maio de 1977, início das obras do Metrô na Praça da Bandeira. Em 19 de junho de 1977, a rua Joaquim Palhares é interditada ao tráfego de veículos. As escavações na rua foram iniciadas em 5 de julho de 1977.
Em 24 de novembro de 1978, com a presença do General Figueiredo, é inaugurada a nova sede do América Futebol Clube, na rua Campos Sales, no bairro da Tijuca.
Em 15 de março de 1979, inauguração do mastro monumental da Praça da Bandeira.
Em abril de 1979, é entregue ao tráfego o prolongamento de 600 metros de extensão da Avenida Heitor Beltrão, entre as ruas Pareto e Alzira Brandão, estabelecendo a ligação da rua Doutor Satamini com a Praça Sáenz Peña e o binário com a rua Conde de Bonfim.
Em 19 de dezembro de 1979, inauguração do chafariz da Praça Mahatma Gandhi, fundido na França e adquirido por Dom Pedro II na Áustria em 1878 instalado na Praça XV. Em 1962 foi transferido para a Praça da Bandeira, onde permaneceu até 1978.
Em 26 de janeiro de 1980, show de Frank Sinatra no Maracanã, com mais de 80 mil ingressos vendidos.
Jornal do Brasil, 31/03/1980
Em 7 de outubro de 1980, após a finalização das obras do metrô foram entregues ao tráfego as seguintes vias na Tijuca:
Rua Doutor Satamini, no trecho entre as ruas do Matoso e Marechal Marquês Porto
Praça Afonso Pena
Avenida Melo Mattos
Rua Conde de Bonfim, trecho entre as ruas General Roca e José Higino
Em 8 de dezembro de 1980, foi inaugurada a primeira loja do supermercado Superbox Depósito de Alimentos, do Grupo Pão de Açúcar, na Avenida Heitor Beltrão, 50.
Em 23 de dezembro de 1980, após a finalização das obras do Metrô, foi entregue ao tráfego o trecho entre as ruas José Higino e Dona Delfina da rua Conde de Bonfim. No mesmo dia foi aberto ao tráfego o trecho entre as ruas Joaquim Palhares e Pará na Praça da Bandeira.
Em 3 de outubro de 1981, após as obras do metrô, entrega ao tráfego da rua Heitor Beltrão, no trecho entre as ruas São Francisco Xavier e Almirante Cochrane e da rua Conde de Bonfim, no trecho entre as ruas General Roca e Almirante Cochrane, na Praça Sáenz Peña.
Em 1982, são urbanizados os 7 primeiros terrenos remanescentes da obra do Metrô, 6 localizados na Tijuca, nas ruas Doutor Satamini, Heitor Beltrão e São Francisco Xavier e um em Botafogo, na rua Visconde de Ouro Preto, localizado entre as ruas Natal e Muniz Barreto.
Em 18 de maio de 1982, início da operação do VLT (veículo leve sobre trilhos ou bonde moderno) na Linha 2 do Metrô, no trecho Estácio - Maracanã.
Em julho de 1982, finalmente é concluída a urbanização da Praça Sáenz Peña, na Tijuca, após o início das obras do metrô em 1976.
Em novembro de 1986, são instaladas 125 roletas eletrônicas nos estádios do Maracanã e Maracanãzinho.
Em 1996, são concluídas as obras de reurbanização da rua Conde de Bonfim do Projeto Rio Cidade.
Em dezembro de 1996, inauguração do centro comercial Shopping Tijuca, próximo à Praça Sáenz Peña.
No segundo semestre de 1997, inauguração do hipermercado Carrefour na Tijuca, na rua Conde de Bonfim, com área de 334 mil metros quadros, com investimento de 15 milhões de reais.
Em 1998, inauguração do hipermercado Extra na Tijuca, no prédio da antiga fábrica de cerveja Brahma.
Em 25 de maio de 200, foram instalados 17 novos abrigos de ônibus na Avenida Conde de Bonfim, pela Adshel, com paredes de vidro, estrutura metálica, pintados de cinza.
Em 2003, inauguração de passarela na Radial Oeste, em frente à estação São Cristóvão do Metrô.
Em fevereiro de 2003, a Prefeitura anuncia a construção de uma nova estação do metrô na confluências das ruas Conde de Bonfim e Itacuruçá no bairro da Tijuca, na área conhecida como rabicho da Tijuca.
Em 30 de outubro de 2007, o Brasil é escolhido como sede da Copa do Mundo de Futebol de 2014. Em janeiro de 2010, início das obras de reforma do Maracanã, para a Copa de 2014, sendo fechado definitivamente em 8 de setembro de 2010.
Em fevereiro de 2015, entrega das obras de reurbanização da Praça da Bandeira, após a conclusão do piscinão das obras de drenagem da região.
Em 17 de dezembro de 2015, início da operação, ainda em caráter experimental, da faixa reversível para carros de passeio na Radial Oeste, no trecho entre as ruas Professor Manoel de Abreu (UERJ) e General Canabarro, no sentido Centro, apenas no horário de pico da manhã, das 6h30 às 10h. No período da tarde, no mesmo trecho, em sentido contrário, já funcionava uma faixa reversível. Com a nova faixa a cidade do Rio de Janeiro passa a contar com 13 faixas reversíveis.
Cronologia do Transporte coletivo
1859 Inauguração do bonde de tração animal da Estrada de Ferro da Tijuca
1862 Adoção do bonde a vapor na Estrada de Ferro da Tijuca
1866 Fim da Estrada de Ferro da Tijuca
1871 Volta do bonde de tração animal pela Companhia São Christóvão
1905 Bonde elétrico chega à rua do Matoso
1909 Bonde elétrico chega no Largo das Chitas (atual Praça Sáenz Peña)
1913 Primeira linha de ônibus
1965 Fim do bonde
1975 Primeira linha de frescão
1982 Inauguração do Metrô
1982 Fim do frescão
REFERÊNCIAS:
Passeios. Annuario Illustrado do Jornal do Brasil 1911. Rio de Janeiro. p.468.
Continuam paralisadas as obras de construção da Avenida Maracanã. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 31 julho 1955. Quinta Seção. p.1.
Duas novas vias para desafogar o tráfego na Tijuca. O Jornal. Rio de Janeiro. 03 dezembro 1966. p.7.
Ibrahim hoje entregará a Radial Oeste. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 04 maio 1973. p.14.