Zona Portuária


Histórico

Mapa - Zona Portuária em 1851

Em 20 de março de 1863, nasce Ernesto Júlio de Nazareth, célebre pianista e compositor brasileiro, residente no então Morro do Nheco, atual Morro do Pinto, no bairro do Santo Cristo.


Ernesto Nazareth


Em 25 de outubro de 1880 , inauguração do ramal Marítima, com 1 km de extensão, da Estrada de Ferro Dom Pedro II entre a estação de Dom Pedro II e a zona portuária.

Na década de 1890, o porto do Rio de Janeiro perde para Santos a liderança na exportação de café.

Em 1893, início do aterramento da ilha dos Melões, com parte do rejeito do arrasamento do Morro do Senado. Em 1895, o rejeito foi aproveitado no aterro da Praia Formosa.

Em 1903, nomeação de comissão para estudo da construção do cais do porto. Em setembro de 1903 é assinado contrato entre o governo e a empresa construtora.

Em 29 de março de 1904, início da construção do Porto do Rio de Janeiro, começando pela dragagem do alinhamento da futura muralha do Cais.


Cartão postal circulado em 1904
Trapiche do Lloyd Brazileiro localizado entre o Largo de São Francisco 
da Prainha e o Largo da Prainha, atual Praça Mauá


Em 1906, construção do Jardim do Valongo, na Saúde.

No dia 8 de novembro de 1906, inauguração dos primeiros 500 metros do cais do porto. O segundo trecho é entregue em 1910.

Em 29 de julho de 1909, através do decreto nº 7.479, é autorizado à Leopoldina Railway Company o privilégio de estender suas linhas até o cais do porto. No dia 6 de agosto de 1909 é dada a respectiva concessão para construção de linha entre a estação Jockey-Club e o cais.

Em 1909, arrasamento do Morro da Saúde, com o material sendo transferido para as obras de ampliação do cais do porto.

Em 1910, inauguração do segundo trecho do novo cais do porto, com 3,5 Km de extensão, entre a Praça Mauá e o canal do Mangue.

Etapas de Implantação do Porto do Rio de Janeiro

1905 1º Trecho de cais
1910 2º Trecho de cais
1927 Cais de São Christóvão
1947 Cais do Caju
1952 Pier Mauá

Entre 1913 e 1918 é construído, o Palácio da Inspettoria de Portosna Praça Mauá.

Em novembro de 1920, início do desmonte da segunda parte do morro do Castello. Parte do rejeito é aproveitado para a construção de aterro na Praça Mauá e cais do porto.


Avenida Rodrigues Alves na década de 1920

Santo Cristo na década de 1920


Em 1927, inauguração do Cais de São Christóvão, no Porto do Rio de Janeiro.

Em 1934, são construídos os Apartamentos Econômicos da Gamboa, na rua Barão de Gamboa, Santo Cristo.

Em 28 de outubro de 1947, é inaugurado o Hospital dos Servidores do Estado.

Em 1952, inauguração do Pier Mauá, no Porto do Rio de Janeiro.

Em 20 de maio de 1964, em função do afunilamento da circulação na Avenida Rodrigues Alves, é proibido o estacionamento de caminhões a 90 graus juntos aos armazéns do Cais do Porto.

Em 26 de fevereiro de 1965, através do Decreto nº 39, é autorizada a construção do novo terminal rodoviário do estado da Guanabara. Em 29 de abril de 1965, foi cravada a primeira estaca das obras de construção da Rodoviária Novo Rio, inaugurada em 3 de dezembro de 1965, com as obras de acabamento incompletas. Inicia suas operações em 6 de dezembro de 1965. Em 12 de novembro de 1965, através do Decreto E nº 904, foi criada a Fundação dos Terminais Rodoviários do Estado da Guanabara para administrar os terminais rodoviários. 


Avenida Rodrigues Alves em 1971
Foto Gyorgy Szendrodi

Avenida Rodrigues Alves em 21/07/1973


Em dezembro de 1973, é inaugurado o Supermercado Mundial da rua Santo Cristo, próximo à Paróquia de Santo Cristo dos Milagres, encerrando suas atividades em 2016. Em junho de 2020, a rede de supermercados Supermarket, com 114 lojas em 28 unidades da federação, abre uma loja no local.

Em 29 de julho de 1977, inauguração da Avenida Trinta e Um de Março, ligando o Santo Cristo à rua Salvador de Sá no Catumbi, aproveitando o  viaduto São Sebastião, sobre a Avenida do Mangue, inaugurado no final de 1970.

Em maio de 1978, é iniciada a obra de reurbanização da Praça Mauá, criando-se uma praça central gramada e arborizada. A área central asfaltada ocupada por um estacionamento é extinta. 

Em 1979, inauguração do parque Machado de Assis, na rua do Pinto, no alto do Morro do Pinto, sendo reformado em 1995.

Em 11 de março de 1983, inauguração da faixa exclusiva para ônibus na avenida Rodrigues Alves, completando um eixo de 20 km de extensão entre o bairro de Parada de Lucas e as imediações da Praça Mauá.

Em abril de 1996, é iniciada a construção de uma nova passarela na Avenida Rodrigues Alves, com 260 metros de extensão, ao lado da Rodoviária Novo Rio. A obra fazia parte do  Projeto Portal do Rio, visando melhorar o trânsito no local, reformando a praça em frente à rodoviária, implantando novas baias de ônibus e implantando uma faixa reversível para automóveis.

Em 2002, início dos estudos de implantação da filial do Museu Guggenheim na Praça Mauá. O prefeito anuncia que dispõe de 120 milhões de reais em caixa para o projeto.

Em setembro de 2004, entrega da Vila Olímpica da Gamboa.

Em 13 de março de 2007, o prefeito Cesar Maia que cria grupo de trabalho para estudar o melhor aproveitamento da Área de Especial Interesse Urbanístico da Região Portuária do Rio de Janeiro, implantada pelo Decreto nº 26.852, de 8 de agosto de 2006.

Em 18 de novembro de 2008, a Prefeitura anuncia a construção do Museu do Amanhã, no Pier Mauá.

Em 23 de junho de 2009, a Prefeitura apresenta o Projeto de Revitalização da Zona Portuária, orçado em R$ 359 milhões, que previa a reurbanização completa da Praça Mauá, das vias do entorno do porto, do Pier Mauá e do Morro da Conceição, além da  recuperação de cerca de 500 casas na região.

Em 2 de setembro de 2009, início da construção do Aquário no Pier da Praça Mauá, orçado em 100 milhões de reais.

Em 25 de setembro de 2009, a Câmara de Vereadores aprova três projetos que viabilizam a criação da Área de Especial Interesse Urbanístico da região do Porto (AEIU).

Em junho de 2010, início da segunda etapa das obras de construção do VLT.

Em novembro de 2010, é construído na Avenida General Luís Mendes de  Morais, novo acesso viário à Zona Portuária, direcionado ao tráfego de caminhões.

Em 26 de novembro de 2010, a Prefeitura assina o contrato de Parceria Público Privada (PPP), com o Consórcio Porto Novo,  para a segunda etapa das obras de revitalização da Zona Portuária, no valor de 7,6 bilhões de reais. O consórcio era  formado pelas construtoras  Odebrecht, OAS e Carioca, com 15 anos de concessão.

Em 19 de outubro de 2010, o Governador Sérgio Cabral, assina o convênio com a Fundação Roberto Marinho para a construção e operação do Museu do Amanhã, a ser construído na Praça Mauá. As obras são iniciadas em primeiro de dezembro de 2010.

Em novembro de 2011, é concluída a reforma (Retrofit) da antiga sede do Jornal do Brasil para abrigar o INTO (Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad).

Em 2012, conclusão da obra de restauração do Jardim Suspenso do Valongo, na rua Camerino, primeira etapa das obras de revitalização da Zona Portuária. As obras foram iniciadas em 2001.

Em 29 de abril de 2012, é inaugurada a reurbanização da rua Comandante Garcia Pires, junto à Rodoviária Novo Rio.

Em julho de 2012, é entregue a reforma de dois antigos galpões ferroviários, localizados na rua General Luís Mendes de Morais, transformados no novo Terminal Padre Henrique Otte, substituindo o antigo terminal, construído em 1977, demolido para construção do viaduto de acesso ao binário da Zona Portuária.

Em 15 de setembro de 2012, é entregue ao tráfego a duplicação da Avenida General Luiz Mendes de Morais. Em 8 de dezembro de 2012, é entregue ao tráfego o primeiro trecho do binário da Zona Portuária, próximo à Rodoviária. No dia 15 de dezembro de 2012, é aberto o tráfego da nova via D1, ligando a Avenida Cidade de Lima à Avenida Francisco Bicalho.

Em outubro de 2012, início da construção do Túnel Rio 450 Anos, entre a rua Primeiro de Março e o binário da Zona Portuária, inaugurado em primeiro de março de 2015.

Em 4 de fevereiro de 2013, é desmontada a primeira viga metálica, de uma total de 1008, do elevado da Perimetral. A viga estava localizada numa rampa próxima à Praça Mauá, desativada há mais de um ano. 

Em primeiro de março de 2013, no aniversário da cidade, é inaugurado o Museu de Arte do Rio (MAR) na Praça Mauá.

Em 20 de outubro de 2013, num domingo, início da operação do binário da Zona Portuária, no trecho entre o Gasômetro e a Praça Mauá. No mesmo dia é realizado o primeiro teste de fechamento do Viaduto da Perimetral, sendo aberto ao tráfego o viaduto de ligação do Viaduto do Gasômetro (sentido Centro) com a via Binário. O segundo teste de fechamento foi realizado em 24 de outubro de 2013. O tráfego de veículos na Perimetral, no trecho entre a Praça Mauá e a Rodoviária, foi fechado definitivamente em 2 de novembro de 2013.

Em fevereiro de 2014, início das obras de reurbanização da Avenida Rodrigues Alves, após a demolição do Viaduto da Perimetral.

Em 24 de março de 2015 é concluída a escavação do Túnel da Via Expressa.

Em 4 de julho de 2015, é aberto ao tráfego o primeiro trecho da via expressa  da Avenida Rodrigues Alves, entre a Avenida Professor Pereira Reis e a Rodoviária Novo Rio, somente no sentido Caju.

Em 6 de setembro de 2015, inauguração das obras de reurbanização da Praça Mauá, após a implantação da via permanente do VLT. No mesmo dia a Avenida Rio Branco passa a ser fechada aos domingos, transformando-se em via de pedestres.


Obras de reurbanização da Avenida Rodrigues Alves em setembro de 2015

Inauguração da Orla Centro em 04/04/2016

Inauguração da Via Expressa em 20/06/20

Santo Cristo em 2016

Túnel da Saúde e obras do Túnel Marcello de Alencar em janeiro de 2016

Inauguração do Túnel Marcello de Alencar em 20/06/2016

Auto Viação Reginas em dezembro de 2019
Foto Fábio Trindade


Em 8 de janeiro de 2022, a construtora Cury inaugura o estande de vendas do Rio Energy, empreendimento residencial com duas torres e 800 unidades.

Em janeiro de 2023, a Prefeitura do Rio de Janeiro lança o projeto Porto Maravalley  visando transformar a Zona Portuária no Vale do Silício brasileiro. 

Em 11 de janeiro de 2024, foi anunciado que a Cury Construtora assumiria as estruturas inacabadas do Porto Vida Residencial, empreendimento lançado em 2013 na Avenida General Luís Mendes de Morais, ao lado do antigo terminal rodoviário Padre Henrique Otte.


REFERÊNCIAS:

Santo Cristo, na área portuária, ganha loja do Supermarket com 70% da mão de obra local. Agenda Bafafá. 28 junho 2020.

Cury inaugura estande de novo residencial no Porto. Diário do Porto. 04 janeiro 2022.

Cury Construtora assume projeto paralisado e anuncia empreendimento residencial no Porto Maravilha. 11 janeiro 2024. Diário do Rio.