1950 - 1959


Histórico

A década de 1950 marca a aceleração do processo de destruição da cidade, com a substituição da tradicional arquitetura portuguesa pela revolucionária e feia moderna arquitetura brasileira, além do explosivo crescimento de favelas e conjuntos habitacionais na Zona Norte. O subúrbio europeu de chácaras e bangalôs com telhas francesas começou também a ser desfigurado. 

Em 1948, a cidade do Rio de Janeiro contava com 34.064 domicílios em favelas. Em 1960, doze anos depois, esse número sobe para 70.353, ou seja, um aumento absoluto de 36.289 domicílios, e aumento relativo de 106,5 %. Em doze anos o número de favelados praticamente dobra, totalizando cerca de 127 mil habitantes em 1960. O Censo de 1960 identificou 147 favelas, das quais 75 ainda inexistentes em 1948. Enquanto isso o presidente da república e o Congresso, aprovam a transferência da capital para o Planalto Central. Não havia verba para se investir em saneamento, erradicar favelas e mesmo construir o metrô, mas para a construção de Brasília, no meio do nada, não faltaram recursos.

Na década de 1980 o processo de favelização se acelera, com a explosão do número de novas invasões e expansões de antigas favelas, concentradas principalmente ao longo das principais vias expressas e linhas de trem de subúrbio, inclusive da Linha 2 do Metrô.  Tudo acobertado pelo próprio poder público socialista, que ainda promovia a distribuição de títulos simbólicos de propriedade para favelados. O tecido social da cidade vai de transformando, se moldando de acordo com os interesses de criação de uma nova sociedade, uma nova realidade. Para sua proteção, as favelas eram consideradas áreas especiais de interesse social. A cidade se transforma numa máquina de pobres.

1950
Em 1950, a cidade do Rio de Janeiro contava com 2,375 milhões de habitantes, sendo 360 mil na Zona Sul.      

Em 6 de janeiro de 1950, inauguração do primeiro trecho da Rodovia Washington Luiz, conhecida como Variante Rio - Petrópolis, no trecho entre a Avenida Brasil e Pilar, onde se encontrava com a antiga estrada Rio-Petrópolis, aberta em 1928. A nova variante, com 13 Km de extensão, contava com duas pistas de 7 metros de largura pavimentadas com placas de concreto, com traçado evitando o Centro de Duque de Caxias.

Por volta de fevereiro de 1950, entrega dos primeiros apartamentos do Edifício Barão da Laguna, localizado na Praia do Flamengo, junto ao Morro da Viúva.

No dia 25 de março de 1950, com a presença do presidente Eurico Gaspar Dutra, é realizada a inauguração simbólica, ainda sem usuários, da estação rodoviária Mariano Procópio, na Praça Mauá, construída pelo Ministério da Justiça.

No dia 25 de maio de 1950, inauguração do Estádio Municipal. O Rio de Janeiro é a sede das finais da Copa do Mundo de futebol, no recém-inaugurado Estádio do Maracanã. 

No dia 26 de maio de 1950, inauguração do Hotel Excelsior, em Copacabana, com 205 apartamentos.

No dia 15 de junho de 1950, inauguração do Hotel Lancaster, no Lido, em Copacabana, da rede Companhia Brasileira de Novos Hotéis, que já contava com os hotéis Aeroporto, Castro Alves e Olinda. O Hotel Lancaster foi o primeiro da cidade a dispor de apartamentos duplex. 

No dia 16 de junho de 1950, inauguração do Estádio Municipal, localizando no terreno do antigo Derby Club. As obras forma iniciadas no dia 10 de agosto de 1948. 

No dia 19 de junho de 1950, após 5 anos de obras inauguração da Estrada Grajaú - Jacarepaguá, ainda em pista simples, com uma faixa de circulação por sentido. 

No dia 20 de junho de 1950, inauguração da garagem subterrânea para automóveis na Esplanada do Castelo, com área útil de 2.500 metros quadrados e 130 vagas.

No dia 20 de junho de 1950, inauguração da Estrada Galeão - Ribeira, na Ilha do Governador, com 3 km de extensão, em macadame betuminoso.

No dia 20 de junho de 1950, com a presença do presidente da república, é inaugurada a duplicação de um trecho da Avenida Brasil, compreendido entre a Avenida Nova York, em Bonsucesso, e o canal do Rio Faria.

No dia 20 de junho de 1950, entrega de 54 apartamentos no Conjunto Residencial do Morro do Pedregulho, projetado em 1946 pelo arquiteto Affonso Eduardo Reidy para abrigar funcionários da  Prefeitura do Distrito Federal.

No dia 20 de junho de 1950, com a presença do presidente da república, é iniciado o desmonte, simbólico, do Morro de Santo Antônio.

No dia 30 de junho de 1950, abertura ao tráfego do primeiro trecho da Via Dutra, com 46 km de pista dupla, entre o trevo de Parada de Luca e a Garganta da Viúva Garça, na raiz da serra.

A Lei nº 894 de 22 de agosto de 1957 obriga a construção de vagas para estacionamento de veículos em número proporcional ao número de apartamentos.

Em outubro de 1950, são lançados os prédios de apartamentos conjugados Bronx e Acetta, em Copacabana, localizados respectivamente nas ruas Júlio de Castilhos, esquina com Raul Pompéia, e Avenida Atlantica, 3986, quase esquina com a rua Francisco Sá, também com acesso pela Avenida Nossa Senhora de Copacabana.

Em 30 de outubro de 1950, é concluída a perfuração do túnel Catumbi – Laranjeiras. 

No dia 30 de outubro de 1950, início da operação do novo Plano de Circulação no Centro, que entre outras medidas implantou o binário da avenida Rio Branco com a rua Uruguaiana.

Em novembro de 1950, abertura da Avenida Sernambetiba, ainda em terra, com largura de 9 metros, no trecho da Barra da Tijuca até o Pontal de Sernambetiba, com extensão de 18 km. Em 1957 a pista recebe um tratamento superficial de concreto asfáltico, com 3 cm de espessura, realizado em 10 dias. Em 1951 foi estabelecida a largura de 48 metros para a via, no trecho junto à Lagoa de Marapendi, e 60 metros para os demais trechos.

Em novembro de 1950, o Prefeito regulamenta as construções e o tráfego de veículos na Ilha de Paquetá, proibindo o tráfego de veículos automotores, salvo em situações especiais. A medida visava proteger a paisagem da ilha, considerada um dos recantos mais sugestivos da Cidade.

Inauguração da eletrificação no trecho entre as estações de Pavuna e Belford Roxo da Linha Auxiliar da Estrada de Ferro Central do Brasil.

Surgem as primeiras moradias da favela do Parque da Maré, na orla da baía de Guanabara.

Início das obras de alargamento do Túnel da Rua Alice. O túnel foi aberto de 1887, com 6 metros de largura,  para a passagem de bondes. As obras de alargamento, para 10 metros, sendo 3 metros para refúgio de pedestres, foram concluídas em 1951.

Inauguração da Avenida Rio-Norte, no trecho inicial da Rodovia BR-2 , atual BR-040.

Inauguração da estrada da Canoa, com o viaduto da Serpentina, e da estrada da Pedra Bonita, ambas pavimentadas com placas de concreto.

Inauguração da Estrada do Corcovado, pavimentada com placas de concreto.

Inauguração da Avenida Brigadeiro Trompowsky, na Ilha do Fundão, pavimentada com placas de concreto.

Inauguração do viaduto na Avenida das Bandeiras (atual avenida Brasil), no conjunto IAPC em Coelho Neto.

Inauguração de ponte dupla na Avenida das Bandeiras em Coelho Neto.

Inauguração de viaduto duplo sobre a estrada João Paulo, na Avenida das Bandeiras em Barros Filho.

Conclusão do alargamento da estrada dos Bandeirantes até o Km 11.

Demolição do Theatro Phenix, na avenida Almirante Barroso, para dar lugar ao Edifício Cidade do Rio de Janeiro.

A Zona Sul que possuía 10 favelas em 1942, já contava com 25 favelas em 1950, totalizando 40 mil habitantes. Todo a cidade contava 169.305 habitantes morando em favelas, 

Em 1950 a Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro contava com 25 favelas, totalizando cerca de 40 mil habitantes. Em 1942 esse número era 10 favelas. Em 1950 a cidade do Rio de Janeiro contava cerca de 2, 5 milhões de habitantes, sendo 169.305 pessoas morando em favelas, ou seja 6,8 % da população total da cidade. Em 1950, a favela do Vidigal, por exemplo, contava com 1.274 moradores. Já em 1979, 29 anos depois, contava com 5.285 domicílios, totalizando a população estimada de 26.425 habitantes.

No dia 25 de março de 1950, inauguração simbólica, ainda sem usuários, da estação rodoviária Mariano Procópio, na Praça Mauá, construída pelo Ministério da Justiça.

Obras de alargamento da avenida Niemeyer, no final do Leblon, quase que exclusivamente de cortes de rocha.

Entre 1950 e 1952 é realizado, na história da cidade,  o segundo período de racionamento de energia elétrica.

Realização do primeiro campeonato de Surf na praia do Arpoador. 

Inauguração do Hotel Excelsior, na Avenida Atlântica, e do Hotel São Francisco, na rua Visconde de Inhaúma, no centro da cidade. 

Inauguração do Hospital Silvestre, em Santa Teresa.

Em 1950, morre o fotógrafo Augusto Malta, contratado em 1903 pelo prefeito Pereira Passos para retratar a transformação da cidade na reforma urbana.

Inauguração do conjunto residencial do Pedregulho.

Inauguração do Hotel Novo Mundo, na praia do Flamengo. A construção foi iniciada em 1947.

Fundação da Favela do esqueleto, junto às obras inacabadas do Hospital do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), lançadas na década de 1930. A favela surgiu logo após a construção do Estádio Municipal Mario Filho, também conhecido como “Maracanã”. A favela foi removida em 1962, sendo construído no local, entre 1969 e 1976, o Campus da Universidade do Estado da Guanabara, renomeada para Universidade do Estado do Rio de Janeiro, após a fusão dos Estados da Guanabara e do Rio de Janeiro em março de 1975.

Obras em execução em 1950

- Implantação de belvedere e alargamento da Avenida Niemeyer.
- Implantação da Avenida Litorânea na Gávea.
- Túnel Catumbi – Laranjeiras;
- Reconstrução da Estrada do Joá com placas de concreto.
- Construção de Viaduto sobre a E.F.Rio d'Ouro na Avenida das Bandeiras.
- Implantação da Avenida das Bandeiras (atual Brasil) no trecho entre Coelho Neto e Realengo.
- "Park-Way" Pasmado - Morro da Viúva, no aterro da Praia de Botafogo.

Foto - Vista aérea do Flamengo e Botafogo em 1950
Foto - Enseada de Botafogo em 1950
Foto – Praça Paris, anos 50

Inauguração do Hospital Pedro Ernesto, em Vila Izabel, parte da rede hospitalar da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Em 1962 torna- se hospital-escola da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado da Guanabara (UEG).

Em 1950, lançamento das bases do Plano Rodoviário, sendo elaborado pelo Conselho Rodoviário desde 1951, sendo concluído somente em 1955. Em síntese, o plano previa a implantação de um anel rodoviário contornando totalmente o Maciço da Carioca. A Avenida das Bandeiras, em 1955, só chegava até Deodoro.

Veículos licenciados em 1950

Carros particulares 39.478
Caminhões 18.836
Carros de Praça (Táxi) 8.912
Ônibus 1.000
Bondes (motores+reboques) 1.196
Total 69.422

Em 1952, estreia do primeiro filme de 3 dimensões, o “Banana Devil”. Para assistir o filme era preciso usar óculos especiais que permitia a visão estereoscópica, dando a impressão de relevo.

1951
No dia 19 de janeiro de 1951, inauguração da totalidade Rodovia Presidente Dutra, com 405 km de extensão, menos 101 km que a estrada antiga. São entregues 56 km de pista dupla, sendo 46 km na entrada do Rio de Janeiro, aberto ao tráfego em junho de 1950, e 10 km na entrada de São Paulo. 

No dia 27 de  janeiro de 1951, inauguração dos primeiros trechos da Avenida Litorânea, entre a Barra da Tijuca e o Recreio dos Bandeirantes, ainda sem pavimentação. No mesmo dia é inaugurada a Estrada do Sumaré, pavimentada por volta de 1955.

No dia 30 de junho de 1951, inauguração do Hotel Califórnia, localizado na Avenida Atlântica nº 2.616, com 122 apartamentos, de propriedade do grupo Companhia Brasileira de Novos Hotéis. 

No dia 23 de setembro de 1951, inauguração da eletrificação no trecho entre as estações de Pavuna e São Mateus da Linha Auxiliar da Estrada de Ferro Central do Brasil.

No dia 29 de setembro de 1951, inauguração do Cinema  Leblon, com 1.291 lugares, localizado na Avenida Ataulfo de Paiva.

No dia 10 de novembro de 1951, inauguração do cinema Miramar do Leblon, na avenida Delfim Moreira esquina com rua General Artigas, com 1.259 lugares, sendo demolido em 1973.

Conclusão da modernização e alargamento do primeiro túnel rodoviário da cidade, na Rua Alice, inaugurado em 1887.

A cidade possui 73.174 veículos emplacados, sendo 51.890 automóveis, 1.173 ônibus e 1.570 lotações.

Nasce a Bolsa de Gêneros Alimentícios do Rio de Janeiro, criada pelos comerciantes da Rua do Acre, na famosa Esquina do Pecado, formada pela confluência da Rua do Acre com Rua da Alcântara Machado. 

Lançamento do Edifício Chopin, na Avenida Atlântica, ao lado do Copacabana Palace.

Início das transmissões da TV Tupi. 

A PUC adquire os terrenos na rua Marquês de São Vicente.

Demolição do Pavilhão Mourisco, na Praia de Botafogo, para abertura do Túnel do Pasmado.

Lançamento da pedra fundamental da Pontifícia Universidade Católica - PUC, na Gávea, cuja obra é inaugurada em 1955.

Fundação da favela da Praia do Pinto no Leblon, junto à lagoa Rodrigo de Freitas. Em julho de 1955 surgem os primeiros barracos na Ilha das Dragas, até então ocupada por pescadores.

Início da organização de um Plano Diretor Rodoviário, visando coordenar as ações do Departamento de Estradas de Rodagem da Prefeitura do Distrito Federal.

Oscar Niemeyer projeta o prédio da sede da Fundação Getúlio Vargas, na Praia de Botafogo.

Construção do Edifício Acayaca, em Copacabana, localizado na Rua Souza Lima, 149, em Copacabana, com 7 andares e 13 apartamentos.

Principais Obras Rodoviárias concluídas em 1951 pela Prefeitura do Distrito Federal

Estrada Grajaú – Jacarepaguá
Viaduto das Missões
Duplicação da avenida Brasil no trecho entre o Canal Faria e Parada de Lucas
Abertura da avenida das Bandeiras, no trecho Deodoro – Realengo – antiga estrada Rio-São Paulo.
Abertura Estrada do Porto Velho 
Viaduto de Coelho Neto, na avenida das Bandeiras
Construção de passagem inferior na rua Groaíras, na estrada Grajaú-Jacarepaguá
Viaduto de Barros Filho
Pavimentação da avenida Automóvel Club, trecho Coelho Neto - Pavuna

Rua Barata Ribeiro, por volta de 1952, antes de ser alargada. Ao fundo, a Rua Constante Ramos.

Postos de Salvamento da Praia de Copacabana nas décadas de 1950 e 1960

1 - Em frente à rua Aurelino Leal, no Leme
2 - Lido
3 - Em frente à rua Hilário de Gouveia
4 - Na altura da rua Santa Clara
5 - Junto à rua Bolívar
6 - Perto da Rua Rainha Elizabeth

1952
No dia 25 de janeiro de 1952, inauguração da caixa d´água do conjunto habitacional IAPI (Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Industriários), na Penha, entre as ruas Santa Basilissa (antiga Rua 1) e São Godofredo.

No dia primeiro de fevereiro de 1952, inauguração da nova estação de passageiros do Aeroporto Internacional do Galeão, na Ilha do Governador.

Em abril de 1952, inauguração do túnel do Pasmado, com 220 metros de extensão e 20 metros de largura. O viaduto do Pasmado, com 25 metros de extensão, é entregue no mesmo ano.

No dia primeiro de maio de 1952, é inaugurado o Conjunto Habitacional do IAPI de Padre Miguel.

Em julho de 1952, é lançado o primeiro número da revista Trânsito em Revista.

No dia 9 de outubro de 1952, é estabelecido o regime de mão única nas avenidas Rui Barbosa e Oswaldo Cruz, compondo um binário entre as praias do Flamengo e de Botafogo.

Início do desmonte do Morro de Santo Antônio, cujo rejeito  serviu de  material para o aterro da praia de Botafogo, do parque do Flamengo e avenida General Justo.

Conclusão do aterro interligando as ilhas do arquipélago do Fundão, na baía de Guanabara.

Inauguração da Praça Salgado Filho, em frente ao Aeroporto Santos Dumont, o primeiro projeto de ajardinamento público do paisagista Burle Max.

Inauguração do edifício Marquês do Herval, na avenida Rio Branco, construído no local do Hotel Palace, demolido em 1950.

Inauguração da primeira loja da rede de lanchonetes Bob's, na rua Domingos Ferreira, em Copacabana. Em Ipanema é inaugurado o Cine Pax, na Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema.

Conclusão do viaduto de Barros Filho.

Em 1952,  Avenida Brasil, que no trecho inicial já apresenta tráfego de 20 mil veículos/dia, se encontra com pista dupla de 12,50 metros cada, somente entre o Caju e o acesso à Ilha do Governador. O trecho seguinte, até Parada de Lucas, se encontra em duplicação, e daí até Deodoro em pista única de 10,50 metros de largura. O trecho entre Deodoro e a Vila Militar se encontra em implantação, com duas pistas de 7 metros de largura.

Construção dos viadutos do trevo das Missões e de Coelho Neto (Estrada de Ferro Rio d'Ouro), na avenida Brasil, além de início da construção do viaduto de Deodoro e locação do viaduto de saída da Ilha do Governador.

Construção da Avenida Litorânea, iniciada em 1950, entre a Barra da Tijuca e o Recreio dos Bandeirantes. Em 1952 é projetado por M.M.M. Roberto o Condomínio Grumari, cortado pela Avenida Litorânea, vendido como a “Copacabana” de amanhã.

Encontram-se em andamento as obras das ligações Grajaú - Jacarepaguá e Galeão-Ribeira.

A TV Tupi passa a ocupar o prédio do antigo Cassino da Urca (fechado em 1947), permanecendo no local até 1980.

Início da construção do Hospital da Lagoa, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. O prédio, concluído somente em 1959,  foi construído sobre uma antiga favela.

O Plano de Construção de Viadutos da Prefeitura ,  em abril de 1952, era composto por 8 obras, todas na zona norte, sobre as linhas férreas, facilitando a ligação entre os bairros, e eliminado as passagens em nível existentes. Era prevista a implantação dos viadutos de Madureira, Cintra Vidal, Ana Néri, Del Castilho, Lobo Junior, Benfica, Campo Grande e Deodoro na Avenida das Bandeiras.

Inauguração do Pier Mauá, no Porto do Rio de Janeiro.

Foto – Pedestres na Cinelândia, por volta de 1950
Filme – Obras do Túnel do Pasmado em 25 de janeiro de 1952. Telejornal TV Tupi

1953
No dia 15 de fevereiro de 1953, o Prefeito Dulcídio Cardoso inaugura o primeiro trecho alargado da Avenida do Mangue, entre a Praça 11 de Junho e a rua Visconde de Duprat.

No dia 27 de fevereiro de 1952, é inaugurado o primeiro sincronizador de controle semafórico da América do Sul, controlando as três principais vias do centro da cidade: Rio Branco, Presidente Vargas e Uruguaiana. O equipamento, importado dos Estados Unidos, foi instalado no cruzamento das avenidas Presidente Vargas e Rio Branco.

Em março de 1953, os novos apartamentos do edifício Angel Ramirez, com pilotis, projetado por M.M.M. Roberto,  localizado na Rua República do Peru, estavam a avenda.

No dia 20 de maio de 1953, início do desmonte do morro de Santo Antônio, com o aterro sendo transferido para a enseada da Glória, dando início a construção do Aterro do Flamengo, inaugurado oficialmente em 1965.

Em maio de 1953, é concluída a construção do viaduto de Coelho Neto, na Avenida das Bandeiras (atual Avenida Brasil) sobre a Estrada de Ferro Rio do Ouro. As obras foram iniciadas em agosto de 1949.

No dia 13 de julho de 1953, a Prefeitura entre em acordo com os clubes de Regatas Guanabara e Botafogo de Futebol e Regatas, em virtude de ter sido necessário demolir suas antigas sedes para abertura das novas vias de acesso ao túnel do Pasmado. 

Em novembro de 1953, é lançado o Edifício Dom Antônio, localizado na Rua Barão de Ipanema 63, composto de apartamentos de sala e quarto, com cozinha, área e quarto de empregada.

No dia 5 de dezembro de 1953, no Largo do Machado, é inaugurada a estátua de Nossa Senhora da Conceição, Rainha de Portugal e Padroeira do Brasil.

Inauguração da Park-way (Estrada-Parque) entre o túnel do Pasmado e a Avenida Oswaldo Cruz, no novo aterro da praia de Botafogo. Os jardins da Park-way, de autoria de Burle Marx, são projetados em 1954.

Obras do aterro da Park-way da Praia de Botafogo. Acervo Carlos Ponce de Leon de Paiva

Construção do conjunto residencial de Deodoro, da Fundação da Casa Popular.

Duplicação do trecho Deodoro - Parada de Lucas, da Avenida das Bandeiras, atual avenida Brasil.

Inauguração do Café Palheta na praça Sáenz Peña. Surge o novo formato panorâmico Cinemascope das telas de cinema.

É instituído pela primeira vez o horário de verão.

No período 1953-1954 é realizada a instalação experimental de 10 lâmpadas de vapor de mercúrio de 4.000 wats cada, sistema que substitui gradativamente o sistema incandescente então em funcionamento.

A cidade conta com 240 mil telefones instalados.

Início da construção do Museu de Arte Moderna, projetado pelo arquiteto Reidy, no aterro do Flamengo. Nesse mesmo ano o paisagista Burle Marx projeta os jardins do Museu. No dia 9 de dezembro de 1954 é batida a primeira estaca do futuro Museu.  Em junho de 1956, são iniciadas as obras de construção do bloco de exposições. No dia 17 de janeiro de 1958 , o  presidente JK planta a primeira  de uma série de 48 palmeiras do jardim. No dia 27 de janeiro de 1958 é inaugurado o Bloco Escola. No dia 22 de agosto é inaugurada a passarela projetada por Reidy em 1962. Finalmente, no dia 30 de outubro de 1967 é inaugurado o Bloco de Exposições. No dia 10 de novembro de 2006 é inaugurado o Teatro, cuja a obra foi retomada em 15 de agosto de 2005. 

Durante o primeiro ano da gestão do Prefeito Dulcídio Cardoso, são realizadas as primeiras desapropriações para a abertura da  avenida Radial Oeste.

Park-way da Praia de Botafogo, 1954 circa. uma das primeiras vias expressas da cidade.

Início da construção do Gávea Tourist Hotel, na estrada das Canoas, cuja construção foi interrompida em março de 1972 pela incorporadora Califórnia Investimentos. Em 2011 foi comprado pela GV2 Produção.

Em 1953, é iniciada a construção do Gávea Tourist Hotel, localizado no meio da floresta, em São Conrado, na Estrada da Canoa. O hotel de luxo, com 12 andares e mais de 600 quartos, nunca foi concluído, restando  apenas seu esqueleto.

1954
Em janeiro de 1954, surge mais uma favela no bairro de Santa Teresa, localizada no nº 95 da rua Aprazível, junto ao início da rua projetada para a Zona Sul. O assentamento já contava com 15 barracos. O primeiro casebre foi construído em novembro de 1953. Na mesma época, os moradores do bairro do Caju denunciaram a fundação de uma favela na rua Carlos Seidl, junto ao viaduto da Estrada de Ferro  Central do Brasil, na altura do número 1.3333.

No dia 12 de maio de 1954, de acordo com o Decreto Lei Nº 58,  é registrado o projeto de loteamento do Recreio dos Bandeirantes, no 9o. Registro de Imóveis sob o número 249. A área foi loteada pela empresa Recreio dos Bandeirantes Imobiliária s.a., que anunciava a venda de lotes a partir de Cr$ 150 mil, com pagamento facilitado em até 10 anos.

Em maio de 1954, são iniciadas as obras de alargamento da Avenida Oswaldo Cruz, com a  diminuição do refúgio existente.

No dia 16 de outubro de 1954, as avenida Oswaldo Cruz e Rui Barbosa passam a operar no regime de mão única.

No dia 23 de novembro de 1954, inauguração do estádio do Maracanãzinho.

No dia 31 de dezembro de 1954, é realizada a solene Missa Campal do Congresso Eucarístico,  no aterro da Enseada da Glória. 

Construção da estrada Bispo - Sumaré.

Conclusão do viaduto do Galeão, na Avenida Brasil, na saída da Ilha do Governador.

Construção das dependências do 7º Distrito Federal de Estradas de Rodagem, no início da rodovia Presidente Dutra, em Parada de Lucas.

Implantação do novo projeto paisagístico do Largo do Machado, de autoria de Burle Marx.

Inauguração do cinema Imperator, no Meyer, com 2.500 lugares, na época considerado o maior da América Latina.

Novo período de racionamento de energia elétrica.

Entrega da passagem subterrânea de pedestres, na avenida Presidente Vargas, entre o Campo de Santana e o Ministério da Guerra, fechada em março de 1973, para as obras do Metrô. As obras foram iniciadas em 1973.

Início da construção da segunda pista da estrada do Galeão, e também da segunda ponte entre o continente e a Ilha do Fundão. A ponte é aberta ao tráfego somente em 1971. 

Estreitamento do canteiro central da Praia do Flamengo, construído na época de Pereira Passos, para alargamento das pistas de rolamento, dentro do plano de melhoramentos da ligação Copacabana – Centro, na qual o Park-way da Praia de Botafogo, o Túnel do Pasmado e a duplicação do túnel do Leme já estavam executados.

Início da obra de duplicação da Avenida das Bandeiras, atual Avenida Brasil, no trecho entre o trevo das Missões e a Via Dutra.

Em Copacabana, seguindo a tendência modernista de destruição da paisagem urbana, é lançado o Edifício Richard, com 500 apartamentos, situado na Rua Barata Ribeiro, 200. Mais tarde o edifício passa a ser conhecido como o “200”.

Em 1954, o Estado do Rio de Janeiro contava com 1.230 Km de rodovias pavimentadas, sendo 590 Km de rodovias federais e 640 Km de rodovias estaduais.

Pavimentação de Rodovias no Estado do Rio de Janeiro

Ano Extensão (Km)

1951
1952 24,4
1953 35,65
1954 23

Obras de alargamento das pistas da Praia do Flamengo em 1954

Praia do Flamengo com as pistas já alargadas sobre o canteiro central, em 1954.

1955
Inauguração do terminal de ônibus da Avenida Erasmo Braga, no centro da cidade, em local antes reservado à construção de edifícios comerciais. Mais tarde no mesmo local será construído o edifício garagem e terminal Menezes Cortes.

Início das obras de pavimentação da Avenida Litorânea, entre a Barra da Tijuca e o Recreio dos Bandeirantes.  

No dia 7 de janeiro de 1955, a Avenida Atlântica volta a funcionar no regime de mão dupla, após a conclusão de obras que estavam sendo realizadas na Avenida.

No dia 22 de março de 1955, inauguração do viaduto do trevo das Missões,  no cruzamento da avenida Brasil com a rodovia Washington Luiz (Rio-Petrópolis).

No dia 24 de abril de 1955, início da construção do viaduto de Deodoro, em pista dupla, na Avenida das Bandeiras, atual avenida Brasil. No mesmo ano é iniciada a construção do viaduto de Campo Grande, com 380 metros de extensão, sobre o leito da linha  férrea, na altura da Rua Gramado. Em 1959, o viaduto passa a  se chamar Prefeito Alim Pedro.

No dia 17 de maio de 1955, o Prefeito do Distrito Federal aprova a Concorrência Pública para a pavimentação de um trecho de 9 km da Avenida das Bandeiras, entre a Estrada de Camboatá, em Deodoro, e a Rua Cariri, em Bangu. A pavimentação desse novo trecho conclui a ligação da Avenida das Bandeiras até Bangu.

Entre os dias 14 e 24 de julho de 1955, realização do Congresso Eucarístico Internacional no Aterro do Flamengo.

No dia 17 de julho de 1955, inauguração do campus da Gávea da Pontifícia Universidade Católica - PUC, na Gávea.

No dia 4 de agosto de 1955, inauguração do viaduto das Paineiras, sobre a Estrada de Ferro Corcovado.

No dia 6 de setembro de 1955, inauguração de um viaduto na estrada Marechal Alencastro, em Deodoro.

Em outubro de 1955, começam a ser vendidos os primeiros lotes do Jardim Vista Alegre, localizado às margens da Avenida Brasil, composto por 1.200 lotes. Na época já haviam 400 casas já construídas e habitadas.

No dia 28 de dezembro de 1955, é inaugurado o Supermercado Copacabana, localizado na rua Bolívar, 38, em frente à rua Aires Saldanha, com seções de mercearia, açougue, frios, laticínios, e verduras. 

No dia 9 de dezembro de 1955, início da construção do Conjunto Habitacional da Cruzada São Sebastião, no Leblon, para abrigar moradores removidos da favela do Pinto.

Em dezembro de 1955, preparando o início das obras do aterro do Flamengo, no trecho entre a Glória e o Morro da Viúva, é feita uma grande abertura na amurada do cais em frente ao Palácio do Catete, para a construção de um enrocamento, de onde prosseguiria o aterro da Glória em direção ao morro da viúva. 

O arquiteto Oscar Niemeyer projeto o edifício sede da Fundação Getúlio Vargas, na Praia de Botafogo. 

Início das transmissões da TV Rio. Instalação do relógio da Mesbla, no alto da torre da Loja da Rua do Passeio.

Início da construção do viaduto de Deodoro da avenida das Bandeiras, atual avenida Brasil, quando o tráfego da avenida das Bandeiras só estava liberado até Deodoro.

Estreia do filme Juventude Transviada, com James Dean.

Conclusão da elaboração do Plano Rodoviário e suas Interligações Urbanas, que previas, entre outras melhorias, a implantação dos seguintes trechos:

1º) Duplicação do trecho final da avenida Brasil e da avenida das Bandeiras, visando acabar com os engarrafamentos que ocorrem nas horas de maior movimento nos entroncamentos com a avenida das Missões e Via Dutra.

2º) Implantação do Anel Rodoviário, contornando o Maciço Carioca, composto basicamente pelas avenidas Brasil e Bandeiras no lado norte e pela avenida Litorânea a ser construída entre a Barra da Tijuca e Santa Cruz, no lado sul.

3º) Implantação de uma nova via de ligação entre a zona norte e zona sul através de túnel entre a rua Uruguai, na Tijuca, e a Gávea

4º) Implantação de uma via de ligação entre a praia de Botafogo e o cais do Porto, através do túnel Santa Bárbara, que na época ainda estava em construção.

5º) Viaduto da Perimetral, entre o aeroporto santos Dumont e a avenida Presidente Vargas;

6º) Nova via de ligação entre as ruas do Cattete e São Clemente.

O Plano teve suas bases lançadas em 1950, sendo desenvolvido pelo Conselho Rodoviário desde a sua criação em 1951.

Inauguração do estádio de remo da Lagoa.

Inauguração da rua Theodor Herzi, em Botafogo, localizada entre as ruas Barão de Lucena e Assunção.

Aterro da Glória em 1955

Foto – Park-way da Praia de Botafogo

Em abril de 1955, início da construção dos viadutos de Cintra Vidal e Cavalcanti.

1956
A Igreja cria a Cruzada São Sebastião com Dom Hélder Câmara como secretário-geral. O objetivo do órgão era elaborar uma pauta de direitos sociais para as favelas e exigir melhorias de infraestrutura. Meses depois é inaugurado no Leblon um conjunto habitacional homônimo. Pela primeira vez, os moradores de uma favela são transferidos para alojamentos nas proximidades do local que habitavam anteriormente. (Memória do Comércio). Em 1956 entra em vigor a Lei 2.874 “das Favelas”, proibindo durante dois anos o despejo de favelados, até a construção de unidades habitacionais populares pelo poder público. 

No dia 20 de janeiro de 1956, inauguração da Biblioteca Popular de Botafogo, na rua Farani, instalada num prédio construído em 1929.

No dia primeiro de abril de 1956, desembarca no Rio de Janeiro, para uma turnê de um mês  no Rio e São Paulo, a dama da canção francesa, Edith Piaf. No mesmo mês é inaugurado o salão de Helena Rubinstein em Copacabana, na Avenida Atlântica, ao lado do Copacabana Palace.

Em abril de 1956, é apresentado o plano de duplicação da avenida Atlântica sobre as areias da praia, gerando protestos dos moradores. Em contrapartida os técnicos da prefeitura incluíram no projeto o alargamento da faixa de areia.

Em julho de 1956, é lançado mais um prédio de apartamentos conjugados em Copacabana, o Edifício San Nicola, com 11 apartamentos por andar, localizado na rua Aires Saldanha, esquina com rua Miguel Lemos.

No dia 11 de agosto de 1956, com a presença do Prefeito Negrão de Lima, é inaugurado o terceiro supermercado da cidade em regime de auto serviço, pela empresa Distribuidora de Comestíveis – Disco, na rua Siqueira Campos número 89 em Copacabana. Em abril  de 1956 a cidade já contava com os supermercados “Peg e Pag” e “Su-Co”.

No dia 11 de outubro de 1956, o Prefeito Negrão de Lima assina vários decretos declarando de utilidade pública para fins de desapropriação diversos imóveis, entre eles o prédio de apartamentos da avenida Princesa Isabel, esquina com avenida Atlântica, necessário para execução do projeto de alargamento da Avenida Princesa Isabel.

No dia 17 de outubro de 1956, com a presença do prefeito Francisco  Negrão de Lima é realizada a cerimônia de início das obras do Elevado da Avenida Perimetral, a ser construído entre o Aeroporto Santos Dumont e a avenida Presidente Vargas.

Em outubro de 1956, é lançado o Conjunto Cidade de Copacabana, localizado na Rua Siqueira Campos, composto de Shopping Center, com 335 lojas,  estacionamento com 400 vagas, cinema, teatro, irgeja, salas comerciais, apartamentos  de 2 e 3 quartos, além de conjugados. 

No dia 7 de setembro de 1956, com a presença do presidente JK, inauguração do viaduto Ana Neri, sobre a linha férrea. A obra foi iniciada em 1946.

No dia 7 de setembro de 1956, entrega ao tráfego do viaduto de Deodoro, na avenida das Bandeiras, atual avenida Brasil. No mesmo dia, na região, são inaugurados os seguintes viadutos: Rio Acari, Camboatá, Escola de Motomecanização do Exército, “Stand” de Tiro, e Cancela Preta, além do trecho da avenida das Bandeiras entre Bangu e Deodoro.  Na época, o viaduto de Deodoro, com mais de 300 metros, era o mais extenso do Distrito Federal.

No dia 17 de dezembro de 1956, é inaugurado o supermercado Disco (Número 2),  no Leblon, na rua Ataulfo de Paiva, 669.    

No dia 30 de dezembro de 1956, é aprovado o novo projeto da Avenida Perimetral, em elevado.

Na década de 1950, o DER-DF pavimenta  algumas ruas da Barra da Tijuca para implantação de um novo circuito de corridas de rua, substituindo o da Gávea. O novo circuito, construído em 65 dias, tinha 4,5 km de extensão.

Abertura da segunda loja do Bob´s, em Ipanema, na Avenida Visconde de Pirajá, esquina com a Rua Garcia D´Ávila. Após o grande sucesso são abertas as lojas no Largo do Machado, Tijuca, Castelo e Largo da Carioca.

O arquiteto Lúcio Costa projeta o prédio da sede do  Jockey Club, localizado na Avenida Presidente Antônio Carlos. Em outubro de 1957 são assinados os contratos, com a Siderúrgica Nacional e a firma Christiani Nielsen, para a construção do prédio, incumbidas, respectivamente, da estrutura metálica e da edificação do empreendimento.

A cidade contava com cerca de 2,85 milhões de habitantes e 73 mil veículos. Os técnicos da Prefeitura já afirmavam que o tráfego da cidade estava estrangulado. Havia a necessidade de grandes obras, como o alargamento da Avenida Atlântica, o Aterro do Flamengo, além da abertura dos túneis Catumbi – Laranjeiras, Tonelero, Barata Ribeiro e  Sá Ferreira-Barão da Torre. 

Foto – Operação especial de trânsito na Praia do Flamengo, no horário de pico da manhã. Foto de 03/10/1956, Agência O Globo.
 
1957
Em 4 de novembro de 1957, início da demolição do Hotel Avenida e da Galeria Cruzeiro para a construção do edifício Avenida Central, concluído em 1961. As linhas de bondes da Zona Sul que faziam ponto final no interior do edifício, na Galeria Cruzeiro, já haviam sido transferidas para o novo abrigo construído no Largo da Carioca em 1939, logo batizado pela população de Tabuleiro da Bahiana.

No dia 3 de janeiro de 1957, início da ocupação dos primeiros apartamentos, do conjunto habitacional da Cruzada São Sebastião, no Leblon, de um total de 945 apartamentos. Na mesma época, na confluência da Avenida Ataulfo de Paiva com o  Jardim de Alá,  foi concluída a construção do Conjunto Habitacional dos Jornalistas.

No final de janeiro de 1957, é inaugurado o Posto de Serviços  Gulf Cantagalo, de propriedade da Empresa Nacional de Petróleo, localizado na Avenida Epitácio Pessoa, próximo ao Corte do Cantagalo. 

No dia 15 de março de 1957, seguindo decisão judicial, o prédio que até então abrigava o Restaurante-Boite Lido, no Posto 2 de Copacabana,  é desapropriado sendo transformado em escola pública.

Em março de 1957, são entregues as primeiras unidades do Edifício Rajah, na Praia de Botafogo 356-358, com 12 andares e  696 apartamentos.

No dia 24 de junho de 1957, no Aterro do Flamengo, início da construção do Monumento dos Pracinhas, inaugurado em 5 de agosto de 1960. Projetado pelos arquitetos Hélio Ribas Marinho e Marcos Konder Netto, escolhido em concurso público nacional.

No dia 22 de agosto de 1957, entra em vigor a Lei número 894, conhecida como a "Lei das Garagens", que trata da obrigatoriedade da construção de vagas de estacionamento nos novos empreendimentos imobiliários. Já nessa época, a escassez de vagas era um fato notório em muitas regiões da cidade.

No dia 29 de novembro de 1957, o Prefeito Negrão de Lima, anuncia, dentro de seu Plano de Obras, a construção de três novos túneis em Copacabana, o primeiro no final da Rua Barata Ribeiro, o segundo, no final da rua Tonelero, e o terceiro, entre o final da Rua Sá Ferreira e o início da rua Nascimento Silva, em Ipanema, que nunca foi construído.

No dia 11 de dezembro de 1957, a Prefeitura do Distrito Federal inicia a demolição do prédio da antiga boite Vogue, localizado na Avenida Princesa Isabel, destruído por um grande incêndio em 14 de agosto de  1955. A demolição inicia o alargamento da Avenida Princesa Isabel.

Construção do Núcleo Residencial para ex-combatentes da segunda-guerra mundial em Benfica, composto por 10 blocos de edifícios de 4 pavimentos.

A cidade conta com 63.750 automóveis licenciados.

Início da construção do elevado da Perimetral, no trecho entre o Aeroporto e a Candelária.

Construção das pontes sobre os rios Acari, Cabuçu e Rio Grande.

Conclusão das obras de alargamento e pavimentação com placas de concreto da estrada das Furnas, e da variante da Estrada das Paineiras.

Em 1957, início das obras de urbanização da avenida Brasil com o ajardinamento de seu refúgio central e pavimentação de seus refúgios laterais. Em outubro de 1957 a avenida das Bandeiras estava aberta até Bangu, na altura da rua Araquém, num trecho com 19,780 km, desde o trevo das Missões. Tinha pista dupla até a Via Dutra. O trecho Bangu-Mendanha estava em construção.

Em 1957, conclusão do primeiro viaduto do trevo de Bonsucesso no entroncamento da avenida Brigadeiro Trompowsky com a avenida Brasil, no acesso à Ilha do Governador, eliminando o cruzamento semaforizado existente.

O prefeito Negrão de Lima cria a Sursan – Superintendência de Urbanização e Saneamento, para acelerar o ritmo das obras públicas, incluindo os programas de saneamento e obras de tráfego urbano. (ver relação do plano de obras da Lei nº 899).

Um trecho de 20 km de extensão Avenida Sernambetiba, então conhecida como “Litorânea”, recebe um tratamento superficial, com uma capa de 3 cm de concreto asfáltico.

Em Copacabana, na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, é inaugurado o Restaurante e Salão de Chá Cirandinha, por imigrantes espanhóis, sendo fechado em 2016. No local, em 2017, é inaugurado o Supermercado Diamante.

1958
No dia 29 de janeiro de 1958, início das obras de instalação da refinaria de Duque de Caxias.

Em julho de 1958, é inaugurada a Rodovia Miguel Couto Filho, entre as localidades de Parada Modelo, em Magé,  e Nova Friburgo, com 84 km pavimentados. Na época ainda faltava asfaltar, a cargo do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem, o trecho de 32 Km,  entre Parada Modelo e a Rodovia Rio-Petrópolis.

Em julho de 1958, em Niterói, é lançado o Edifício Hawaí, com 4 andares, um dos primeiros prédios de apartamentos conjugados do bairro de Charitas,  localizado na rua Leonel Magalhaes.

No dia 21 de setembro de 1958, inauguração do viaduto Prefeito Negrão de Lima, em Madureira, com 1.065 metros de extensão, incluindo rampas de acesso. Na época , além de ser o mais extenso da cidade, era o maior da América do Sul em concreto protendido.

Em dezembro de 1958, é concluída a construção do viaduto prefeito Alin Pedro em Campo Grande, sobre a linha férrea da Estrada de Ferro Central do Brasil, substituindo duas cancelas existentes, próximas da estação Campo Grande.

Inauguração da elevatória de esgotos André Azevedo, na rua Francisco Sá em Copacabana.

Inauguração da primeira etapa do Museu de Arte Moderna - MAM, no Parque do Flamengo, cuja obra foi iniciada em 1953.

O Distrito Federal conta com 103.358 veículos emplacados, sendo 72.238 automóveis, 1.410 ônibus e 2.356 lotações.

Início da construção da primeira etapa do elevado da Perimetral, entre o Aeroporto Santos Dumont e a Candelária.

Início da construção do Pavilhão de São Cristóvão, projeto do arquiteto Sergio Bernardes, sendo entregue em 1960.

Construção do conjunto residencial Vila Izabel, pelo Departamento de Habitação Popular do Distrito Federal - D.H.P.

No final do ano de 1958, conclusão da estrada do Contorno de Petrópolis, com 27,7 km de extensão, entre o entroncamento do Grinfo até Bonsucesso (Km 57 da Rodovia União e Indústria), com dois túneis totalizando 318 metros de extensão.

Conclusão do Hospital da Lagoa, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

Inauguração do hotel Lancaster Othon, na avenida Atlântica.

O DER-DF inaugura sua nova usina de asfalto, em Parada de Lucas.

Inauguração da primeira lanchonete Bob's do bairro da Tijuca.

Aprovação do projeto da Avenida Guanabara, a ser construída nas margens da baía de Guanabara, aliviando o tráfego da Avenida Brasil.

Conclusão da Estrada da Barra da Tijuca, da Variante das Paineiras (Estradas da Canoas), e trecho da Estrada dos Bandeirantes, entre os quilômetros 24 e 27.

Em 1958, conclusão da obra de implantação dos refúgios laterais na avenida Brasil, no trecho entre o Caju e o acesso à avenida Brigadeiro Trompowsky. No mesmo ano a avenida das Bandeiras alcança Campo Grande.

Em 1958 são entregues ao tráfego três trechos da avenida Radial Oeste, o primeiro entre a rua Mata Machado e o braço do rio Joana, o segundo, entre as ruas Pará e Paraíba, e o terceiro, entre as ruas Teixeiras Soares e General Canabarro.

Em 1958, na Exposição Internacional de Bruxelas, o projeto do Pavilhão de São Cristóvão, de autoria de Sérgio Bernardes e Paulo Fragoso (estrutura), ganha o 1º Prêmio de Arquitetura e Estrutura. O pavilhão foi inaugurado em 1959 e foi o maior pavilhão de exposições da cidade até a inauguração do Rio Centro em 1977.Em 2003 passou a abrigar a Feira de São Cristóvão.

Em 1958, é demolido o prédio do Hotel Avenida, localizado na esquina das avenida Rio Branco e Almirante Barroso. No mesmo ano foi demolido o belo Teatro Phoenix na Avenida Almirante Barroso.

Em 21 de setembro de 1958 é inaugurado o Mercado São Judas Tadeu em Piedade.


Arrasamento do Morro de Santo Antônio
Revista da Semana, 20/12/1958


1959
Em 30 de janeiro de 1959, entrega de uma pista provisória, a "Variante do Aterro", ligando a Praia do Flamengo, na altura da rua Ferreira Viana,  diretamente à avenida Antônio Carlos. No dia 13 de julho é inaugurado o prolongamento até a Rua Dois de Dezembro. Mais tarde a pista é estendida até a rua Payssandu, e em seguida até a avenida Oswaldo Cruz.

Vídeo – Primeira pista expressa provisória aberta em janeiro de 1959

No dia 30 de janeiro de 1959, o Departamento de Estradas de Rodagem da Prefeitura do Distrito Federal apresenta o plano de implantação do Anel de Contôrno, uma rodovia de 140 km em torno do Distrito Federal.  O anel já tinha 84 km concluídos, englobando as avenidas das Bandeiras, Brasil, Rodrigues Alves, Beira-Mar, Atlântica, Delfim Moreira e Niemeyer.

No dia 31 de janeiro de 1959, inauguração da avenida Chile, após o desmonte do Morro de Santo Antônio. O volume do desmonte permitiu que fosse quase completado o aterro da Praia do Flamengo e da curva do morro da Viúva.

Avenida Chile no dia 19/08/1959. Acervo O Globo. 

No dia 15 de junho de 1959, é inaugurada a nova loja  da Adonis de Copacabana,  localizada na Avenida Nossa Senhora de Copacabana.

No dia 6 de julho de 1959, inauguração da Ponte Área Rio-São Paulo.

No dia 11 de julho de 1959, inauguração de nova ponte no “quadrado” da Urca.

No dia 13 de julho de 1959 é inaugurada a segunda etapa da pista expressa provisória do Aterro do Flamengo, a partir da Rua Dois de Dezembro. 

Em julho de 1959, entrega ao tráfego da passagem superior do túnel do Pasmado, eliminando o perigoso cruzamento da saída do túnel com a rua General Severiano.

No dia primeiro de agosto de 1959, inauguração da Rodovia Rio - Teresópolis, com a presença do Presidente Juscelino Kubitschek.

No dia 20 de agosto de 1959, é inaugurado o Cine Ópera, na Praia de Botafogo, com 1.600 lugares. Em 1977 o cinema é reformado e dividido em duas salas. Fechou definitivamente  em 3 de março de 1994.

Em setembro de 1959, é lançado o Edifício Reverie, no Leblon, com apartamentos de 1 e 3 quartos e garagem subterrânea, localizado na Rua Bartolomeu Mitre, 553, esquina com a rua Dias Ferreira.

No dia 27 de outubro de 1959, inauguração do Mercado de Coelho Neto. No dia seguinte, com a presença do presidente JK, é inaugurada as novas instalações do Mercado de Madureira.

Em novembro de 1959, é iniciada a construção da segunda pista definitiva do aterro do Flamengo. O trecho, com 2,4 km de extensão,  entre o Morro da Viúva e o Castelo é inaugurado no dia 28 de novembro de 1960.

Entrega do conjunto residencial "Jardim Sulacap", no Campo dos Afonsos, com 850 casas e prédio comercial com 20 lojas e 20 apartamentos, sendo um empreendimento da Sul América Capitalização.

Início das transmissões da TV Continental.

Conclusão das rampas de acesso ao viaduto Negrão de Lima em Madureira, entregue ao tráfego em 1958.

Em 1959, o imigrante italiano Francesco Leta abre a primeira loja da futura rede de Supermercados Zona Sul, na Avenida Visconde de Pirajá, esquina com a rua Teixeira de Melo.

Outras Obras Rodoviárias concluídas em 1959

Ponte sobre o Rio Grande, em Jacarepaguá
Ponte sobre o canal do Rio das Tintas, em Bangu
Viaduto sobre a Estrada dos Sete Riachos, na avenida das Bandeiras
Ponte sobre o canal longitudinal, na avenida Brasil.
Estrada do Redentor, no trecho a partir o Hotel das Paineiras.
Estrada do Sumaré
Refúgio central da avenida Brasil, no trecho da avenida New York – viaduto do Galeão
Refúgios laterais da avenida Brasil, no trecho Ponte do Rio Faria – viaduto do Galeão
Pistas laterais da avenida Brasil,, no trecho rua Lobo Junior – trevo das Missões.
Duplicação da estrada do Galeão
Estrada do Timbó
Segunda Pista da avenida das Bandeiras, no trecho entre Via Dutra-Coelho Neto
Rua lateral na avenida das Bandeiras, no trecho Missões – Viaduto Parada de Lucas
Estrada da Água Branca
Avenida dos Italianos
Parte da estrada dos Bandeirantes
Estrada do Gabinal
Avenida das Bandeiras, parte do trecho Bangu – Mendanha, entre as estacas 1.629 e 2.039
Avenida da Bandeiras, parte do trecho Mendanha–antiga Rio-São Paulo, entre as estacas 2.145 e 2.330

Obras rodoviárias iniciadas em 1959:

Trecho final do Contorno da Lagoa Rodrigo de Freitas
Abertura da segunda pista da avenida Princesa Izabel
Viaduto da rua Lobo Junior
Viaduto sobre a rua Propícia
Ponte sobre o rio dos Cachorros na avenida das Bandeiras
Viaduto sobre a rua 54 do loteamento da Fazenda do Pedregoso
Viadutos sobre a estrada da Dona Júlia e do Pedregoso,  na avenida das Bandeiras.
Duplicação da avenida Leopoldo Bulhões
Avenida das Bandeiras, no trecho estrada Mendanha – antiga Rio-São Paulo.
Restauração do ajardinamento do refúgio central da avenida Brasil, no trecho Km 0 – Km 8. 
Reconstrução de trecho da estrada das Canoas, atingido pelo desmoronamento de uma muralha da estrada da Vista Chinesa

Foto – Pista provisória do Aterro do Flamengo em fevereiro de 1959. Revista O Cruzeiro
Foto – Aterro do Flamengo em 15/06/1959. Acervo O Globo.
Foto – Conjunto Habitacional IAPC, no Irajá, em construção

1960
A cidade do Rio de Janeiro conta com 3,3 milhões de habitantes, sendo 556 mil na zona sul e 335.063 favelados.

A ocupação do bairro de Copacabana, intensificada na década de 1920 com os primeiros “arranha-céus”,  já se encontra praticamente saturada em 1960. 

Obras de alargamento do último trecho da Avenida Princesa Isabel em 28/01/1960. Acervo O Globo. 

No dia 4 de janeiro de 1960, a antiga praia do Flamengo, uma estreita faixa de areia da época do primeiro aterro do período Pereira Passos é aterrada para a construção de mais uma etapa do Aterro  do Flamengo.

No dia 20 de janeiro de 1960, inauguração do alargamento parcial da Rua das Laranjeiras.

No dia 30 de janeiro de 1960, com a presença do presidente JK, é inaugurado o prolongamento de 850 metros de extensão da primeira pista expressa do aterro,  ainda com pavimento provisório, entre a rua Dois de Dezembro e a Avenida Oswaldo Cruz, com uma ramificação para a Avenida Rui Barbosa, construída em julho,  totalizando então 3,5  km de extensão de pista expressa  até a Avenida Antônio Carlos. Em janeiro é iniciada a construção da segunda pista,  já com pavimento definitivo. A primeira  pista funcionava com mão de direçao reversível, conforme o horário de maior movimento.

No dia 31 de janeiro de 1960, inauguração do túnel Sá Freira Alvim (Rua Barata Ribeiro), com 326 metros de extensão, no bairro de Copacabana, eliminando o tradicional congestionamento de veículos do trecho da avenida Nossa Senhora de Copacabana, entre as ruas Sá Ferreira e Miguel Lemos, que operava em mão-dupla. Prosseguia a obra de alargamento da rua Raul Pompéia até a rua Francisco Otaviano. A entrega do túnel representa a primeira das grandes obras, incluídas no plano da Lei N° 899, concluída pela Sursan. No mesmo ano é iniciada a obra do túnel da rua Tonelero.

Em março de 1960, parte da pista construída no Aterro do Flamengo, entre as avenidas Oswaldo Cruz e Antônio Carlos, já tinha sido construída em caráter definitivo, estando em andamento as obras de implantação das pistas restantes.

No dia 21 de abril de 1960, transferência da capital da República para Brasília. O Rio de Janeiro deixa de ser a capital da república.

Aterro do Flamengo em  07/07/1960.  Acervo O Globo.

Nos dia 5 e 6 de maio de 1960, poucos meses depois do Golpe de Estado em Cuba, o ditador comunista Fidel Castro, em visita oficial ao Brasil,  é recebido como herói pelas autoridades políticas e imprensa no Rio de Janeiro.  

No dia 15 de julho de 1960, é inaugurado o alargamento da Rua Farani, visando atender ao futuro fluxo do Túnel Santa Bárbara.

No dia 17 de julho de 1960, é inaugurada a estação de tratamento de esgoto da Penha.

Em julho de 1960, início das obras de construção da primeira passagem subterrânea do aterro, em frente à rua Tucuman.  

No dia 5 de agosto de 1960, entrega solene do Monumento dos Pracinhas, no aterro da Glória. No mesmo dia é inaugurada a avenida Infante Dom Henrique V, ainda inacabada, faltando receber uma camada de concreto asfáltico. A nova avenida, localizada no aterro da Glória, era a primeira pista de alta velocidade, localizada junto à avenida Beira Mar.

No dia 14 de novembro de 1960, com a presença do presidente JK, inauguração da primeira etapa do viaduto da Perimetral, entre o Aeroporto Santos Dumont e a Candelária. Para a construção do viaduto foi necessária a demolição do prédio do Lóide Brasileiro e parte do Clube da Aeronáutica, além de parte do Mercado Municipal. No dia 19 de janeiro de 1962, sob o viaduto, com a presença do Governador Lacerda, é inaugurada a avenida Alfredo Agache, no trecho entre o Aeroporto e a Praça XV.

No dia 22 de outubro de 1960, início da destruição da pista de alta velocidade provisória do aterro do Flamengo de 3 km de extensão e custo de 12 milhões de cruzeiros, inaugurada em 30 de janeiro de 1959. O serviço também incluía a demolição de um viaduto, também considerado provisório pela SURSAN. O material foi aproveitado na sub-base das novas pistas paralelas definitivas.

No dia 15 de novembro de 1960, inauguração do Museu da República, no Palácio do Catete.

Em 5 de dezembro de 1960, Carlos Lacerda foi empossado como primeiro governador do recém-criado Estado da Guanabara.

Nessa época a Rodoviária Mariano Procópio já era pequena para atender ao movimento de ônibus.

Inauguração do Mercado São Sebastião, na Avenida Brasil. 

Alargamento do corte da rua Farani.

Abertura do primeiro trecho da avenida Radial Oeste, entre a praça da Bandeira e a avenida Maracanã.

No final de 1960, são concluídos os primeiros jardins do aterro do Flamengo, na Glória, junto ao Monumento dos Pracinhas. No verão de 1960/61 é também entregue a praia artificial do Flamengo.

O DNER constrói na estrada Rio-Petrópolis, no Grinfo, o belvedere, uma construção de formato circular, logo apelidada pela população de “pires voador”.

As estatísticas davam conta da existência de 2.595 estabelecimentos comerciais atacadistas e 36.150 dedicados ao comércio de varejo, além de 200 feiras livres. 

Instalação do primeiro computador do país, na Pontifícia Universidade Católica - PUC, modelo Burroughs 205, que funcionava a válvulas, processando as informações a partir de fitas perfuradas

Conclusão do alargamento da avenida Princesa Isabel, em Copacabana.

Surgem as carrocinhas de cachorro quente da Geneal.


O Globo, 17/06/1959, p.3


Em 1960, é entregue mais um prédio de apartamentos conjugados no bairro do Flamengo, na rua Ferreira Viana 56, ao lado do Hotel Ferreira Viana.


REFERÊNCIAS: 

BRASIL. Características Sociais e Demográficas do Estado da Guanabara. IBGE – Conselho Nacional de Estatística, 1966. 

CRULS, Gastão. Aparência do Rio de Janeiro. Volume 2. 1949

RIO DE JANEIRO. DER-DF, 10 Anos de Realizações. 1958

Regulamentados as construções e o trânsito de veículos em Paquetá. 1950, novembro, 23. Diário da Noite. Página 2.

Nasce uma favela no Leblon. O Globo. 1955, julho, 18. Página 12,

Revista da Directoria de Engenharia

Revista Rodovia

Revista do Clube de Engenharia

Riotur - Empresa de Turismo do Rio de Janeiro. O Rio de Janeiro e sua Arquitetura.1989.

Revista Urbanismo e Viação. 1940

Prefeitura do Distrito Federal, Julho de 1937 a Julho de 1940.

Início das obras da grande artéria central. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 18 outubro 1956. Primeiro caderno, p.14.

De marrêta em punho o prefeito começou a demolir o Vogue. O Globo. 1957, dezembro, 12, Matutina, Geral, página 1.

Estabelecida desde ontem a mão única na avenida Rui Barbosa. O Jornal. Rio de Janeiro. 10 outubro 1952. p.8.

Alargamento da Avenida Mangue. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 13 fevereiro 1953. p.9.

Desapropriações em várias zonas. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 11 outubro 1956. p.11.

Inauguração de um hotel de grande luxo. O Jornal. Rio de Janeiro. 2 agosto 1951. p.6.