Barra da Tijuca

Histórico

O primeiro caminho de acesso ao bairro foi aberto por volta de 1569, quando a Estrada Real ligando ao Morro do Castello à Praia de Botafogo foi prolongada até a Barra da Lagoa da Tijuca, passando pelas atuais ruas São Clemente, Jardim Botânico, Marquês de São Vicente, Estrada da Gávea e Estrada do Joá.

Em seguida foi aberto o Caminho do Engenho dos Jesuítas, atual rua Haddock Lobo prolongada até o Alto da Boa Vista e depois até a Lagoa da Tijuca, passando pelas atuais ruas Conde de Bonfim, Estrada Velha da Tijuca e Estrada das Furnas.

Em 1918, é aberta a Estrada do Itanhangá, contornando o rochedo, facilitando a ligação entre a Barra da Tijuca e Jacarepaguá.


Estrada do Itanhangá em 1918

Estrada da Barra da Tijuca e Canal da Lagoa da Tijuca, na Barrinha, por volta de 1925


Em 31 de maio de 1937, início das obras de pavimentação com placas de concreto da Estrada da Gávea, no trecho entre a Praça São Conrado e o Retiro do Joá, sendo inaugurada no dia 11 de junho de 1938.


Barra da Tijuca em 1939


Em 1939, é construída a primeira ponte sobre o canal da Lagoa de Marapendi pela Imobiliária Barra da Tijuca S.A, proprietária dos atuais sub-bairros Tijucamar e Jardim Oceânico. 


Barra da Tijuca em 1940


Em 1941, é construído o quebra mar da Barra da Tijuca.

Em 10 de outubro de 1949, é aprovado o plano de alinhamento da Avenida Litorânea, atual Avenida Sernambetiba, inaugurada em novembro de 1950 na gestão do Prefeito Mendes de Moraes (1947-1951). A avenida, com 18 Km de extensão e 9 metros de largura, foi pavimentada entre 1955 e 1957, quando recebeu um tratamento superficial de concreto asfáltico, com 3 cm de espessura. Em 1951, foi estabelecida a largura de 48 metros para a faixa de domínio junto à Lagoa de Marapendi, e 60 metros para os demais trechos.


Avenida Sernambetiba em 17/08/1956


Em 1952 é projetado por M.M.M. Roberto o Condomínio Grumari, cortado pela Avenida Litorânea, vendido como a Copacabana de amanhã.

Em 1952, o DER-DF pavimenta algumas ruas do Jardim Oceânico, totalizando 4,5 Km de extensão, para implantação de um novo circuito de corridas de rua, substituindo o Circuito da Gávea. 


1955

1969

1975


Em 20 de janeiro de 1961, é lançada a pedra fundamental do Riviera Country Club, na Avenida Sernambetiba, Barra da Tijuca.

No dia 5 de fevereiro de 1962, o Ministro da Viação aprova o convênio entre o DER-GB e o DNER para a pavimentação de um trecho de 24 quilômetros de extensão da rodovia BR-6, no trecho entre a Barra da Tijuca e Santa Cruz.


Construção do primeiro trecho da Rodovia BR-6 (Rio – Santos), na Barra da Tijuca, em 1963. Em novembro é aberta a concorrência para a construção do segundo trecho, entre o Km 5,8 e o canal de Sernambetiba, no Km 18,6, numa extensão de 12,8 km. Amplia


Em 6 de abril de 1966, é inaugurada a ponte de madeira sobre o canal de Marapendi, unindo a Fazenda Clube Marapendi, localizada no Km 4 da Avenida das Américas, ao Club da Praia, na Avenida Sernambetiba, ambas de propriedade da Empresa Saneadora Territorial Agrícola S.A.

Em 19 de setembro de 1966, através do Decreto nº 59.234, o Aeroporto de Jacarepaguá, aberto em 1927, é homologado para o uso da aviação civil de pequeno porte, inclusive aeroclubes particulares, empresas de manutenção, comércio e indústria de materiais aeronáuticos.

Em 29 de dezembro de 1966, inauguração oficial da Avenida das Américas, também conhecida como Rodovia Rio-Santos, ainda com pista simples, no trecho entre a ponte de Marapendi e o Recreio dos Bandeirantes. O trecho até a Grota funda, ainda estava em fase de terraplenagem, compreendendo a ponte de 140 metros sobre o canal de Sernambetiba, em fase de conclusão dos acessos. Na mesma data foi inaugurada a ponte sobre o canal de Marapendi, com 80 metros de extensão, na altura da Avenida Armando Lombardi.


Avenida das Américas em 1966. A Barra era a terra da esperança, um novo mundo a ser explorado
Os túneis eram os portais para se alcançar o paraíso


Jardim Oceânico em 1966


Em 1967, é iniciada a construção da Autoestrada Lagoa-Barra, projetada em 1966, pela equipe do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado da Guanabara (DER-GB). As obras foram lançadas inicialmente na abertura do túnel do Joá.

Em janeiro de 1967, encontro das frentes de construção (terraplenagem) do primeiro trecho da rodovia Rio-Santos, na baixada de Jacarepaguá. Em março de 1967, o presidente Castelo Branco, através de Decreto, exclui do Plano Nacional de Viação o Anel Rodoviário da Guanabara. Com a medida todas as obras do anel passaram a ser executadas com recursos do Estado da Guanabara.

Em 20 de janeiro de 1967, com a presença do governador Negrão de Lima, é inaugurado o Clube Oásis, na Avenida Sernambetiba.

Em primeiro de junho de 1967, em solenidade com a presença do governador Negrão de Lima, é dada a primeira explosão para abertura do túnel do Joá. As obras de construção do túnel foram iniciadas em 31 de maio de 1967.

Em agosto de 1967, é concluído o serviço de terraplenagem da Via 11, no trecho entre a Rodovia Rio-Santos e Jacarepaguá, faltando a construção da ponte sobre da Lagoa de Jacarepaguá. Em 23 de março de 1968, com material da escavação do Túnel do Joá,  é concluída a terraplenagem do trecho entre a rodovia Rio-Santos e a Avenida Litorânea, represando as águas da Lagoa de Marapendi. Em parte, a Via 11, atual Avenida Ayrton Senna, foi construída em terreno cedido pela Aeronáutica. 


Construção da segunda ponte do canal da Lagoa da Tijuca, em 1967


Em 1968, o governo Negrão de Lima, através do DER-GB, cria do Grupo de Trabalho da Baixada de Jacarepaguá, do qual surgiu o Plano Lúcio Costa. A Barra da Tijuca já contava com 3 loteamentos: Tijucamar, Jardim Oceânico e Recreio dos Bandeirantes, que não foram modificados pelo Plano Lúcio Costa de 1969.

Em 3 de janeiro de 1968, início da construção do elevado da encosta do Joá, entregue ao tráfego parcialmente em 1970.

Em 20 de julho de 1968, com a presença do Governador Negrão de Lima, é inaugurada a segunda ponte sobre o canal da Lagoa da Tijuca, com 120 metros de extensão, pista de 8 metros de largura, e vão livre de 60 metros, ligando a Estrada da Barra da Tijuca à Praça Euvaldo Lodi. A ponte antiga, inaugurada em fins de 1939, que até então operava em mão dupla e não atendida ao crescente fluxo de veículos nos dias de praia, passa a operar em mão única, no sentido Itanhangá.

Em 10 de agosto de 1968, em solenidade com a presença do governador Negrão de Lima, é inaugurada a pavimentação de um trecho de 3,5 Km de extensão da Rodovia Rio-Santos, compreendido entre a Estrada do Pontal e a ponte do canal de Sernambetiba, inaugurada no mesmo dia.

Em 14 de agosto de 1968, é instalada uma ponte metálica na Via 11, sobre a Lagoa de Jacarepaguá, facilitando o acesso de materiais à usina de asfalto do DER-GB da Avenida das Américas, localizada entre os Km 11 e 12, inaugurada em 1967. Com o novo acesso, as obras de pavimentação da Barra da Tijuca são aceleradas.


Avenida Sernambetiba em 1968


Em 22 de junho de 1969, o arquiteto Lúcio Costa, apresenta o Plano Piloto para Urbanização da Barra da Tijuca, Pontal de Sernambetiba e de Jacarepaguá, que também pretendia preservar a “natureza agreste” do lugar. O sistema viário proposto foi baseado no Plano de Diretrizes para Vias Arteriais na Planície de Jacarepaguá, elaborado em 1950. Em 11 de março de 1971, é aprovado o Decreto “E” nº 4.890, aprovando o Projeto de Alinhamento (PA) nº 8.997 para a Baixada de Jacarepaguá, adequando a malha viária proposta pelo Plano Lúcio Costa, que aproveitou o Projeto de Alinhamento nº 5.596 de 29 de dezembro de 1950.

Em março de 1969, prosseguiam as seguintes obras na Barra da Tijuca:

-  Na Avenida das Américas, a construção das pontes sobre os canais do Urubu e Portela, além do acesso à ponte sobre o canal de Sernambetiba, no Recreio dos Bandeirantes. 

- No Itanhangá, a duplicação da Estrada da Barra da Tijuca no trecho entre a Estrada das Furnas e a ponte sobre o canal da Lagoa da Tijuca, na altura da Praça Euvaldo Lodi. Inaugurada em dezembro de 1969.

- Na Via 11 (atual Avenida Ayrton Senna) a pavimentação do trecho entre a Cidade de Deus e a ponte sobre o canal da Lagoa de Jacarepaguá.

- Início da construção do viaduto, na passagem inferior da Via 11 com a Avenida das Américas

- Início da construção da Ponte da Lagoa de Marapendi, na Via 11

- Início da construção da Via 5 (Autódromo-Via 11), atual Avenida Abelardo Bueno

- Início da abertura da Via 9 (atual Avenida Alfredo Balthazar da Silveira), no trecho entre a Avenida Litorânea (Sernambetiba) e a Avenida das Américas. 

- Construção da Variante da Grota Funda, no trecho da Serra substituindo a antiga estrada construída na década de 1920. A pavimentação em concreto asfáltico foi concluída em novembro de 1969.

- Ligação da Estrada dos Bandeirantes ao Pontal, com 3 km de extensão e 3 pontes.

- Via 4, paralela à Rodovia Rio-Santos, em implantação.

- Acesso ao Grumari, entregue somente em 1974. A etapa até a Prainha é entregue em novembro de 1969.

- Prolongamento da Avenida das Américas, no trecho entre a Baixada de Campo Grande e Santa Cruz. A obra foi iniciada em 1969. Em novembro de 1969, o trecho entre as estradas do Magarça e da Ilha estava na etapa de terraplenagem. O trecho entre as estradas da Ilha e da Matriz em pavimentação.

Em 24 de abril de 1969, em cerimônia realizada no Palácio da Guanabara, o arquiteto Lúcio Costa, entrega o Plano Piloto da Baixada de Jacarepaguá ao governador Negrão de Lima.


Jardim Oceânico em 03/05/1969


Em maio de 1969, os sub-bairrros do Jardim Oceânico e Tijucamar contavam com cerca de 500 residências, 20 casas noturnas, uma escola e um hospital, o Lourenço Jorge. A área contava com cerca de mil habitantes. A maioria das casas eram usadas nos finais de semana. Faltava água, luz, saneamento e transportes. 

Em setembro de 1969, na Barra da Tijuca, as vias 5 (Abelardo Bueno) e 9 (Salvador Allende) já se encontravam implantadas, porém não asfaltadas. A Via 11 (Ayrton Senna) estava sendo pavimentada. A Via 4, paralela à rodovia Rio-Santos, ainda estava sendo implantada. Faltavam apenas 10 km para a rodovia Rio-Santos alcançar Santa Cruz. A Avenida Sernambetiba já se encontrava pavimentada, desde 1957, mesmo que precariamente.

Em 9 de setembro de 1969, uma equipe japonesa, convidada pelo Ministério da Indústria e do Comércio, visita o Governador Negrão de Lima para estudar a viabilidade técnico-econômica de implantação de uma linha de monotrilho entre o Aeroporto do Galeão e a Barra da Tijuca, no local da futura Expo-72. O projeto estava orçado em 60 milhões de dólares. O trajeto, com cerca de 25 km de extensão, previa paradas na Penha, Irajá, Madureira e Jacarepaguá.

Em 5 de novembro de 1969, é concluída a pavimentação do primeiro trecho da Variante da Estrada da Grota Funda, entre Jacarepaguá e Santa Cruz, no trecho de 4 Km da Serra da Grota Funda. Em outubro de 1969, é entregue o primeiro viaduto no cruzamento da Via 11 (atual Ayrton Senna) com a Avenida das Américas. Na Via 11 só havia uma ponte metálica desmontável, sobre o canal da Lagoa de Camorim, para a passagem de apenas um veículo por vez. Estava sendo elaborada a concorrência para a construção de uma ponte definitiva.


Jornal do Brasil, 09/12/1969, p.5


A Via 11 em 1971, atual Avenida Ayrton Senna. O aterro sobre a lagoa foi retirado em 1979, junto com a construção de uma ponte

Atual Trevo das Palmeiras por volta de 1970


Em 16 de novembro de 1969, após 6 anos de obras, finalmente é inaugurada a Igreja da Matriz de São Francisco de Paula da Barra da Tijuca, na Praça Euvaldo Lodi.

Em 1970, inauguração do Clube Costa Brava no Joá, cujas obras foram iniciadas em 1964.

Em março de 1970, é concluído o asfaltamento da Estrada do Pontal, no Recreio dos Bandeirantes, ligando a Avenida das Américas à ponte de madeira na foz do canal de Sernambetiba, no entroncamento com a Avenida do Estado da Guanabara.

Em abril de 1970, prosseguia a construção da Rodovia Rio -Santos no trecho entre as estradas de Guaratiba e da Matriz. A ponte sobre o rio Piraquê ainda estava em construção. O trecho entre as estradas da Matriz e Magarça ainda estava em terraplenagem.

Em 24 de abril de 1970, é aberto ao tráfego o primeiro trecho da Autoestrada Lagoa-Barra, ainda em caráter experimental, entre São Conrado e a Barra da Tijuca, somente pela pista inferior do Viaduto das Bandeiras.

Em julho de 1970, a Via 9 (atual Avenida Salvador Allende) e Via 11 (atual Avenida Ayrton Senna) ainda estavam em obras, na fase de terraplenagem. Estudava-se a implantação de uma linha de Hovercraft entre o cais do Museu de Arte Moderna, no centro da cidade e a Barra da Tijuca. No mesmo ano é concluído o estudo para a abertura do Túnel Covanca – Água Santa, facilitando a comunicação da Baixada de Jacarepaguá com a Zona Norte.

Em 25 de agosto de 1970, inauguração do primeiro trevo, com dois viadutos, no cruzamento da Avenida das Américas com a Via 11.


Primeiro trevo no cruzamento das avenidas das Américas e Alvorada (atual Ayrton Senna), demolido em 1978


Em agosto de 1970, é inaugurada a segunda etapa da Variante da Grota Funda, com 3 km de extensão na encosta da Pedra Branca, substituindo o trecho final da antiga e perigosa Estrada da Grota Funda. O primeiro trecho da Variante, com 2 quilômetros de extensão, entre a Baixada de Jacarepaguá e o topo da encosta, foi aberto ao tráfego em 1969.

Em 27 de novembro de 1970, é reaberta ao tráfego a ponte provisória de madeira sobre a Lagoa de Camorim na Via 11, na Barra da Tijuca. A antiga ponte foi desmontada para permitir a dragagem da lagoa. A nova ponte só permitia a passagem de um carro por vez. No mesmo dia a Via 11 passa a se chamar Avenida Alvorada, por sugestão do próprio Governador Negrão de Lima. A Via 11 contava com 3,7 Km de pista já pavimentada, entre a Avenida Sernambetiba e a Lagoa de Camorim, entregue desde o início de 1970. O trecho de 800 metros entre a Lagoa de Camorim e o rio Arroio Fundo ainda se encontrava sem pavimentação, aguardando a construção da ponte de concreto definitiva, de 40 metros de extensão, sobre a lagoa, cuja obra foi iniciada somente em julho de 1972.

Em 1970, o presidente Eurico Carrastazu Médici veta a realização da Expo-72, na Barra da Tijuca, comemorativa dos 150 anos da independência do Brasil. A exposição deveria ser realizada entre os dias 21 de abril e 15 de novembro de 1972, com a participação de 80 países. Estudava-se a construção de um monotrilho ligando o Aeroporto do Galeão à Barra da Tijuca, com paradas na Penha, Irajá, Madureira e Jacarepaguá.

Em 10 de janeiro de 1971, a Avenida Olegário Maciel, no Jardim Oceânico, que até então operava em mão dupla, passa a operar em mão única no sentido Praça Euvaldo Lodi.

Em 24 de abril de 1970, entrega do primeiro trecho da Autoestrada Lagoa-Barra, a pista inferior do Viaduto das Bandeiras, aberta ao tráfego ainda em caráter experimental.

Em março de 1971, a ligação entre a Barra da Tijuca e São Conrado pela Autoestrada Lagoa-Barra é realizado em caráter experimental apenas pela pista inferior do elevado das Bandeiras. A pista superior continua inacabada, ainda no estágio de construção do vigamento. A partir de 2 de abril de 1971 a pista inferior, que então operava em mão dupla, passa a operar em mão única no sentido Barra - São Conrado, de segunda à sexta, permanecendo a mão dupla nos finais de semana. Estudos realizados em 1971 pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Estado da Guanabara previa que em 1975 a Autoestrada Lagoa-Barra estaria saturada, devendo ser indicada a construção de uma via expressa paralela a partir da Avenida Delfim Moreira, no Leblon, até o Itanhangá Golfe, composto de dois grandes túneis, o primeiro entre o Leblon e o bairro de São Conrado, e o segundo, entre São Conrado e o Itanhangá, sob a Pedra da Gávea.

Em outubro de 1971, a Via 11 já se encontrava implantada, asfaltada apenas no trecho entre a Avenida Sernambetiba e a margem sul da Lagoa de Camorim (Jacarepaguá). As vias 5, 9 e Variante Ponta-Bandeirantes também se encontravam implantadas, mas sem pavimentação. 

Em fevereiro de 1972, o DER-GB inicia a pavimentação da estrada Vereador Alceu de Carvalho, com 2,5 km de extensão, margeando o Canal de Sernambetiba, ligando a Rodovia Rio-Santos à Estrada dos Bandeirantes. No Jardim Oceânico, é construído o retorno sob a ponte da Joatinga, permitindo o acesso ao Alto da Boa Vista, eliminando o cruzamento na altura da Praça Euvaldo Lodi.

Em agosto de 1972, início da elaboração do projeto de duplicação da Avenida Sernambetiba, no trecho entre a Via 11 e a Avenida Érico Veríssimo. A obra era considerada prioritária em função do grande número de banhistas no verão.  Em abril de 1971, o trecho entre a Boite Flamingo e a barra da Lagoa da Tijuca já havia passado para o regime de mão única. Em agosto de 1972, os proprietários dos imóveis da Avenida Sernambetiba são notificados para recuarem suas cercas, para permitir o início das obras de duplicação.

Em 9 de setembro de 1972, é iniciada a construção da primeira das 3 pontes provisórias de madeira da Via 11 sobre a Lagoa de Camorim e de outras duas sobre o Arroio Fundo. A construção da primeira ponte definitiva de concreto de 40 metros de extensão sobre a Lagoa de Camorim já tinha sido iniciada , faltando ainda iniciar as outras duas pontes de concreto, de 10 metros cada, sobre o Arroio Fundo. A previsão era de que as pontes provisórias de madeira fossem entregues até o verão para atender ao grande fluxo de banhistas.

Em  12 de dezembro de 1972, o Governador Chagas Freitas assina o Decreto criando a Região Administrativa da Barra da Tijuca, composta pelos bairros da Barra da Tijuca, Joá, São Conrado, Recreio dos Bandeirantes, Vargem Grande, Vargem Pequena, Rio Bonito, Piabas, Grumari e Caeté.

Em 1973, o DER-GB inicia a construção da segunda ponte definitiva de concreto sobre a Lagoa do Camorim, com 700 metros de extensão, na Via 11.

Em 1973, paralisação da construção das torres de Oscar Niemeyer na Barra da Tijuca, em Athaydeville, o primeiro grande empreendimento imobiliário do bairro. O projeto do arquiteto Oscar Niemeyer para a Barra previa a construção de 71 torres residenciais de 100 metros de altura, 7 edifícios de escritórios e um grande centro comercial. Só foram iniciadas as obras de 4 torres residenciais, sendo que uma foi terminada e habitada, outra foi terminada mas não recebeu o habite-se, e as outras duas não passaram do quarto pavimento.

Em 1973, a rede de Supermercados Disco adquire uma área de 200 mil metros quadrados na Barra da Tijuca para a construção de um grande shopping center, no cruzamento da Avenida das Américas com a Via 11, depois revendido.

Em 27 de setembro de 1973, finalmente são inauguradas as pontes definitivas de concreto da Via 11 (Avenida Alvorada), a primeira com 700 metros de extensão sobre a Lagoa de Camorim, e a segunda sobre o Arroio Fundo. A ponte sobre o Camorim, construída em 14 meses, era a segunda ponte mais extensa da cidade, atrás somente da ponte da Joatinga.

Em 27 de outubro de 1973, são  inauguradas as pontes Santos Dumont na Via 11, construída sobre a Lagoa de Camorim, com 700 metros de extensão, e a ponte Plácido de Castro, sobre o Arroio Fundo, substituindo as pontes provisórias de madeira. A ponte sobre o Camorim, construída em 14 meses, era a segunda ponte mais extensa da cidade, atrás somente da ponte da Joatinga.

Em 1973, a rede de Supermercados Disco compra uma área de 200 mil metros quadrados para a construção de um grande shopping center, no cruzamento da Avenida das Américas com a Via 11.


Cartão Postal


Em 24 de maio de 1974, é iniciada a primeira etapa das obras de duplicação da Avenida Sernambetiba.

Em junho de 1974, através de decreto do Governador do Estado da Guanabara, é criada a SUDEBAR, órgão criado para  supervisionar a execução do projeto de ocupação da Barra da Tijuca elaborado pelo arquiteto Lúcio Costa em 1969. A SUDEBAR substitui o Grupo de Trabalho da Baixada de Jacarepaguá. O Plano Lúcio Costa não previa a reserva de espaço para futuras redes de transporte coletivo de superfície. A falta de uma rede de transporte coletivo de qualidade foi um fator postergou a ocupação da Baixada de Jacarepaguá.

Em 1974, lançamento do condomínio Village Océanique, por Sérgio Dourado, entregue no ano seguinte. Trata-se do primeiro empreendimento dentro da área do Plano Piloto de ocupação da Baixada de Jacarepaguá. O novo condomínio, projetado pelo arquiteto Sérgio Bernardes é composto de 4 prédios de 3 pavimentos com 8 apartamentos por andar, num total de 96 apartamentos.

Em 1975 foram projetados os condomínios Novo Leblon e Nova Ipanema, na Barra Tijuca, desenvolvidos pelo escritório dos arquitetos Edson Musa e Edmundo Musa. Em 8 de julho de 1975, em cerimônia com a presença do prefeito Marcos Tamoio, foi lançada a pedra fundamental do condomínio Nova Ipanema. O Novo Leblon só foi lançado em dezembro de 1976.

Em março de 1975, surge uma favela no Km 14 da Rodovia Rio – Santos, na Barra da Tijuca, na pista sentido Santa Cruz. A invasão já contava com 30 barracos e 2 bares. Os moradores eram operários da construção civil  que trabalhavam nas redondezas.

Em 11 de julho de 1975, Almir Machado, o superintendente da Barra da Tijuca (Sudebar),  apresenta ao Ministro Chefe da Secretaria de Planejamento, João Paulo dos Reis Velloso, o plano de construção de uma linha de Pré-Metrô  entre a Tijuca e o Recreio dos Bandeirantes. A linha estaria inserida no plano global, de implantação de um anel ferroviário, envolvendo o litoral carioca e as linhas de trens suburbanos desde Santa Cruz até a Central. Seria construído um túnel da Tijuca até o Itanhangá, onde os trens seguiriam em superfície, em paralelo à rodovia Rio-Santos, até o Recreio dos Bandeirantes. 

Em outubro de 1975, lançamento do Edifício Blue Sky, o primeiro prédio comercial da Barra da Tijuca, localizado na Avenida das Américas 2.300, projetado pelo arquiteto Amaury Destéfano. No mesmo ano são lançados pela Sérgio Dourado os condomínios Atlântico Sul e Itanhangá Hills, ambos com piscina privativa nas varandas, uma novidade na cidade.


Jornal do Brasil, 26/10/1975, p.7


Em novembro de 1975, a Júlio Bogoricin inaugura a sua 9ª loja no Estado, na Barra da Tijuca, na Praça do O, já prevendo o crescimento da região. A primeira das grandes empresas do gênero a se instalar na região.

Em dezembro de 1975, início das obras de terraplenagem da duplicação da Avenida das Américas, entre o canal de Marapendi e a Via 11.

Em 1975, lançamento do Condomínio Nova Ipanema, projetado pelos arquitetos Edson e Edmundo Musa e pela firma Gomes de Almeida Fernandes.  Em 8 de julho de 1975, o prefeito Marcos Tamoio lança sua pedra fundamental. As primeiras unidades foram entregues em 1977. O Condomínio Novo Leblon foi lançado em dezembro de 1976.

Em 1976, lançamento do Condomínio Barramares, na Avenida Sernambetiba.

Em 15 de janeiro de 1976, inauguração do primeiro hipermercado da Barra da Tijuca, o Carrefour. O bairro já contava com os supermercados Três Poderes na Avenida Olegário Maciel e o Mercado Barra (Mundial).


Hipermercado Carrefour inaugurado em 15 de janeiro de 1976 no bairro com estilo de vida para promover o transporte individual. Em meados da década de 1970, seguindo o crescimento da economia, três grandes grupos europeus do ramo de supermercados se instalaram no Brasil: Carrefour, Inter-Marché e Euro-Marché.


Jornal do Brasil, 14/01/1976, p.6

Jornal do Brasil, 15/01/1976, p.11


Em abril de 1976, é lançado o Condomínio Riviera del Fiori, na Avenida das Américas, entregue em 1979. Em novembro de 1976 é lançado o Condomínio Portal da Barra, na Barrinha.

Em 9 de novembro de 1976, em solenidade com a presença do governador Faria Lima, inauguração da primeira duplicação da Avenida das Américas, no trecho de cerca de 6 km de extensão,  entre a ponte do canal do Marapendi (atual Downtown) e a Via 11 (Ayrton Senna). A nova pista contava com duas faixas de tráfego de 3,75 metros de largura e acostamento de 2,50 metros. Um canteiro central de 13 metros separava a pista já implantada que passou a ter mão-única no sentido São Conrado. No mesmo ano é iniciada a obra de duplicação da Avenida Sernambetiba.

Em 27 de novembro de 1976, é iniciada a obra de duplicação da Avenida Sernambetiba, concluída em 1977.

Em dezembro de 1976, é lançada a venda de terrenos residenciais do projeto Praias de Sernambetiba em área urbanizada, na Avenida Sernambetiba, 3.636.


Avenida das Américas em 1976
O Cruzeiro, 15/05/1976
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Em 1977, é lançado o Condomínio Barramares, na Avenida Sernambetiba.

Em 1977, a Avenida das América recebia fluxo diário de cerca de 19 mil veículos, na ponte do Canal de Marapendi.

Em março de 1977, lançamento do Centro Comercial Condado de Cascais, na Avenida Armando Lombardi, 800.

Em primeiro de julho de 1977, é lançada a pedra fundamental do Colégio Anglo Americano da Barra da Tijuca, junto ao Condomínio Riviera Del Fiori, no Km 4 da Avenida das Américas.

Em dezembro de 1977, é lançado o Condomínio Mandala,  na Avenida das Américas, no trecho entre o Novo Leblon e a Via 11 (Avenida Alvorada).

Em março de 1978, é inaugurado o primeiro trecho duplicado da Via 11, entre as avenidas Sernambetiba e das Américas. O trecho seguinte,  entre a Avenida das Américas e a Cidade de Deus, continuava em obras de duplicação. 

Em 4 de abril de 1978, é inaugurado o hipermercado Makro da Barra da Tijuca, na Via 11, com área de 48 mil metros quadrados, e estacionamento para 800 automóveis. Até então o Makro contava com 4 unidades no país: Vila Maria (São Paulo), São Bernardo do Campo, Contagem (Grande BH), e Mercado São Sebastião, no Rio de Janeiro.

Em 1978, entrega do Condomínio Atlântico Sul, um dos mais luxuosos da Barra da Tijuca.

Em 1978, inauguração do hipermercado Sendas da Barra da Tijuca.




Em 1979, início das obras de duplicação da ponte sobre o canal de Marapendi, entre as avenidas das Américas e Armando Lombardi, na altura do atual Downtown.

Em 1979, início da ocupação do condomínio de luxo Fazenda Marapendi, na Barra da Tijuca. Na época, já se encontravam implantados os condomínios Nova Ipanema, Novo Leblon, Barramares, Atlântico Sul, Riviera del Fiori e Santa Helena. O Nova Ipanema foi o primeiro conjunto habitacional a ser concluído do Plano Lúcio Costa. O primeiro empreendimento foi do Grupo Desenvolvimento com as torres Athaydeville, ainda inacabadas em 1979.

Em 1979, o loteamento Tijucamar, considerando sub-bairro, delimitado pelas ruas Érico Veríssimo e Praça José Bernardino, no Jardim Oceânico, ainda não tinha ruas pavimentadas.

Em 13 de março de 1979, com a presença do prefeito Marcos Tamoio, são inauguradas duas escolas públicas e o posto de salvamento do Condomínio Barramares, antes mesmo da entrega dos primeiros apartamento. As obras foram doadas ao município pela construtora João Fortes Engenharia.

Em maio de 1979, os moradores da Barra da Tijuca, fazem abaixo assinado para a construção de uma passarela para pedestres ou viaduto na Praça Euvaldo Lódi, na altura da Igreja. Na época o DER dava prosseguimento na construção de uma nova ponte sobre o Canal de Marapendi (atual Downtown), além de uma ponte com vão de 100 metros na Via 11 (atual Ayrton Senna) sobre a Lagoa de Marapendi, no trecho entre a Avenida Sernambetiba e Trevo da Alvorada, retirando o aterro existente.

No dia 6 de junho de 1979, o Mc Donald´s, a maior cadeia de restaurantes do Estados Unidos, anuncia a construção de sua segunda loja no Brasil, no Carrefour da Barra da Tijuca. A primeira loja foi inaugurada em março de 1979, na rua Hilário de Gouveia, em Copacabana.

Em 21 de outubro de 1979, inauguração do Bob´s da Barra da Tijuca, na Avenida Sernambetiba, 710, a  27ª loja da rede.

Em 21 de setembro de 1979, início do plantio de árvores do Bosque da Barra, com a presença do prefeito Klabin, populares e estudantes. O Parque foi inaugurado em janeiro de 1981.

Em outubro de 1979, inauguração da nova rótula do cebolão na Barra da Tijuca, com 2 novos viadutos e alças de acesso. A antiga rótula, inaugurada em 1970, foi demolida em 1978.

Em 1980, início da construção do Condomínio Santa Mônica. As primeiras unidades são entregues em 1982. Em dezembro de 1988 o Condomínio já contava com 380 casas e 3 edifícios: San Francisco, San Fernando, e San Diego.

Em 1980, é projetado o conjunto habitacional Alfabarra, na Avenida Sernambetiba. Os primeiros prédios, Alfaplaza, Alfaritz Flat Service, e Alfabarra Home Service,  foram lançados em 1982.

Em 1980, os sub-bairros Tijucamar e Jardim Oceânico, loteamentos pioneiros da Barra da Tijuca dos anos 30, não possuíam rede de esgoto e a maioria das ruas ainda não eram pavimentadas. O fornecimento de energia elétrica era interrompido todas as noites.

Em janeiro de 1980, é lançado o primeiro prédio do Condomínio Mirante Cruzeiro do Sul, localizado  no Km 2 da Avenidas das Américas, próximo às torres inacabadas de Athaydeville. 

Em abril de 1980, prosseguiam as obras de construção da segunda ponte, da Avenida das Américas, sobre o canal de Marapendi e dos 4 novos viadutos do Trevo das Palmeiras, junto ao Hipermercado Carrefour.

Em maio de 1980, início das obras de construção da terceira pista da Avenida Armando Lombardi, com 1,2 km de extensão, e de  novo retorno na altura da rua Pedro Lago.

Em 16 de junho de 1981, é inaugurado o segundo hipermercado da Barra da Tijuca, o Freeway, na Avenida das Américas, em frente ao condomínio Riviera del Fiori.

Em 27 de outubro de 1981, é inaugurado o Barra Shopping, maior centro comercial da cidade, já contando com as lojas âncoras Mesbla, Sears, Americana e C&A. As obras de construção foram iniciadas em 1979, ainda com o nome de Shopping Center da Barra.

Entre 1980 e 1982, a Avenida Sernambetiba foi duplicada no trecho entre a Praça São Perpetuo (Praça do O) e a Via 11, passando a contar com duas pistas de 8 metros de largura, separadas por um canteiro central de 2,10 metros.

Em 1982 a Avenida Alvorada (antiga Via 11) recebe iluminação em toda a sua extensão. A Barra da Tijuca ganha a sua primeira escola de segundo grau, num condomínio em frente ao Novo Leblon.

Em 22 de janeiro de 1982, é inaugurado o prolongamento da Autoestrada Lagoa-Barra, desde o Túnel Dois Irmãos até a Praça Sibelius, eliminando a passagem pela Avenida Marquês de São Vicente.

Em 28 de agosto de 1982, é aberto ao público o nível Lagoa do Barrashopping, a segunda etapa do empreedimento, duplicando praticamente o número de lojas. A terceira etapa, o Centro de Negócios, ainda estava em construção. O número de empregos do Shopping, com a entrega da segunda etapa,  passa de 4 mil para 6 mil. No mesmo dia é inaugurada a Via Parque, com 2 Km de extensão.

Em novembro de 1982, lançamento do Hotel Residência Barraleme, localizado na Avenida Sernambetiba, 600.

Em 4 de novembro de 1982, em solenidade com a presença do governador Chagas Freitas, é inaugurada a duplicação de um novo trecho da Avenida Sernambetiba, com 650 metros de extensão, entre a Praça São Perpétuo (Praça do O) e a Avenida Érico Veríssimo. Na mesma ocasião é inaugurado o canal da Avenida Fernando Mattos, no Jardim Oceânico.

Em setembro de 1984, é inaugurado o centro comercial Casa Shopping, especializado em decoração, na Avenida Alvorada, atual Avenida Ayrton Senna.

Em 1985, é criado o Bosque da Barra, próximo da cabeceira da pista do Aeroporto de Jacarepaguá.

Em novembro de 1986, início da construção do Mercado de Hortigranjeiros e Pescado da Barra da Tijuca, localizado na Avenida Alvorada, numa área de 3,75 mil metros quadrados cedida pelo DNER.

Em 1986, inauguração do centro comercial Esplanada, na Barra da Tijuca, com 48 lojas e 46 salas comerciais.

Em 25 de janeiro de 1987, início da Operação Verão, com o fechamento das pistas junto às areias das praia de Ipanema e Leblon, entre as 8 e 18 horas. No dia 8 de fevereiro de 1987 a medida é estendida à praia de Copacabana e no dia 14 de fevereiro na orla da Barra da Tijuca.

Em 16 de outubro de 1987, a prefeitura aprova os projetos de construção dos primeiros prédios no Centro Metropolitano da Barra da Tijuca  idealizado pelo arquiteto Lúcio Costa em 1969. A Brascan fez o lançamento ainda em outubro, de um complexo de 16 mil m², com blocos de apartamentos, escritórios, hotel, e lojas, na confluência das avenidas Abelardo Bueno e Ayrton Senna, semelhante ao Brascan Center Plaza do Itaim Bibi, na cidade de São Paulo.

Em 21 de novembro de 1987, é inaugurada a primeira ponte de concreto sobre o canal de Marapendi, possibilitando a ligação direta entre as Avenidas das Américas e Sernambetiba, na altura do condomínio Barramares.

Em 9 de dezembro de 1989, é inaugurado o hipermercado Paes Mendonça, o terceiro hipermercado da Avenida das Américas, depois do Carrefour (1975) e Freeway (1981).

Em 1991, na segunda gestão do prefeito Marcello Alencar, no Programa Rio Orla, as praias do Leme, Copacabana, Arpoador, Ipanema, Leblon, São Conrado, Barra da Tijuca e Recreio,  recebem melhorias, ganhando ciclovia e quiosques. Na Barra da Tijuca e no Recreio são implantados passeios de pedras portuguesas.

Em novembro de 1991, é apresentado do primeiro quiosque, de um total de 122,  a serem implantados na orla da Barra da Tijuca, substituindo os antigos traillers.

Em dezembro de 1991, antes da inauguração do Projeto Rio Orla, são abertas ao tráfego as ciclovias na orla da Zona Sul, entre o Leme e o Leblon,  e da Barra da Tijuca.

Em 19 de dezembro de 1991, inauguração de praça com anfiteatro, no cruzamento das avenidas das Américas e Ayrton Senna, no trevo das Palmeiras, na Barra da Tijuca.

No dia 31 de dezembro de 1991, o então prefeito Marcello Alencar  destina oficialmente uma área entre a avenida das Américas e o canal  de Marapendi para construção do Centro Cultural e Esportivo Israelita. O início do cercamento do terreno é iniciado no dia 2 de maio de 1992 e a pedra fundamental é lançada no dia 17 de outubro de 1993.

No dia 22 de janeiro de 1992, início da instalação dos novos quiosques do Projeto Rio Orla, sendo 3 em Copacabana, 3 em Ipanema e 3 na Barra da Tijuca.

Em julho de 1992, a Barra da Tijuca contava com 6 lojas de venda de carros importados, transformando-se no novo pólo do setor.

Em 1992, é construído o Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca.

Em 1992, gradeamento e ajardinamento da Praça José Bernardino, no Jardim Oceânico.

Em janeiro de 1993, é lançado o edital para construção das pistas laterais da Avenida das Américas, no trecho entre as avenidas Armando Lombardi e Alvorada.

Em 26 de junho de 1993, a Construtora Presidente lança o primeiro prédio, com 20 andares e 123 apartamentos, do projeto Barra Bali no Recreio dos Bandeirantes. O prédio foi praticamente vendido em 24 horas.

Em agosto de 1993, lançamento das primeiras unidades do Condomínio Pedra de Itaúna, localizado no Km 12 da Avenida das Américas, próximo ao Condomínio Barra Sul.

No dia 6 de outubro de 1993, inauguração do centro comercial Via Parque, na Barra da Tijuca, com 230 lojas, 6 cinema e casa de espetáculos.

Em 1993, construção de pistas laterais nas avenidas Ayrton Senna e das Américas, no trecho entre as avenidas Armando Lombardi e Alvorada.

Em maio de 1994, início da operação dos primeiros sinais luminosos na Avenida das Américas, no trecho entre o Canal de Marapendi e o Barrashopping. A remodelação da Avenida é inaugurada em junho de 1994.

Em 20 de setembro de 1994, no Barrashopping, são entregues mais 194 lojas, 5 cinemas e um museu. Entre as novidades, estava a inauguração de uma linha de helicóptero disponível aos clientes e uma linha de monotrilho ao redor do shopping, ainda em construção, com 1,6 km de extensão. O Barrashopping passa a contar com 544 lojas, 8 cinemas e estacionamento para 7 mil veículos, ganhando o título de maior shopping da América Latina e um dos 10 maiores do mundo.

Em 1994, inauguração do centro comercial Barra Mall, no Km 8 da Avenida das Américas, no Recreio dos Bandeirantes. No mesmo ano é inaugurado o Itaúna Shopping, na Avenida das Américas, 11391.

Em 1995, é inaugurado o centro comercial Barra Square, na Barra da Tijuca.

Em maio de 1995, a Multiplan, empresa que administrava o Barra Shopping, negociava com a Intermin AG - Suiça, a compra do primeiro people-mover com baixa velocidade do Brasil, com um custo variando entre 7 e 9 milhões de dólares.

Em 10 de fevereiro de 1995, a Avenida Alvorada, antiga Via 11, passa a se chamar Avenida Ayrton Senna.

Em 1996, início da operação de faixa reversível no elevado do Joá, no horário de pico da manhã.

Em 3 de maio de 1996, é inaugurado o monotrilho do Barrashopping, com linha singela de 1,6 km de extensão em volta do empreendimento. Cada composição tinha capacidade para 60 passageiros, todos sentados.

Em dezembro de 1996, inauguração do hipermercado Bon Marché, do Grupo Sendas, na Avenida das Américas.

Em 1996, lançamento do Condomínio Acquamarina, na Avenida Sernambetiba, 3.360.

Em 3 de junho de 1997, é aberta ao tráfego, ainda em estado precário, o prolongamento da Via Parque, ligando o Barrashopping ao Shopping Via Parque, desafogando as avenidas das Américas e Ayrton Senna.

Em novembro de 1997, é inaugurada a primeira filial brasileira da cadeia de restaurantes estadunidense Outback, premiada em 1995 como a cadeia de restaurantes mais bem sucedida dos EUA. Em 2002 foi aberta a filial de Botafogo, seguido de Niterói (2003), NorteShopping (2007), Leblon (2007), Tijuca (2007), Downtown (2010), e Shopping Rio Sul (2010).

Em dezembro de 1997, a região da Barra da Tijuca passa a contar com 26 centros comerciais, após a inauguração dos centros comerciais Barra Point, Barra Garden e Recreio Shopping.

Em 1998, a Avenida Sernambetiba passa a se chamar Avenida Lúcio Costa. 

Em 14 de janeiro de 1998, inauguração do Parque Temático Terra Encantada, na Barra da Tijuca, com investimento de cerca de 63 milhões de reais.

Em 22 de fevereiro de 1998, desabamento parcial do edifício residencial Palace II na Barra da Tijuca, construído pela Sersan, de propriedade do ex-deputado federal Sérgio Naya.

Em 19 de junho de 1998, através do Decreto N° 16.753 a Avenida Sernambetiba é renomeada para Avenida Lúcio Costa. Os moradores não aprovaram a mudança. Em 9 de setembro de 2003, é promulgada uma Lei na Câmara dos Vereadores, anulando o Decreto de 1998.

Em setembro de 1998, inauguração da ponte Oscar Niemeyer, segunda ponte sobre o canal de Marapendi.

Em 1998, início da construção do campus da Faculdade Castelo Branco na Barra da Tijuca.

Em 1998, lançamento do Centro Empresarial Barra Shopping.

Em 1998, inauguração do Cinemark Downtown com 12 salas multiplex, na Barra da Tijuca.

Em junho de 1999, é aberto um heliponto na Avenida Ayrton Senna, ao lado da concessionária Ago Mercedes-Benz.

Em 27 de setembro de 2000, inauguração do centro comercial Rio Design Center Barra, na Avenida das Américas. Em outubro de 2010, é entregue a expansão com 30 novas lojas. No dia seguinte é inaugurado o Shopping Cittá América.

Em 2000, inauguração do Hotel Royalty Barra, na Barra da Tijuca, na Avenida do Pepê, com 249 apartamentos.

Em 2000, é inaugurada a nova passarela de pedestres sobre a Avenida Ministro Ivan Lins, na Barra da Tijuca.

Em 2001, inauguração das obras de duplicação da Avenida das Américas, no trecho entre as avenidas Ayrton Senna e Salvador Allende, com 7 km de extensão.

Em novembro de 2001, início das obras do projeto Eco-Orla, na região da praia da Reserva, entre a Barra da Tijuca e o Recreio dos Bandeirantes. 

Em abril de 2002, início da operação, ainda parcial, do Hotel Residência Meliá, na Barra da Tijuca. No mesmo mês, foi reaberta a casa de espetáculos ATL Hall, após reforma, na Barra da Tijuca.

Em fevereiro de 2002, inauguração da ciclovia Barra-Jacarepaguá, na Avenida Ayrton Senna, no trecho entre o centro comercial Via Parque e a Cidade de Deus.

Em julho de 2000, início da construção da grande passarela, com 5 metros de altura e 300 metros de extensão, interligando os centros comerciais Barrashopping, Forum e New York City Center, com custo de 3 milhões de reais.

Em 18 de dezembro de 2002, entrega de 16 quiosques do Projeto Eco-Orla, no trecho de 8 Km da Avenida Sernambetiba, entre a Barra da Tijuca e o Recreio dos Bandeirantes.

Em 2002, inauguração do Hotel Barra First Class, localizado na Avenida das Américas número 7897, com 205 apartamentos.

Em 2002, início da construção da Cidade da Música, na Barra da Tijuca. A obra foi paralisada no dia 1º de janeiro de 2009, quando o prefeito Eduardo Paes instituiu uma auditoria para apurar os contratos.

No dia 29 de novembro de 2003, após 2 anos de obras, inauguração da reurbanização da Avenida Sernambetiba, no trecho de 8 Km de extensão entre a Avenida Ayrton Senna e o Recreio dos Bandeirantes, dentro do Projeto Eco-Orla, incluindo o trecho de 2 Km que corta a Reserva Ecológica de Marapendi. O Eco-Orla também ampliou a ligação viária entre os bairros da Barra e do Recreio, ao acrescentar uma faixa de circulação à Avenida Sernambetiba.

Em 2003, inauguração do Hotel Transamérica Flat Barra, na Barra da Tijuca, na Avenida Gastão Senges, com 297 apartamentos.

Em 2003, a Prefeitura anuncia a construção de duas novas pontes sobre o canal de Marapendi, na altura do Downtown, sem prosseguimento.

Em 2004, lançamento do Blue Condomínio das Américas.

Em 23 de janeiro de 2004, a Guarda Municipal inicia o patrulhamento das praias de Copacabana e Barra da Tijuca com dois buggies, utilizando chassis reaproveitados de antigos fuscas.

Em 27 de agosto de 2004, inauguração da primeira fase do Le Monde Office, complexo de 3 prédios comerciais na Avenidas das Américas - Barra da Tijuca, com todas as 500 salas vendidas.

No dia 21 de outubro de 2004, inauguração da segunda unidade do hipermercado Wal Mart no Rio de Janeiro, na Avenida das Américas 3.650. Na época já estavam em funcionamento dois SAM’S Club (Linha Amarela e Niterói) e outro Wal Mart Supercenter também na Linha Amarela.

Em julho de 2004, inauguração do Hotel Sheraton da Barra da Tijuca, na Avenida Sernambetiba, com 292 apartamentos.

Em 2005, inauguração do Hotel Windsor na Avenida Sernambetiba 2.630, com 338 apartamentos.

Em julho de 2005, inauguração do Hotel Sheraton da Barra da Tijuca, na Avenida Sernambetiba, com 292 apartamentos.

Em 2006, entrega do Blue Beach Point, clube do Blue Condomínio das Américas, na Avenida Sernambetiba, na área da Reserva, próximo à Avenida das Américas.

Em abril de 2006, lançamento do condomínio de luxo Riserva Uno, na Avenida das Américas.

Em 27 de abril de 2006, início da elevação dos semáforos laterais das avenidas Ayrton Senna e Américas, para evitar o roubo dos equipamentos.

No dia 20 de dezembro de 2006, são concluídas as obras de recuperação ambiental e tratamento paisagístico da faixa marginal de proteção do canal de Marapendi, que ganha ciclovia com 3.560 metros de extensão, com faixa compartilhada para pedestres.

Em 2006, inauguração da primeira biblioteca pública da Barra da Tijuca, no Shopping Barra Square.

No dia 29 de dezembro de 2006, início da operação da primeira etapa do emissário submarino de esgotos da Barra da Tijuca, construído pela Cedae.

Em 2007, previsão de entrega do centro comercial ION Intelligent Center na Barra da Tijuca, com investimento de 80 milhões de reais.

Em 2007, inauguração da quinta unidade da Faculdade Univercidade, no Jardim Oceânico.

Em 16 de janeiro de 2007, é publicado o Decreto nº 2.754 proibindo a ampliação do Aeroporto de Jacarepaguá, evitando futuros problemas gerados pelo aumento do tráfego aéreo.

Em agosto de 2007, lançamento do Bairro Cidade Jardim, na Barra da Tijuca.

No dia 30 de setembro de 2007, é lançado o novo bairro planejado da Barra da Tijuca – Cidade Jardim, com área de 512 mil metros quadrados, entre a Estrada dos Bandeirantes à Avenida Abelardo Bueno.

Em novembro de 2007, a construtora sergipana Celi, lança o projeto Barra Premium, orçado em 20 milhões de reais, com 132 apartamentos.

Em 2008, inauguração do MDX Medical Center na Barra da Tijuca, localizado na avenida das Américas, em frente ao Bosque da Barra, com 101 consultórios. Em outubro de 2014 é inaugurado o Américas Medical City, complexo hospitalar com 5 prédios e 250 consultórios, localizado na Avenida Ayrton Senna, junto ao Bosque da Barra.

No dia 3 de março de 2008, inauguração das novas instalações. da Coordenação Central de Extensão, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC/RJ, na Barra da Tijuca, na avenida das Américas 1.650. A instituição já contava com sedes no Centro e na Baixada Fluminense.

Em 23 de maio de 2008, início da construção de 3 acessos à Cidade da Música, sendo 2 túneis. No dia 28 de dezembro de 2008, inauguração da primeira sala da Cidade da Música, na Barra da Tijuca, com espetáculo da Orquestra Sinfônica Brasileira. O complexo, ainda inacabado, tinha custado 518 milhões de reais, faltando ainda 80 milhões para ser concluído.

Em 2009, na região da Barra da Tijuca e avenida Abelardo Bueno, são lançados inúmeros empreendimentos de salas comericias, entre os quais se destacam: Vision Offices, com 346 salas e 42 lojas, Bandeirantes Office, com 160 salas e 27 lojas, Barra Business Center, com 158 salas, Ceo Office, com 4 torres e 928 salas comericias, Dimension Office Park, com 928 unidades comerciais, Via Park Confort Working, com 232 salas, e o Advance Office, com 156 salas.

Em 18 de janeiro de 2010, durante uma reunião de autoridades brasileiras com o Comitê Organizador dos Jogos, o prefeito Paes anuncia o plano de melhorias da ligação rodoviária entre a Barra e zona sul, através da duplicação da Avenida Niemeyer e de novo túnel entre a Barra e São Conrado. Em 10 de abril de 2013, visando solucionar o gargalo no acesso à Barra da Tijuca, a Prefeitura apresenta o projeto básico de construção de 2 novos túneis e 1 um novo viaduto no Joá, junto com a construção de uma ciclovia junto ao viaduto existente.

No dia 8 de julho de 2010, início das obras do BRT Transoeste, no trecho entre o Terminal Alvorada e o Recreio dos Bandeirantes.


Vistas da Barra da Tijuca em 1939 e 2013


Em 11 de abril de 2014, inauguração da Avenida Engenheiro Hermando Cezar Jordão Freire, com cerca de 1 km de extensão, localizada entre a ponte estaiada Cardeal Dom Eugenio de Araújo Sales e o Shopping Via Parque.

Em 29 de janeiro de 2015, início da construção dos mergulhões de retorno da Avenida Armando Lombardi.

No dia 22 de novembro de 2015, o Prefeito Paes inaugura o Campo de Golfe Olímpico, na Avenida das Américas.

Em 10 de outubro de 2020, é aberto ao público o novo Tivoli Park, numa área de 50 mil metros quadrados junto ao Via Park Shopping. O Tivoli funcionava das 10h às 22 horas com 20 atrações, entre elas, Roda Gigante, Barco Viking e Bicho da Seda (carrossel em alta velocidade). Mas ainda sem a montanha russa.


REFERÊNCIAS:

RIBEIRO, Marcio Queiroz. A Autoestrada Lagoa-Barra. Secretaria de Obras Públicas do Estado da Guanabara.1969.

ROUVENAT, Fernanda. Tivoli Park volta ao Rio após 25 anos; novo parque abre as portas no sábado na Barra da Tijuca. Bom Dia Rio. 09 outubro 2020.