Copacabana


Histórico

Em 1746, é construída  uma capelinha em homenagem a Nossa Senhora de Copacabana, no Posto 6, no local de uma antiga ermida.

Em 1753, Copacabana é parcelada em chácaras.

Em 21 de abril de 1872, foi inaugurada a Capela de São José na descida do Leme (Inhangá).

Em 1873, uma tubulação de ferro, com 3,3 km de extensão, abastecia torneiras públicas em Copacabana.

Em 6 de julho de 1892, inauguração do Túnel Barroso, depois Túnel Velho, ligando a rua Real Grandeza em Botafogo à rua do Barroso, atual Siqueira Campos, em Copacabana. O túnel foi construído pela Companhia Ferro Carril Jardim Botânico, inaugurando o serviço de bondes de tração animal para Copacabana. Com isto inicia-se o processo de loteamento do bairro, por duas empresas imobiliárias. No mesmo dia é inaugurada a estação de bondes provisória, na esquina das ruas Siqueira Campos (ex-Barroso) e Nossa Senhora de Copacabana. No túnel só era permitida a passagem de bondes.

Em 1893, é aberta a rua Francisco Otaviano. Em 15 de abril de 1894, o bonde de tração animal chega na ponta da Igrejinha, no mesmo dia da inauguração da Villa de Ipanema. Havia uma linha de bonde provisória, com trilhos de madeira, desde a Igrejinha até o final do Arpoador, onde a Sociedade Copacabana Sport planejava a implantação de um grande estabelecimento para banhos. A linha provisória foi extinta em 1903.

Em 1894, finalmente a Avenida Nossa Senhora de Copacabana, antigo caminho aberto no século XVIII, para acesso à Igrejinha de Copacabana, é reconhecido como logradouro público. Nesse ano o caminho é melhorado pela Empresa de Construções Civis, com negócios na área. No mesmo ano é aberta a rua Gustavo Sampaio, no Leme.

Em 1894, inauguração de uma capelinha na Praça Malvino Reis, atual Praça Serzedelo Corrêa.


Ladeira do Leme em 1901

Forte do Leme, construído em 1778 e desativado em 1832


Segundo Ferreira Rosa, o bairro de Copacabana já contava com mais de 600 casas, contra 3 casas em 1889.

Em 1905, no Leme, a Companhia Jardim Botânico inaugura um bar campestre, junto ao ponto final da linha de bonde, visando atrair maior número de passageiros.

Pedem vossos pulmões ar salitrado
Correi, antes que a tísica os algeme,
Deixai do Rio o centro infeccionado,
Tomai um bonde que vá dar ao Leme...

Graciosas senhoritas, moços chics,
Fugi das ruas, das poeira insana:
Não há lugares para pic-nics
Como em Copacabana...

Os bairros periféricos passaram a atrair maior número de imigrantes devido ao aumento constante dos aluguéis na área central. O mesmo processo, de diminuição da população na área central, se passava nas principais capitais da Europa.  As facilidades de transporte, com uma extensa rede de bondes elétricos e trens suburbanos, determinou o sucesso do crescimento da periferia da cidade do Rio de Janeiro, tanto dos ricos como das classes menos favorecidas.

Em 4 de novembro de 1905, o Decreto Municipal nº 561 regulamenta a ocupação do areal de Copacabana, que entre outras medidas previa a implantação da avenida Atlântica, na orla do bairro, nos fundos dos terrenos da Avenida Nossa Senhora de Copacabana.

Em 1906, abertura da Avenida Atlântica, que até então não passava do fundo do quintal das casas da Avenida Nossa Senhora de Copacabana.

No dia 4 de março de 1906, inauguração do Túnel Carioca (atual túnel Novo), com 10 metros de largura, ligando o bairro de Botafogo à Copacabana. O túnel foi construído com recursos próprios da Companhia Ferro-Carril do Jardim Botânico, sem nenhum subsídio do governo. 

Excursões obrigatórias para o turista em 1907: Jardim Botânico, célebre no mundo inteiro, o Corcovado e o Alto da Boa Vista, além de Paquetá e Copacabana.


Pedra de Inhangá em 1907, na altura da atual rua Fernando Mendes

Em 6 de janeiro de 1908, lançamento da pedra fundamental do Forte de Copacabana, inaugurado em 28 de setembro de 1914. A Igrejinha, sem necessidade, foi demolida em 1914.

Em 1909, é aberto o primeiro cinema de Copacabana, na atual Praça Serzedelo Correa, esquina com a rua do Barroso, atual Siqueira Campos. Em 1909, os bairros de Leme, Copacabana e Ipanema juntos já contavam com cerca de 20 mil habitantes.

Em 1910, o Distrito Federal contava com 910 mil habitantes, sendo 20 mil no bairro de Copacabana.

Em 1910, é concluída a abertura da Avenida Atlântica, ainda sem calçadão. No mesmo ano a Avenida Nossa Senhora de Copacabana é alargada.

Em 15 de novembro de 1910, é inaugurada a urbanização, com ajardinamento, da Praça Malvino Reis, atual Serzedelo Corrêa, em Copacabana.


Rua Haritof, atual Ronald Carvalho, por volta de 1910


Em 1911, parte das ruas de Copacabana e Leme são pavimentadas com macadame betuminoso.

Em 26 de setembro de 1914, é inaugurado o Forte de Copacabana.

Em 1915, instalação dos primeiros postos salva-vidas da Praia de Copacabana. Em 1917 é erguido o posto de “sauvatage” do Lido.

Em 22 de junho de 1919, o prefeito Paulo de Frontin inaugura o alargamento da Avenida Atlântica, para 17 metros, com pista dupla, muralhas de alvenaria de pedra, cortinas de concreto ao longo de toda a avenida, e iluminação no canteiro central. Parte da pedra do Inhangá que ocupava a praia de Copacabana é cortada para extensão da avenida. Em abril de 1926 a avenida é novamente reconstruída em função de uma forte ressaca. Em função dos gastos de reconstrução e embelezamento, desde o início do século a avenida já ganhava o apelido de Avenida de Ouro.

Em 1920, segundo o Censo, o bairro de Copacabana contava com 23 mil habitantes. Mais da metade da população dos bairro dos distritos da Zona Sul - Lagoa, Gávea e Copacabana - era constituída por estrangeiros, portugueses, italianos e espanhóis em maioria.

Em 4 de março 1920, é inaugurado o posto do Corpo de Bombeiros da Praça Eugênio Jardim.

Em setembro de 1921, extraordinária ressaca na Praia de Copacabana destrói longos trechos da muralha da Avenida Atlântica.

Em 1922, é inaugurado o Bar do Lido.


Lido na década de 1930


Em 23 de agosto de 1923, é inaugurado o Hotel Copacabana Palace. Sua primeira piscina é construída em 1934.


Praça Malvino Reis, atual Serzedelo Corrêa, por volta de 1923

Avenida Atlântica por volta de 1922

Avenida Atlântica na década de 1920

Rua Barata Ribeiro em 1924

Rua Barata Ribeiro por volta de 1945


Em 1925, o Túnel Alaor Prata, mais conhecido como Túnel Velho, é alargado de 6 para 13 metros.

Em 1926, prolongamento da rua Barata Ribeiro até a rua Djalma Ulrich.


Avenida Atlântica por volta de 1925. Foto Arquivo da Cidade do Rio de Janeiro. Fundo Oliveira Reis

Avenida Atlântica por volta de 1925
Foto Arquivo da Cidade do Rio de Janeiro. Fundo Oliveira Reis

Em 1928, construção do Edifício OK, em estilo art déco, na Avenida Atlântica, esquina com rua Ronald de Carvalho.

Em 1928, o bairro ganha mais um arranha-céu, o Palacete Veiga, com oito andares, na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, esquina com rua Ronald de Carvalho.

Em 1928, na rua Ronald Carvalho, esquina com a Avenida Nossa Senhora de Copacabana,  é construído o Edifício Santa Helena, mais tarde dividido em dois condomínios. No mesmo é construído o Edifício Guahy, um dos mais antigos em estilo art déco cidade, localizado na mesma rua.


1928

Lido em 1928

Rua 9 de Fevereiro em 18/10/1928, atual rua República do Peru

Ladeira dos Tabajaras em 1928

Rua Santo Expedicto, atual Djalma Ulrich, em outubro de 1928
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Entre 1928 e 1929, é construído o Edifício Guarujá, na rua Domingos Ferreira.

Em 1930, são entregues o Edifício Renaud Lage, na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, esquina com a rua Duvivier, e o Edifício Ipiranga, um dos primeiros arranha-céus da Avenida Atlântica.


Posto 6 em 1933


Em 1934, inauguração do Casino Atlântico, no posto 6 em Copacabana. No mesmo ano é entregue o Edifício Ceará, em estilo art déco, na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, 206.

Em 1934, na rua Ronald de Carvalho, nº 154, é entregue o Edifício Ophir, em estilo art déco.


Entorno da Praça Eugênio Jardim em novembro de 1934


Em 1935, entrega do edifício Amazonas, em estilo art-déco, na rua Fernando Mendes.

Em 1935, é inaugurada a escola municipal Dom Aquino Corrêa, na Praça Cardeal Arcoverde.

Em 1935, é construído o Edifício Embaixador, na Avenida Atlântica, projeto de Freire & Sodré. 

Em 1936, entrega do Edifício Marumby, mais um ícone do art déco, localizado na rua Rodolfo Dantas número 26, esquina com a Avenida Nosso Senhora de Copacabana. No mesmo ano é entregue o Edifício Petrônio, também em art déco, localizado na rua Ronald Carvalho número 55.


Lido em 1936
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Em fevereiro de 1937, são inaugurados as torres dos postos de salvamento da praia de Copacabana.

Em 1938, o atual bairro Peixoto, até então ocupado por uma chácara, é loteado.

Em 1938, é inaugurado o Teatro Golden Room, no Copacabana Palace, com show de Maurice Chevalier.

Em 1938, entrega do Edifício Itaóca, localizado na rua Duvivier, 43.

Em 3 de setembro de 1938, é inaugurado o Cine Roxy, na Avenida Nossa Senhora de Copacabana. Encerrou suas atividades em junho de 2021.

Por volta do ano de 1939 foram retirados os refúgios centrais, com os postes de iluminação, das avenidas Atlântica, Nossa Senhora de Copacabana e Barata Ribeiro.

Em 1939, é construído o Edifício Albervânia, na rua Tonelero número 180, em estilo art déco, onde em 1954 houve o atentado contra o jornalista e deputado federal Carlos Lacerda.

Em 1939, é construído o Edifício Imperator, na Avenida Atlântica, esquina com a rua Joaquim Nabuco.

Em 1939, é concluída a construção  da Igreja definitiva de São Paulo Apóstolo, na rua Barão de Ipanema.



Por volta de 1940
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Em julho de 1943, a inspectoria de polícia baixou portaria proibindo o estacionamento de veículos na Avenida Atlântica.

Em setembro de 1943, foi entregue a pavimentação da Ladeira do Leme.

Em 1944, é aberta a filial de Copacabana da Confeitaria Colombo.

Em 1945, início da construção do Edifício São Gabriel, em estilo art déco, localizado na rua República do Peru, 143, com apartamentos vendidos a partir de 125 mil cruzeiros, ainda na construção.

Em 30 de abril de 1946, o presidente da república, Eurico Gaspar Dutra, proíbe o jogo no Brasil. São fechados os casinos Atlântico, da Urca e do Hotel Copacabana Palace.

Em 1946, liberação do gabarito de Copacabana para 8 e 12 pavimentos, dependendo do trecho.

Em junho de 1946, lançamento do Edifício Jabaquara, localizado na rua Paula Freitas número 20, com um apartamento por andar de 404 m²  quadrados cada.

Em 1946, inauguração da Galeria Menescal, com lojas de artigos finos.

Em março de 1948, é inaugurado o Hotel Castro Alves, localizado na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, em  frente à praça Serzedelo Corrêa.

Em 1949, é inaugurado o anexo do Copacabana Palace. No mesmo ano é inaugurado o Hotel Olinda, na Avenida Atlântica.




Em 26 de maio de 1950, inauguração do Hotel Excelsior, com 205 apartamentos.

Em 15 de junho de 1950, inauguração do Hotel Lancaster, no Lido, da rede Companhia Brasileira de Novos Hotéis, que já contava com os hotéis Aeroporto, Castro Alves e Olinda. O Hotel Lancaster foi o primeiro da cidade com apartamentos duplex.

Em outubro de 1950, são lançados os prédios de apartamentos conjugados Bronx e Acetta no Posto 6, localizados respectivamente nas ruas Júlio de Castilhos, esquina com Raul Pompéia, e Avenida Atlântica, 3986, quase esquina com a rua Francisco Sá, também com acesso pela Avenida Nossa Senhora de Copacabana.

Em 30 de junho de 1951, inauguração do Hotel California, de propriedade do grupo Companhia Brasileira de Novos Hotéis, localizado na Avenida Atlântica nº 2.616, com 122 apartamentos, 

Em 1951, lançamento do Edifício Chopin, na Avenida Atlântica, localizado ao lado do Copacabana Palace.

Em 1951, construção do Edifício Acayaca, localizado na rua Souza Lima, 149, com 7 andares e 13 apartamentos.

Postos de Salvamento da Praia de Copacabana nas décadas de 1950 e 1960:

1        Em frente à rua Aurelino Leal, no Leme
2        Lido
3        Em frente à rua Hilário de Gouveia
4        Na altura da rua Santa Clara
5        Junto à rua Bolívar
6        Próximo da Avenida Rainha Elizabeth

Em 1952, inauguração da primeira loja da rede de  lanchonetes Bob's, na rua Domingos Ferreira, localizado estrategicamente entre os cinemas Rian e Roxy.


Rua Barata Ribeiro, por volta de 1952, antes de ser alargada. Ao fundo, a rua Constante Ramos


Em 1953, numa padaria do bairro do Ipiranga em São Paulo, é criado o biscoito de polvilho. Seus fabricantes se mudam para o Rio de Janeiro em 1955 onde abrem a panificadora Manoarino, no Centro. Em 1965 criam a famosa marca de biscoito salgado e polvilho Globo.

Em março de 1953, estavam a venda os apartamentos do recém-construído Edifício Angel Ramirez, projetado por M.M.M. Roberto, com pilotis, localizado na rua República do Peru.

Em novembro de 1953, é lançado o Edifício Dom Antônio, localizado na rua Barão de Ipanema 63, com apartamentos de sala e quarto, com cozinha, área e quarto de empregada.

Em 1954, seguindo a tendência do modernismo brasileiro, é lançado o Edifício Richard, com 500 apartamentos, na rua Barata Ribeiro, 200, mais tarde conhecido como o Edifício 200.

Em 17 de julho de 1955, início das transmissões da TV Rio, o segundo canal de TV da cidade, com estúdios no antigo Casino Atlântico, no Posto 6.

Em 28 de dezembro de 1955, é inaugurado o Supermercado Copacabana, na rua Bolívar, 38, localizado na altura da rua Aires Saldanha, com seções de mercearia, açougue, frios, laticínios, e verduras.

Em 1955, estreia do filme Juventude Transviada, com James Dean, influenciando a população, principalmente os mais jovens.


Avenida Atlântica por volta de 1955


Em 1956, é inaugurada a primeira loja dos Supermercados Disco da cidade, na rua Siqueira Campos, 97. Em 1964, é inaugurada a filial da Avenida Nossa Senhora de Copacabana. 

Supermercados Disco

1 Copacabana Siqueira Campos, 97 1956
2 Leblon Ataulfo de Paiva, 669 1956
3 Botafogo Voluntários da Pátria, 224
4 Tijuca Conde de Bonfim, 326 (Sáenz Pena)
5 Flamengo Marques de Abrantes, 102
6 Penha Braz de Pina, 250
7 Aboliçao Suburbana, 7.392         1961
8 Laranjeiras Laranjeiras, 218
9 Madureira                Carolina Machado, 534         1962
Copacabana Nossa Senhora de Copacabana 1964

No dia primeiro de abril de 1956, desembarca no Rio de Janeiro, para uma turnê de um mês  no Rio e São Paulo, a dama da canção francesa, Edith Piaf. No mesmo mês é inaugurado o salão de Helena Rubinstein em Copacabana, na Avenida Atlântica, ao lado do Copacabana Palace.

Em abril de 1956, é apresentado o plano de duplicação da Avenida Atlântica sobre as areias da praia, gerando protestos dos moradores. Em seguida, em contrapartida, os técnicos da prefeitura incluíram no projeto o alargamento da faixa de areia. Em janeiro de 1962, o Secretário de Viação do Estado da Guanabara autoriza a elaboração dos estudos de alargamento da Avenida Atlântica e aterro da praia de Copacabana. Os estudos são elaborados pelo Escritório de Engenharia Saturnino de Brito.

Em julho de 1956, é lançado mais um prédio de apartamentos conjugados em Copacabana, o Edifício San Nicola, com 11 apartamentos por andar, localizado na rua Aires Saldanha, esquina com rua Miguel Lemos.

Em 11 de agosto de 1956, com a presença do Prefeito Negrão de Lima, é inaugurado o terceiro supermercado da cidade em regime de auto serviço, pela empresa Distribuidora de Comestíveis – Disco, na rua Siqueira Campos número 89 em Copacabana. Em abril  de 1956 a cidade já contava com os supermercados Peg e Pag e Su-Co.

No dia 11 de outubro de 1956, o Prefeito Negrão de Lima assina vários decretos declarando de utilidade pública para fins de desapropriação diversos imóveis, entre eles o prédio de apartamentos da avenida Princesa Isabel, esquina com avenida Atlântica, necessário para execução do projeto de alargamento da Avenida Princesa Isabel.

Em outubro de 1956, é lançado o Conjunto Cidade de Copacabana, localizado na rua Siqueira Campos, composto de Shopping Center, com 335 lojas,  estacionamento com 400 vagas, cinema, teatro, igreja, salas comerciais, apartamentos  de 2 e 3 quartos, além de conjugados.

No dia 15 de março de 1957, seguindo decisão judicial, o prédio que até então abrigava o Restaurante-Boite Lido, no Posto 2 de Copacabana, é desapropriado sendo transformado em escola pública.


Fechamento do Bar Lido em 1957


Em 22 de agosto de 1957, entra em vigor a Lei nº 894, conhecida como a Lei das Garagens, que tratava da obrigatoriedade da construção de vagas de estacionamento nos novos empreendimentos imobiliários. A escassez de vagas era um fato notório em muitas regiões da cidade.

Em 29 de novembro de 1957, o Prefeito Negrão de Lima, anuncia a construção de três novos túneis em Copacabana, o primeiro no final da rua Barata Ribeiro, o segundo, no final da rua Tonelero, e o terceiro, entre o final da rua Sá Ferreira e o início da rua Nascimento Silva, em Ipanema, que nunca foi construído.

Em 11 de dezembro de 1957, a Prefeitura do Distrito Federal inicia a demolição do prédio da antiga boite Vogue, localizado na Avenida Princesa Isabel, destruído por um grande incêndio em 14 de agosto de  1955. A demolição inicia as obras de alargamento da Avenida Princesa Isabel, concluídas somente em 1960.

Em 1957, na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, é inaugurado o Restaurante e Salão de Chá Cirandinha, por imigrantes espanhóis, fechado em 2016. No ano seguinte, no local, é inaugurado o Supermercado Diamante.

Em 1958, inauguração da elevatória de esgotos André Azevedo, na rua Francisco Sá em Copacabana.


Copacabana por volta de 1958


Em 15 de junho de 1959, é inaugurada a loja Adonis de Copacabana, na Avenida Nossa Senhora de Copacabana esquina com a rua Bolivar.


Rua Figueiredo Magalhães na década de 1950


Em 1960, a ocupação do bairro já se encontrava praticamente saturada. No mesmo ano surgem as carrocinhas de Cachorro Quente Geneal.


Avenida Princesa Isabel por volta de 1958

Obras de alargamento do último trecho da Avenida Princesa Isabel em 28/01/1960
Acervo O Globo


Em 31 de janeiro de 1960, inauguração do Túnel Sá Freira Alvim, na rua Barata Ribeiro, com 326 metros de extensão, eliminando o tradicional congestionamento de veículos do na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, no trecho entre as ruas Sá Ferreira e Miguel Lemos, que era operada em mão dupla. Prosseguia a obra de alargamento da rua Raul Pompéia até a rua Francisco Otaviano. A inauguração do túnel representa a entrega das primeiras grandes obras, a cargo da Sursan,  incluídas na Lei n° 899. No mesmo ano é iniciada a construção do túnel da rua Tonelero.


Diário Carioca, 19/03/1960


Em 1962, início das obras do Túnel Major Rubem Vaz,  ligando a rua Tonelero à rua Pompeu Loureiro, sendo inaugurado em 21 de abril de 1963.

Em janeiro de 1962, o Secretário de Viação do Estado da Guanabara autoriza o Escritório de Engenharia Saturnino de Brito a elaborar os estudos de alargamento da Avenida Atlântica e da Praia de Copacabana.

Em 1963, na administração do Governador Carlos Lacerda, torna-se proibida da construção de edifícios com apartamentos conjugados, na cidade do Rio de Janeiro.

Em primeiro de janeiro de 1963, é adotado o regime de mão única na Avenida Atlântica, no trecho entre a rua Francisco Otaviano e a Avenida Princesa Isabel.

Em 24 de abril de 1963, a Avenida Atlântica é reaberta ao tráfego, após a maior ressaca de sua história.

Em 2 de abril de 1964, é inaugurado o Leme Palace Hotel, da cadeia Othon, com 190 apartamentos, na rua Anchieta.

Em 4 de julho de 1964, é retomada a operação especial de trânsito em Copacabana, no horário das 7h às 10h da manhã, quando a pista da Avenida Atlântica passa a ter sentido único do Posto 6 para a Avenida Princesa Isabel, junto com a mão dupla nos túneis Novo e do Pasmado e da Avenida Venceslau Brás.

Em 16 de agosto de 1964, é inaugurado o Supermercado Disco, em Copacabana, na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, próximo à rua Sá Ferreira. 

Em 11 de janeiro de 1965, demolição do palacete da Avenida Atlântica 2.788, semelhante a um castelo, construído em 1915  pelo Barão de Schmidt Vasconcelos, com custo de 75 contos de réis.

Em março de 1965, o bairro de Copacabana contava com cerca de 30 mil veículos automotores. Tinha mais carros que os bairros de Ramos, Penha, Meyer, Irajá, Madureira, Engenho Novo, Jacarepaguá, Ilha do Governador, Bangu, Santa Cruz e Campo Grande juntos.

Em 20 de abril de 1965, inversão de mão da Avenida Atlântica, que passa a operar no sentido Centro, no trecho entre a rua Francisco Otaviano e a Avenida Princesa Isabel. No trecho do Leme foi mantida a mão dupla. No mesmo dia a mão da rua Tonelero é invertida, passando a operar no mesmo sentido da rua Barata Ribeiro.

Em 24 de agosto de 1965, inauguração do chafariz da Praça Edmundo Bitencourt, no Bairro Peixoto, em Copacabana.

Em 1966, o cineasta Domingo de Oliveira produz o filme Todas as Mulheres do Mundo, retratando o cotidiano do bairro.

Em 1966, inauguração da tradicional loja de discos Modern Sound, na rua Barata Ribeiro, que fecha suas portas em  31 de dezembro de 2010.

Em 30 de junho de 1966, a Avenida Atlântica passa a operar em regime de mão única, em tempo integral.


Avenida Atlântica na altura do Posto 6
Fotograma Filme Rio, Verão e Amor (1966)


Em 1967, implantação de faixa exclusiva para ônibus na Avenida Nossa Senhora de Copacabana.

Em 1967, conclusão do alargamento da rua Barata Ribeiro em Copacabana eliminando o afunilamento em trechos de 11, 10 e até 9 metros, garantindo uma largura uniforme de 14 metros de largura em toda sua extensão.

Em 2 de agosto de 1967, é adotado o regime de mão única na rua Siqueira Campos, no sentido Túnel Velho, exceto para os trólebus, que continuaram a circular em mão dupla.

Em 1968, a cidade contava com mais de 100 supermercados.

Em 14 de fevereiro de 1968, a Avenida Atlântica que  operava em mão única desde a Operação Zona Sul na administração Coronel Fontenelle, passa a operar mão dupla.

Em 15 de janeiro de 1969, é aprovado o projeto de construção de um túnel entre o Leme e a Praia Vermelha, que nunca foi construído.

Em 30 de maio de 1969, são iniciadas as obras de duplicação do Túnel Velho.

Em 12 de setembro de 1969, é assinado o contrato entre a Sursan e a firma holandesa Bolt Zunen, para o início as obras de construção do aterro de Copacabana.

Em 27 de outubro de 1969, abertura oficial da primeira frente de trabalho para a construção do interceptor oceânico, na Avenida Atlântica. No dia 7 de novembro de 1969 são iniciadas as obras do aterro hidráulico da Praia de Copacabana, com areia trazida da ensedada de Botafogo.

Em 2 de janeiro de 1970, início da obra de concretagem  do novo cais da Praia de Copacabana.

Em 16 de setembro de 1970, inauguração do primeiro trecho duplicado da Avenida Atlântica, com 1.100 metros de extensão, entre o Forte do Leme e a Avenida Princesa Isabel

Em 14 de março de 1971, inauguração das obras de duplicação da Avenida Atlântica e construção do aterro da Praia de Copacabana, com 4,15 km de extensão.

Em 1971, é concluída a construção do Edifício Pinheiro Machado, na esquina da Avenida Copacabana com rua Miguel Lemos.

Em 1971, inauguração do Supermercado Casas da Banha da rua Siqueira Campos, com estacionamento no subsolo, funcionando 24 horas. O prédio foi construído no local do antigo Cine Florida.

Em 1971, a prefeitura planta 16 coqueiros do tipo Bahia na Praia de Copacabana, que não vingam.

Em julho de 1972, afim de evitar o estacionamento de carros sobre as calçadas, moradores de Copacabana sugerem ao poder público a construção de canteiros de flores junto ao meio-fio.

No dia 7 de setembro de 1972, inauguração do supermercado Gaio Marti da rua Barata Ribeiro, esquina com a rua Bolívar, em Copacabana.

No dia 8 de dezembro de 1972, início da construção da nova Igreja de Nossa Senhora de Copacabana, na Praça Serzedelo Corrêa.

Em janeiro de 1973, entrega das obras de reurbanização da Avenida Princesa Isabel, após a implantação do interceptor oceânico no canteiro central, que recebe novos jardins, arborização e fonte luminosa.

Em março de 1973, inauguração do Hotel Biarritz, na rua Aires Saldanha.

Em 5 de abril de 1973, inauguração do Santuário de Nossa Senhora das Graças, sobre a entrada do túnel da rua Barata Ribeiro, em Copacabana.

Em 28 de julho de 1973, em função do novo plano de circulação de acesso ao Túnel Velho, as mãos de direção das ruas Figueiredo Magalhães, Siqueira Campos, Santa Clara, Mena Barreto, Real Grandeza, Visconde Silva e General Polidoro são invertidas. No mesmo dia é inaugurado o prolongamento da rua Pinheiro Guimarães até a rua Visconde Silva, facilitando o acesso ao Túnel Velho.

Em 26 de janeiro de 1974, com a presença do Governador Chagas Freitas, é inaugurado o parque infantil Peter Pan, em Copacabana, na confluência das ruas Raul Pompéia e Francisco Sá.

Em 5 de julho de 1974, é inaugurado o Monumento aos 18 do Forte, na Avenida Atlântica, na altura da rua Siqueira Campos, por iniciativa do Governo do Estado da Guanabara.

Em 1975, inauguração do Hotel Le Méridien, com 496 apartamentos, na Avenida Princesa Isabel. O Hotel Rio Othon Palace, na rua Xavier da Silveira, com 589 apartamentos, foi inaugurado no ano seguinte.

Em primeiro de agosto de 1975, inauguração da filial do supermercado Peg Pag em Copacabana, na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, esquina com a rua  Hilário de Gouveia. A nova loja, com estacionamento, era a maior das 14 existentes no estado do Rio de Janeiro.

Em 21 de março de 1976, foi celebrada a primeira missa na nova igreja de Nossa Senhora de Copacabana, localizada na rua Hilário de Gouveia.

Em 11 de junho de 1977, é inaugurada a nova sinalização semafórica automática e programada das avenidas Atlântica, Princesa Isabel e rua Ministro Viveiros de Castro. A novidade, em 23 cruzamentos, foi a primeira etapa do novo plano de sinalização semafórica de Copacabana, gerido por um Centro de Controle de Trânsito (CCT) instalado no 19º Batalhão da PM na rua Tonelero, capaz de fiscalizar e atuar na programação dos sinais. Trata-se da volta da utilização dos sinais com três focos na cidade, desativados em 1962. Em 19 de junho de 1977, são inaugurados os novos semáforos nas avenidas Vieira Souto e Delfim Moreira e iniciada a instalação nas avenidas Nossa Senhora de Copacabana e Barata Ribeiro.

Em 1978, abertura da primeira loja de informática do país, a Computique, em Copacabana, na Avenida Nossa Senhora de Copacabana nº 1417, lojas 303 e 304.

Em 14 de novembro de 1978, a rua Carvalho de Mendonça é fechada ao tráfego de veículos para ser transformada na primeira rua de pedestres do bairro.

Em 13 de dezembro de 1978, a Comlurb conclui a instalação das novas caixas coletoras de lixo de concreto nas calçadas da orla do Leme, Copacabana, Ipanema e Leblon, a cada 200 m, com marcas de quilometragem para os adeptos do cooper.

Em 20 de dezembro de 1978, é inaugurado o Parque Garota de Ipanema, no Arpoador.

Em 1979, instalação da primeira cabine comunitária da Polícia Militar, no Leme, na Avenida Atlântica.

Em 1979, fechamento do Edifício Guarujá, um dos primeiros prédios de apartamento da cidade, construído em 1929 na rua Domingos Ferreira, esquina com rua  Constante Ramos.

Em 8 de março de 1979, inauguração do teatro Villa Lobos, na Avenida Princesa Isabel, com uma das melhores acústicas da cidade.

Em março de 1979, a rede de lanchonetes Mc Donald's abre sua primeira loja no Brasil, na rua Hilário de Gouvêia, em Copacabana.

Em 31 de julho de 1979, através do decreto municipal nº 2.224, é aprovado o projeto de construção de canteiros junto ao meio-fio, com tubos metálicos pintados de verde,  protegendo as calçadas contra o estacionamento irregular de veículos.

Em dezembro de 1979, inauguração do Hotel Rio Palace, depois Rio Sofitel, na Avenida atlântica, com 388 apartamentos.

Em 1980, início do fechamento de uma pista das avenidas Atlântica, Vieira Souto e Delfim Moreira, aos domingos, para o lazer.

Em 1980, inauguração do Hotel Bandeirantes na rua Barata Ribeiro, com 96 apartamentos.

Em 1980, demolição de duas das seis últimas casas da Avenida Atlântica.

Em fevereiro de 1980, é regulamentado o estacionamento de ônibus de turismo na Zona Sul, sendo restrito no Jardim de Alá.

Em 20 de janeiro de 1981, o prefeito Júlio Coutinho inaugura três postos de salvamentos na Praia de Copacabana, na altura do Lido (Posto 2), rua Paula Freitas (Posto 3) e rua Constante Ramos (Posto 4).

Em dezembro de 1981, organização da primeira queima de fogos da praia de Copacabana, com a participação do empresário Ricardo Amaral. Após o sucesso, em 1987 a Prefeitura assumiu a organização do evento.

Em 16 de dezembro de 1982, última sessão do cinema Rian, demolido para construção do Hotel Pestana, inaugurado em 1989.

Em 1984, inauguração da Discoteca Help, na Avenida Atlântica.

Em 1985, tombamento do Hotel Copacabana Palace, nas esferas federal - IPHAN, estadual - INEPAC e municipal - DGPC.

Em 1985, início da obra de ampliação do Caminho dos  Pescadores, no Leme.

Em maio de 1985, o prefeito planta 17 coqueiros na praia do Leme. Em dezembro do mesmo ano são plantados mais coqueiros na praia de Copacabana.

Em 21 de outubro de 1985, início da operação de pisca alerta amarelo intermitente nos semáforos de Copacabana, no período das 23:30h. às 6:30h, com exceção dos cruzamento mais movimentados. Uma novidade no trânsito da cidade que, no dia 26 de novembro do mesmo ano,  é estendida ao centro da cidade.

Em novembro de 1985, implantação de faixa seletiva para ônibus na Avenida Nossa Senhora de Copacabana.

No Reveillon 1985/1986 é montado, pela primeira vez, um esquema especial de circulação proibindo a entrada de veículos em Copacabana, com exceção dos ônibus.

Em 25 de janeiro de 1987, início da Operação Verão, com o fechamento das pistas junto às areias das praia de Ipanema e Leblon, entre as 8 e 18 horas. Em 8 de fevereiro de 1987 a medida é adotada praia de Copacabana, e no dia 14 de fevereiro na Barra da Tijuca.

Em janeiro de 1988, a Prefeitura firma convênio com a UFRJ para a execução de um projeto de ciclovia entre a Avenida Atlântica e o Metrô Botafogo, passando pelo Túnel velho.

Em 1989, a família Guinle vende o Hotel Copacabana Palace para James Sherwood, do grupo Orient Express.

Em 1989, inauguração dos hotéis Pestana Rio Atlântica em na avenida Atlântica, com 216 apartamentos, e Rio Internacional, na mesma avenida, com 117 apartamentos.

Em 1991, na segunda gestão do prefeito Marcello Alencar, é lançado o Projeto Rio Orla nas praias do Leme, Copacabana, Arpoador, Ipanema, Leblon, São Conrado, Barra da Tijuca e Recreio, propondo a implantação de ciclovias e quiosques.

Em novembro de 1991, gradeamento das praças Serzedelo Corrêa e Lido.

Em dezembro de 1991, antes da inauguração do Projeto Rio Orla, são abertas ao tráfego as ciclovias na orla da Zona Sul, entre o Leme e o Leblon,  além da Barra da Tijuca.

Em 1992, o bairro de Copacabana concentrava 42% das  vagas de hotéis da cidade. 

Em 7 de janeiro de 1992, inauguração do posto de informações turísticas da Riotur, na Avenida Princesa Isabel.

Em 22 de janeiro de 1992, início da instalação dos novos quiosques do Projeto Rio Orla, sendo 3 em Copacabana, 3 em Ipanema e 3 na Barra da Tijuca.

Em 1994, criação da Área de Proteção Ambiental (APA)  das pontas de Copacabana e do Arpoador.

Em janeiro de 1994, início da construção da ciclovia Mané Garrincha, ligando a Praia de Copacabana ao Aterro do Flamengo.

Em 1995, inauguração do Hotel Sesc Copacabana, na rua Domingos Ferreira, com 120 apartamentos.

Em 1996, é concluída a obra de reurbanização da Avenida Nossa Senhora de Copacabana, do Projeto Rio Cidade.

Em maio de 1996, após 7 meses de obras, inauguração da reforma da Avenida Princesa Izabel, junto com a entrega do  último trecho da ciclovia Mané Garincha, ligando o Aterro do Flamengo à Avenida Atlântica.

Em 1999, criação da Área de Proteção Ambiental do Morro da Babilônia, no Leme.

Em 2000, implantação de mão dupla no primeiro quarteirão da Avenida Prado Junior, facilitando o acesso à Avenida Princesa Izabel, impossibilitado após o fechamento do retorno da Avenida Princesa Izabel, após as obras de reurbanização da avenida.

Em 2001, Inauguração do apart hotel JW Marriot em Copacabana, com 245 apartamentos.

Em 2003, entrega da nova iluminação da Avenida Atlântica, com lâmpadas mais potentes.

Em 2003, a Prefeitura assume e transforma o antigo Cine Ricamar no Teatro Baden Powell.

Em outubro de 2003, início dos testes de nova sinalização de trânsito com tachas luminosas, colocadas junto aos meios-fios, que indicavam a cor do sinal quando os veículos se aproximam do cruzamento. O sistema utilizava LED's (luz emitida por diodo), sendo implantado inicialmente no cruzamento da ruas Miguel Lemos e Barata Ribeiro.

Em 23 de janeiro de 2004, a Guarda Municipal inicia o patrulhamento das praias de Copacabana e Barra da Tijuca com dois buggies, utilizando chassis reaproveitados de antigos fuscas.

No verão de 2004, instalação dos primeiros totens Cuca Fresca - que burrificavam gotículas de água. São implantados em 32 pontos, junto aos postos de salvamento da Zona Sul.

Em março de 2005, início das obras de construção dos novos quiosques na orla de Copacabana.

Em agosto de 2005, entrega do jardim à beira-mar, junto à colônia de pescadores do Posto 6, com área de 79 metros quadrados, com espécimes do bairro.

Em 24 de novembro de 2005, inauguração dos dois primeiros quiosques de nova geração da praia de Copacabana, em frente ao Hotel Copacabana Palace.

Em 2006, uma pichação na entrada do túnel novo em Copacabana não é removida pela Prefeitura, simbolizava o estado de abandono da cidade.

Em 14 de fevereiro de 2006, inauguração de dois novos quiosques de última geração na orla de Copacabana, o Carolina Café e a Pizzaria Rainbow.

Em outubro de 2006, início da construção de 12 novos quiosques na praia de Copacabana, inaugurados em 2 de fevereiro de 2007

Em fevereiro de 2007, inauguração da primeira cabine blindada da Polícia Militar, na praça Eugênio Jardim em Copacabana, na mesma época da inauguração da estação do metrô Cantagalo.

Em 26 de março de 2007, o prefeito assina decreto determinando do fechamento dos postos de gasolina da Avenida Atlântica em 6 meses, o que nunca ocorreu.

Em 19 de abril de 2007, lançamento do Projeto Copacabana, uma pareceria entre a Secretaria Estadual de Governo e o Grupo Gestor da Orla, formado por moradores, visando promover a ordem nas ruas do bairro.

Em agosto de 2007, o Hotel Le Méridien fecha suas portas. O prédio é arrendado pelo grupo espanhol Iberostar.

Em novembro de 2007, em Copacabana, início da venda do primeiro modelo de moto elétrica do país, a scooter elétrica Motor Z.

Em 20 de janeiro de 2008, inauguração da roda gigante temporária do Forte de Copacabana, desmontada algumas semanas depois.

Em 3 de janeiro de 2008, o governo do estado anuncia a implantação de acesso à internet gratuito na orla de Copacabana, batizado de Onda Digital. Apesar de inaugurado em julho de 2008, nunca funcionou plenamente.

Em 29 de janeiro de 2008, é publicado o decreto estadual que tornou de utilidade pública, para fins de desapropriação, o terreno onde funcionava a discoteca Help, para a construção da  nova sede do Museu da Imagem e do Som. 

Em janeiro de 2009, inauguração da primeira etapa do sistema público de aluguel de bicicletas, implantado pela empresa Serttel, com 6 estações em Copacabana: Leme, Princesa Izabel, Metrô Arcoverde, Santa Clara e Miguel Lemos.  Em fevereiro de 2009 são inauguradas as estações do Metrô Cantagalo e Siqueira Campos.

Em 19 de janeiro de 2010, cerimônia de lançamento da Pedra Fundamental do Museu da Imagem e do Som na Avenida Atlântica, no local da antiga Boite Help. As obras foram paralisadas em 2016.

Em janeiro de 2011, início das obras de construção da nova sede do Museu da Imagem e do Som, na Avenida Atlântica.

Em 26 de agosto de 2014, em Copacabana, a Prefeitura inaugura o primeiro banheiro público, tipo UFA feminino da cidade.

Em fevereiro de 2015, a Riotur instala os primeiros tótens com painéis indicativos de rotas para pedestres, inicialmente nos bairros de Copacabana, Leme e Ipanema. Após o período de testes que durou até abril, a proposta era instalar 500 painéis em outros bairros. O projeto, orçado em R$ 13,7 milhões deveria ser financiado pelo Ministério do Turismo e Caixa Econômica Federal.

Em 19 de dezembro de 2015, inauguração do primeiro Parada Carioca,  um deck com banco ocupando duas vagas de automóveis, na rua Rodolfo Dantas, em frente ao número 80. 

Em 28 de dezembro de 2015, o Consórcio Paineiras Corcovado inaugura, na praça do Lido, novo posto de venda de bilhetes de vans para o Corcovado, dotado de sala de espera climatizada e monitores informado as condições de visibilidade do monumento.

Em 4 de dezembro de 2021, são retomadas as obras de construção do Museu da Imagem e do Som na Avenida Atlântica, paralisadas há quase 5 anos.

Em dezembro de 2021, moradores da Avenida Princesa Isabel denunciam a expansão da favela do morro da Babilônia para Copacabana, como novas construções sendo erguidas atrás do Teatro Villa Lobos.

Em 31 de dezembro de 2021, a Confeitaria Genova, localizada na rua Domingos Ferreira 76 desde 1964, encerra em definitivo suas portas.

Em 19 de janeiro de 2022, o supermercado Supermarket inaugura sua primeira loja em Copacabana, na rua Barata Ribeiro, 502. 

18/01/2022.  Foto Diário do Rio


Em 26 de novembro de 2022, a operadora de celular Tim inicia a instalação de mais uma antena 5g na Avenida Atlântica.

População de Copacabana

1980    213.809
1991    191.057


REFERÊNCIAS:

Não podem mais estacionar na Avenida Atlântica. O Globo. Rio de Janeiro. 22 julho 1943. p.2.

Inauguração de um hotel de grande luxo. O Jornal. Rio de Janeiro. 2 agosto 1951. p.6.

Vida Cultural o prefeito de há meio século. Correio da Manhã. 16 novembro 1960. p.14.

Departamento de Trânsito divulga as alterações na Zona Sul. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 24 julho 1964. p.9.

Mais mudanças no tráfego de Copacabana dentro de 10 dias, anuncia Fontenele. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 3 fevereiro 1965. Primeiro Caderno. p.13.

Trânsito estabelecerá mão dupla numa pista do Túnel Novo. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 17 setembro 1966. Primeiro Caderno. p.5.

Com Barata Ribeiro livre, trânsito agora deixa mão única na Siqueira Campos. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 3 agosto 1967. Primeiro Caderno. p.11.

ZUAZO, Pedro. No aniversário de Copacabana, governo do estado anuncia retomada das obras do Museu da Imagem e do Som. Extra. 6 julho 2021. 

Obras do Museu da Imagem e do Som foram retomadas em Copacabana. Diário do Rio. 04 dezembro 2021.

Nova favela entre Leme e Copacabana é denunciada por moradores. Diário do Rio. 30 dezembro 2021.

Supermarket inaugura loja em Copacabana. Diário do Rio. 18 janeiro 2022.