Rodovia Rio-Santos


Histórico

Em março de 1963, início da construção do primeiro trecho da Rodovia BR-6, ou rodovia federal Rio-Santos, integrante do projeto do Anel Rodoviário do Estado da Guanabara. A construção foi iniciada pelo trecho de 18,6 Km de extensão, entre os canais de Marapendi (Km 0) e de Sernambetiba (Km 18,6), na atual Avenida das Américas. O trecho, com pista simples, incluía a construção de duas pontes, a primeira sobre o Canal de Marapendi (atual Downtown), com 80 metros de extensão e 14 metros de largura, e a segunda, sobre o Canal de Sernambetiba, com 146 metros de extensão e 14 metros de largura. Essa última contando com vão central de 65 metros, o maior  vão livre da Guanabara. 

Em 18 de outubro de 1963, os primeiros 5,8 Km da Rodovia Rio-Santos já estavam pavimentados.

Em novembro de 1963, é aberta a concorrência pública para a construção do segundo trecho, entre o Km 5,8  e o Canal de Sernambetiba, totalizando 12,8 km de extensão.

Construção do primeiro trecho da Rodovia Rio–Santos, atual Avenida das Américas, na Barra da Tijuca em  1963


Em junho de 1964, a rodovia, aberta ao tráfego até o Recreio dos Bandeirantes, contava com 7 km de pista asfaltada e mais 4 preparados para receber a pavimentação. Em fevereiro de 1965, a estrada contava com 12 km de pista asfaltada, faltando apenas a pavimentação de um trecho de 6 km até o canal de Sernambetiba, finalizando a primeira etapa de construção da Rodovia Rio-Santos. 

Em 4 de dezembro de 1963, o DER-GB recebe as propostas da concorrência pública para implantação e pavimentação de um trecho da rodovia BR-6 (Rio-Santos), com 12,8 km de extensão, entre o Km 5,8 e o Km 18,6 no Canal de Sernambetiba, no Recreio dos Bandeirantes.

Em 10 de dezembro de 1963, são abertas as propostas da concorrência pública para a construção da primeira ponte da rodovia Rio-Santos, integrante do Anel Rodoviário do Estado da Guanabara, localizada sobre o Canal de Sernambetiba, próxima ao atual Recreio Shopping, referente à pista esquerda da rodovia.

Em fevereiro de 1965, as duas pontes ainda estavam em construção. O trecho de 30 km entre o Canal de Sernambetiba e Santa Cruz, no entroncamento com a Avenida Brasil (BR-1) estava ainda planejado.

Em 13 de agosto de 1965, a Avenida das Américas contava com 12 Km de pista simples pavimentada, contados a partir do Canal de Marapendi (Downtown), faltando ainda pavimentar o trecho de 6 Km até o Canal de Sernambetiba. As duas pontes sobre os respectivos canais, Marapendi (80 metros) e Sernambetiba (145 metros) ainda estavam em construção. Havia uma ponte de madeira provisória sobre o Canal de Sernambetiba, permitindo a passagem de apenas um veículo para a estrada de terra para Santa Cruz. O trecho de 30 Km da rodovia Rio-Santos entre o Canal de Sernambetiba e Santa Cruz só estava planejado.

Em 31 de janeiro de 1967, conclusão da pavimentação de um trecho de 3 Km da rodovia Rio-Santos compreendido entre a ponte do Canal de Sernambetiba e a Grota Funda.

Em 1969, início das obras de prolongamento da Rodovia Rio-Santos, atual Avenida das Américas, no trecho entre a Barra de Guaratiba e a Estrada da Pedra, na Baixada de Guaratiba.

Em 15 de dezembro de 1969, é inaugurada a Variante da Estrada da Grota Funda, com 2 Km de extensão, substituindo a antiga estrada aberta em 1890. No mesmo dia é inaugurado o primeiro trecho da Via 9, entre a Avenida Litorânea e a Rodovia Rio-Santos, totalmente pavimentado.


Antiga Estrada da Grota Funda na década de 1960


REFERÊNCIAS: