Recreio dos Bandeirantes

Histórico

Entre 1921-1934, Joseph Wesley Finch, norte-americano, vende os primeiros lotes do Recreio dos Bandeirantes. O acesso ainda era feito por Madureira, passando pelas estradas dos Bandeirantes e Rio Morto. A viagem até o Centro durava algumas horas. Após o seu falecimento, os terrenos são vendidos para a empresa imobiliária Predial Bandeirantes, criada no mesmo ano.


Praça do Pontal em fevereiro de 1936


Em 1937, prosseguia a construção da Estrada da Covanca, visando facilitar a ligação do Centro com a Baixada de Jacarepaguá, incluindo o novo bairro do Recreio dos Bandeirantes.

Em 12 de maio de 1954, de acordo com o Decreto Lei Nº 58, é registrado o projeto de loteamento do Recreio dos Bandeirantes, no 9º Registro de Imóveis sob o nº 249. A área foi loteada pela empresa Recreio dos Bandeirantes Imobiliária S.A, que anunciava a venda de lotes a partir de Cr$ 150 mil, com pagamento facilitado em até 10 anos.


Km 16 da Avenida Litorânea em 1956

Em 1961, surge a favela do Canal das Tachas, no Recreio dos Bandeirantes, que contava com 86 barracos em 1971 e mais de 2.500 barracos em 1979.

Em 27 de janeiro de 1963, a cidade ganha sua primeira pista de kart, construída no interior do Motel Country Club Bandeirantes, na região do Recreio dos Bandeirantes, na Rodovia Rio-Santos.

No dia 4 de dezembro de 1963, o DER-GB recebe as propostas da concorrência pública para implantação e pavimentação da rodovia BR-6 (Rio-Santos), no trecho de 12,8 km de extensão, entre o Km 5,8 e o Canal de Sernambetiba (Km 18,6) no Recreio dos Bandeirantes. 




Em junho de 1969, é inaugurado o primeiro camping do Estado da Guanabara, localizado em área de 4 mil metros quadrados, junto à Praia da Macumba, no Recreio dos Bandeirantes.

Em 15 de outubro de 1969, é aberto ao tráfego o primeiro trecho da Avenida Estado da Guanabara, entre a Estrada do Pontal e a Prainha, ainda não pavimentado. Até então a Prainha só era acessada por trilha ou barco.

Em 15 de dezembro de 1969, é inaugurada a Variante da Estrada da Grota Funda, com 2 Km de extensão, substituindo a antiga estrada aberta em 1890. No mesmo dia é inaugurado o primeiro trecho da Via 9, entre a Avenida Litorânea e a Rodovia Rio-Santos, totalmente pavimentado.

Em março de 1970, é concluído o asfaltamento da Estrada do Pontal, no Recreio dos Bandeirantes. A estrada liga a Avenida das Américas à ponte de madeira na foz do canal de Sernambetiba, no entroncamento com a Avenida dos Estado da Guanabara. Em julho de 1970, a Via 9, atual Avenida Salvador Allende e Via 11, atual Avenida Ayrton Senna, ainda estavam em obras, na fase de terraplenagem. Estudava-se a implantação de uma linha de Hovercraft entre o cais do Museu de Arte Moderna, no Centro, e a Barra da Tijuca. No mesmo ano é concluído o estudo para abertura do Túnel Covanca – Água Santa.






Em 16 de abril de 1970, o DER conclui a obra de implantação da Via 9, com 10 km de extensão, entre o Recreio dos Bandeirantes e a Estradas dos Bandeirantes em Jacarepaguá.  A obra foi iniciada em maio de 1968, sofrendo várias paralisações em função das obras nas vias 11 e 5.


Obras de construção da Avenida Estado da Guanabara
trecho entre a Prainha e o Grumari em 18/12/1970 
Acervo O Globo. Foto José Vasco

Avenida Estado da Guanabara e a Prainha em 1972


Em 12 de dezembro de 1972, o Governador Chagas Freitas assina o Decreto criando a Região Administrativa da Barra da Tijuca, composta pelos bairros da Barra da Tijuca, Joá, São Conrado, Recreio dos Bandeirantes, Vargem Grande, Vargem Pequena, Rio Bonito, Piabas, Grumari e Caeté.

Em 28 de junho de 1974, criação do Parque Estadual da Pedra Branca, em área de 12,5 mil hectares, se estendendo pelas serras dos bairros de Jacarepaguá, Recreio dos Bandeirantes, Grumari, Campo Grande, Bangu, Barra de Guaratiba e Senador Camará.

Em outubro de 1974, é inaugurado o primeiro trecho da Avenida Estado da Guanabara, entre a Estrada do Pontal e o início da Praia do Grumari, com 3,5 km de extensão. A ponte sobre o canal de Sernambetiba ainda era de madeira, com apenas uma faixa de circulação. Em 4 de novembro de 1974, o trecho entre o final do Recreio dos Bandeirantes e o Grumari, com 7 km de extensão, tinha 2 trechos sem pavimentação, totalizando 800 metros de extensão. O segundo trecho da Avenida Estado da Guanabara foi inaugurado em 7 de novembro de 1974, com a presença do Governador Chagas Freitas.


Avenida do Estado da Guanabara por volta de 1974


Em 11 de julho de 1975, Almir Machado, o superintendente da Barra da Tijuca (Sudebar), apresenta ao Ministro Chefe da Secretaria de Planejamento, João Paulo dos Reis Velloso, o plano de construção de uma linha de pré-metrô entre a Tijuca e o Recreio dos Bandeirantes. A linha estaria inserida no plano global de implantação de um anel ferroviário, envolvendo o litoral carioca e as linhas de trens suburbanos desde Santa Cruz até a Central. Seria construído um túnel da Tijuca até o Itanhangá, onde os trens seguiriam em superfície, em paralelo à rodovia Rio-Santos, até o Recreio dos Bandeirantes.

Em novembro de 1977, inauguração da ponte do Pontal, no Recreio dos Bandeirantes, substituindo a antiga ponte de madeira, ligando o Recreio a Prainha e ao Grumari.

Em 3 de julho de 1978, criação do Parque Natural Municipal de Marapendi, sendo declarado área de proteção ambiental em 1991.

Em 5 de fevereiro de 1982, é inaugurada a 29ª cabine da Polícia Militar, localizada na esquina das avenidas Gláucio Gil e Genaro de Carvalho, implantada com recursos dos próprios moradores.


Recreio em meados da década de 1980


Em 30 de dezembro de 1986, é criada a Área de Proteção Ambiental do Grumari.

Em 1989, em função do lançamento de um projeto para construção de um condomínio residencial e um hotel na Prainha, a população se mobiliza para a preservação da região, que motivou a criação da Área de Proteção Ambiental da Prainha, com cerca de 166 hectares, oficializada em 1999, com a transferência da titularidade da área ao poder público, criando-se o Parque Natural Municipal da Prainha.

Em 1989, criação do Parque Municipal Chico Mendes, no Recreio dos Bandeirantes, com área de 440 mil metros quadrados.

Apesar da falta de infraestrutura como coleta de esgoto e ruas pavimentadas, o bairro do Recreio atravessa um período de grande crescimento, com o aumento do número de lançamentos imobiliários, sua população passa de 5.642 habitantes em 1980 para 16.724 em 1991.

Em 1991, na segunda gestão do prefeito Marcello Alencar, no Programa Rio Orla, as praias do Leme, Copacabana, Arpoador, Ipanema, Leblon, São Conrado, Barra da Tijuca e Recreio, recebem melhorias, ganhando ciclovia e quiosques. Na Barra da Tijuca e no Recreio são implantados passeios de pedras portuguesas.

Em 1992, conclusão das obras de urbanização da Prainha, que ganha uma mureta e estacionamento.

Em agosto de 1992, lançamento do condomínio Villa do Mar, no Recreio dos Bandeirantes.

No dia 26 de junho de 1993, a Construtora Presidente lança o primeiro prédio, com 20 andares e 123 apartamentos, do projeto Barra Bali no Recreio dos Bandeirantes, sendo praticamente vendido em 24 horas.

Em 1994, inauguração do centro comercial Pedra de Itaúna Shopping, na Avenida das Américas, próximo ao Recreio dos Bandeirantes. No mesmo ano é inaugurado o centro comercial Barra Mall, no Km 8 da Avenida das Américas, no Recreio dos Bandeirantes.

Em 1995, inauguração do centro comercial América Mall, no Recreio dos Bandeirantes.

Em abril de 1997, reativação da cancela da Avenida Estado da Guanabara, limitando o acesso à Reserva do Grumari a 800 veículos/dia.

Em dezembro de 1997, é inaugurado o Recreio Shopping.

Em março de 1998, prosseguiam as obras de duplicação da Avenida das Américas, no trecho entre a ponte do canal de Sernambetiba (Rio Morto) até a subida da Estrada da Grota Funda.

Em 15 de setembro de 2001, inauguração do Parque Municipal Ecológico da Prainha.

Em novembro de 2001, início das obras do projeto Eco-Orla, na região da praia da Reserva, entre a Barra da Tijuca e o Recreio dos Bandeirantes. 

Em 18 de dezembro de 2002, inauguração de 16 quiosques do Projeto Eco-Orla, no trecho de 8 km da avenida Sernambetiba, entre a Barra da Tijuca e o Recreio dos Bandeirantes.

Em dezembro de 2001, são iniciadas as obras de urbanização da Praça do Pontal, no final da praia do Recreio, concluídas em junho de 2002.

Em 2002, entrega de 16 novos quiosques entre as praias do Recreio e da Barra da Tijuca, do projeto Eco-Orla.

Em março de 2003, início das obras de urbanização da praia da Macumba, entregue em dezembro de 2004, com calçadão de pedras portuguesas, ciclovia, quiosques, nova iluminação e reforma da pista de veículos. Em fevereiro de 2005, início das obras de reconstrução do calçadão da praia da Macumba.

Em 29 de novembro de 2003, após 2 anos de obras, inauguração das obras de reurbanização da Avenida Sernambetiba do projeto Eco-Orla, no trecho entre as avenidas Ayrton Senna e Pedro Moura, com 8 Km de extensão, incluindo o trecho da Reserva Ecológica de Marapendi. O projeto também ampliou a ligação viária entre os bairros da Barra e do Recreio, ao acrescentar uma faixa de circulação na Avenida Sernambetiba.

Em dezembro de 2004, inauguração da ciclovia Recreio – Itaúna, no Recreio dos Bandeirantes.

Em dezembro de 2005, inauguração da expansão do centro comercial Barra World Shopping & Park, no Recreio, com 20 novas lojas.

Em 12 de abril de 2006, é sancionada a Lei para construção de fundo artificial na praia da Macumba, para formação de ondas mais apropriadas à prática do surf.

Em dezembro de 2006, inauguração do supermercado Mundial no Recreio, na Avenida das Américas, 13.701, esquina com Salvador Allende. 

Em 2006, inauguração do centro comercial Bandeirantes, na Via 9, no Recreio dos Bandeirantes.

Em 29 de abril de 2014, inauguração do Shopping Américas, no Recreio, com 240 lojas,


Pedra do Pontal com 125 metros de altura

Vista do Recreio dos Bandeirantes por volta de 2020


Em 3o de maio de 2023, a rede de supermercados Zona Sul inaugura mais uma filial no Recreio, a maior da rede, localizada na Avenida das Américas nº 16237. 




REFERÊNCIAS:

Novo Zona Sul Recreio: conecte-se ainda mais ao amor pela gastronomia. Gastronomia Carioca. 31 maio 2023.