Plano Inclinado


Histórico

Em 29 de outubro de 1985, é realizada a primeira viagem experimental do Plano Inclinado da favela do Pavãozinho, inaugurado em 10 de novembro de 1985.  O plano inclinado contava com 135 metros de extensão e 5 estações. Cada carro tinha capacidade para 25 passageiros ou 2 toneladas. A melhoria promovia ainda mais o crescimento desordenado  da favela, ajudando inclusive no transporte de materiais de construção. O plano foi recuperado em 1998.

Em 1998, recuperação do plano inclinado da favela do Pavão-Pavãozinho, em Ipanema.

Em outubro de 1998, inauguração do plano inclinado da favela da Serrinha, em Madureira, construído com recursos da Prefeitura.

Em novembro de 2002, o plano inclinado do complexo  Pavão-Pavãozinho volta a funcionar, após a recuperação da via permanente e da instalação de novo bondinho com capacidade para 25 passageiros, mais confortável e seguro. O trajeto contava com 5 estações, sendo a primeira na rua Saint Roman.

Em agosto de 2006, dando continuidade ao programa de urbanização da favela Santa Marta, a secretaria de meio ambiente do Município derruba 35 barracos para construção do plano inclinado, abrindo espaço para construção das estações 1 e 2. O plano inclinado contava com 5 estações, sendo que as estações 3, 4 e 5 já se encontravam prontas com o elevador funcionado em fase de testes.

Em 27 de julho de 2007, o Governo do Estado reinicia a construção do plano inclinado da favela Dona Marta com 5 estações e 330 metros de extensão, evitando a subida de 850 degraus. As obras estavam paralisadas há 7 meses por problemas de dívida com a empreiteira Cr Almeida.

Em agosto de 2007, a prefeitura, através de Decreto, lança a primeira legislação para ordenação da ocupação da favela da Rocinha, criando regras de gabarito variando de 1 a 5 andares. Trata-se da primeira grande favela da cidade a receber legislação específica. Nota-se que a desordem da ocupação urbana tinha, e ainda tem, a conivência do poder público, com exceção do breve  período, nos anos 60, quando algumas dessas mazelas urbanas foram removidas da cidade.

Em outubro de 2007, início da entrega de títulos de propriedade no complexo de favelas Pavão/ Pavãozinho/ Cantagalo, composto por 6.400 residências. O projeto deveria ser estendido às favelas de Vila Vital (Duque de Caxias), Alhambra (Campo Grande), Dona Marta (Botafogo), Vila Ribeiro (Taquara), Panatácia (Guadalupe), Ricardinho/ Fazenda (Alto da Boa Vista), General Cadwell (Centro) e Tijuqinha (Recreio).

Em 30 de novembro de 2007, início das obras de urbanização do morro Cantagalo, com recursos federais do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). Entre outras melhorias, era previsto a construção de um elevador entre a estação do Metrô General Osório e o alto da favela.

Em 7 de março de 2008, com a presença do governador do estado e do presidente da república, lançamento oficial das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)  no Complexo do Alemão e na Favela da Rocinha.

Em junho de 2009, início da construção do muro de contenção da expansão da favela da Rocinha, no Portão Vermelho.

Em 5 de março de 2010, início da implantação dos primeiros 360 metros de barreiras acústicas da Linha Vermelha, em frente à favela  Parque Boa Esperança, no Caju.

Em 30 de junho de 2010, inauguração do Elevador da Favela do Cantagalo, com capacidade para até 100 passageiros/viagem, composto por duas torres, de 64 metros e 30 metros de altura.


REFERÊNCIAS: