Histórico
Em 3 de janeiro de 1872, foi anotada em Cartório a compra da Fazenda dos Macacos por João Batista Drumond para a implantação de um novo bairro. Em 1873 recebeu o nome de Villa Isabel, em homenagem à Princesa Isabel, tornando-se o primeiro bairro planejado do país.
Em 22 de outubro de 1873, foi fundada a Companhia Arquitetônica de Villa Isabel para projetar o novo bairro. No dia 2 de fevereiro de 1874 foi realizado o primeiro leilão, com 27 lotes.
Em 5 de janeiro de 1888 foi aberto o Jardim Zoológico de Villa Isabel.
Em outubro de 1909, inauguração da praça Barão de Drummond, antiga Praça Sete de Março. Os jardins foram inaugurados em setembro de 1910.
Bairro de Vila Isabel
Foto Augusto Malta / Acervo Light
Rua Visconde de Santa Izabel, 372, em 1924
Em 1950, é inaugurado o Hospital Pedro Ernesto, no Boulevard 28 de Setembro, integrante da rede hospitalar da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Em 1962, é transformado no hospital-escola da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado da Guanabara (UEG).
Em dezembro de 1963, prosseguiam as obras de asfaltamento das ruas Maxwell e Gonzaga Bastos.
Em 30 de julho de 1970, seguindo o novo plano de circulação do bairro, o Boulevard 28 de Setembro passa a operar em regime de mão única no sentido Praça Barão de Drummond.
Em 1974, inauguração do Supermercado Gaio Marti de Vila Isabel, na Avenida 28 de Setembro, 274.
Rua Visconde de Santa Izabel na década de 1970
Foto IBGE
Em 23 de dezembro de 1978, inauguração do centro comercial Boulevard, instalado na antiga Fábrica Confiança fundada em 1885, na rua Souza Franco. Um empreendimento do Grupo Disco.
Em 1989 foi aberto o hipermercado Extra Boulevard na rua Maxwell, 300.
Em setembro de 1995, inauguração do Shopping Iguatemi.
Cronologia do Transporte Coletivo
1873 Chegada do bonde de tração animal no portão da Fazendas dos Macacos
1878 Prolongamento da linha de bonde até a rua Barão do Bom Retiro
1906 Inauguração do bonde elétrico
1926 Primeira linha de ônibus
1965 Fim dos bondes
1978 Primeira linha de frescão
1980 Fim do frescão
1982 Primeira linha de ônibus integrada ao Metrô