Leblon


Histórico

Em 1891, na encosta do Leblon, início da construção da ferrovia Botafogo - Angra dos Reis,  logo abandonada, deixando um caminho aberto de 800 metros de extensão entre o Leblon e o Vidigal. Em 1912, o caminho é estendido em mais 400 metros até o Ginásio Anglo-Brasileiro, pelo próprio proprietário das terras do local. Em 1915, às custas de um rico morador de São Conrado, o comendador Jacob Niemeyer, a estrada é finalmente prolongada até São Conrado, sendo doada à prefeitura em outubro de 1916 como novo logradouro público. Em 1920, com a visita dos reis da Bélgica, tem o traçado melhorado.

Vista do Leblon por volta de 1910
Foto Augusto Malta


Em 1919, são abertas as atuais avenidas Vieira Souto e Delfim Moreira, ainda com o nome de Avenida Meridional e com uma só pista, quando o Leblon ainda era um grande areal. Na mesma época é entregue a primeira ponte sobre o canal da Lagoa, ligando as duas avenidas.

Abertura da Avenida Delfim Moreira em 1919
Foto Augusto Malta

Avenida Delfim Moreira em 1919
Foto Augusto Malta

Vista do Leblon e Ipanema em 1924

Década de 1920


Em 1938, entrega da urbanização do Jardim de Alá, e construção da segunda ponte sobre o canal,  entre a rua Visconde de Pirajá e Avenida Ataulfo de Paiva.


Lagoa em 06/08/1938


Em julho de 1942, é inaugurada a segunda pista da Avenida Delfim Moreira.


A União, 11/07/1948


Em 29 de setembro de 1951, inauguração do Cinema  Leblon, com 1.291 lugares, na Avenida Ataulfo de Paiva. Em 10 de novembro de 1951, é inaugurado o Cinema Miramar, na Avenida Delfim Moreira, esquina com rua General Artigas, com 1.259 lugares, sendo demolido em 1973.

Em 1951, fundação da Favela da Praia do Pinto no Leblon, junto à Lagoa Rodrigo de Freitas. Em julho de 1955 surgem os primeiros barracos na Ilha das Dragas, até então ocupada por pescadores.

Em 1952, é iniciada a construção do Hospital da Lagoa, construído no terreno de uma antiga favela.

Em 9 de dezembro de 1955, início da construção do Conjunto Habitacional da Cruzada São Sebastião, para abrigar moradores transferidos da Favela do Pinto. Em 3 de janeiro de 1957, são entregues os primeiros apartamentos, de um total de 945 unidades. Na mesma época, na confluência da Avenida Ataulfo de Paiva com o  Jardim de Alá,  foi concluída a construção do Conjunto Habitacional dos Jornalistas.

Em 17 de dezembro de 1956, é inaugurado o Supermercado Disco (nº 2), na Avenida Ataulfo de Paiva, 669. 

Em 1958, no Leblon, é aberto o primeiro restaurante La Mole. Em 1992, contava com 11 filiais espalhadas pela cidade.

Em setembro de 1959, é lançado o Edifício Reverie, no Leblon, com apartamentos de 1 e 3 quartos e garagem subterrânea, localizado na rua Bartolomeu Mitre, 553, esquina com a rua Dias Ferreira.

Década de 1950


Em 1961, são entregues as seguintes obras: 

-  Duplicação da rua Mário Ribeiro
-  Abertura da rua Gilberto Cardoso
- Elevação da  pista da Avenida Borges de Medeiros
- Pavimentação da ponte da avenida Epitácio Pessoa, em frente ao Clube Caiçaras.

Em 1961, foram removidas as favelas do Monte Líbano, Hospital do Ipase e Pedra do Baiano.

Em 1963, as ruas Gomes Carneiro, Visconde de Pirajá e Bartolomeu Mitre recebem pavimentação em concreto asfáltico para a circulação dos ônibus elétricos da CTC, substituindo a pavimentação em paralelepípedos.

Em outubro de 1963, é anunciada a implantação de novo mosaico de pedras portuguesas nas praças São Salvador (Laranjeiras), Largo do Rio Comprido, e Lamartine Babo (Tijuca). Mais tarde, na década de 1970,  o mesmo desenho, do arquiteto Renato Primavera, é aproveitado no calçadão das praias de Ipanema e Leblon.

Em 1969, após um incêndio, é concluída a remoção da Favela da Praia do Pinto. Os moradores começaram a ser transferidos ainda nos anos 50, mas o Estado enfrentou forte resistência. A remoção só foi concluída em 1969, com os últimos moradores (106 famílias) sendo transferidos para o conjunto habitacional da Cidade de Deus. 

Em 13 de junho de 1969, a Avenida Bartolomeu Mitre passa a operar em regime de mão única.

Em março de 1969, o governo do estado da Guanabara inicia dos estudos para a remoção da favela do Pinto, fundada em 1928, no terreno do português Joaquim Pinto. Em 1933, a favela recebeu um aterro, após forte temporal que destruiu 50 dos mais de mil barracos. Em 1956, após incêndio, cerca de 900 famílias foram transferidas para o conjunto habitacional da Cruzada São Sebastião. Os estudos para a remoção foram concluídos em 22 de abril de 1969, quando a favela contava com cerca de 17 mil habitantes. A remoção dos moradores foi iniciada em 25 de julho de 1969, sendo transferidos para os conjuntos habitacionais da Cidade Alta, em Cordovil, Cidade de Deus, em Jacarepaguá, e Parque Proletário da Gávea. No mesmo mês o governo do estado da Guanabara inicia a venda do terreno desocupado.

Em 29 de julho de 1969, remoção da pequena favela localizada sobre a pedra do morro do baiano, com 68 famílias, a terceira favela removida em 1969, depois das favelas da Ilha das Dragas e da Paia do Pinto, ambas na Lagoa.

Em 1971, a construtora João Fortes Engenharia inicia as obras de construção de um conjunto habitacional no terreno de 9.300 m² da antiga favela do Pinto.

Em 1972, inauguração do motel Vip's, na Avenida Niemeyer.

Em 30 de novembro de 1972, com a presença do Ministro Cirne Lima,  é inaugurada a segunda filial dos supermercados Sendas na Zona Sul, na rua José Linhares.

Em 25 de março de 1973, demolição do cinema Miramar do Leblon, inaugurado em 1951, localizado na Avenida Delfim Moreira esquina com a rua General Artigas, sendo substituído por um prédio residencial.

Em 12 de agosto de 1974, inauguração do Hotel  Intercontinental, em São Conrado. Em 27 de setembro de 1975, é aberto o Hotel Sheraton no Vidigal, com 559 apartamentos.


Avenida Delfim Moreira na década de 1970


Em 1975, o Baixo Leblon se firma como ponto de encontro das noites cariocas.

Em 17 de janeiro de 1975, inauguração das obras de remodelação das avenidas Vieira Souto e Delfim Moreira, que entre outros melhoramentos, ganham pistas mais largas,  novos canteiros centrais, novas canalizações de trânsito para acesso às ruas transversais, nova iluminação e novo calçadão de pedras portuguesas junto à praia. As obras foram iniciadas em janeiro de 1974.

Em 7 de junho de 1976, inauguração do supermercado Mar e Terra, no Leblon, com 16 mil metros quadrados de área construída, na rua Adalberto Ferreira, 18, próximo ao Hospital Miguel Couto. Em agosto de 1978 a rede Mar e Terra foi vendida ao Grupo Sendas.

Em março de 1977, é inaugurada a filial do Leblon da rede de lanchonetes Gordon, na Avenida Ataúlfo de Paiva, esquina com a rua Dias Ferreira.

Em 19 de junho de 1977, são inaugurados os novos semáforos das avenidas Vieira Souto e Delfim Moreira.

Em 11 de novembro de 1978, com a presença do prefeito Marcos Tamoyo, são inaugurados 6 postos de salvamento nas praia de Ipanema e Leblon. 

Em 13 de dezembro de 1978, a Comlurb conclui a instalação das novas caixas coletoras de lixo de concreto nas calçadas da orla do Leme, Copacabana, Ipanema e Leblon, a cada 200 m, com marcas de quilometragem para os adeptos do cooper.

Em 1982, inauguração do Hotel Marina Palace, no Leblon, com 152 apartamentos.

Em 12 de novembro de 1982, o prefeito Júlio Coutinho inaugura a urbanização da praça Cláudio Coutinho,  localizada na esquina das ruas Fadel Fadel e Adalberto Ferreira.

Em dezembro de 1983, inauguração do Rio Design Center Leblon,  primeiro centro comercial  exclusivo de decoração do país.

Em 1984, lançamento do Apart-hotel Monsieu Le Blond, na Avenida Bartolomeu Mitre.

Em 25 de janeiro de 1987, início da Operação Verão, com o fechamento das pistas das avenidas Vieira Souto e Delfim Moreira, junto às praia de Ipanema e Leblon, entre as 8 e 18 horas

Em 1991, na segunda gestão do prefeito Marcello Alencar, no Programa Rio Orla, as praias do Leme, Copacabana, Arpoador, Ipanema, Leblon, São Conrado, Barra da Tijuca e Recreio recebem melhorias, ganhando ciclovia e quiosques.

Em 11 de janeiro de 1995, início das obras do Projeto Rio Cidade do Leblon, entregues no ano seguinte.

Em 2 de fevereiro de 1995, inauguração da faixa preferencial para ônibus entre o Centro e o Leblon, junto da nova frota e pintura externa da empresa Real Auto Ônibus, com novos ônibus Ciferal modelo GLS.

Em agosto de 1996, instalação do primeiro fraldário na orla da Zona Sul, no posto 12 do Leblon,  próximo ao Baixo Bebê.

Em 24 de fevereiro de 1997, inauguração do Mc Donald´s Leblon, no início da Avenida Ataulfo de Paiva, no local do Gordon.

Em 1999, inauguração do Hotel  Marina All Suites, no Leblon, com 37 apartamentos.

Em 9 de setembro de 1999, é realizada uma audiência pública para análise da construção do Túnel Leblon – São Conrado, ligando a Avenida Delfim Moreira à Autoestrada Lagoa-Barra.

Em dezembro de 2000, inauguração do Parque Natural Municipal Dois Irmãos, no Leblon.

Em 29 de novembro de 2006, inauguração do Shopping Leblon, na Avenida Afrânio de Mello Franco, com 240 lojas, 1.126 vagas para automóveis e 4 salas de cinema.

Em 22 de outubro de 2010, é concluída a reforma dos dois primeiros postos de salvamento, do total de 27 postos de salvamento da orla do Rio de Janeiro. São entregues o Posto 9, em Ipanema, e o Posto 12 no Leblon.

Em 2 de julho de 2014, é realizada a última sessão no Cine Leblon, do Grupo Luís Severiano Ribeiro, na Avenida Ataulfo de Paiva.

Em 8 de setembro de 2015, interdição da Avenida Niemeyer para o içamento da passarela da favela Chácara do Céu.


REFERÊNCIAS:

Nasce uma favela no Leblon. O Globo. Rio de Janeiro. 18 julho 1955. p.12.

Praça Cláudio Coutinho é inaugurada no Leblon. O Globo. Rio de Janeiro. 12 novembro 1982. p.9.