Histórico
Em 1937, a prefeitura do Distrito Federal iniciou os estudos para a construção de uma Cidade Universitária, abrigando a Universidade Federal do Rio de Janeiro num único lugar. Estudava-se a implantação da Cidade Universitária em 4 locais: Praia Vermelha, Quinta da Boa Vista, Lagoa Rodrigo de Freitas e Vila Valqueire. A solução encontrada foi o aterro de 9 ilhas da baía de Guanabara, formando uma única ilha. As obras do aterro foram iniciadas em 1941 e as primeiras unidades de ensino entram em atividade em 1948.
Em 1945 foi iniciada a construção das ponte entre o continente e a Ilha do Governador, passando pela Ilha do Fundão, sendo inauguradas em 31 de janeiro de 1949.
Em 1950 inauguração da Avenida Brigadeiro Trompowsky, pavimentada com placas de concreto. No mesmo ano surgiram as primeiras moradias da favela do Parque da Maré.
Em 1952, foi concluído o aterro do arquipélago do Fundão.
Em 1954, início das obras de duplicação da estrada do Galeão e da Avenida Brigadeiro Trompowsky. No mesmo ano foi iniciada a construção da ponte Oswaldo Cruz, ligando a Maré à Ilha do Fundão, entregue ao tráfego somente em 1971.
Em julho de 1961, foi inaugurado o prédio da Faculdade Nacional de Arquitetura.
Em 23 de dezembro de 1970, com a presença do governador Negrão de Lima, foi inaugurado o Parque Brigadeiro Haroldo Coimbra Veloso, com quadras de basquete e vôlei, campos de futebol e pista de aeromodelismo.
Em 19 de dezembro de 2010, após forte abalo estrutural, foi implodida a ala sul do Hospital da UFRJ, nunca usada.
REFERÊNCIAS:
Inaugurado novo parque. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 24 dezembro 1970. p.12.