Linha Vermelha


Histórico

Em 1968, o DER-GB elabora os projetos de dois importantes viadutos, o primeiro ligando o Gasômetro à Praça Mauá e o segundo ligando o Túnel Rebouças ao Trevo das Forças Armadas.

Em 4 de agosto de 1969, início das obras de construção do Viaduto Engenheiro Engenheiro Freyssinet, a primeira etapa da Linha Vermelha, também conhecido como viaduto da Avenida Paulo de Frontin, inaugurado em 28 de dezembro de 1974.

Em 1970, o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado da Guanabara (DER-GB) elabora o projeto funcional da Linha Vermelha, no trecho entre o Túnel Rebouças e a Rodovia Rio-Petrópolis, prevendo um acesso à Ilha do Governador e ao futuro aeroporto supersônico do Galeão.

Em 14 de novembro de 1971, é aberta uma nova pista (“by-pass”) no trevo das Foças Armadas, permitindo o acesso ao Túnel Rebouças. Até então o acesso era feito pelo retorno da Praça da Bandeira.

Em fevereiro de 1972, o DER-GB apresenta o plano de construção de um viaduto ligando a Ponte Rio-Niterói à Linha Vermelha, visando criar uma nova alternativa de acesso à Ponte, evitando a Avenida Brasil.

Em 29 de dezembro de 1972, o DER-GB encomenda à Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) a estrutura metálica do elevado da rua Figueira de Mello, integrante da segunda etapa da Linha Vermelha, o primeiro viaduto rodoviário de estrutura metálica em área urbana no Brasil.

Em 7 de novembro de 1972, a Avenida Paulo de Frontin é finalmente reaberta ao tráfego,  depois de um ano fechada, após o desabamento de parte do Elevado Paulo de Frontin.

Em 13 de dezembro de 1972, o DER-GB aprova o projeto elaborado pela Companhia Siderúrgica Nacional para o prolongamento do Viaduto Paulo de Frontin do Trevo das Forças Armadas até o Campo de São Cristóvão, a ser construído em estrutura metálica, com custo estimado de 100 milhões de cruzeiros. As primeiras vigas começam a ser fabricadas em 8 de fevereiro de 1973.

Em novembro de 1973, início da construção do viaduto de estrutura metálica da rua Figueira de Mello, com 2.500 metros de extensão, ligando o Viaduto da Avenida Paulo de Frontin ao Campos de São Cristóvão. Em 24 de janeiro de 1976, foi iniciada a instalação das primeiras estruturas metálicas.

Em 21 de abril de 1974, é concluída a concretagem do trecho colapsado do Elevado Paulo de Frontin. Quatro vãos desabaram em dezembro de 1971, na altura Avenida Haddock Lobo.

Em 9 de outubro de 1974, início das obras de pavimentação do elevado da Avenida Paulo de Frontin. No mesmo mês é iniciada a montagem do viaduto metálico no Campo de São Cristóvão. 

Em novembro de 1974 o DNER conclui o anteprojeto da terceira etapa da Linha Vermelha, entre o Campo de São Christóvão e a Via Dutra.


Viaduto Engenheiro Freyssinet  em 30/12/1974. Foto Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro


Em março de 1977, é entregue ao tráfego o viaduto metálico Engenheiro Paulo de Souza Reis, sobre a Avenida Francisco Bicalho, ao lado da estação Barão de Mauá, com extensão de 652 metros, eliminando o cruzamento semaforizado na Avenida Francisco Bicalho, na altura da Avenida Pedro II. Na mesma ocasião foi aberto ao tráfego o primeiro andar do viaduto metálico da rua Figueira de Mello, até o Campo de São Cristóvão.

Em 30 de março de 1977, é concluída a pavimentação do último trecho da Linha Vermelha, entre o Viaduto da Avenida Paulo de Frontin e o Campo de São Cristóvão.

Em 9 de junho de 1977, início das interdições do tráfego no Trevo das Forças Armadas para a montagem das vigas metálicas da Linha Vermelha. Até então já haviam sido instaladas 80% das vigas do trecho entre o elevado da Avenida Paulo de Frontin e o Campo de São Cristóvão.


Trecho do viaduto metálico sobre a Avenida Francisco Eugênio em 04/11/1977. Acervo Jornal O Globo. Foto José Vidal.

Em 12 de outubro de 1977, é entregue ao tráfego a alça de saída do Elevado da Avenida Paulo de Frontin para a Avenida Presidente Vargas.

Entre os dias 5 e 8  de novembro de 1977, é interrompido o tráfego de trens nas linhas 5 e 6 da Central do Brasil, entre as estações Francisco Sá e Dom Pedro II, para a montagem das vigas metálicas do viaduto da Linha Vermelha.

No dia 30 de março de 1978, é concluída a pavimentação do último trecho da Linha Vermelha, entre o Viaduto da Avenida Paulo de Frontin e o Campo de São Cristóvão. Em 1977 já tinham sido entregues ao tráfego o Viaduto Paulo de Sousa Reis, sobre a Avenida Francisco Eugênio e do primeiro andar do viaduto da Avenida Figueira de Mello. A obra foi contratada com a Companhia Siderúrgica Nacional em 29 de dezembro de 1972 e  iniciada em 8 de fevereiro de 1973.

Em 15 de abril de 1978, inauguração da segunda etapa da Linha Vermelha, o Elevado Rufino Pizarro, ligando o Viaduto da Avenida Paulo de Frontin ao Campo de São Cristóvão, com 1,5 Km de extensão.

Obras em 16/06/1991. Foto Agência O Globo


Caju

Via Dutra e o Rio Pavuna

Rua Bela

Maré em 30/04/1992. Foto Fernando Rabelo / Agência O Globo


Em primeiro de maio de 1992, é inaugurada a terceira etapa da Linha Vermelha, entre o Campo de São Cristóvão e a Ilha do Fundão, com 7,2 km de extensão.

Em 6 de novembro de 1992, é aberta ao tráfego a rampa de saída da Linha Vermelha no Campo de São Cristóvão, no sentido Ilha do Governador – São Cristóvão.

Em 11 de setembro de 1994, inauguração da quarta etapa da Linha Vermelha, entre a Ilha do Fundão e o entroncamento da Via Dutra, em São João de Meriti.

Em 1998, inauguração do viaduto Professor Mario Henrique Simonsen, com 1.395 metros de extensão, ligando a Linha Vermelha ao Viaduto da Perimetral e à ponte Rio-Niterói, no sentido Centro e Niterói.

Em 24 de fevereiro de 2000, inauguração da conexão da Linha Amarela com a Linha Vermelha, no sentido Centro, com a construção de nova alça. Em meados do mesmo ano é concluída a conexão dos demais sentidos, após a construção de ponte e nova alça de conexão na ilha do Fundão.

No dia 30 de junho de 2003, é inaugurada a nova sede do 22º Batalhão da Polícia Militar no Km 6 da Linha Vermelha, junto ao Complexo da Maré. As obras foram iniciadas em janeiro de 2001.

Em primeiro de fevereiro de 2007, a Prefeitura assume a administração da Linha Vermelha, até então responsabilidade do Estado do Rio de Janeiro.

Em 24 de setembro de 2007, início da construção da alça de ligação entre a Ilha do Governador e a Linha Vermelha, no sentindo Baixada Fluminense, aberta ao tráfego em 18 de dezembro de 2007, beneficiando diariamente cerca de 16 mil veículos.

Em 24 de setembro de 2007, lançamento da licitação para a construção da rótula da Pavuna, no acesso à Linha Vermelha junto à Via Dutra.

Em 5 de março de 2010, início da implantação dos primeiros 360 metros de barreiras acústicas da Linha Vermelha, em frente à Favela Parque Boa Esperança, no Caju.

Em 26 de agosto de 2010, é publicado no Diário Oficial a licitação para a construção de um viaduto entre o Viaduto da Perimetral e a Linha Vermelha, passando pela rua São Cristóvão. A licitação não teve prosseguimento.

Maré em abril de 2013

Maré em junho de 2020


Em 2 de novembro de 2019, o prefeito Marcelo Crivella inaugura a alça de acesso aos bairros da Pavuna, Anchieta e adjacências. 


Nova alça de acesso à Pavuna em 02/09/2019. Foto Richard Santos/Prefeitura do Rio


Em março de  2021, início da construção de casas de alvenaria  junto à barreira acústica da Linha Vermelha no Complexo da Maré, em área antes reservada ao lazer.

Em janeiro de 2021, foi relançado o plano de prolongamento da Linha Vermelha até a Via Light, através de concessão e cobrança de pedágio.

Etapas da Linha Vermelha

    Túnel Rebouças - Trevo das Forças Armadas, 1974
    Trevo das Forças Armadas - Campo de São Cristóvão, 1978
    Campo de São Cristóvão - Ilha do Fundão, 1992
    Ilha do Governador - Via Dutra, 1994


REFERÊNCIAS:

AMORA, Dimmi. Governo do Rio quer acelerar superconcessão de rodovias metropolitanas no estado. Portal da Infra. 07 janeiro 2021.

Sursan acelera o ritmo de viaduto. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 06 setembro 1968. p.10.

Alça que liga Linha Vermelha à Pavuna é inaugurada e agiliza acesso ao bairro da Zona Norte. Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. 02 novembro 2019.