Flamengo


Histórico

Em 1531, na praia do Sapateiro, atual praia do Flamengo, é construída a primeira casa de pedra e cal, nas proximidades da foz do rio Carioca, mandada construir por  Villegaignon.

Em 1567, os portugueses abrem o caminho do Cattete, ligando o Morro do Castello ao rio Carioca, fonte de água potável, provavelmente aproveitando trilhas indígenas existentes. Em seguida o caminho foi prolongado até a Praia Vermelha.

Em 1575, é construída a primeira ponte da cidade, a Ponte Salema, sobre o rio Carioca, na atual Praça José de Alencar.

Em 1798, é aberta a rua Marquês de Abrantes, que passa a ser conhecido como o Caminho Novo, em oposição ao Caminho Velho, atual rua Senador Vergueiro, aberta nos anos de 1500.


Vista do Catete em 1854. Desmons, Iluchar
Fundação Biblioteca Nacional


Em 1855, é aberta a rua Almirante Tamandaré, ainda com o nome de rua Santo Inácio.

Em 29 de novembro de 1869, o Largo do Machado passa a se chamar Praça Duque de Caxias. No mesmo ano são iniciadas as obras de alargamento da Praia do Flamengo.

Em 1871, abertura da rua Ferreira Viana. Entre os anos de 1870 e 1880 multiplicam-se os loteamentos de terrenos nos bairros atendidos pelos bondes de tração animal da Companhia Jardim Botânico.

Em 1877, é aberta a rua Marquês de Paraná.

Em 8 de outubro de 1892, a Companhia Jardim Botânico, inaugura a primeira linha de bonde elétrico da América do Sul, ligando o Largo da Carioca ao Largo do Machado, com 3,5 Km de extensão e bitola de 1.435 mm.

Em 1894, é construída uma rampa para o mar na Praia do Flamengo.

No dia primeiro de maio de 1897, inauguração da estátua do romancista José de Alencar, no Largo do Cattete que passa a ser chamar praça José de Alencar.

Em 24 de fevereiro de 1897, o Palácio de Catete, ex-residência do barão de Nova Friburgo, torna-se a residência oficial do presidente da República.

Em 15 de agosto de 1899, é inaugurada a estátua equestre do Marechal Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, na  Praça Duque de Caxias, também conhecida como Largo do Machado. Anteriormente, na época do aterro da antiga lagoa do rio carioca, quando foi aberta, se chamava Campo das Pitangueiras e depois Largo do Machado, em função de um grande machado preso na fachada de um açougue. Em 19 de maio de 1843 passou a se chamar Praça da Glória e em 26 de setembro de 1869 Praça Duque de Caxias.

Em 1905, o rio Carioca é canalizado e coberto, ao longo das ruas Conde de Baependi e Barão do Flamengo.


Obras de construção da Avenida Beira Mar em 12/031906
Foto Augusto Malta


Em 1907, inauguração da escola pública Alberto Barth na Avenida Oswaldo Cruz.


Praça José de Alencar em 1906

Avenida da Ligação, atual Avenida Oswaldo Cruz, em 1910
Cartão Postal


Em 1911, início do serviço regular de auto-ônibus para a Zona Sul, com a linha Praça Mauá - Praia Vermelha.

Em 1915, inauguração do Hotel Centralcom 124 quartos, construído no local do balneário High-Life, na Praia do Flamengo, esquina com rua Barão do Flamengo. O prédio foi demolido em 1952, dando lugar ao Edifício Conde de Nassau. O hotel, com 124 quartos,  foi construído no local do balneário High-Life. 


Rua Paissandu em 1920

Praia do Flamengo em 1920

Praia do Flamengo por volta de 1921

Hotel Central na década de 1920. Cartão Postal

Rua Machado de Assis em 1918


Entre 1920 e 1922, é aberta a Avenida Rui Barbosa, ainda com o nome de Avenida do Contorno.


Fon Fon 17/06/1922


Em 1925, inauguração do Edifício Praia do Flamengo, com 9 andares, primeiro edifício da Praia do Flamengo, projetado pelo arquiteto francês Joseph Gire, o mesmo arquiteto do Palácio das Laranjeiras (1913), Hotel Glória (1922), Hotel Copacabana Palace (1923) e Edifício A Noite (1929). 


Praia do Flamengo em 1925

Rua do Russel na década de 1920


Em 1929, entrega do Edifício Bela Vista, com seis andares e 28 apartamentos de dois quartos, localizado na Praia do Flamengo, 314, projetado pelo arquiteto Sylvio Rebecchi.

Em 1931, é concluída a construção do Edifício Gervásio Seabra, na Praia do Flamengo, com desenho inspirado  num castelo da Toscana, Itália.

Praia do Flamengo em maio de 1933
Foto Escola de Aviação Militar


Em 1935, é concluída a construção do Edifício Colúmbia em estilo art déco, na Praia do Flamengo, na altura da rua do Russel.


Flamengo em janeiro de 1936

Praia do Flamengo na década de 1930


Em 22 de dezembro de 1937, inauguração do cine São Luís, no Largo do Machado.

Em 1937, é construído o Edifício Capibaribe, em estilo Art Déco, na rua Senador Vergueiro.

Em 1941, lançamento do Edifício Guairacá, localizado na Praia de Botafogo, 114, entre a Avenida Oswaldo Cruz e a rua Senador Vergueiro, projetado e construído pela firma Leonidio Gomes & Cia. Ltda. Cada apartamento tinha duas salas, 3 quartos e 3 varandas.

Em 1944, início da construção do Edifício Sylvina, em estilo art-déco, localizado na rua Bento Lisboa, esquina com a rua Silveira Martins, com garagem para 40 carros e abrigo anti-aéreo.

Em 1949, estreitamento do canteiro central da Praia do Flamengo, junto com o início da construção do Park-Way da Praia de Botafogo. O aumento do tráfego exigia constantes alargamentos. 


Obras de estreitamento do canteiro central da Praia do Flamengo em 1949


Em 1950, a cidade contava com cerca de 2,85 milhões de habitantes e 73 mil veículos. Os técnicos da Prefeitura afirmavam que o tráfego da cidade estava estrangulado. Havia a necessidade de grandes obras, como o alargamento da Avenida Atlântica, a construção do Aterro do Flamengo, e abertura dos túneis Catumbi – Laranjeiras, Tonelero, Barata Ribeiro e Sá Ferreira-Barão da Torre.

Em fevereiro de 1950, entrega dos primeiros apartamentos do Edifício Barão da Laguna, localizado na Avenida Rui Barbosa, junto à Praia do Flamengo.

Em 1950, inauguração do Hotel Novo Mundo, na Praia do Flamengo, cuja construção foi iniciada em 1947.

Em 9 de outubro de 1952, é estabelecido o regime de mão única nas avenidas Rui Barbosa e Oswaldo Cruz, formando um binário entre as praias do Flamengo e de Botafogo.

Em 1954, entrega das obras de reurbanização do Largo do Machado, com projeto paisagístico de Burle Marx.

Em maio de 1954, são iniciadas as obras de alargamento da Avenida Oswaldo Cruz, com o estreitamento do refúgio existente.

Em 16 de outubro de 1954, as avenida Oswaldo Cruz e Rui Barbosa passam a operar em regime de mão única.


Praia do Flamengo em 1954

Operação especial de trânsito na Praia do Flamengo, no horário de pico da manhã
Agência O Globo 03/10/1956


Em 1960, é entregue mais um prédio de apartamentos conjugados no Flamengo, na rua Ferreira Viana, 56, ao lado do Hotel Ferreira Viana.

Em 15 de novembro de 1960, é inaugurado o Museu da República, no Palácio do Catete.

Em 1961, abertura da churrascaria Majórica, na rua Senador Vergueiro.

No dia 8 de dezembro de 1962, é adotado o regime de mão única na rua do Catete, exceto para os bondes, no trecho entre as ruas Pedro Américo e Corrêa Dutra,  no sentido Centro, nos dias úteis,  no horário das 7h às 17h.

Em maio de 1963, lançamento do Edifício comercial Catete Center, na rua do Catete, esquina com rua Almirante Tamandaré.

Em dezembro de 1963, prosseguiam as obras de retirada dos trilhos do bonde na rua Senador Vergueiro.

Em 1963, na administração do Governador Carlos Lacerda, torna-se proibida da construção de edifícios de apartamentos conjugados, na cidade do Rio de Janeiro.

Em 1965, é concluída a demolição da ponte dos Presidentes, localizada em frente ao Palácio do Catette.

Em 20 de janeiro de 1965, inauguração da imagem de São Sebastião, na Praça do Russel, próximo ao local de sua aparição para os portugueses, ajudando Estácio de Sá a vencer a Batalha das Canoas.


Nova pista da Praia do Flamengo junto à Praça Cualhtemoc Acervo O Globo. 17/04/1965


Em 22 de abril de 1965, é inaugurada a primeira loja da rede Gaio Marti de supermercados, localizada na rua Senador Vergueiro, 165, na altura da rua Barão de Icaraí, no Flamengo.

Em 8 de dezembro de 1965, o Departamento de Trânsito determina a adoção de mão única nas ruas Bento Lisboa, Pedro Américo e Catete, no trecho entre o Largo do Machado e a rua Pedro Américo.

Em janeiro de 1966, o Departamento de Trânsito determina a volta da mão única em toda a extensão da rua Paissandu, no Flamengo.

Em 17 de março de 1966, início do regime de mão dupla nas Avenidas Rui Barbosa e Oswaldo Cruz.

Em junho de 1970, é entregue ao tráfego a pavimentação da rua Sadi Gusmão, entre a Avenida Oswaldo Cruz e a rua Senador Vergueiro.

Em dezembro de 1971, início da demolição da antiga Embaixada da França, na Praia do Flamengo, próximo ao morro da Viúva, para a construção de um edifício de apartamentos. O antigo prédio foi construído em 1927.

Em 22 outubro de 1972, entra em operação novo plano de circulação no Catete, em função das obras do Metrô na Glória. Os ônibus provenientes do Largo do Machado, pela rua do Catete, com destino ao Largo da Glória, passam a seguir pelas ruas Silveira Martins e do Russel.

Em 1975, construção centro empresarial Praia do Flamengo 200, mais conhecido como o 200.

Em 1975, início das obras do Metrô na rua do Catete. Entre 1975 e 1978 o metrô desapropriou 3.056 imóveis na cidade.

Em 30 de agosto de 1975, a rua do Catete é interditada no trecho entre as ruas Silveira Martins e Ferreira Viana, local de construção da futura estação Catete do Metrô. O tráfego da rua do Catete em direção ao Centro é desviado para a rua Ferreira Viana e pista auxiliar da Praia do Flamengo. A previsão era que a interdição durasse no mínimo 3 anos.

Em 19 de novembro de 1975, inauguração do Supermercado Pague Menos do Catete.

Em abril de 1976, na Praça José de Alencar, foi batida a primeira estaca para a construção da galeria do Metrô entre a Praça José de Alencar e a rua Farani, com 1.040 metros de extensão.

Em agosto de 1976, é concluída a construção do Centro de Comércio do Catete, com projeto e execução da Veplan Residência Empreendimentos e Construções S.A. 

Em 18 de dezembro de 1976, em prosseguimento às obras do Metrô na Praça José de Alencar, no bairro do Flamengo, são derrubados a dinamite os prédios dos números 4, 6, e 12 da rua Conde de Baependi.

Em 27 de outubro de 1978, é inaugurada a rua Paulo VI, junto com as obras de reurbanização do Metrô.

No primeiro semestre de 1978, são entregues as obras de reurbanização da rua do Catete no trecho próximo ao Largo da Glória.

Em agosto de 1979, o Metrô entrega as obras de reurbanização da praça José de Alencar.

Em 24 de setembro de 1979, visando promover a integração metrô-bicicleta, é inaugurada a ciclofaixa na rua do Catete, no trecho entre a rua Dois de Dezembro e o Largo da Glória. Em função da falta de segurança do paraciclo instalado no Largo da Glória, junto à estação do Metrô, a faixa eclusiva foi abandonada. O reduzido fluxo de bicicletas, com a  falta de fiscalização, transformou a ciclofaixa, no início de 1980, em estacionamento. As obras de implantação da ciclofaixa  foram iniciadas em 17 de setembro de 1979. A abertura ao tráfego da rua do Catete, no trecho entre a Praça José de Alencar e o Largo do Machado, no dia primeiro de fevereiro de 1980, marcou o fim da ciclofaixa, cuja pintura já estava quase apagada.

No dia primeiro de fevereiro de 1980, é aberto ao tráfego o trecho da rua do Catete, entre a Praça José de Alencar e o Largo do Machado.

Em março de 1980, lançamento do Centro Empresarial Praia do Flamengo 66.

Em 16 de agosto de 1980, após 5 anos de obra no Metrô, com a rua do Catete interditada, a pista interna da Praia do Flamengo, finalmente, volta a operar no sentido Morro da Viúva.

Em 29 de julho de 1984, numa das madrugadas mais frias do ano, os termômetros marcam 11 graus no Flamengo.

Em 8 de maio de 1985, é inaugurado o primeiro Centro Integrado de Educação Pública (CIEP) do Estado do Rio de Janeiro, na rua do Catete. Em junho de 1985 foi inaugurado o CIEP de Ipanema, no alto do morro.

Em 1987, o Instituto dos Arquitetos do Brasil ganha nova sede, na rua 2 de Dezembro, 41, no antigo prédio da oficina de motores dos bondes da Companhia Jardim Botânico, até então de propriedade da Companhia de Transportes Coletivos  e Coderte. O prédio foi tombado em 1984 através do Decreto Municipal nº 445.

Em 1994, remodelação da Praça José de Alencar pelo Projeto Rio Cidade.

Em 1996, são concluídas as obras de reurbanização da rua do Catete, do Projeto Rio Cidade.

Em 2004, são concluídas as obras de reurbanização da rua Marquês de Abrantes do Projeto Rio Cidade.

Em 29 de janeiro de 2007, inauguração do Museu de Telecomunicações OI, do grupo Telemar, na rua Dois de Dezembro.

Em maio de 2007, início da construção de 3 postos de salvamento no Parque do Flamengo, na altura das ruas Tucumã, Machado de Assis e Silveira Martins.

Em 5 janeiro de 2022, o Supermercado Zona Sul inaugura sua filial da rua Machado de Assis nº 40,  com a pizzaria, café da manhã e Sushi Bar.


Supermercado Zona Sul da rua Machado de Assis em janeiro de 2022
Foto Divulgação


REFERÊNCIAS:

Mão única no Catete. Correio da Manhã. 8 dezembro 1962. Primeiro caderno. p.5.

Trânsito muda mão de sete ruas no Catete. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 8 dezembro 1965. Primeiro Caderno. p.5.

ALVES, Altair. Supermercado Zona Sul inaugura mega loja no Flamengo. Diário do Rio. 05 janeiro 2022.