Glória

Histórico

Em 1567, os portugueses abrem o caminho do Cattete, ligando o Morro do Castello ao rio Carioca, fonte de água potável, provavelmente aproveitando trilhas indígenas existentes.

Em 1670, Antonio Caminho constrói a primeira capella do alto do morro da Glória, demolida em 1714 para ser substituída por um novo templo, cuja construção foi concluída em 1739.

Em 1772, é construído o Chafariz da Glória, para atender aos viajantes da Zona Sul. Na década de 1770 o Marquês de Lavradio melhora o acesso, alargando o caminho e construindo em 1772 uma amurada de pedra, no trecho entre o pocinho da Glória e o Chafariz, protegendo contra as ressacas. Em 1860 a amurada foi prolongada até o Beco das Carmelitas, passando a se chamar Cais Novo da Glória.

Em 1852, é aberta a rua de Santa Izabel, na Glória, renomeada para rua Benjamin Constant em 1891. No mesmo ano é aberta a rua Santo Amaro, na chácara do Conselheiro Amaro Velho da Silva, então Diretor do Banco do Brasil.

Em 26 de março de 1861, conclusão da construção do Cais da Glória, com arvoredos, tornando-se um passeio para recreio público.

Igreja de Nossa Senhora da Glória do Outeiro, 1863 circa
 Augusto Stahl/ Coleção Gilberto Ferrez/ Acervo Instituto Moreira Salles 


Em 1864, inauguração da estação de elevação e tratamento de esgotos da Glória, atendendo a 1.200 casas, das 14.600 existentes na cidade. No ano seguinte é inaugurada a estação de tratamento da Gamboa, localizada entre as ruas da Gamboa e do Santo Cristo. A terceira estação de tratamento, é inaugurada em 1866, na rua Dom Gerardo, esquina com rua Primeiro de Março. 


Enseada da Glória em 1864

Largo da Glória em 1865

Cais da Praia da Lapa em 1866

Vista parcial da Glória em 1885

Vista parcial do Cattete em 1885
Foto Marc Ferrez


No dia 19 de outubro de 1889, através do Decreto nº10.407, é autorizado o arrasamento do Morro de Santo Antônio, devendo o aterro ficar na área compreendida entre a praia de Santa Luzia e a ponta do Outeiro da Glória. O morro só foi removido na década de 1950, com o material aproveitado para as do aterro do Flamengo.


Cartão Postal



Em 3 de maio de 1900, no Largo da Glória, é inaugurado o monumento do IV Centenário do Descobrimento do Brasil, com a estátua de Pedro Álvares Cabral.

Em 7 de maio de 1904, início da demolição do Mercado Municipal da Glória, dando lugar à Praça Pedro Álvares Cabral.

Em fins de 1904, foi demolido o Mercado da Glória. No local foi erguida a estátua do Visconde de Rio Branco, de autoria do francês Felix Charpentier.

Em 1905, o antigo muro da Glória, do século XVIII, recebe uma balaustrada com granito removido da Praça Tiradentes. No local é implantado o primeiro relógio elétrico da cidade, alimentado pela rede elétrica dos bondes da Companhia Jardim Botânico, inaugurado em 15 de abril de 1905.

Avenida Beira Mar em 1906


Em 28 de janeiro de 1908, é inaugurada a balaustrada da rua do Russel, em comemoração à abertura dos portos de 1808.


Rua da Glória em 1911


Em 1912, inauguração do Palácio do Acerbispado do Rio de Janeiro, no Largo da Glória, esquina com rua Benjamin Constant.

Palácio São Joaquim, casa do Acerbispado, por volta de 1918. Cartão Postal

Avenida Beira Mar antes do aterro da Praça Paris

Obras do aterro da enseada da Glória em 1922

Avenida Beira Mar na década de 1920, praticamente uma via expressa


Em 15 de agosto de 1922, é inaugurado o Hotel Glória, construído pela família Rocha Miranda.

Em 1929, é concluída a construção do Edifício Milton, na rua do Russel, em estilo art déco. O prédio foi tombado na década de 1990. Com portaria monumental, escadaria e acabamento com mármore de carrara, se tornou um dos endereços mais elegantes da cidade.

Em novembro de 1929, modificação da mão de direção da Avenida Beira Mar, no trecho entre o Monroe e o Largo da Glória. O tráfego que era realizado simultaneamente nos dois conjuntos de pistas da Praça Paris, passa a ser feito em binário, com duas pistas internas no sentido Flamengo e duas pistas externas no sentido Centro. 


Praça Paris em 1930


Em 1930, é lançado o loteamento do Bairro dos Extrangeiros, entre a rua Santo Amaro e o bairro de Santa Teresa, pela firma Junqueira & Cia. Ltda.

Em 1935, é entregue o Edifício Ipu, na rua do Russel.

Em 20 de janeiro de 1944, inauguração do Plano Inclinado do Outeiro da Glória. A operação foi suspensa em junho de 1966, após um acidente com uma vítima fatal, sendo reaberto em 15 de junho 1969, após reforma iniciada no mesmo ano.

Em 3 de abril de 1964, o Hotel Glória inaugura o seu Convention Center.

Em junho de 1965, é concluída a obra de cantaria e pavimentação com placas de granito no jardim de acesso à Igreja Nossa Senhora da Glória do Outeiro.

Em 1970, início das obras do Metrô, no Largo da Glória. Em 25 de maio de 1970, são estocados nos jardins da Glória, os primeiros perfis metálicos destinados ao escoramento das galerias do Metrô, fabricados pela Companhia Siderúrgica Nacional. (CSN). Em 23 de junho de 1970, em solenidade com a presença do governador do estado da Guanabara na Praça Paris, é cravada a primeira estaca, dando-se o início das obras do Metrô.

Em abril de 1971, apesar da falta de verba, as primeiras galerias do Metrô, com 420 metros de extensão, entre o Largo da Glória e a Praça Paris, começam a ganhar forma. Em outubro de 1972, a primeira galeria, com 150 metros de extensão, já estava concretada.

Em primeiro de julho de 1972, com a presença do governador Chagas Freitas, é entregue a remodelação da Praça do Russel. 

Em julho de 1973, o Metrô já contava com 800 metros de galerias construídas, na altura da Praça Paris. No mesmo mês é concluída a concretagem da galeria da Praça Marechal Deodoro. No segundo semestre é iniciada a a colocação de paredes diafragma na Cinelândia e na rua Treze de Maio, iniciando as escavações.

Em 5 de março de 1975, inauguração da Biblioteca Pública da Glória, com acervo da antiga Biblioteca Central de Educação.

Em primeiro de julho de 1977, o Presidente Ernesto Geisel visita as obras do Metrô, percorrendo em trolley o trecho entre as estações da Glória e Cinelândia.

Em 12 de dezembro de 1977, o metrô entrega a obra de reurbanização do Lago da Glória. Em junho de 1978, é entregue a reurbanização da Praça Paris.

Em 5 de agosto de 1978, na Glória, o Metrô instala os últimos 150 metros de trilhos que faltam para ligar as estações Glória e Praça Onze e iniciar sua operação comercial.

Em 10 de março de 1979, com a presença do prefeito Marcos Tamoio, é inaugurada a Marina da Glória, a primeira marina pública do país.

Em 5 de março de 1979, é inaugurada a estação Glória do Metrô.

Em fevereiro de 1992, conclusão da reforma da praça Paris, que ganha gradis, sendo reinaugurada com o show Piaf, com Bibi Ferreira.


Chafariz da Glória em 2023