Autoestrada Lagoa-Barra

Histórico

Em maio de 1964, já prevendo a implantação da futura ligação expressa entre a Lagoa e a Barra da Tijuca, integrante do projeto do Anel Rodoviário do Estado da Guanabara,  prosseguia a obra de duplicação da rua Mário Ribeiro, no trecho entre as avenidas Bartolomeu Mitre e Borges de Medeiros.



Em abril de 1966, é iniciada a elaboração do projeto executivo da Autoestrada Lagoa-Barra.


A Auto-Estrada Lagôa/Barra. Departamento de Estradas de Rodagem do Estado da Guanabara. 1970


Em novembro de 1966, é concluído o projeto do Túnel do Joá, o primeiro túnel com pistas superpostas do país. Em dezembro de 1966 é contratada a construtora para a execução do serviço. A obra foi iniciada em 22 de fevereiro de 1967, com término previsto para o final de 1969. A perfuração do túnel foi iniciada em junho de 1967. O Túnel do Pepino foi construído posteriormente.

Em 1967, é assinado o contrato para a construção do Túnel Dois Irmãos. As obras de perfuração são iniciadas em 1969.

Em primeiro de junho de 1967, em solenidade com a presença do governador Negrão de Lima, é dada a primeira explosão para abertura do Túnel do Joá. As obras de construção do túnel foram iniciadas em 31 de maio de 1967.

Em 1968, são assinados os contratos para a construção do Túnel do Pepino, do elevado da encosta do Joá e da ponte sobre o canal da Lagoa da Tijuca.

Em 3 de janeiro de 1968, início da construção do elevado da encosta do Joá, entregue ao tráfego parcialmente em 1970.

Em 11 de junho de 1968, início da construção das duas galerias do Túnel Dois Irmãos, com previsão de entrega para junho de 1971.

Em primeiro de novembro de 1968, início da construção do túnel do Pepino, com previsão de entrega para abril de 1970.

Em 16 de janeiro de 1969, é iniciada a construção da ponte sobre o canal da Lagoa da Tijuca, junto à saída do túnel do Joá, com previsão de entrega para maio de 1970.

Em 21 de março de 1969, em solenidade, com a presença do governador do Estado da Guanabara, é dada a primeira detonação de dinamite para a abertura do Túnel do Pepino.

Situação das obras em 15/07/1969:

Túnel do Joá, com 350 metros de extensão: praticamente pronto
Túnel Dois Irmãos: 500 metros perfurados (galeria dupla) de um total de 1.600 m
Túnel do Pepino: final da escavação da laje superior
Elevado das Bandeiras e Ponte Joá - Barra: fundação em execução

Construção do Elevado das Bandeiras em 09/02/1971 
Acervo O Globo. Foto Rodolpho Machado


Em 24 de setembro de 1970, conclusão da abertura da primeira galeria do Túnel Dois Irmãos.

Em 24 de abril de 1970, é aberto ao tráfego o primeiro trecho da Autoestrada, ainda em caráter experimental, entre São Conrado e a Barra da Tijuca, na pista inferior do Viaduto das Bandeiras.

Trecho Barra da Tijuca - São Conrado

Trecho São Conrado - Gávea

Túnel do Pepino em 1970. Foto Sérgio Roberto de Albuquerque


No final de abril de 1971, a ligação entre a Barra da Tijuca e São Conrado pela Autoestrada Lagoa-Barra ainda era realizada em caráter experimental e somente pela pista inferior do elevado das Bandeiras. O vigamento da pista superior ainda estava em construção. 

Em 2 de abril de 1971, a pista inferior, que até então operava em mão dupla, passa a operar em mão única no sentido Barra - São Conrado, de segunda à sexta, permanecendo em mão dupla nos finais de semana. 

Estudos realizados em 1971 pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Estado da Guanabara previam que em 1975 a Autoestrada Lagoa-Barra já estaria saturada, quando deveria ser indicada a construção de uma via expressa paralela entre a Avenida Delfim Moreira e o Itanhangá Golfe, composto de dois grandes túneis, o primeiro entre o Leblon e São Conrado, e o segundo, entre São Conrado e o Itanhangá, passando sob a Pedra da Gávea.

Em abril de 1971, é concluída a  pavimentação da Galeria B do túnel Dois Irmãos, faltando apenas a conclusão da concretagem da abóboda. Estava sendo concluída a desapropriação da faixa de terreno do Gávea Golfe Club e do Country Club para a construção da segunda pista da Autoestrada. O Viaduto Mestre Manuel, no cruzamento com avenida Niemeyer, já estava pronto.

Em 28 de abril de 1971, é realizada a tomada de preços para a construção dos acessos provisórios do Túnel Dois Irmãos na Gávea.

Em novembro de 1971, o viaduto de acesso à galeria superior do Túnel do Pepino, em São Conrado,  se encontrava em construção, junto com a pista superior do Viaduto das bandeiras, que não estava pavimentada. A Autoestrada Lagoa-Barra foi inaugurada em 31 de dezembro de 1971, ainda com o Túnel Dois Irmãos em obras.

Em 29 de janeiro de 1972, é aberto ao tráfego, ainda em caráter experimental, a galeria B do Túnel Dois Irmãos, no sentido Barra da Tijuca.

Em fevereiro de 1972, em São Conrado é concluída a construção do trecho entre o Viaduto Mestre Manuel (Rocinha) e o Túnel do Joá, desapropriando uma faixa do Gávea Golfe Club

Em fevereiro de 1972, é construído o retorno sob a Ponte da Joatinga, no Jardim Oceânico, eliminando o cruzamento na altura da Praça Euvaldo Lodi e permitindo o acesso ao Alto da Boa Vista.

Em junho de 1972, o DER-GB, já prevendo em 5 anos a saturação do tráfego da Autoestrada Lagoa-Barra, ainda nem praticamente inaugurada, planeja lançar a licitação para construção de uma via expressa paralela (GB-02),  entre o final da Avenida Delfim Moreira e a Via 5, passando por São Conrado e imediações do Itanhangá Golf Club. A nova via expressa deveria contar com  3 túneis, o primeiro sob o morro Dois Irmãos, desembocando no Gávea Golf Club, o segundo entre São Conrado e o Itanhangá Golf Club, e o terceiro sob a Pedra do Itanhangá e por baixo da estrada do Pica-Pau.

Em novembro de 1972, finalmente, é concluída a construção da Galeria A do Túnel Dois Irmão. A Galeria B já estava aberta ao tráfego, em caráter experimental. O Túnel foi inaugurado oficialmente em 28 de dezembro de 1972.


Túnel Dois Irmãos em 27/12/1972, véspera da inauguração


Em 29 de setembro de 1978, com a presença do governador Faria Lima, é inaugurada a passarela metálica de pedestres da favela da Rocinha, sobre a Autoestrada Lagoa-Barra. No mesmo local é construída uma nova passarela, de concreto armado, projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, inaugurada em junho de 2010.

Em 1979, polêmica quanto a escolha do traçado da Autoestrada Lagoa-Barra junto ao campus da Pontifícia Universidade Católica – PUC, atrasando o início das obras de construção do prolongamento até a Praça Sibelius.

Em 22 de janeiro de 1982, é inaugurado o prolongamento da Autoestrada Lagoa-Barra, desde o Túnel Dois Irmãos até a Praça Sibelius, eliminando a passagem pela Avenida Marquês de São Vicente.

Em dezembro de 1983, inauguração da passarela da Praça São Conrado, localizada na altura da Estrada da Canoa.

Em setembro de 1993, a Autoestrada Lagoa-Barra passa a ser administrada pelo Prefeitura, através da 3ª Divisão de Vias Especiais.

No dia 6 de janeiro de 2003, interdição do viaduto Graça Couto, que liga o túnel Zuzu Angel à Gávea. Cerca de  50.000 carros que seguiam pela auto-estrada Lagoa–Barra no sentido Lagoa todos os dias, 9.000 usavam o viaduto, escapando dos congestionamentos  pela Rua Marquês de São Vicente. Após inúmeras reclamações dos moradores da Gávea  a Prefeitura decidiu interditar o viaduto por tempo indeterminado.

Em dezembro de 2003, entrega de dois novos acessos e retorno na pista sentido Barra, na altura do Motel Escort, em São Conrado.

No dia 18 de janeiro de 2010, durante uma reunião de autoridades brasileiras com o Comitê Organizador dos Jogos, o prefeito Paes anuncia o plano de melhorias da ligação rodoviária entre a Barra e Zona Sul, através da duplicação da Avenida Niemeyer e de novo túnel entre a Barra da Tijuca e São Conrado.

Em junho de 2010, inauguração da passarela, de autoria  de Oscar Niemeyer, na altura da Favela da Rocinha.

Em 10 de abril de 2013, visando solucionar o tradicional gargalo no acesso à Barra da Tijuca, a Prefeitura apresenta o projeto básico de construção de 2 novos túneis e um novo viaduto no Joá, incluindo a construção de uma ciclovia junto ao viaduto existente.

Em 21 de agosto de 2014, são iniciados os trabalhos de remoção da vegetação para a construção do segundo Elevado das Bandeiras, no Joá.

Em 13 de julho de 2015, fim das detonações em rocha para ampliação do Elevado das Bandeiras, após 6 meses de obras.


REFERÊNCIAS:

RIBEIRO, Marcio Queiroz. A Autoestrada Lagoa-Barra. Secretaria de Obras Públicas do Estado da Guanabara.1969.