Histórico
O serviço de bondes foi praticamente extinto, restando apenas duas linhas no bairro de Santa Teresa, enquanto foi dado prosseguimento, com pesados investimentos, aos projetos de construção de túneis, viadutos e vias expressas, como os túneis Rebouças, Santa Bárbara, o Aterro do Flamengo e a Autoestrada Lagoa-Barra.
A década de 1960 marca também o período de remoção de algumas favelas da Zona Sul. A Barra da Tijuca, considerada a terra da esperança, onde o mundo acabava, consolidou-se com centro de recreio, longe de se transformar numa alternativa de moradia em função das dificuldades de acesso.
1960
Inauguração do monumento dos Pracinhas no Aterro do Flamengo.
As estatísticas davam conta da existência de 2.595 estabelecimentos comerciais atacadistas e 36.150 dedicados ao comércio de varejo, além de 200 feiras livres.
Instalação do primeiro computador do país, na Pontifícia Universidade Católica - PUC, modelo Burroughs 205, que funcionava a válvulas, processando as informações a partir de fitas perfuradas.
Duplicação do corte da rua Farani, aberto na década de 1910. Uma parte dos jardins do Palácio Guanabara são demolidos em outubro de 1960, enquanto uma parte das arquibancadas do Fluminense são demolidas somente em agosto de 1961.
Tombamento da Igreja Matriz de São João Batista, localizada no município de Itaboraí.
Um edifício de apartamentos, com 12 andares, antes de ser habitado, desaba na rua Figueiredo Magalhães.
Em 1960, a cidade do Rio de Janeiro contava com 3,3 milhões de habitantes, sendo 556 mil na zona sul, e população total de 335.063 favelados, ou seja, cerca de 10% da população do Município. A ocupação do bairro de Copacabana já se encontrava praticamente saturada.
No dia 27 de janeiro de 1960, é realizada a primeira tentativa de detonação do esqueleto de um prédio de 10 andares, para as obras de alargamento da Avenida Princesa Isabel.
No dia 31 de janeiro de 1960, inauguração do túnel Sá Freira Alvim, na rua Barata Ribeiro em Copacabana, com 326 metros de extensão, eliminando o tradicional congestionamento da Avenida Nossa Senhora de Copacabana, no trecho entre as ruas Sá Ferreira e Miguel Lemos, que operava em mão-dupla.
No dia 31 de janeiro de 1960, é concluída a duplicação da Avenida Princesa Isabel, com a entrega da nova pista entre as avenidas Atlântica e Nossa Senhora de Copacabana.
No dia 31 de janeiro de 1960, com a presença do presidente da república, é inaugurado o trecho rua Dois de Dezembro – Avenida Oswaldo Cruz da pista expressa do Aterro do Flamengo, com 850 metros de extensão.
No dia 16 de fevereiro de 1960, inauguração da primeira loja do supermercado Sendas, em São João de Meriti.
Em abril de 1960, após acordo entre o DER-GB e o DER, é lançado o projeto de construção da rodovia Rio-Santos, partindo do Leblon.
Em 21 de abril de 1960, criação do Estado da Guanabara, após a transferência da capital da república para Brasília.
No dia 30 de abril de 1960, com a presença do Governador Carlos Lacerda, é inaugurada a primeira etapa das obras da construção da sede do Banco Estadual da Guanabara (BEG), localizada na confluência da Avenida Nilo Peçanha com a rua México.
No dia 29 de maio de 1960, é inaugurada a nova pista da Rodovia Rio -Petrópolis, com 41 km de extensão, entre a Fábrica Nacional de Motores e Bonsucesso, o equivalente à duplicação de todo o trecho da Serra do Mar.
Em agosto de 1960, a SURSAN lança o projeto de alargamento da Avenida Atlântica, cujas obras foram iniciadas somente em 1969.
Em julho de 1960, encontrava-se avançada a obra de construção de uma pista de 14 metros, de “padrão estadunidense”, no aterro do Flamengo, permitindo a operação de duas faixas de circulação por sentido, aliviando o tráfego da Praia do Flamengo, já congestionada nos horários de pico. No dia 5 de agosto, com a presença do presidente JK, é inaugurada a pista entre as avenidas Rio Branco e Oswaldo Cruz, sendo nomeada de Avenida Infante Dom Henrique.
No dia 17 de julho de 1960, é inaugurada a Estação de Tratamento de Esgotos da Penha, considerada a maior da América do Sul.
Em junho de 1960, o Governo do Estado da Guanabara e o Fluminense, entram em acordo para a desapropriação parcial da sede do Clube, para o alargamento da rua Pinheiro Machado.
Em 19 de julho de 1960, o presidente JK inaugura a nova pista do aeroporto do Galeão, única da América do Sul com todas as recomendações da organização da aviação civil internacional, com 3,3 km de extensão e 45 metros de largura.
Em 22 de julho de 1960, entra em operação os novos trens de aço na linha Rio-Campos dos Goytacazes, da Leopoldina, operados pela RFFSA, com poltronas reclináveis, água gelada e restaurante. A viagem era feita em 6 horas, com tração a diesel. Na época a Leopoldina esperava também receber automotrizes do tipo “Litorina”.
Em 14 de outubro de 1960, início da demolição da estação das barcas da Cantareira de Niterói, na Praça Martim Afonso, após o incêndio do “quebra-quebra” de 22 de maio de 1959.
Em 14 de novembro de 1960, com a presença do presidente da república, Juscelino Kubitschek, é inaugurada a primeira etapa do Viaduto da Perimetral, ligando a Avenida General Justo á Avenida Presidente Vargas.
Em 2 de dezembro de 1960, inauguração da segunda pista de alta velocidade (P-2) do Aterro do Flamengo, ligando a Avenida Rui Barbosa à Cinelândia, no sentido Centro. A Pista P-1 passa então a operar, em caráter definitivo, no sentido Botafogo. Na mesma ocasião são inauguradas as passagens inferiores para pedestres em frente às ruas Tucuman e Dois de Dezembro.
Em 5 de dezembro de 1960, Carlos Lacerda foi empossado como governador do novo estado da Guanabara.
No final do ano de 1960, inauguração da primeira etapa do viaduto da Perimetral, entre o Aeroporto Santos Dumont e a Candelária.
Campos de Pouso em 1960
Santos Dumont 2º mais movimentado do país
Galeão Pista de 2.268 metros
Manguinhos Associação de Aeroclube e Aeromodelismo
Santa Cruz Militar
Campo dos Afonsos Militar
1961
Em janeiro de 1961, criação de três administrações regionais - Lagoa, São Cristóvão e Campo Grande. Mais tarde foram criadas outras 18, compondo um total de 21 regiões administrativas.
No dia 20 de janeiro de 1961, lançamento da pedra fundamental do Riviera Country Club, na Avenida Sernambetiba, Barra da Tijuca.
Em janeiro de 1961, a Sursan inicia as obras de construção da nova adutora de Guandu, com 36,4 Km de extensão, visando solucionar o problema de abastecimento de água até 1970.
No dia 28 de fevereiro de 1961, início da operação de mão única na Avenida Atlântica no horário do rush, por determinação do Coronel Ferreira Magalhães.
Em fevereiro de 1961, sem nenhum controle por parte das autoridades, foi fundada uma nova favela na Avenida Brasil, na confluência da Avenida Brigadeiro Trompowsky, no acesso à Ilha do Governador.
Em 4 de março de 1961, inauguração do novo prédio da Embaixada dos Estados Unidos, na Avenida Presidente Wilson.
No dia 22 de maio de 1961, inauguração do Edifício Avenida Central, na Avenida Rio Branco, com 34 pavimentos, construídos no terreno do antigo Hotel Avenida, da Galeria Cruzeiro, demolido em 1957.
Em 6 de julho de 1961, foi criado o Parque Nacional da Floresta da Tijuca.
Em 31 de julho de 1961, foi inaugurada a filial de Niterói da loja de departamentos Mesbla, junto às Barcas.
Em julho de 1961, foi inaugurado o prédio da Faculdade Nacional de Arquitetura, na Ilha do Fundão.
Em 6 de agosto de 1961, inauguração do Jockey Club Guanabara, na Ilha do Governador, com arquibancadas com capacidade para até 8 mil pessoas.
Em 28 de agosto de 1961, foi inaugurada a sétima loja da rede de Supermercados Disco, no bairro da Abolição, na Avenida Suburbana, instalado no prédio do antigo Cinema Abolição.
Em setembro de 1961, foi concluída a construção do jardim localizado entre o Museu de Arte Moderna e o Monumento dos Pracinhas, no Aterro da Glória, do paisagista Burle Marx. Na mesma ocasião é entregue ao tráfego a pista número 3 do Aterro do Flamengo, no trecho entre o MAM e a Avenida Presidente Antônio Carlos, dando prosseguimento à Avenida Infante Dom Henrique. Em setembro de 1961, foi reiniciada a construção das pistas 3 e 4, entre as ruas Dois de Dezembro e Tucumã, incluindo a respectiva travessia de pedestres.
Em outubro de 1961, organização da Universidade do Estado da Guanabara - UEG.
Fechamento do Aeródromo de Manguinhos da Avenida Brasil.
A cidade conta com 157.772 veículos automotores licenciados.
Surge a favela do Canal das Tachas, no Recreio dos Bandeirantes, que contava com 86 barracos em 1971 e mais de 2.500 barracos em 1979. A favela ocupava parte dos imóveis do loteamento do Recreio dos Bandeirantes.
Em 1961, foram realizadas as seguintes obras no entorno da Lagoa Rodrigues de Freitas:
- Duplicação da rua Mário Ribeiro e abertura da rua Gilberto Cardoso na Gávea
- Elevação da pista da Avenida Borges de Medeiros
- Pavimentação da ponte da Avenida Epitácio Pessoa, em frente ao Clube Caiçaras
Em 1961, foram removidas as favelas do Monte Líbano, Hospital do Ipase e Pedra do Baiano.
Em 1961 foram iniciadas as primeiras sondagens para a construção do interceptor oceânico Glória – Leblon, e também do viaduto da Perimetral no trecho da Avenida Rodrigues Alves.
Em 1961, é concluída a pavimentação em pedras portuguesas entre o Museu de Arte Moderna e o Monumento dos Pracinhas.
Em 1961 foi concluída a ligação da Praça da Bandeira com a rua General Canabarro, pela Radial Oeste.
Construção da passagem subterrânea da estação ferroviária de Campo Grande.
1962
Em janeiro de 1962, o secretário de Viação do Estado da Guanabara autoriza a elaboração dos estudos de alargamento da Avenida Atlântica e aterro da praia de Copacabana. Os estudos são elaborados pelo Escritório de Engenharia Saturnino de Brito.
Em 5 de janeiro de 1962, foi inaugurado o Mercado São Sebastião, complexo atacadista de armazenamento e distribuição, estrategicamente localizado no entroncamento da Rodovia Rio - Petrópolis com a Avenida Brasil.
Em 19 de janeiro de 1962, foi inaugurada a Avenida Alfred Agache, ligando a Avenida Presidente Vargas à Avenida General Justo.
Em fevereiro de 1962, é inaugurada a 9ª loja da rede de Supermercados Disco, em Madureira, na rua Carolina Machado junto à estação.
Rede de Supermercados Disco
1 Copacabana Siqueira Campos, 97 1956
2 Leblon Ataulfo de Paiva, 669 1956
3 Botafogo Voluntários da Pátria, 224
4 Tijuca Conde de Bonfim, 326 (Praça Sáenz Pena)
5 Flamengo Marques de Abrantes, 102
6 Penha Braz de Pina, 250
7 Aboliçao Suburbana, 7.392 1961
8 Laranjeiras Laranjeiras, 218
9 Madureira Carolina Machado, 534 1962
Copacabana Nossa Senhora de Copacabana 1964
Em 5 de fevereiro de 1962, o ministro da Viação aprovou o convênio entre o DER-GB e o DNER para a pavimentação de um trecho de 24 quilômetros da BR-6 entre a Barra da Tijuca e Santa Cruz.
Em 9 de março de 1962, com as obras iniciadas em 1958, foi aberta ao tráfego a ponte rodoferroviária de 363 metros de extensão, sobre o Rio São Francisco, entre Santa Cruz e Itaguaí. No mesmo dia foi inaugurada a nova linha de ônibus entre as duas localidades.
Em março de 1962, foi inaugurado o viaduto da rua Vaz de Toledo, no Cachamby.
Em abril de 1962, foi invertida a mão de direção da Avenida Rainha Elisabeth para Ipanema, que passou receber linhas de ônibus e lotações até a rua Canning.
Em junho de 1962, foi criada a Superintendência de Urbanização e Saneamento - SURSAN.
Em 3 de setembro de 1962, inauguração da primeira linhas de trólebus, entre o castelo e a Avenida Rui Barbosa, a título experimental, antes da criação da CTC - empresa estatal responsável pela operação.
Em 4 de setembro de 1962, com a presença do governador do estado da Guanabara, inauguração do trecho da Avenida Radial Oeste entre o estádio do Maracanã e a rua São Francisco Xavier, com extensão de 600 metros, desapropriando os 495 barracos da favela do Esqueleto, transferidos para o conjunto residencial Nova Holanda em Bangu.
Lançamento da música Garota de Ipanema, de Antônio Carlos Jobim e letra de Vinícius de Moraes.
Início das obras de execução do Plano Viário do Governo Carlos Lacerda, com prioridade absoluta ao transporte individual, preterindo o transporte coletivo.
Início da construção do Túnel Rebouças, composto de dois trechos de galerias duplas, com 2.040 e 760 metros de extensão.
Início da perfuração do Túnel Major Vaz, na rua Tonelero em Copacabana.
Em 1962, foi concluída a demolição do Mercado Municipal da Praça XV, iniciada em 1958, após a construção da Avenida Perimetral.
Fundação da Sociedade de Amigos das Adjacências da rua da Alfândega (SAARA). Em 2005, era composta por 1.200 estabelecimentos comerciais, distribuídos em 13 ruas.
A Secretaria de Obras Públicas inaugura sua nova usina de asfalto, na Avenida Francisco Bicalho.
Em 14 de novembro de 1962, lançamento do centro comercial Meyer, na rua Dias da Cruz, considerado o primeiro shopping da Zona Norte.
Em 8 de dezembro de 1962, foi adotado o regime de mão única na rua do Catete, no trecho entre as ruas Pedro Américo e Corrêa Dutra, no sentido Centro, nos dias úteis, no horário das 7h às 17h. Exceto para os bondes que continuaram a circular em mão dupla.
Elaboração do projeto do Aterro do Flamengo, pelo arquiteto Affonso Eduardo Reidy.
Lançamento do projeto de uma via paralela à rua das Laranjeiras, no bairro de mesmo nome.
Inauguração do Centro de Abastecimento do Estado da Guanabara (CADEG), no bairro de Benfica, com 600 unidades comerciais, na época considerado um dos melhores do gênero no mundo, contando inclusive com escadas rolantes.
Em 1962, apenas 40% da população do município era servida por rede esgoto.
Favela do Esqueleto, localizada no entorno do estádio do Maracanã e na recém-aberta Avenida Radial Oeste. Foto de 1962.
1963
Entrega ao tráfego da primeira pista definitiva (externa) do aterro do Flamengo, entre a Avenida Oswaldo Cruz e o Centro da cidade. O plano de obras para esse ano previa a construção de 4 passarelas na altura da rua do Russel, e da implantação da pista interna para automóveis.
Em janeiro de 1963, com grande interesse de Carlos Lacerda, então governador do Estado da Guanabara, é apresentado o projeto de construção de edifício garagem de 14 andares sobre o terminal de ônibus Erasmo Braga, na esplanada do Castelo.
Em janeiro de 1963, inauguração do serviço de Discagem Direta à Distância - DDD, entre Niterói/São Gonçalo e o Rio de Janeiro, sem a interferência da telefonista, bastando discar o código "9" antes do número desejado no Distrito Federal.
No dia primeiro de janeiro de 1963, é adotado o regime de mão única na Avenida Atlântica, no trecho entre a rua Francisco Otaviano e a Avenida Princesa Isabel.
No dia 27 de janeiro de 1963, a cidade ganha sua primeira pista de kart, construída no interior do Motel Country Club Bandeirantes, na região do Recreio dos Bandeirantes, à margem da Rodovia Rio-Santos.
Em março de 1963, início da construção do primeiro trecho carioca da rodovia BR-6, ou rodovia federal Rio-Santos, integrante do projeto do anel rodoviário do Estado da Guanabara. A obra é iniciada pelo trecho da Avenida das Américas, com 18,6 km de extensão, compreendido entre os canais de Marapendi (Km 0) e Sernambetiba (km 18,6). A obra, além da pista simples asfaltada, incluía a construção de duas pontes, a primeira sobre o Canal de Marapendi (atual Downtown), com 80 metros de extensão e 14 metros de largura, a segunda, sobre o Canal de Sernambetiba, com 146 metros de extensão e 14 metros de largura. Essa última contando com vão central de 65 metros, era na época o maior vão livre da Guanabara. Em outubro já se encontrava aberto o primeiro trecho de 5 km, faltando no entanto a pavimentação de concreto asfáltico. No dia 10 de dezembro são recebidas as propostas das firmas interessadas na construção da Ponte do Canal de Sernambetiba. Em junho de 1964 a estrada já aberta ao tráfego até o Recreio dos Bandeirantes, contava com 7 km de pista asfaltada e mais 4 preparados para receber a pavimentação. Em fevereiro de 1965, a estrada contava com 12 km de pista asfaltada, faltando apenas a pavimentação de trecho de 6 km até o canal de Sernambetiba, finalizando a primeira etapa de construção da Rodovia Rio-Santos no Estado. Em fevereiro de 1965, as duas pontes ainda estavam em construção. O trecho carioca da Rodovia Rio-Santos, com o total de 49 km, compreendia o trecho entre o Canal de Marapendi e Santa Cruz, onde se entronca com a Avenida Brasil (BR-1).Em fevereiro de 1965, o trecho de 30 km da Rodovia entre o Canal de Sernambetiba e Santa Cruz estava apenas planejado.
Construção do primeiro trecho da Rodovia BR-6 ( Rio – Santos), na Barra da Tijuca, em 1963. Em novembro é aberta a concorrência para a construção do segundo trecho, entre o Km 5,8 e o canal de Sernambetiba, no Km 18,6, numa extensão de 12,8 km.
No dia 13 de abril de 1963, o Quitandinha de Petrópolis deixa de ser hotel sendo transformado no "Country Club", com área de 100 mil metros quadrados, 3 piscinas, pista de patinação no gelo, aquecimento central, termas e quadras de esporte.
No dia 21 de abril de 1963, inauguração do túnel Major Rubem Vaz, entre as ruas Tonelero e Pompeu Loureiro, no bairro de Copacabana, com 293 metros de extensão e 18 metros de largura.
Em abril de 1963, conclusão da pavimentação do último trecho da Rodovia Rio-Bahia (BR- 4).
Em abril de 1963, início das obras de duplicação da Via Dutra, no trecho entre o entroncamento da antiga Rodovia Rio-São Paulo, na localidade de Viúva Graça, em Seropédica, até a raiz da Serra das Araras, com 10 km de extensão. O trecho de 8 Km da serra das Araras já se encontrava duplicado desde janeiro último. Até então a Via Dutra só contava com 116 km de pista dupla, sendo 70 Km no trecho São Paulo – Jacareí e 46 km no trecho Guanabara – Viúva Graça, em Seropédica.
Em abril de 1963, a cidade sofre com cortes no fornecimento de energia elétrica.
No dia 24 de abril de 1963, a Avenida Atlântica é reaberta ao tráfego, após a maior ressaca de sua história.
No dia 21 de abril de 1963, realização de plebiscito "Deve o Estado da Guanabara ser dividido em municípios ?"
No dia 30 de abril de 1963, abertura de concorrência para construção de nova ponte entre o continente e a ilha do fundão.
No dia 18 de maio de 1963, início das filmagens externas do filme "O Homem do Rio", com Jean Paul Belmondo.
No dia 20 de maio de 1963, circulam os últimos bondes da zona sul, nas linhas dos bairros do Flamengo, Laranjeiras e Cosme Velho.
Em maio de 1963, realização de concorrência pública para construção de defesa na Avenida Niemeyer a fim de se evitar os constantes desastres com veículos que se lançavam no abismo.
Em maio de 1963, a maior rede de supermercados de São Paulo, o Peg Pag, inaugura sua primeira loja na cidade, na Avenida Visconde de Pirajá 256.
Em maio de 1963, conclusão da remoção dos moradores da favela Bom Jesus na Penha, para o Conjunto Vila Aliança em Bangu.
Em maio, lançamento do edifício comercial Catete Center, na rua do Catete, esquina com rua Almirante Tamandaré.
Em maio de 1963, abertura de concorrência para construção de pista de aeromodelismo no aterro do Flamengo.
Em maio de 1963, apenas 800 metros do túnel Rebouças se encontravam perfurados.
No dia 30 de maio de 1963, inauguração do Mercadão de Madureira, na Avenida Ministro Edgard Romero.
Em maio de 1963, é aberto ao tráfego a nova pista interna da Praça Santos Dumont, construída para receber o ponto final da linha de trólebus Castelo-Gávea, inaugurada no mesmo mês.
No dia primeiro de junho de 1963, inauguração do Country Club na Tijuca.
No dia 6 de junho de 1963, fim do regime de mão dupla nas ruas São Clemente e Voluntários da Pátria, que passam a operar em mão única, em binário, a primeira no sentido Humaitá e a segunda no sentido Praia de Botafogo.
Em junho de 1963 aguardava-se a conclusão das obras de instalação do “grande interceptor oceânico” para que fosse iniciada a construção das pistas de alta velocidade, definitivas, do aterro do Flamengo.
Em junho de 1963, a firma Shopping Center do Brasil S.A. lança o Shopping Center de Duque de Caxias, interligada à nova estação Rodoviária de Caxias, doada à Prefeitura pela empresa. Em janeiro a firma também tinha iniciado a construção do Shopping Center do Méier, localizado na rua Dias da Cruz.
No dia 29 de julho de 1963, inauguração da primeira etapa do túnel Santa Bárbara, com 1.357,5 metros de extensão e 18 metros de largura, sendo entregue ao tráfego apenas uma pista. Na época era o maior túnel rodoviário da América do Sul. No mesmo ano é inaugurado o viaduto Engenheiro Antônio Alves de Noronha , na saída do túnel em Laranjeiras, com 350 metros de extensão e 16,30 metros de largura.
No dia 10 de agosto de 1963, inauguração oficial da passarela em frente ao Museu de Arte Moderna, no aterro do Flamengo.
Em agosto de 1963, o Governador Carlos Lacerda apresenta o novo Plano Diretor do Estado da Guanabara elaborado pelo escritório do arquiteto grego Doxiadis. O plano foi duramente criticado pelo seu alto custo e por ter sido concebido por um técnico estrangeiro.
No dia 9 de setembro de 1963, é iniciada a remoção de 200 famílias da favela de São Carlos, ameaçadas por desabamento na rua Amélia Jacarandá, nos fundos da Penitenciária Lemos de Brito, sendo transferidas para o conjunto da Vila Aliança, em Bangu, em casas vendidas pela COHAB. No dia 16 de setembro de 1963 a COHAB abre concorrência para a fundação do Conjunto de Vigário Geral para abrigar cerca de 400 famílias da Favela João Cândido, na Avenida Brasil, próximo ao Mercado São Sebastião.
No dia 15 de setembro de 1963, é inaugurada a pista externa do aterro do Flamengo ao redor do Morro da Viúva. A pista interna ainda estava em obras, com previsão de entrega para 15 de novembro de 1963.
Aterro do Flamengo, na altura do Morro da Viúva, em 25/10/1963. Acervo O Globo.
Em setembro de 1963, o governador Carlos Lacerda inaugura as ruas Mena Barreto (trecho) e Central do Brasil, na Zona Norte, paralela à rua 24 de Maio.
Em 18 de outubro de 1963, a Rodovia Rio - Santos, atual Avenida das Américas, já contava com trecho pavimentado de 6 km de extensão, contados a partir do Canal de Marapendi, atual Downtown.
Em outubro de 1963, é inaugurada a primeira praça com campo de esportes da cidade, a Praça Portugal, na Penha, com quadras de vôlei, basquete e futebol de salão, além de uma caixa de areia para crianças, e quatro refletores para jogos noturnos.
Em outubro, é inaugurada a estação meteorológica de Santa Cruz.
Em outubro de 1963, é anunciada a implantação de novo mosaico de pedras portuguesas nas praças São Salvador (Laranjeiras), Largo do Rio Comprido, e Lamartine Babo (Tijuca). Mais tarde, na década de 1970, o mesmo desenho, do arquiteto Renato Primavera, será aproveitado no calçadão das praias de Ipanema e Leblon.
Em 24 de outubro de 1963, foi iniciada a obra de canalização do rio Berquó evitando os constantes engarrafamentos em Botafogo. A SURSAN constrói uma galeria de 1.248 metros de extensão sob o prolongamento da rua Mena Barreto. A maior parte da obra durou 22 meses, sendo finalizada somente em 1967. O novo trecho da rua Mena Barreto, já com o nome de rua Professor Álvaro Rodrigues, é finalmente aberta ao tráfego em setembro de 1965.
No dia 2 de novembro de 1963, são entregues as primeiras 300 casas do Conjunto Vila Esperança, em Senador Camará, projetado para 1.500 unidades. No dia primeiro de novembro é inaugurado o supermercado de Senador Camará.
No dia 18 de novembro de 1963, entrega ao tráfego da nova pista do Aterro do Flamengo, no sentido centro, com 1,5 km de extensão, no contorno do Morro da Viúva. A pista em sentido contrário ainda estava em construção.
Em novembro de 1963, é concluída a construção da passagem em nível de Padre Miguel, sobre a linha férrea, ligando a Praça do Trabalhador com a Avenida Santa Cruz.
Em novembro de 1963, é assinado o contrato entre a SURSAN e uma empreiteira para a construção das quadra de vôlei e basquete do Aterro do Flamengo.
Em novembro de 1963, dentro de um plano de melhoria dos acessos às favelas da Ilha do Governo é entregue a pavimentação, com paralelepípedo, de um trecho de 700 metros da Estrada Visconde de Lamare, no acesso à Favela Nossa Senhora das Graças, além da pavimentação da ligação Rodoviária Galeão – Dendê, através do Jardim Carioca, dando acesso às favelas do Guarabu e Dendê. O plano viário fazia parte do projeto de recuperação das Favelas da Ilha do Governador, consideradas pelo Governo como irremovíveis. O projeto garantia a posse da terra pelos favelados e campanha para reforma de barracos. Na época, através da COHAB, estava sendo traçado um plano piloto de urbanização e loteamento das favelas do Dendê e Guarabu.
Em novembro de 1963, foram iniciadas as obras de demolição para a construção do Viaduto dos Marinheiros.
Em dezembro de 1963, o Governo do Estado da Guanabara, determina a desapropriação dos lotes 419 e 422 da rua Oliveira Junqueira, em Bento Ribeiro, para a construção de Casas Populares, pela COHAB.
Em 4 de dezembro de 1963, o DER-GB recebe as propostas da concorrência pública para implantação e pavimentação da rodovia BR-6 (Rio-Santos), no trecho de 12,8 km de extensão, entre o Km 5,8 e o Canal de Sernambetiba (Km 18,6) no Recreio dos Bandeirantes.
Inauguração do Park-way Faria Timbó, ou Avenida Novo Rio, via expressa de ligação entre as avenidas Brasil e Democráticos, incluindo a inauguração dos viadutos Sampaio Correia, no cruzamento do ramal da Leopoldina em Bonsucesso, e do viaduto de Manguinhos, no entroncamento com a Avenida Brasil. O prolongamento da via até o Fundão é entregue posteriormente. A Avenida Democráticos foi duplicada nessa mesma época.
Entrega da duplicação e pavimentação da Avenida das Bandeiras entre Coelho Neto e Barros Filho, cuja obra foi iniciada em 1961.
Abertura da Avenida Radial Oeste.
Alargamento da Avenida Suburbana.
Inauguração do Cine Veneza, na Avenida Pasteur, em Botafogo, e do cine Bruni Ipanema, na Avenida Visconde de Pirajá.
Em 1963, foram emplacados 40 mil novos veículos.
No dia 5 de dezembro de 1963, inauguração do viaduto João XXIII, na Penha, com 340 metros de extensão e 12 metros de largura, eliminando cancela no mesmo local. No mesmo dia é inaugurado o asfaltamento das Estradas de Vigário Geral, da Avenida Meriti, e da Estrada do Quitungo, além do calçamento de paralelepípedos da Praia do Caju.
No dia 10 de dezembro de 1963, são abertas as propostas da concorrência pública para a construção da primeira ponte da Rio-Santos (BR-6), integrante do Anel Rodoviário do Estado da Guanabara, localizada sobre o Canal de Sernambetiba, próxima ao atual Recreio Shopping, referente à pista esquerda da futura via expressa.
Também se encontram em avançada etapa de construção os viadutos da Avenida Suburbana, em Benfica, sobre o ramal da Leopoldina, e outro na Avenida Suburbana, em Del Castilho, sobre o ramal da Linha Auxiliar. Todos sobre cancela existente.
Proibição da construção de edifícios de apartamentos conjugados na cidade.
Conclusão de mais dois trechos duplicados da Via Dutra, o primeiro entre Viúva Graça e a Serra das Araras com 2 km de extensão, e o segundo entre Caiçara e Arrozal, com 26 km de extensão, no estado do Rio de Janeiro.
No dia primeiro de dezembro de 1963, início das transmissões da TV Excelsior, canal 20, instalada no antigo Cinema Astoria, no Bar 20, em Ipanema, sendo extinta em 1980. Empresa foi fundada no dia 27 de março de 1962.
Em dezembro de 1963, prosseguiam as obras, de asfaltamento das ruas Visconde de Pirajá, Santo Agostinho Ferreira Pontes, Gonzaga Bastos e Maxwell, e retirada dos trilhos dos bondes da rua Senador Vergueiro e Avenida Ministro Edgard Romero.
Entre 1963 e 1965 é realizado novo período de racionamento de energia elétrica, implantado em razão das secas que atingiram as usinas da Light, ,e nas dificuldades de atendimento da demanda sempre crescente.
Desativação das últimas linhas de bondes na zona sul.
Conclusão das obras de duplicação da Avenida Conde de Bonfim, no trecho entre a Praça Sáenz Peña e a rua Uruguay.
Em 1963, as ruas Gomes Carneiro, Visconde de Pirajá e Bartolomeu Mitre, que até então eram de paralelepípedo, recebem pavimentação em concreto asfáltico, para a circulação dos ônibus elétricos da CTC.
O arquiteto Sérgio Bernardes projeta o Condomínio Casa Alta, a ser edificado no alto do Morro do Pasmado. A primeira etapa do projeto é lançada no mesmo ano.
Foto. Aterro da Glória em 1963, os primeiros jardins entregues do Aterro.
1964
Em 20 de janeiro de 1964, lançamento da pedra fundamental da Catedral de São Sebastião, em terreno doado pela prefeitura, na Avenida Chile. A primeira missa na nova catedral é realizada somente em 1972, sendo a inauguração oficial realizada em 1979.
Em janeiro de 1964, o Governador Carlos Lacerda aprova o projeto de construção de um edifício garagem, com 3 mil vagas, na esplanada do Castelo.
Em janeiro de 1964, estavam praticamente concluídas as primeiras 1.434 casa do conjunto Vila Kennedy, em Bangu, para abrigar as famílias transferidas da favela do Pasmado, que não puderam ser transferidas para o conjunto Vila Aliança, cuja capacidade estava quase esgotada. Em janeiro, é concluída a remoção da favela do morro do Pasmado. O conjunto Vila Kennedy foi oficialmente inaugurado no dia 20 de janeiro de 1964, dia de São Sebastião, com a presença do Governador Carlos Lacerda. O conjunto foi construído com recursos do programa Aliança para o Progresso, criando pelo presidente norte-americano John Kennedy, falecido dois meses antes da inauguração da vila.
Em fevereiro de 1964, início das obras de alargamento da Avenida Piratini, no Jardim Botânico, para a construção do viaduto de acesso ao túnel Rebouças.
Em março de 1964, é aberta ao tráfego a ligação viária Estrada do Galeão – Estrada do Dendê, com cerca de 1 km de extensão compreendendo trechos pavimentados das ruas Estocolmo, Genebra, Catalpa, e Sousa Gomes.
No dia 2 de abril de 1964, é inaugurado o Leme Palace Hotel, da cadeia Othon. No dia 3 de abril, o Hotel Glória inaugura o seu “Convention Center”.
Após as obras de remodelação, em abril de 1964, é aberta ao tráfego da nova pista da Avenida Francisco Eugênio, sentido Quinta da Boa Vista.
No dia primeiro de março de 1964, proibição da operação de linhas de micro-ônibus e lotações na Zona Sul.
Em março de 1964, finalmente é completado o anel viário da Lagoa, com a entrega do último trecho da Avenida Borges de Medeiros, entre o Estádio de Remo e o Jardim de Alá. A retirada dos barrados da favela permitiu o prolongamento da Avenida.
Em março de 1964, com o prédio ainda em construção, são instaladas as primeiras dependências da Associação Cristã de Moços, na rua da Lapa.
No dia 22 de abril de 1964, é aberta ao tráfego o prolongamento da rua Fernando Ferrari até a Praia de Botafogo, junto com a inauguração do Túnel Santa Bárbara.
Em maio de 1964, já prevendo a implantação da futura ligação expressa da Lagoa-Barra da Tijuca, prosseguia a obra de duplicação da rua Mário Ribeiro, no trecho entre a Avenida Bartolomeu Mitre e a Lagoa.
A partir do dia 20 de maio de 1964, em função do afunilamento da circulação na Avenida Rodrigues Alves, é proibido o estacionamento de caminhões a 90 graus juntos aos armazéns do Cais do Porto.
Em maio de 1964, as pistas internas da Avenida Presidente Vargas são transformadas em estacionamento para carros de passeio. Em conjunto, a Avenida Rio Branco tem a mão invertida, no trecho a partir da Avenida Presidente Vargas.
Em junho de 1964, início das obras de alargamento e abertura da via paralela à rua 24 de Maio, no trecho das ruas Souza Ramos e Dias da Cruz, com 4,5 km de extensão e 10 metros de largura.
No dia 14 de junho de 1964, 250 famílias são transferidas da favela Maria Angu, em Ramos, para o conjunto Vila Kennedy, na Zona Oeste. No local, na praia de Ramos, deveria ser construído um balneário. Durante o Governo de Carlos Lacerda (1960-1965) foram extintas 27 favelas, sendo realojadas 41.958 pessoas.
No dia 27 de junho de 1964, é implantado novo Plano de Circulação na Praia de Botafogo. A pista interna, passa a operar em mão única no sentido Mourisco, e as duas pistas centrais passam a operar em mão única no sentido Morro da Viúva. No mesmo dia é aberta ao tráfego a nova pista de ligação da Praia de Botafogo com a rua Senador Vergueiro e são fechados os acessos às ruas Fernando Ferrari e Marquês de Abrantes.
No dia 4 de julho de 1964, é retomada a operação especial de trânsito em Copacabana, no horário das 7 às 10 horas da manhã, quando a pista da Avenida Atlântica passa a ter sentido único do Posto 6 para a Avenida Princesa Isabel, junto com a mão dupla no Túnel do Pasmado e Avenida Venceslau Brás.
No dia 10 de julho de 1964, as ruas da Quitanda, entre São José e Buenos Aires, e a rua São José, entre a Praça XV e Rio Branco, são transformadas em ruas de pedestres.
Em 19 de julho de 1964, num dia chuvoso, com temperatura de 18 graus, é aberta ao público o primeiro trecho de 50 metros da praia artificial do Aterro do Flamengo, localizada junto ao Morro da Viúva. O trecho foi construído pela draga Ster em 5 dias.
No dia 28 de julho de 1964, é implantado o regime de mão única nas avenidas Lauro Sodré, Pasteur e Túnel do Pasmado. A medida estava dentro de um pacote de mudança de mão de direção de 53 vias da Zona Sul, entre elas: Dezenove de Fevereiro, Paulo Pareto, Guilhermina Guinle, Dona Mariana, Sorocaba, Palmeiras, Martins Ferreira, da Matriz, Conde de Irajá, Marquês, Capitão Salomão, General Dionísio, Ministro Viveiros de Castro, Tonelero, entre outras de Copacabana. No mês seguinte o Túnel do Pasmado passa a operar em regime de mão dupla, somente no período das 7h às 10h.
Em 6 de agosto, o Governador Carlos Lacerda, junto com o Embaixador da Argentina, participam da cerimônia de derrubada do muro da sede da Embaixada Argentina, permitindo a abertura de uma nova rua entre a Praia de Botafogo e a rua Pinheiro Machado.
Em 16 de agosto de 1964, é inaugurado o Supermercado Disco, em Copacabana, na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, próximo à rua Sá Ferreira.
Em agosto de 1964, o Governo do Estado da Guanabara apresenta a maquete do futuro prédio do Palácio da Justiça, localizado na esplanada do Castelo, cuja construção deveria começar imediatamente. Toda a Justiça do Estado deveria transferida para o novo prédio.
Em 3 de setembro de 1964, inauguração da Avenida Novo Rio, também conhecida como Park-way Faria Timbó, permitindo a ligação expressa entre as avenidas Brasil e dos Democráticos. No mesmo dia são inaugurados os viadutos Sampaio Corrêa, localizado sobre a linha férrea, e o de Manguinhos, no cruzamento com Avenida Brasil. O novo viaduto da Avenida Brasil permitiu a eliminação do cruzamento em nível da rua Nova Iorque, no acesso ao bairro de Bonsucesso, um dos mais perigosos da Avenida Brasil. Em função da inauguração do Park-way Faria Timbó, entra em operação o novo plano de circulação da Avenida Brasil. As pistas laterais, então denominadas “Avenida Rio de Janeiro”, e que ainda operavam em mão-dupla, passam a operar em mão-única, sendo reservadas somente ao tráfego de ônibus e caminhões até o acesso do Galeão. A pista central era destinada ao tráfego de automóveis, táxis e ônibus com itinerário além de Olaria.
Viaduto de Manguinhos em 1965
Em 4 de outubro de 1964, início da ocupação do conjunto habitacional Pio XII, em Bonsucesso, construído para abrigar favelados. com 246 apartamentos distribuídos em 14 blocos.
Em 12 de outubro de 1964, inauguração oficial do Aterro do Flamengo.
No dia 14 de outubro de 1964, é iniciada a remoção de 13 famílias residentes na rua Macedo Sobrinho, em Botafogo, cujos imóveis estavam obstruindo o projeto de prolongamento da rua Visconde Silva até a rua Humaitá.
No dia 29 de outubro de 1964, dentro do programa de implantação do Anel Rodoviário do Estado da Guanabara, no trecho da Avenida Brasil, ainda faltava a construção do último trecho de 10 km até o entroncamento da Rodovia Rio-Santos (BR-6). Em 1964 as pistas laterais da Avenida Brasil, que até então operavam em mão-dupla, passam a operar em mão-única.
Em outubro de 1964, é decidida a remoção da favela do Castelo para ceder o lugar à Universidade da Guanabara.
Em outubro de 1964, a COHAB entrega o conjunto residencial João XXIII, construído na rua Álvaro Ramos, em Botafogo, com 246 apartamentos.
Em 3 de novembro 1964, a COHAB inicia a construção de um conjunto habitacional em Jacarepaguá com 2.745 unidades, localizado na Freguesia, na Avenida Edgard Werneck, mais tarde nomeado de Cidade de Deus.
Em dezembro de 1964, prosseguia a construção das vias de acesso ao viaduto Cintra Vidal, construído há mais de 10 anos sem a possibilidade de utilização pela falta das vias de acesso.
Em dezembro de 1964, o Governo do Estado da Guanabara aprova o projeto de construção da Catedral de São Sebastião na esplanada de Santo Antônio. Mais tarde o projeto é modificado, por exigência do próprio Governo.
Em dezembro de 1964, é entregue o Conjunto Habitacional Santo Amaro, com 290 apartamentos, para a remoção de favelados da Zona Sul.
Em 1964, a sede da União Nacional dos Estudantes - UNE, na Praia do Flamengo, é invadida e incendiada.
Em 1964, Inauguração do Parque Ary Barroso, na Penha.
Retirada dos trilhos do bonde da Avenida Ministro Edgard Romero.
Inauguração do hotel Leme Othon Palace, no bairro do Leme, com 190 apartamentos.
Inauguração da igreja de São José, no Jardim Botânico, conhecida como igreja de vidro, localizada na Avenida Borges de Medeiros. A construção foi iniciada em 1961.
Início da construção do viaduto Saint Hilaire, na entrada do Túnel Rebouças.
Foto - Viaduto Engenheiro Alves Antônio de Noronha em Laranjeiras, 1964
Em 1962, o Governo Carlos Lacerda inicia a execução do Plano Viário. Até 1964 já se encontravam concluídas as seguintes obras:
Alargamento da Avenida dos Democráticos
Conclusão do Parak-way Faria-Timbó (trecho Avenida Brasil – Democráticos)
Alargamento da Avenida Suburbana
Prolongamento da Avenida Brasil até Santa Cruz
Implantação de pista dupla na Avenida Brasil, até Deodoro
Implantação de pista simples na Avenida Brasil, até Campo Grande
Implantação de pistas laterais na Avenida Brasil.
Entre 1960 e 1964, o número de veículos em circulação quase que dobrou, atingindo a cifra de 245 mil veículos registrados em 31 de dezembro de 1964.
1965
Em 1965, conclusão do arrasamento do morro de Santo Antônio.
Em 1965 o Túnel Rebouças foi aberto ao tráfego, ainda em caráter experimental. A inauguração oficial é realizada somente em 1967. A construção do túnel, composta de duas galerias duplas, a primeira com extensão de 2.040 metros, e a outra com 700 metros, foi iniciada em 1962.
No dia 7 de janeiro de 1965, início das obras de reconstrução dos dois arcos, retirados, do aqueduto da Lapa.
No dia 11 de janeiro de 1965, demolição do palacete da Avenida Atlântica 2.788, semelhante a um castelo, mandado construir em 1915 pelo Barão de Schmidt Vasconcelos com custo de 75 contos de réis.
No dia 20 de janeiro de 1965, inauguração da imagem de São Sebastião, na praça do Russel, próximo ao local de sua aparição para os portugueses, ajudando Estácio de Sá a vencer a Batalha das Canoas.
No dia 25 fevereiro de 1965, inauguração do viaduto dos Marinheiros, primeira etapa do trevo das Forças Armadas, localizado junto à linha de trem da Central do Brasil. O segundo viaduto, o dos Fuzileiros, é inaugurado em 30 de setembro de 1965, onde foram demolidos 40 prédios. O terceiro viaduto, o dos Pracinhas, localizado entre as avenidas Francisco Bicalho e Presidente Vargas, é inaugurado no dia 28 de novembro de 1967. O quarto é último viaduto, o dos Aviadores, é entregue ao tráfego no dia 5 de dezembro de 1968, depois de 4 meses de obras.
Em 31 de março de 1965, foi inaugurada a piscina de modelismo no Aterro do Flamengo, a primeira do gênero no país. Em 1965 é concluída a construção praia artificial do Parque do Flamengo.
Em 20 de abril de 1965, inversão de mão da Avenida Atlântica, que passa a operar no sentido Centro, no trecho entre a rua Francisco Otaviano e a Avenida Princesa Isabel. O trecho do Leme é mantida a mão dupla. No mesmo dia é adotada a mão única na rua Real Grandeza, em Botafogo, sentido Túnel Velho, no trecho entre as ruas São Clemente e General Polidoro. A mão da rua Tonelero é invertida, passando a operar no mesmo sentido da rua Barata Ribeiro.
No dia 22 de abril, é inaugurada a primeira loja da rede Gaio Marti de supermercados, localizada na rua Senador Vergueiro, 165, na altura da rua Barão de Icaraí, no bairro do Flamengo.
Nova pista entre a Avenida Rui Barbosa e a Praia do Flamengo. Acervo O Globo. 17/04/1965.
No dia 9 de junho de 1965, é adotado o regime de mão única na rua Barão do Bom Retiro, no Grajaú, no trecho entre a rua Borda do Mato e a praça Malvino Reis.
Inauguração do Viaduto San Tiago Dantas (1964-65) na Praia de Botafogo, projetado por Affonso Eduardo Reidy, o mesmo arquiteto do Museu de Arte Moderna e do Monumento dos Pracinhas no aterro do Flamengo
Viaduto Cristóvão Colombo, em Cintra Vidal, sobre a Linha Auxiliar, inaugurado em 1965, ligando Inhaúma ao Largo de Pilares, na Avenida Suburbana
Em junho de 1965, é concluída a obra de cantaria e pavimentação do jardim na escadaria da Igreja da Glória.
No dia 19 de agosto de 1965, inauguração da nova urbanização da Praça Managua, em Bento Ribeiro.
No dia 24 de agosto de 1965, inauguração do chafariz da Praça Edmundo Bitencourt, no Bairro Peixoto, em Copacabana.
Em 27 de agosto de 1965, com a presença do governador Carlos Lacerda, foi inaugurado o Shopping Center do Méier. Entre outras, são abertas as seguintes lojas: Lojas Brasileiras, Bob´s, Óticas Fluminense, Casa Tavares, Supermercado Peg Pag, Casa Masson, Banco Intercâmbio Nacional, Correios, Companhia Telefônica Brasileira (CTB), Cássio Muniz (Loja de Departamentos), Pronto Socorro Santa Márcia, Cássio Muniz Veículos (Revendedor Willys), Iracema Modas, Restaurante Belvedere, Doces Garoto, O Bom Café.
No dia 29 de agosto de 1965, inauguração da nova urbanização da Praça Jerusalém, na Ilha do Governador.
No dia 30 de agosto de 1965, inauguração do viaduto Cristóvão Colombo em Cintra Vidal, ligando a Avenida Suburbana à rua José dos Reis, sobre a Linha Auxiliar.
No dia 5 de setembro de 1965, inauguração do Museu da Imagem e do Som, dentro do programa de comemoração do IV Centenário de fundação da cidade. O museu foi instalado próximo da Praça XV, num prédio construído para abrigar um dos pavilhões de exposição do centenário da independência, organizada em 1922. No dia primeiro de dezembro é inaugurada a Sala Cecília Meireles, no Largo da Lapa, instalada no edifício construído para ser o Grande Hotel dos Estados, que depois recebeu o Cinema Colonial.
No dia 14 de setembro de 1965, inauguração do viaduto Américo Petrucci, em Benfica, com 532 metros de extensão, eliminando a passagem em nível existente da Avenida Suburbana sobre a Estrada de Ferro da Leopoldina. As obras foram iniciadas no dia 7 de março de 1963.
No dia 18 de setembro de 1965, é inaugurada a primeira linha de ônibus elétrico da Zona Norte. No mesmo dia é inaugurada a Estação de Telefones da CETEL, em Irajá, inicialmente com capacidade para 2.500 linhas.
No dia 28 de setembro de 1965, é inaugurada a primeira pista do viaduto Emílio Baumgart, em Del Castilho, no cruzamento da Avenida Suburbana com a Linha Auxiliar, eliminando a passagem em nível existente. O viaduto com 430 metros de extensão e 9,5 metros de largura, foi o 14º viaduto entregue pelo Governo Lacerda, cuja administração foi iniciada em 1960. As obras foram iniciadas no dia 17 de janeiro de 1964. A segunda pista do viaduto é inaugurada em 16 de dezembro de 1966, na gestão do governador Negrão de Lima.
Em setembro de 1965, é entregue ao público o Village Cidade, para as crianças, no Parque do Flamengo. No mesmo ano é concluída a remoção da ponte dos Presidentes, localizada em frente ao Palácio do Catette.
No dia 30 de setembro de 1965, é entregue ao tráfego a nova pista pavimentada da Avenida Ministro Edgard Romero, construída sobre o antigo leito (não pavimentado) das linhas dos bondes. A nova pista possibilita o tráfego da futura linha de trólebus entre Madureira-Bonsucesso, inaugurada em julho de 1966.
No dia 13 de agosto de 1965, a Avenida das Américas contava com 12 km de pista simples pavimentada, contados a partir do Canal de Marapendi (Downtown), faltando ainda pavimentar o trecho de 6 km até o Canal de Sernambetiba. As duas pontes, sobre os respectivos canais, Marapendi (80 metros) e Sernambetiba (145 metros) ainda estavam em construção. Havia uma ponte de madeira provisória sobre o canal de Sernambetiba, permitindo a passagem de apenas um veículo para a estrada de terra para Santa Cruz. O trecho de 30 km de prolongamento da Avenida (Estrada Rio-Santos) entre o Canal de Sernambetiba e Santa Cruz só estava planejado.
No dia 3 de dezembro de 1965, inauguração da rodoviária Novo Rio, ainda incompleta. A Rodoviária começa a operar no dia 6 de dezembro. A primeira estaca foi cravada no dia 29 de abril de 1965. No dia 12 de novembro de 1965, através do Decreto “E” Nº 904, é criada a Fundação dos Terminais Rodoviários do Estado da Guanabara para administrar os terminais rodoviários. A autorização para a construção do novo terminal rodoviário foi dada através do Decreto Nº 39 de 26 de fevereiro de 1965.
No dia 5 de dezembro de 1965, Negrão de Lima assume o mandato de Governador do Estado da Guanabara.
No dia 8 de dezembro de 1965, o Departamento de Trânsito determina a adoção de mão única nas ruas Bento Lisboa, Pedro Américo e Catete, no trecho entre o Largo do Machado e a rua Pedro Américo.
Inauguração da Sala Cecília Meireles, na Lapa, no lugar do antigo Cine Colonial, construído em 1948.
Conclusão do edifício sede do consulado da Alemanha, na rua Pinheiro Machado, projetado em 1952.
Comemorações do quarto centenário de fundação da cidade.
Inauguração da primeira linha de trólebus na zona norte, entre Bonsucesso e a Penha Circular, mais tarde estendida até Madureira e Vieira Fazenda.
Conclusão da pavimentação da estrada do Timbó, cuja obra foi iniciada em1962.
Em novembro de 1965, início do alargamento da rua Humaitá, entre as ruas Macedo Sobrinho e Fonte da Saudade, e prolongamento da rua Visconde Silva.
É utilizado pela primeira vez lâmpadas a vapor de sódio a alta pressão na iluminação da cidade, no aterro do Flamengo.
Construção do conjunto habitacional Marquês de São Vicente, mais conhecido como “Minhocão”, projetado pelo arquiteto Augusto Reidy.
No dia 16 de dezembro de 1965, inauguração da adutora do Guandu.
Em dezembro de 1965, inauguração da Rodoviária Novo Rio.
Dando prosseguimento à abertura da Avenida Radial Oeste, é iniciada a construção das pistas 1 e 2 entre a rua General Canabarro e o viaduto de São Cristóvão. As obras foram contratadas em novembro de 1964, após 4 anos de entendimentos com a Rede Ferroviária Federal. Trata-se do último trecho a ser implantado para dar continuidade à avenida , entre a Praça da Bandeira e a rua São Francisco Xavier.
Inauguração do viaduto Sampaio Correia, integrante da via Park-way Faria Timbó, ligando o bairro de Bonsucesso à Avenida Brasil. O viaduto desabou em novembro de 1985, por falta de manutenção.
Conclusão do plano urbano integrado elaborado pelo escritório grego Doxiadis Associates, Consultants on Development and Ekistics, a pedido do Governador Carlos Lacerda, visando desenvolver o planejamento urbano até o ano 2000.
Produção do filme, em cinemascope, “Crônica da Cidade Amada”, dirigido por Carlos Hugo Christensen.
Em 1953, numa padaria do bairro do Ipiranga em São Paulo, é criado o biscoito de polvilho. Seus fabricantes se mudam para o Rio em 1955 onde abrem a panificadora Manoarino, no Centro. Em 1965 criam a famosa marca de biscoito salgado e polvilho “Globo”.
Estréia do programa Capitão Aza: “Alô Alô Sumaré ! Alô Alô Embratel ! Alô Alô Intelsat 4 ! Alô alô crianças do meu Brasil ! Aqui fala o Capitão Aza. O programa permaneceu 14 anos no ar.
Demolição do palacete de estilo mourisco, conhecido como Castelinho, construído na Avenida Vieira Souto na década de 1900, na altura do atual posto 8.
Conclusão do Plano Doxiadis, elaborado em dois anos.
Início das obras de abertura de rua paralela à rua 24 de Maio.
A cidade contava com cerca de 800 mil pessoas morando em favelas, ou seja, cerca de 20% da população.
Conclusão da implantação da praia artificial da enseada de Botafogo, iniciada em 1963.
1966
No dia 10 de janeiro de 1966, fortíssimo temporal causa inúmeros transtornos à cidade com quedas de barreiras, paralisação no fornecimento de energia elétrica e interrupção do tráfego do sistema de bondes, inclusive definitivamente das linhas de Jacarepaguá.
Em janeiro de 1966, o Departamento de Trânsito determina que a volta da mão única em toda a extensão da rua Paissandu, no Flamengo.
No dia 17 de março de 1966, início do regime de mão dupla nas avenidas Rui Barbosa e Oswaldo Cruz.
No dia 29 de abril de 1966, é adotado o regime de mão única na rua 24 de Maio, no trecho entre a rua São Francisco Xavier, no Maracanã, e a rua Dias da Cruz, no Meyer.
Em abril de 1966, início da elaboração do Projeto Final de Engenharia da Autoestrada Lagoa Barra.[12]
No dia 6 de abril, é inaugurada a a ponte de madeira sobre o canal de Marapendi, unindo a Fazenda Clube Marapendi, localizada no Km 4 da Avenida das Américas, ao Club da Praia, na Avenida Sernambetiba, ambas de propriedade da Empresa Saneadora Territorial Agrícola S.A.
Em 29 de abril de 1966, a rua 24 de Maio passa a operar em mão única, no sentido Meyer, compondo binário com a nova Avenida Central do Brasil.
Em 12 de maio de 1966, através do Decreto nº 609, é criado o Instituto de Geotécnica do Estado da Guanabara, após os deslizamentos do início do ano.
No dia 30 de maio de 1966, fim do estacionamento na pista central da Avenida Presidente Vargas.
No dia 19 de junho de 1966, inauguração da reconstrução do viaduto Engenheiro Santos Dias, na Avenida Édson Passos, no Alto da Boa Vista.
Em junho de 1966, após um acidente, paralisação do Plano Inclinado do Outeiro da Glória.
No dia 30 de junho de 1966, a Avenida Atlântica passa a operar em regime de mão única, em tempo integral.
No dia 10 de julho de 1966, é inaugurado o Autódromo International do Rio, antes mesmo da abertura da atual Avenida Abelardo Bueno.
No dia 19 de setembro de 1966, através do Decreto Nº 59.234, o Aeroporto de Jacarepaguá, aberto em 1927, é oficialmente transformado para o uso da aviação civil de pequeno porte, inclusive aeroclubes particulares, empresas de manutenção, comércio e indústria de materiais aeronáuticos.
No dia 19 de setembro de 1966, é adotado o regime de mão dupla no Túnel Novo, Avenida Lauro Sodré e Túnel do Pasmado, somente nos dias úteis, no horário das 7h às 10h.
Em outubro de 1966, é iniciada a obra de alargamento da pista interna da Avenida Presidente Vargas, no trecho entre a Praça Onze e a Avenida Francisco Bicalho, sentido Zona Norte, ganhando mais uma faixa de circulação.
No dia 7 de novembro de 1966, circula o último trólebus no contrafluxo da rua Visconde de Pirajá.
Em novembro de 1966, concepção do projeto do túnel do Joá, integrante da futura Autoestrada Lagoa Barra. No mês de dezembro é contratada a construtora para execução do serviço. A obra de perfuração é iniciada no dia primeiro de junho de 1967. O túnel do Pepino, também integrante do futuro viaduto das Bandeiras, foi construído posteriormente.
No dia 8 de dezembro de 1966, inauguração do Shopping Center Tem Tudo de Madureira, localizado na rua Padre Manso, ao lado do viaduto, com cinema, boliche, restaurante, teatro e 42 lojas.
No dia 29 de dezembro de 1966, inauguração oficial da Avenida das Américas, ainda com pista simples, no trecho entre a Ponte de Marapendi e o Recreio dos Bandeirantes. O trecho até a Grota funda, ainda estava em fase de terraplenagem, compreendendo a ponte de 140 metros, também em fase de conclusão do aterro dos acessos. Na mesma data é inaugurada a Ponte sobre o canal de Marapendi, com 80 metros de extensão, junto ao atual centro comercial Downtown. A pavimentação de concreto asfáltico já tinha sido entregue ao tráfego ao longo de 1966, faltando apenas a conclusão das pontes nos extremos da avenida para ser inaugurada. A via, entre a Grota Funda e o canal de Marapendi, contava com 20 km de extensão.
Breve período de racionamento de energia ocasionado por violento temporal.
Inauguração da loja de discos Modern Sound, em Copacabana.
Assinatura do contrato de construção do túnel do Joá, da autoestrada Lagoa-Barra. A obra foi iniciada em 22 de fevereiro de 1967, com término previsto para o final de 1969. É o primeiro túnel rodoviário do país com pistas superpostas. [12]
O plano inclinado do Outeiro da Glória é fechado após despencar, vitimando uma menina, sendo reaberto em 1969, após reforma.
A igreja Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, torna-se o primeiro templo católico da América latina a dispor de ar-condicionado.
Reconstrução do viaduto Santos Dias, na Avenida Edison Passos, destruído por uma avalanche de pedras nas chuvas de janeiro. No total, nove viadutos foram construídos em 1966.
Inauguração dos viadutos Lebret, na estrada do Corcovado, José Lins de Rego, em Cascadura, e Joaquim Meyer, o nono e o último do ano a ser entregue à população.
Em 1966, a Shell instala uma série de postos de serviço no Aterro do Flamengo.
O governo federal tomou a decisão política de construir a ligação entre o Rio de Janeiro e Niterói. São criadas comissões para estudos das alternativas túnel ou ponte.
Inauguração da Avenida do Contorno, entre Niterói e São Gonçalo. Após a inauguração da autoestrada Niterói-Manilha na década de 1980 o trecho começou a apresentar problemas de congestionamentos. Somente em 2012 foram iniciadas as obras de duplicação da Via..
Em 1966, o cineasta Domingo de Oliveira produz o filme “Todas as Mulheres do Mundo”, retratando o cotidiano da vida carioca.
Em 1966, em Volta Redonda, é construído um viaduto de estrutura metálica sobre a Estrada de Ferro Central do Brasil, com o emprego do aço COR-TEN, o mesmo utilizado na primeira etapa da Linha Vermelha e na segunda etapa do elevado da Perimetral, no Rio de Janeiro.
Em fins de 1966, a Cidade do Rio de Janeiro contava com 230 favelas, com 162.741 moradias e 757 mil moradores.
Inauguração do Conjunto Habitacional Padre José de Anchieta, em Vigário Geral.
1967
Em janeiro de 1967, três dias de fortes chuvas provocam a morte de 67 pessoas, 12 mil desabrigados e 5 mil residências destruídas.
Em janeiro de 1967, conclusão da construção do viaduto da rua Paula Ramos, em Santa Alexandrina, no bairro do Rio Comprido.
Em janeiro de 1967, são iniciados os estudos e medições de tráfego do plano de melhorias operacionais da Avenida Brasil.
No dia 20 de janeiro de 1967, com a presença do Governador Negrão de Lima, inauguração do Clube Oásis, na Avenida Sernambetiba, na Barra da Tijuca.
No dia 31 de janeiro de 1967, conclusão da pavimentação de um trecho de 3 km da rodovia Rio-Santos no trecho entre a ponte do canal de Sernambetiba e a Grota Funda, seguindo em paralelo à antiga estrada não pavimentada do Pontal.
No início de 1967 encontro das frentes de construção (terraplenagem) do primeiro trecho da rodovia Rio-Santos, na baixada de Jacarepaguá. Em março, através de Decreto, o Presidente Castelo Branco, exclui do Plano Nacional de Viação o Anel Rodoviário da Guanabara. Com a medida todas as obras do anel passaram a ser executadas com recursos do Estado da Guanabara.
Em fevereiro de 1967, é entregue o novo prédio do Banco Comércio e Indústria de Minas Gerais, localizado na Avenida Rio Branco, esquina com a rua do Ouvidor.
No dia primeiro de março de 1967, inauguração do Palácio da Justiça, na esplanada do Castelo.
Em março de 1967, na Avenida Brasil, início da construção do segundo viaduto de acesso à Ilha do Governador, para atender o fluxo de veículos provenientes da Baixada com destino à Ilha do Governador. O viaduto elimina os cruzamentos das ruas da Proclamação e da Gérson Ferreira.
No dia 29 de março de 1967, o governador Negrão de Lima entrega 1.500 residências, uma elevatória de esgoto, um mercado da COCEA e duas escolas, entre outros melhoramentos na Cidade de Deus.
No dia 18 de maio de 1967, início da construção do viaduto Santiago Dantas, na Praia de Botafogo, projetado pelo arquiteto Reidy, o mesmo do Museu de Arte Moderna – MAM.
No dia primeiro de junho, em solenidade com a presença do governador Negrão de Lima, é dada a primeira explosão para abertura do túnel do Joá. As obras de construção do túnel foram iniciadas em 31 de maio de 1967.
No dia 22 de junho de 1967, inauguração do Canecão.
No dia 2 de agosto de 1967, é adotado o regime de mão única na rua Siqueira Campos, no sentido Túnel Velho, exceto para os trólebus, que continuaram a circular em mão dupla.
Em agosto de 1967, é concluído o serviço de terraplenagem da Via 11, no trecho entre o futuro trevo da Alvorada e Jacarepaguá, faltando ainda a construção da ponte sobre da lagoa de Jacarepaguá. No dia 23 de março de 1968, com material de aterro do túnel do Joá, é concluído o serviço de terraplenagem do trecho entre a rodovia Rio-Santos e a Avenida Litorânea, represando as águas da Lagoa de Marapendi.
No dia 12 de agosto de 1967, é entregue ao tráfego de veículos mais uma etapa da duplicação da Rodovia Washington Luís, também conhecida como Rio-Petrópolis. Desta vez um trecho de 9 Km de extensão, entre o Km 6 e o Km 15, no entroncamento para Teresópolis. A Rio-Petrópolis recebia cerca de 13 mil veículos/dia no trecho inicial e 6 mil veículos/dia até o entroncamento para Teresópolis. A Via 11 foi construída em terreno cedido pela Aeronáutica.
No dia 4 de setembro de 1967, inauguração do trevo dos Estudantes, em frente ao aeroporto Santos Dumont. Construído pela SURSAN em tempo recorde de apenas 2 meses.
No dia 8 de setembro de 1967, a pista central da Avenida Presidente Vargas, transformada há alguns anos em estacionamento, é finalmente aberta ao tráfego.
No dia 3 de outubro de 1967, inauguração oficial do Túnel Rebouças, na época o maior túnel rodoviário urbano do mundo. O tráfego foi liberado ainda de forma precária, com a obra inacabada. O túnel só iniciou sua plena operação, com duas faixas de tráfego por sentido, no dia 10 de novembro de 1972. As obras do túnel foram iniciadas em 1961.
Em 1967, se encontravam em etapa avançada de construção, os dois viadutos no cruzamento das avenidas Brasil e Lobo Junior, visando eliminação de cruzamento semaforizado no local, além do segundo viaduto de acesso à Ilha do Governador.
Início da construção da Autoestrada Lagoa Barra, projetada em 1966, pela equipe do Departamento de Estradas e Rodagem do Estado da Guanabara (DER-GB)
Conclusão do alargamento da rua Barata Ribeiro em Copacabana eliminando o afunilamento em trechos de 11, 10 e até 9 metros, garantindo uma largura uniforme de 14 metros de largura à pista de rolamento.
Incêndio destrói o Maracanãzinho, sendo logo reconstruído.
Inauguração do motel Vip's, na Avenida Niemeyer.
No final do ano, a diretoria da Petrobrás escolhe o terreno da esplanada de Santo Antônio para construção de seu edifício sede.
Desativação das últimas linhas de bonde da zona norte.
No dia 28 de novembro, inauguração do viaduto dos Pracinhas, a terceira etapa do Trevo das Forças Armadas. No mesmo dia é inaugurada a ponte do Rio da Mata.
Em dezembro, na segunda gleba, são entregues mais 1.700 casas na Cidade Deus, totalizando 4.700 residências.
O Detran-RJ, na gestão do Coronel Américo Fontenelle adquire dois computadores de última geração, com válvulas, com custo de 300 mil dólares, para o controle automático dos semáforos do Centro e Copacabana. Os equipamentos não foram instalados, permanecendo esquecido até 1974 na gestão de Francisco Brachá, quando foi realizada manutenção e estudo de viabilidade de operação.
Assinatura do contrato de construção do túnel Dois Irmãos, da autoestrada Lagoa-Barra.
Implantação de faixa exclusiva para ônibus na Avenida Nossa Senhora de Copacabana.
Em 1967, o Campo de Santana volta a ter gradis.
Em fins de 1967, a diretoria da Petrobrás escolhe o terreno da Avenida Chile para a construção de sua sede.
Viaduto de Madureira em 1967.
1968
O Estado da Guanabara contava com 4.103.764 habitantes.
No dia 3 de janeiro de 1968, início da construção do elevado da encosta do Joá, entregue ao tráfego parcialmente em 1971.
No dia 19 de janeiro de 1968, início da construção dos viadutos São Cosme e São Damião, em Ramos, sobre a linha férrea da Leopoldina. O complexo viário foi inaugurado parcialmente em 27 de setembro de 1970.
No dia 10 de fevereiro de 1968, em Nova Iguaçu, inauguração do viaduto Padre João Mush, sobre a linha férrea da Estrada de Ferro Central do Brasil. Na época, com 372 metros de extensão, o maior viaduto do estado.
No dia 14 de fevereiro de 1968, a Avenida Atlântica que vinha operando em sentido único desde a Operação Zona Sul na administração Coronel Fontenelle, passa a operar em mão-dupla.
Em fevereiro de 1968, é fechada a cancela da passagem de nível da rua Mario Ferreira, sobre a Estrada de Ferro Rio do Ouro, no Engenho da Rainha.
No dia 7 de março de 1968, inauguração dos viadutos Engenheiro Lourenço Abreu Jorge e Lusitânia, na Avenida Brasil, no bairro da Penha, eliminando cruzamento em nível semaforizado. No mesmo mês é iniciada a construção do viaduto Pedro Álvares Cabral, na Praia de Botafogo.
No dia 11 de abril de 1968, no Largo da Carioca, é selada a passagem subterrânea de acesso ao antigo abrigo dos bondes Tabuleiro da Baiana.
No dia 18 de abril de 1968, inauguração do Viaduto Augusto Frederico Schimidt, no corte do Cantagalo na Lagoa.
No dia 27 de abril de 1968, é lançada a pedra fundamental do Conjunto Residencial Cidade Nova, junto ao Trevo das Forças Armadas, na Praça da Bandeira.
Em abril de 1968, é selada a passagem subterrânea de pedestres do Largo da Carioca que ligava o antigo abrigo de bonde Tabuleiro da Baiana à calçada do edifício da Caixa Econômica Federal. A medida fazia parte da obra de remodelação da avenida Chile, aberta em 1959.
Em abril de 1968, são instalados gradis na Avenida Rio Branco para segurança e orientação do fluxo de pedestres.
No dia primeiro de maio de 1968, inauguração da Usina Termelétrica de Santa Cruz.
No dia 11 de junho, início da construção das duas galerias do túnel Dois Irmãos, com previsão de entrega para junho de 1971.
Em junho de 1968, surge o primeiro serviço de táxis com radiofonia do país, pela empresa Frota Guanabara e Transportes Ligeiros. Em 1969 dispunha de uma frota de 20 carros com rádio ligados à central de atendimento telefônico.
No dia 26 de junho de 1968, cerca de cem mil pessoas ocuparam as ruas do centro do Rio de Janeiro e realizaram o mais importante protesto até então contra o regime militar.
Em junho de 1968, assinatura das primeiras escrituras da Cidade de Deus.
No dia primeiro de julho de 1968, através da resolução nº 389/68 do Conselho Nacional de Trânsito, é exigido o letreiro em táxis.
No dia 23 de julho de 1968 é inaugurado o edifício sede do Departamento de Estradas e Rodagem do Estado da Guanabara (DER-GB), na Avenida Presidente Vargas.
Em 12 de julho de 1968, inauguração do viaduto Engenheiro Edno Cruz Machado na Avenida Brasil no acesso à Ilha do Governador.
Em 20 de julho de 1968, com a presença do governador Negrão de Lima, foi inaugurada a segunda ponte sobre o canal da Lagoa de Jacarepaguá, com 120 metros de extensão, pista de 8 metros de largura, e vão livre de 60 metros. A nova ponte liga a Praça Euvaldo Lodi à Estrada de Jacarepaguá. A ponte existente, inaugurada em fins de 1939, que até então operava em mão-dupla, passa a operar em mão única no sentido Barra-Jacarepaguá. A ligação entre as duas avenidas foi duplicada para evitar os constantes engarrafamentos nos dias de praia. Na época, o acesso da Barra para São Conrado era feito somente pela Estrada do Joá.
No dia 23 de julho de 1968, inauguração do Edifício Sede do DER do Estado da Guanabara, na Avenida Presidente Vargas.
No dia 25 de julho de 1968, inauguração do viaduto José Lins Rego, sobre a Linha Auxiliar, em Engenheiro Leal, ligando as ruas Iguaçu e Itamarati.
Em setembro de 1968, início das obras da construção da primeira etapa do viaduto do Gasômetro.
Em outubro de 1968, contratação da construtora para construção da primeira etapa do viaduto do Gasômetro, entre as avenidas Francisco Bicalho e Rio de Janeiro, com 800 metros de elevado e 360 metros de rampas. O trevo do Gasômetro é um conjunto de 4 km vias elevadas, construídas em 3 etapas, a saber: 1a. etapa, já contratada ; 2ª etapa, o prolongamento na Avenida Rio de Janeiro, e 3ª etapa, a integração das etapas anteriores à ponte Rio-Niterói.
Em outubro de 1968, entrega da nova Avenida Chile com pistas a cinco metros abaixo do nível do solo do antigo Morro de Santo Antônio. O primeiro trecho, até a rua Senador Dantas, foi inaugurado em 02/09/1968.
Em 3 de dezembro de 1968, em função do início das obras de construção do viaduto Ataulfo Alves, na Avenida Brasil, em Benfica, foi iniciada a remoção da Favela Parque Alegria. Os moradores são transferidos para um novo conjunto habitacional na rua Ernesto de Sousa, no Andaraí, e para uma nova gleba na Cidade de Deus.
Inauguração galeria inferior do Túnel Velho, ligando o bairro de Botafogo ao Bairro Peixoto em Copacabana.
Início da construção do Hotel Nacional, projetado por Oscar Niemeyer, sendo inaugurado em 1971, fechado em 1995, e reaberto, após grande reforma, em 2016.
Início da construção do Hotel Sheraton, na Avenida Niemeyer, também inaugurado em 1971.
A partir deste ano, os bondes da cidade circulam apenas no bairro de Santa Teresa.
Inauguração do posto de gasolina da Catacumba, na Lagoa, com projeto de arquitetura premiado pela Universidade de Munique.
A cidade conta com mais de 100 supermercados.
No dia 10 de agosto de 1968, entrega ao tráfego do asfalto da rodovia Rio-Santos, no trecho entre o canal de Sernambetiba (Recreio) e a estrada do Pontal, com 3,5 km de extensão. No mesmo dia é inaugurada a ponte sobre o canal de Sernambetiba, em solenidade com a presença do governador Negrão de Lima.
No dia 14 de agosto de 1968, instalação de ponte metálica na Via 11, sobre a Lagoa de Jacarepaguá, facilitando o acesso de materiais à usina de asfalto do DER-GB da Barra da Tijuca, inaugurada em 1967, localizada na avenida das Américas, entre os KM 11 e 12.. Com o novo acesso, as obras de pavimentação da Barra da Tijuca ganham maior velocidade.
Em setembro de 1968, lançamento do edifício Christian Barnard, na rua Nova, ao lado da estação Carioca dos bondes de Santa Teresa, com 350 salas comerciais, 15 lojas e 145 vagas de garagem. O empreendimento é vendido em 24 horas.
No dia primeiro de novembro, início da construção do túnel do Pepino, com previsão de término para abril de 1970.
Em novembro de 1968, início da construção da ponte Rio-Niterói e do viaduto da Praça Paraguay, na Avenida Pasteur, em Botafogo.
No dia 5 de dezembro de 1968, inauguração do viaduto dos Aviadores, a quarta e última etapa do Trevo das Forças Armadas. O viaduto, com 216 metros de extensão, liga a Avenida Paulo de Frontin à Praça da Bandeira.
No dia 20 de dezembro de 1968, inauguração do prédio da Fundação Getúlio Vargas na Praia de Botafogo, quando a entidade completava 24 anos.
Início da construção da primeira etapa do viaduto do Gasômetro, entre a Avenida Francisco Bicalho e a Avenida Rio de Janeiro, junto ao cais do porto.
O Senado Federal autoriza o Governo do Estado da Guanabara a contrair empréstimo de 10 milhões de marcos para a construção do Metrô .
Início das obras da nova sede da Petrobrás, na Avenida Chile.
A cidade conta com 266 mil veículos automotores emplacados, um crescimento vertiginoso em relação ao ano de 1961, quando possuía 158 mil veículos.
O Estado da Guanabara já conta com mais de 100 supermercados.
Assinatura dos contratos de construção do túnel do Pepino, do elevado da encosta do Joá, e da ponte sobre o canal da lagoa da Tijuca, da autoestrada Lagoa-Barra.
O Governo Negrão de Lima, através do DER, cria do Grupo de Trabalho da Baixada de Jacarepaguá, do qual surgiu o Plano Lúcio Costa. Na época a Barra da Tijuca já contava com 3 loteamentos: Tijucamar, Jardim Oceânico e Recreio dos Bandeirantes, que não foram modificados pelo Plano Lúcio Costa de 1969.
O DER-GB inicia os estudos de construção de viadutos de estrutura metálica.
Criação da feira Hippie, na praça General Osório, em Ipanema.
Inauguração da Igreja São Judas Tadeu, no Cosme Velho.
Início da operação da Usina Termelétrica de Santa Cruz.
1969
Em 14 de janeiro de 1969, inauguração de 4 km de pistas laterais na Avenida Brasil. No dia 15 de outubro, com a presença do Governador Negrão de Lima, no bairro de Guadalupe, é inaugurada a duplicação da Avenida Brasil no trecho entre os quilômetros 22 e 24.
No dia 15 de janeiro de 1969, é aprovado o projeto de construção de um túnel entre o Leme e a Praia Vermelha.
No dia 16 de janeiro de 1969, início da construção da ponte sobre o canal da Lagoa da Tijuca da autoestrada Lagoa-Barra, junto à saída do túnel do Joá, com previsão de término para maio de 1970. [12]
No dia 29 de janeiro de 1969, é demolida a última casa para a abertura da rua Clotilde Guimarães, ligando o Viaduto Pedro Álvares Cabral à rua da Passagem.
Em fevereiro, começaram as negociações para as primeiras desapropriações da para a abertura da Avenida Norte Sul (atual Avenida Paraguay) na Lapa, no trecho compreendido entre as ruas Mem de Sá e Lavradio. Na época era previsto a demolição de 368 imóveis. Também em fevereiro é entregue ao tráfego a duplicação da Avenida Epitácio Pessoa, na Lagoa, no trecho entre a Ponta do Pires e o Clube Piraquê. As obras de abertura da Avenida Norte Sul começam em julho de 1969.
No dia 6 de fevereiro de 1969, visando promover o turismo, é inaugurada a Rodoviária de Araruama, com Hotel e Restaurante.
Em 12 de fevereiro de 1969, são inaugurados os viadutos Pedro Álvares Cabral, com 187 metros de extensão e 17 metros de largura, e o viaduto da Praça Paraguay (Avenida Pasteur), no Mourisco, ainda inacabado. No dia 14 de fevereiro é inaugurado o viaduto Castro Alves, no Meyer sobre a linha férrea da Central do Brasil, antiga aspiração dos moradores.
No dia 14 de fevereiro de 1969, é inaugurado o viaduto do Meyer.
Viaduto Pedro Álvares Cabral em 10/02/1969, dois dias antes da inauguração. Agência O Globo.
Em fevereiro de 1969, início das obras de duplicação da Avenida Leopoldo Bulhões, antiga Rio-Petrópolis, no trecho entre Benfica e Bonsucesso, com 2,5 km de extensão. A proposta era aliviar o tráfego da Avenida Brasil. A obra exigiu a remoção de 40 barracos de uma favela existente sob a ponte do ramal de minério da Central do Brasil, além da construção de novas pontes sobre o canal do Cunha e sobre os rios Jacaré e Faria-Timbó.
No dia primeiro de março de 1969, entrega ao tráfego da nova pista (duplicação) da Avenida Epitácio Pessoa, no trecho entre o Corte do Cantagalo e o Jardim de Alá.
No dia 5 de março de 1969, entrega ao tráfego da nova Avenida Chile, remodelada, A Avenida foi aberta em 1959. Junto com a nova Avenida são entregues as duas grandes passarelas. A Avenida Paraguay ainda estava em projeto com o nome de Avenida Norte-Sul. Aguardava-se a conclusão das desapropriações para o início das obras.
Em 21 de março, em solenidade, com a presença do governador, é dada a primeira detonação de dinamite para abertura do túnel do Pepino. Enquanto isso, na Barra da Tijuca, prosseguiam as seguintes obras:
1º – Na Avenida das Américas, as obras de construção das pontes sobre os canais do Urubu e Portela, além da construção do acesso à ponte sobre o canal de Sernambetiba, no Recreio dos Bandeirantes.
2º - No Itanhangá, prosseguia a obra de duplicação da Estrada da Barra da Tijuca no trecho entre a Estrada das Furnas e a ponte sobre o canal da Lagoa de Marapendi.
3º – Na Via 11, a obra de pavimentação do trecho entre a Cidade de Deus e a ponte sobre o canal da Lagoa de Jacarepaguá.
Em março de 1969, início dos estudos de remoção da favela do Pinto. A favela, fundada em 1928, no terreno do português Joaquim Pinto, recebeu um aterro em 1933, após forte temporal que destruiu 50 dos mais de mil barracos. Em 1956, após incêndio, cerca de 900 famílias são transferidas para o Conjunto da Cruzada São Sebastião. Os estudos socioeconômicos de remoção são concluídos em 22 de abril de 1969, quando a favela contava com cerca de 17 mil habitantes. A remoção da favela é concluída em 25 de julho de 1969.
No dia 28 de março de 1969, inauguração do Conjunto Habitacional da Cidade Alta.
Em maio de 1969, os sub bairros do Jardim Oceânico e Tijucamar contavam com cerca de 500 residências, 20 casas noturnas, uma escola e um hospital, o Lourenço Jorge. A área contava com cerca de mil habitantes. A maioria das casas eram usadas nos finais de semana. Faltava água, luz, saneamento e transportes.
No dia 28 de março de 1969, é inaugurado o conjunto habitacional da Cidade Alta, junto à Avenida Brasil, projetada pelo arquiteto Giuseppe Badolato, o mesmo que projetou a Cidade de Deus. Inicialmente a Cidade Alta recebeu moradores removidos da Favela do Pinto, da Lagoa.
No dia 21 de abril de 1969, os telefones da cidade do Rio de Janeiro passam a contar com 7 algarismos, sendo acrescido o número 2 na frente do número antigo.
No dia 24 de abril de 1969, em cerimônia realizada no Palácio da Guanabara, o arquiteto modernista Lúcio Costa, entrega o Plano Piloto da Baixada de Jacarepaguá ao Governador Negrão de Lima.
No dia 30 de maio de 1969, são iniciadas as obras de remodelação do túnel velho.
No dia 13 de junho de 1969, a Avenida Bartolomeu Mitre, no Leblon, passa a operar em mão-única.
No dia 24 de junho, dentro do novo plano de circulação do bairro de Laranjeiras, a rua das Laranjeiras passa a operar em mão-única no trecho entre o Largo do Machado e a rua Pinheiro Machado.
Em junho de 1969, é inaugurado o primeiro camping do Estado da Guanabara, localizado em área de 4 mil metros quadrados, junto à praia da Macumba, no Recreio dos Bandeirantes.
No dia 15 de julho de 1969, era a seguinte, a situação das obras de construção da autoestrada Lagoa-Barra:
Túnel do Joá: praticamente pronto;
Túnel Dois Irmãos: 500 metros perfurados (galeria dupla) de um total de 1.600 m;
Túnel do Pepino: final da escavação da laje superior;
Elevado das Bandeiras e ponte Joá-Barra: fundação em execução.
Obras em execução na Barra da Tijuca em 1969
- Início da construção do viaduto, na passagem inferior da Via 11 com a Avenida das Américas;
- Início da construção da Ponte da Lagoa de Marapendi, na Via 11;
- Início da construção da Via 5 (Autódromo-Via 11), atual Avenida Abelardo Bueno;
- Início da abertura da Via 9 (atual Av. Alfredo Balthazar da Silveira), no trecho entre a Avenida Litorânea (Sernambetiba) e a Avenida das Américas.
- Construção da Variante da Grota Funda, no trecho da Serra substituindo a antiga estrada construída na década de 1920. A pavimentação com concreto asfáltico é concluída em novembro de 1969.
- Duplicação da estrada do Itanhangá, no trecho entre a Estrada das Furnas e a ponte da Barra da Tijuca (Praça Euvaldo Lodi).
-Ligação da Estrada dos Bandeirantes ao Pontal, com 3 km de extensão e 3 pontes.
- Via 4, paralela à Rodovia Rio-Santos, em implantação.
- Acesso ao Grumari, entregue somente em 1974. A etapa até a Prainha é entregue em novembro de 1969.
- Prolongamento da Avenida das Américas, no trecho entre a Baixada de Campo Grande e Santa Cruz. Obra iniciada em 1969. Em novembro de 1969 o trecho entre as estradas do Magarça e da Ilha estava na etapa de terraplenagem, e o trecho entre as estradas da Ilha e da Matriz em pavimentação.
No dia 18 de julho de 1969, início da concretagem do tabuleiro do viaduto da praça Paraguay junto à Avenida Pasteur, em Botafogo. A previsão era que a obra fosse entregue em setembro de 1969. As obras foram iniciadas em novembro de 1968.
No dia 25 de julho de 1969, início da demolição da Favela do Pinto, após a saída da última família transferida. A favela foi fundada em 1928. Seus moradores foram transferidos para a Cidade Alta, Cidade de Deus e Parque Proletário da Gávea.
No dia 29 de julho de 1969, remoção da pequena favela localizada sobre a pedra do morro do baiano, que abrigava 68 famílias. Foi a terceira favela a ser removida em 1969, depois da favela da Ilha das Dragas e favela do Pinto, ambas localizadas na Lagoa.
Em julho de 1969, a passarela do aterro do Flamengo, em frente à rua Paissandu, estava em construção, sendo concluída em agosto de 1969. Também se encontravam em construção as passarelas do aeroporto Santos Dumont e da rua Silveira Martins, ambas com previsão de conclusão em dezembro de 1969.
Em julho de 1969, entrega do asfaltamento da pista para pedestres junto à areia, no Parque do Flamengo.
Em julho de 1969, inauguração do primeiro camping da cidade, localizado no número 3200 da Avenida Sernambetiba. O camping, instalado numa área de 4.000 metros quadrados, era o oitavo da cadeia Camping Club do Brasil.
Em 4 de agosto de 1969, início da remoção da favela da Catacumba, que contava com cerca de 2.500 barracos. Também, no mesmo dia é iniciada a construção do viaduto Paulo de Frontin, no Rio Comprido, com 2.335 metros de extensão.
Favela da Catacumba em 1965
No dia 15 de agosto de 1969, inauguração da reforma do plano inclinado do Outeiro da Glória, fechado desde 1966 após acidente. As obras de reforma foram iniciadas em fevereiro de 1969.
No dia 18 de agosto de 1969, é lançada concorrência pública para construção do viaduto São Sebastião, ligando a rua Salvador de Sá à Avenida Presidente Vargas.
No dia 24 de agosto, em Jacarepaguá, é inaugurada a primeira loja tipo auto serviço dos supermercados Sendas.
No dia 6 de setembro de 1969 de 1969, é inaugurada a Concha Acústica provisória do Parque do Flamengo, localizada ao lado do Monumento dos Pracinhas.
Em setembro de 1969, conclusão da remoção da favela Piraquê, localizada na Avenida Borges de Medeiros 2719, abrigando 100 famílias. Os moradores são transferidos para casas na Cidade de Deus e Vila Kennedy.
Em setembro de 1969, na Barra da Tijuca, as vias 5 (Abelardo Bueno) e 9 (Salvador Allende) já se encontravam implantadas, porém não asfaltadas. A Via 11 (Ayrton Senna) estava sendo pavimentada. A Via 4, paralela à rodovia Rio-Santos, ainda estava sendo implantada. Faltavam apenas 10 km para a rodovia Rio-Santos alcançar Santa Cruz. A Avenida Sernambetiba já se encontrava pavimentada.
No dia 9 de setembro de 1969, uma equipe japonesa, convidada pelo Ministério da Indústria e do Comércio, visita o Governador Negrão de Lima para estudar a viabilidade técnico-econômica de implantação de uma linha de monotrilho entre o Aeroporto do Galeão e a Barra da Tijuca, no local da futura Expo-72. O projeto estava orçado em 60 milhões de dólares. O trajeto, com cerca de 25 km de extensão, previa paradas na Penha, Irajá, Madureira e Jacarepaguá.
No dia 11 de setembro de 1969, é aberto ao tráfego a pista rebaixada da Praça Paraguay até o viaduto Pedro Álvares Cabral , a penúltima etapa do conjunto de obras da “Urbanização do Mourisco”, iniciado com o viaduto Santiago Dantas.
No dia 12 de setembro, conclusão da pista dos “namorados”, no Aterro do Flamengo. No mesmo dia é assinado o contrato para as obras do aterro de Copacabana entre a Sursan e a firma holandesa Bolt Zunen.
Em setembro de 1969, cerca de 8 veículos eram roubados por dia no Estado da Guanabara.
No dia 15 de outubro de 1969, início da construção da segunda etapa do elevado da Perimetral, entre a Candelária e a Praça Mauá.
No dia 15 de outubro de 1969, o governador Negrão de Lima inaugura o trecho final da Estrada Velha da Pavuna, as pistas laterais da Avenida Brasil, com 2 km de extensão em Guadalupe, e um trecho da Avenida Novo Rio em Inhaúma, com 850 metros de extensão, entre a Estrada Velha da Pavuna e a Avenida dos Democráticos.
No dia 15 de outubro de 1969, é concluída a abertura da estrada de chão entre a estrada do Pontal e a Prainha. A Prainha, que já era frequentado por surfistas, até então era acessível somente pelo mar.
Em outubro de 1969, interdição total do tráfego no túnel velho para a continuidade das obras de duplicação do túnel. As obras de remodelação foram iniciadas em 30 de maio de 1969. A pista superior, a primeira a ser entregue, é aberta ao tráfego no dia 23 de março de 1970. Também no mês de outubro de 1969 é aberta ao tráfego a alça de ligação entre o Túnel Rebouças e o Cosme Velho no sentido Lagoa-Cosme Velho. A alça no sentido Cosme Velho-Lagoa ainda estava em construção.
No dia 27 de outubro de 1969, abertura oficial da primeira frente de trabalho de construção do interceptor oceânico, na Praia de Copacabana. Em 7 de novembro de 1969 são iniciadas as obras do aterro da praia de Copacabana, com draga trazendo areia e água da Praia de Botafogo.
No dia 4 de novembro de 1969, início da construção do túnel entre as ruas Frei Caneca e Henrique Valadares. No mesmo dia é iniciada a obra de urbanização do Trevo das Forças Armadas, que entre outras melhorias, ganha um lago.
No dia 5 de novembro de 1969, é concluída a pavimentação do primeiro trecho da Variante da Estrada da Grota Funda, entre Jacarepaguá e Santa Cruz, em parte do trecho de 4 km da Serra da Grota Funda. Em outubro, na Barra da Tijuca, no mesmo ano é entregue o primeiro viaduto no cruzamento da Via 11 (atual Ayrton Senna) com a Avenida das Américas. Na época, na Via 11, no canal da Lagoa de Camorim, na passagem para Jacarepaguá, havia apenas uma ponte metálica desmontável para a passagem de apenas um veículo por vez. Na época estava sendo elaborada a concorrência para construção de uma ponte definitiva.
No dia 9 de novembro de 1969, é aberto ao tráfego a pista de saída da galeria sentido Rio Comprido do Túnel Rebouças para o bairro do Cosme Velho.
25/09/1969. Construção da primeira pista de acesso ao Cosme Velho. Foto Arquivo / Agência O Globo.
No dia 16 de novembro, após 6 anos de obras, finalmente é inaugurada a Igreja da Matriz de São Francisco de Paula da Barra da Tijuca, localizada na Praça Euvaldo Lodi.
Em novembro de 1969, é inaugurado o primeiro viaduto da Barra da Tijuca, no cruzamento das rodovias Rio-Santos e Via 11, atual Avenida Ayrton Senna. A Via 11, no entanto, ainda operava com uma ponte metálica.
Em novembro, a Companhia do Metropolitano aprova o projeto preliminar da futura estação do Metrô Dom Pedro II (Central), com apenas uma plataforma.
No dia primeiro de dezembro de 1969, Hippies começam a acampar na praia de São Conrado. No mesmo ano é oficializada a feira de artesanato da Praça General Osório, recebendo o nome de Feira Hippie. A feira no entanto foi fundada em 1962.
No dia 15 de dezembro de 1969, inauguração da Variante da estrada da Grota Funda, com 2 km de extensão, substituindo o traçado da antiga estrada implantada em 1890. No mesmo dia é inaugurado o primeiro trecho da Via 9, já pavimentada, no trecho entre a Avenida litorânea e a rodovia Rio-Santos.
No dia 16 de dezembro de 1969, é entregue ao tráfego a duplicação da Avenida Borges de Medeiros, no trecho entre os clubes Caiçaras e Piraquê, incluindo uma nova ponte no Jardim de Alá. Na época a via era conhecida como “Belém-Brasília”. O novo trecho completa o contorno em pista dupla da Lagoa. Os retornos, com posto de gasolina, em frente ao Clube Monte Líbano, é inaugurado em 16 de dezembro de 1969, substituindo o cruzamento direto para o Jardim de Alá.
No dia 16 de dezembro de 1969, são inauguradas duas passarelas, no aterro do Flamengo, na altura das ruas Silveira Martins e Paissandu.
No mesmo dia, é inaugurado o viaduto da Praça Paraguay, em Botafogo, com 20 metros de extensão, permitindo a ligação da Avenida Pasteur com a via expressa da Avenida Nações Unidas.
No dia 16 de dezembro de 1969, é iniciada a escavação do túnel da rua Frei Caneca., no lado da rua Henrique Valadares.
Em dezembro de 1969, melhorando as condições de acesso à Barra da Tijuca, é entregue ao tráfego a nova pista (duplicada) da estrada da Barra da Tijuca, entre a nova ponte do canal da Lagoa de Marapendi, entregue também recentemente, e a estrada das Furnas. O crescimento do fluxo de veículos nos dias de praia, a partir de 1969, gerando grandes engarrafamentos, quando começaram as obras de duplicação da Avenida atlântica, promoveram a rápida construção da segunda ponte.
Em dezembro, inauguração do acesso ao viaduto do Km 2 da Via Dutra, construído em 1951, e até então ainda sem uso.
Conclusão do túnel do Joá, com 350 metros de extensão, ligando o viaduto das Bandeiras à Barra da Tijuca.
Inauguração da primeira etapa do viaduto do Gasômetro.
Início da construção do prolongamento da Avenida das Américas entre a baixada de Campo Grande e Santa Cruz. Para a finalização do anel viário do Estado, falta ainda o trecho entre as estradas do Magarça e da Pedra.
Realização do Plano Diretor de ocupação da Barra da Tijuca, elaborado pelo arquiteto Lucio Costa sob o nome de o Plano Piloto para Urbanização da Barra da Tijuca, Pontal de Sernambetiba e de Jacarepaguá, que também pretendia preservar a “natureza agreste” do lugar. O plano é apresentado no dia 22 de junho de 1969. O Plano de Lúcio Costa foi baseado no Plano de Diretrizes para Vias Arteriais na Planície de Jacarepaguá, elaborado em 1951.
Concluída a operação de remoção da Favela da Praia do Pinto, no Leblon. Os moradores começaram a ser transferidos ainda nos anos 50, mas o Estado enfrentou forte resistência, sendo a remoção concluída somente em 1969, com os últimos moradores (106 famílias) sendo transferidos para a Cidade de Deus. Os primeiros barracos foram instalados em 1951. Em julho de 1969 a Prefeitura inicia a venda dos terrenos desocupados.
Lançamento da Pedra Fundamental da Catedral Metropolitana na esplanada de Santo Antônio.
Incêndio na favela da Praia do Pinto, na lagoa Rodrigo de Freitas.
O município do Rio de Janeiro responde por 11,3% das riquezas produzidas no país.
Inauguração do Conjunto Habitacional Gabinal, em Jacarepaguá, próximo à Cidade de Deus.
Início das obras de abertura da Avenida Norte-Sul, atual república do Paraguay.
A SURSAN desapropria um prédio de 4 andares da rua Gomes Carneiro número 46 e mais 3 casas para a abertura de uma rua entre a Avenida Rainha Elisabeth e rua Prudente de Morais. Com o novo plano de circulação os coletivos com destino à rua Prudente de Morais deixaram de passar pelo cruzamento das ruas Visconde de Pirajá, Canning e Gomes Carneiro.
Inauguração da pavimentação com concreto asfáltico da rodovia RJ-15, entre Teresópolis e Nova Friburgo, com 73,2 km de extensão.
Realização de levantamento aerofotogramétrico da região da Barra da Tijuca, visando a implantação de novo plano de ocupação. Em 1969 surge uma favela na margem direita do Rio Fundo, na entrada da Cidade de Deus. A Cidade de Deus, com 5 mil residências contava com cerca de 32 mil habitantes.
Em 1969, a Avenida Sernambetiba, ainda em pista simples, contava com 22 km de trecho pavimentado.
Obras em execução em 18 de março: Construção da segunda pista da Avenida Epitácio Pessoa, entre o Viaduto Augusto F. Schimidt e o Canal do Jardim de Alá, e construção de nova pista junto à Favela da Catacumba. Construção da segunda pista da Avenida Borges de Medeiros, no trecho do Jockey Club, e no trecho do Canal do Jardim de Alá e a Avenida Afrânio de Melo Franco, junto com a construção de uma nova ponte no Jardim de Alá.
Em 1969, início da construção do Túnel Dois Irmãos.
Através de Decreto do Governador Negrão de Lima, o gabarito da Avenida Vieira Souto passa de 6 para 11 andares.
Cidade do Rio de Janeiro
Evolução da População Favelada
1950 169 mil
1960 337 mil
1970 565 mil
Texto - Barra da Tijuca, O Concebido e o Realizado, por Luciana Araujo Gomes
Construção de Conjuntos Habitacionais iniciadas em 1969
Rua Capitão 3.280 unidades
Marechal Hermes 300 “
Estrada Velha da Pavuna 1.520 “
Engenho da Rainha 1.760 “
Estrada Itararé 660 “
Lins de Vasconcellos 560 “
João Miguel 7.000 “
REFERÊNCIAS:
BRISO, Caio Barretto. O arquiteto que sonhou com uma cidade sem favelas. O Globo. 2017, maio, 5.
Está nascendo uma favela perto da ponte do Governador. Correio da Manhã. 5 fevereiro 1961. Quarto caderno, p.1.
Mão única no Catete. Correio da Manhã. 8 dezembro 1962. Primeiro caderno. p.5.
Mudança de mão na Praia de Botafogo. Correio da Manhã. 27 junho 1964. Primeiro Caderno. p.3.
Departamento de Trânsito divulga as alterações na Zona Sul. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 24 julho 1964. p.9.
Governo vai aprovar o plano de construção do Palácio da Justiça. O Jornal. 1964, agosto, 6. Primeiro Caderno, página 10.
Mais mudanças no tráfego de Copacabana dentro de 10 dias, anuncia Fontenele. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 3 fevereiro 1965. Primeiro Caderno. p.13.
Trânsito mudou hoje no Grajaú. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 9 junho 1965. Primeiro Caderno. p.5.
Trânsito muda mão de sete ruas no Catete. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 8 dezembro 1965. Primeiro Caderno. p.5.
Trânsito estabelecerá mão dupla numa pista do Túnel Novo. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 17 setembro 1966. Primeiro Caderno. p.5.
Código estréia sem mudar nada no trânsito do Rio que teve mesmos problemas. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 24 novembro 1966. Primeiro Caderno. p.11.
Negrão inaugura viaduto em Del Castilho. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 17 dezembro 1966. Primeiro Caderno. p.5.
Com Barata Ribeiro livre, trânsito agora deixa mão única na Siqueira Campos. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 3 agosto 1967. Primeiro Caderno. p.11.
Ensaio Geral. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 12 fevereiro 1969. p.5.