Comunicações


Histórico

Em 28 de janeiro de 1932, no Palácio do Itamarati, é inaugurado o serviço de ligação telefônica internacional para Portugal e Espanha.

Em 1935, a Companhia Telephonica Brasileira (CTB) inaugura o posto telefônico público da Galeria Cruzeiro. 

Em 1954, o Distrito Federal contava com 240 mil telefones.

Em janeiro de 1963, inauguração do serviço de Discagem Direta à Distância - DDD, entre Niterói/São Gonçalo e o Rio de Janeiro, sem a interferência da telefonista, bastando discar o código 9 antes do número desejado no Distrito Federal.

Em 21 de abril de 1969, os telefones da cidade do Rio de Janeiro passam a contar com 7 algarismos, sendo acrescido o número 2 na frente do número antigo.

Em 1991, início da operação da internet no país, através da Rede Nacional de Pesquisa - RNP, uma organização acadêmica subordinada ao Ministério de Ciência e Tecnologia. No mesmo ano é criada a conexão entre o Rio de Janeiro e São Paulo, através da FAPESP (que passa a trafegar TCP/IP e fica responsável pelos domínios .br e pelos IP´s no Brasil. Em 1993 o serviço é ampliado até a cidade de Brasília.

Em 1991, início da operação do sistema BBS  de correio eletrônico entre computadores pessoais.

Em 30 de novembro de 1991, com investimento de 64 milhões de dólares e tecnologia japonesa da NEC, a Telerj inaugura o primeiro sistema de  telefonia móvel do Brasil, com 200 assinantes.

Em 1992, os orelhões começam a receber os novos aparelhos para uso com cartões, substituindo as fichas metálicas, projetados pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Telebrás, em Campinas.

Em 1995, instalação da internet comercial no Brasil, através da Embratel.

Em abril de 1996, a cidade do Rio de Janeiro contava com 30 mil pessoas com acesso à internet. 

Em 2002, início da operação da Tim e Oi na telefonia celular.

Em março de 2007, a Telemar troca sua razão social para Oi, antes usada somente pra telefonia celular, iniciando assim a substituição dos orelhões de cor azul marca Telemar  pelos de cor lilás da marca Oi. 


REFERÊNCIAS: