Planos Urbanísticos

Histórico

Em 25 de junho de 1927, chega ao Rio de Janeiro o arquiteto francês Alfred Agache, convidado pelo prefeito do Distrito Federal para estudar um plano de embellezamento para a capital. O mesmo arquitecto foi autor do projeto premiado em 1911 da nova capital da Austrália, Canberra, inaugurada em maio de 1927.

Em 1930, entrega do Plano Diretor da cidade, elaborado pelo professor Alfred Agache, de origem francesa. Aprovado em maio de 1932, pelo Decreto nº 3.873.

Em julho de 1932, é lançado o primeiro número da Revista Municipal de Engenharia, ainda com o nome de Revista da Directoria de Engnenharia.

Em 8 de novembro de 1937, na administração do prefeito Henrique Dodsworth através do Decreto Municipal nº 6.092, é criada a Comissão do Plano da Cidade, que em 6 de dezembro de 1945, através do Decreto-Lei nº 8.304, é transformado no Departamento de Urbanismo, subordinado à Secretaria Geral de Viação e Obras da Prefeitura do Distrito Federal.

Em agosto de 1963, o governador Carlos Lacerda apresenta o novo Plano Diretor do Estado da Guanabara elaborado pelo escritório  Doxiadis Associates, Consultants on Development and Ekisticsdo do arquiteto Doxiadis de origem grega. O plano foi duramente criticado pelo seu alto custo e por ter sido elaborado por um técnico estrangeiro.

Em 1969, é elaborado o plano diretor de ocupação da Barra da Tijuca, pelo arquiteto Lucio Costa sob o nome de o Plano Piloto para Urbanização da Barra da Tijuca, Pontal de Sernambetiba e de Jacarepaguá, que também pretendia preservar a natureza agreste do lugar. O plano é apresentado em 22 de junho de 1969. O Plano de Lúcio Costa  foi baseado no “Plano de Diretrizes para Vias Arteriais na Planície de Jacarepaguá”, elaborado em 1951.

Em 1970, é apresentado o Plano Rodoviário do Estado da Guanabara, com as linhas policrômicas.

Em março de 1975, fusão do Estado do Rio de Janeiro com o Estado da Guanabara, antigo Distrito Federal. 

Em outubro de 1975, o Metrô inicia a elaboração do Plano Integrado de Transportes, com a revisão completa dos Estudos de Viabilidade do Metrô de 1968. O novo plano visava definir a rede básica do metrô para 1979 e sua integração com os demais meios de transporte.

Em 31 de maio de 1977, o prefeito Marcos Tamoyo recebe a prova gráfica do Plano Urbanístico Básico da Cidade do Rio de Janeiro (PUB-Rio). A edição do Relatório Final é publicada em junho de 1977.

Em 27 de agosto de 1977, é concluído o levantamento aerofotogramétrico, encomendado pela Fundrem,  dos 13 municípios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O primeiro voo foi realizado em janeiro de 1976.

Em 21 de março de 1985, no Projeto de Reestruturação da Região Metropolitana, a Fundrem (Fundação para o Desenvolvimento da Região Metropolitana)  apresenta o plano de vias transversais aos representantes dos prefeitos da Região Metropolitana e da EBTU. O trabalho foi desenvolvido pela Fundrem e pela equipe do arquiteto Jaime Lerner, e tinha como premissa promover o desenvolvimento da região, com prioridade à Baixada, fazendo do transporte de massa o indutor do crescimento.

Em janeiro de 1986, apresentação do Plano de Revitalização do Centro, desenvolvido pelo escritório do arquiteto Jaime Lerner, no Projeto Rio 2000.

Em junho de 1993, o  secretário de urbanismo do prefeito César Maia, Luiz Paulo Conde, leva à Associação Comercial do Rio de Janeiro a ideia de se elaborar o Plano Estratégico da Cidade do Rio de Janeiro.

Em 3 de maio de 2006, a Prefeitura apresenta à Câmara dos Vereadores a primeira versão do Plano Diretor de Transportes.

Novo Plano Diretor

Em 3 de agosto de 2021, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, apresenta a proposta do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Sustentável, no Palácio da Cidade, em Botafogo. Em 23 de setembro de 2021 o Plano é enviado à Câmara Municipal para apreciação e votação no ano seguinte.


REFERÊNCIAS:

Urbanismo. Brazil Ferro-Carril. 31 maio 1936. p.228.

Prefeitura do Rio apresenta proposta do Plano Diretor. Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. 3 agosto 2021.