Subúrbios


Histórico

Em 1568 o sesmeiro Antônio Penha de França recebe o território correspondente aos atuais bairros de Irajá e Madureira.

Por volta de 1583, os jesuítas fundam na Tijuca seu primeiro engenho, depois conhecido como Engenho Velho. Em seguida fundam o Engenho Novo e o Engenho de São Cristóvão.

Em 1612, Gaspar da Costa funda o Engenho de Sapopemba em Deodoro, também conhecido como Engenho de Inhamoci.

Em 1635, é construída a primeira ermida da Igreja da Penha, pelo português Baltazar de Abreu Cardoso, em suas terras. Em 1728, é inaugurada a escadaria de acesso à Capela da Penha, esculpida na rocha, sendo alargada em 1913.

Texto - A Fazenda Grande da Penha

Em 1647 foi criada a Freguezia de Irajá que correspondia às terras inicialmente concedidas em 1568 ao sesmeiro Antônio Penha de França. A sesmaria era ocupada por diversas fazendas que produziam cana de açúcar, rapadura e aguardente. Um dos principais engenhos da freguezia pertencia a Miguel Gonçalves Portela cuja sede se localizava no centro do bairro de Madureira. Outro engenho importante pertencia a Lourenço Madureira cujo limite era o Engenho do Portela.

Por volta de 1707, os jesuítas fundam o Engenho Novo, cujas terras iam da Serra dos Pretos Forros (atual Grajaú-Jacarepaguá) até a Praia Pequena em Benfica, com limite no Engenho de Dentro.

Em 12 de maio de 1704, foi iniciada a construção da Casa Conventual dos Padres Capuchos, conhecido como Convento do Bom Jesus na Ilha dos Frades. 



Fazenda em Cascadura
Gazeta do Rio de Janeiro, 12/09/1818



Em 1820, segundo Jozé de Sousa Azevedo Pizarro e Araújo na obra Memorias Historicas do Rio de Janeiro a Freguezia de Irajá contava com 12 fábricas de açúcar, 2 de água ardente e 2 de oleiros. Cultivava-se a cana, a mandioca, o arroz, legumes e o Cafe.

Em 1826, foi iniciada a construção do Canal da Pavuna.

Em 15 de junho de 1890, é inaugurada a estação de Madureira da Estrada de Ferro Central do Brasil.

Em novembro de 1893, inauguração do primeiro trecho Estrada de Ferro Melhoramentos do Brasil, entre Alfredo Maia (Praça da Bandeira) e São Mateus. Em 1903 a ferrovia é incorporada à Central do Brasil com o nome de Linha Auxiliar.

Em 10 de maio de 1907, inauguração do viaduto do Engenho Novo, sobre a Estrada de Ferro Central do Brasil.

Em 1910, abertura da Estrada da Covanca, ligando Água Santa a Jacarepaguá.

Em 7 de julho de 1910, é inaugurada a Linha Circular da Pavuna, permitindo o retorno das locomotivas a vapor da Linha Auxiliar.

Em 1914, entrega da passagem subterrânea para pedestres da estação Encantado da Central do Brasil.

Em 2 de fevereiro de 1914, início das operações do Campo dos Affonsos.

Em novembro de 1917, a Prefeitura lança o projeto de pavimentação da Estrada Real de Santa Cruz, atual Avenida Suburbana, com paralelepípedos.

Em 1918, inauguração do Palácio de Manguinhos, sede do Instituto Oswaldo Cruz. O projeto era um desejo de Oswaldo Cruz, diretor, desde 1913, do Instituto Soroterápico Federal, que produzia soros. O instituto foi criado em 25 de maio de 1900.

Em 26 de junho de 1918, é registrada a temperatura mínima de 6,2 graus celsius no Engenho de Dentro.

Em 11 de novembro de 1918, inauguração da remodelação da Estrada Real de Santa Cruz, no trecho Bemfica-Cascadura, recebendo o nome de Avenida Suburbana.

Em 1919, é concluída a construção da Estrada Penha - Bonsucesso, beneficiando as pequenas lavouras locais. Em maio de 1919, o Prefeito Paulo de Frontin, em visita à zona rural, ordena a construção da estrada de rodagem Pavuna - Anchieta.

Brazil Ferro-Carril 1919


Texto - O extinto litoral da Penha, suas praias, ilhas, portos e fazendas

No dia 10 de julho de 1919, inauguração da Escola de Aviação Militar, no Campo dos Affonsos, que deu origem à Academia da Força Aérea, localizada em Pirassununga (SP), que forma os oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria para a Força Aérea Brasileira (FAB).

Em 1921, em Maria da Graça, é inaugurada a primeira fábrica de lâmpadas da América Latina, a Mazda, da General Electric. Em pouco tempo passa a produzir medidores de energia e transformadores.

Em 6 de outubro de 1922, foi inaugurado o prolongamento da rua Lia Barbosa no Meyer até a rua Doutor Manoel Victorino no Engenho de Dentro, que passou a ser denominado Avenida Amaro Cavalcanti.

Em 1922, a população reclamava da falta de manutenção da Estrada Real de Santa Cruz (atual Suburbana) onde poderiam trafegar automóveis. Em tempo de sol forte a poeira era asfixiante, em tempo de chuva o tráfego era suspenso.


Escola de Aviação Militar em 1922


Em 1925, inauguração do Corpo de Bombeiros do Campinho.

No dia 19 de julho de 1926, é registrada a temperatura de 4,8 graus celsius no Campo dos Affonsos.

Em 1927, aprovação do loteamento de Vila Valqueire. A ocupação do bairro foi lenta, pois nos anos 50 havia poucas casas na grande área loteada. A ocupação só tomou corpo no final dos anos 60. 

Em 5 de maio de 1928, inauguração da rodovia Rio-São Paulo com 508 quilômetros de extensão, sendo apenas 5 km pavimentados. O Km Zero da rodovia localizava-se no Largo do Campinho.


Mercado São Rafael de Benfica em 1928, demolido em 1970
Foto Augusto Malta

Penha em 1929
Igreja da Penha em 1933

Vista da Penha em 1934
Amplia


Em setembro de 1929, início da construção do viaduto de São Francisco Xavier, na Estrada de Ferro Central do Brasil.

Em 1934, são extintos os últimos lampiões de gás para iluminação pública da cidade, localizados nos bairros mais afastados.

Em 11 de setembro de 1934, é inaugurado o Cine Lux em Marechal Hermes.

Em 1937, inauguração das praças Rio Grande do Norte, no Engenho de Dentro, da Pérola em Madureira e das Nações em Bonsucesso.

Em 10 de julho de 1937, inauguração da eletrificação do primeiro trecho da Estrada de Ferro Central do Brasil, entre a estação inicial Dom Pedro II e Madureira.

Em 20 de fevereiro de 1938, inauguração do segundo trecho eletrificado do trem de subúrbio da Estrada de Ferro Central do Brasil, entre Madureira, Bangu e Nova Iguaçu.

Em abril de 1938, prosseguiam os trabalhos de aterro para construção de nova linha da Central do Brasil, entre a estação Heredia de Sá e o caes do Porto, na ponta do Caju.


Vista aérea de Madureira em 1938


Em 1939, é criada a faculdade Gama Filho. Encerrou suas atividades em 2014, depois que o grupo que controlava a instituição faliu.

Em 1940, é inaugurada a rua Leopoldo Bulhões, ligando a Praça das Nações à rua Carlos Chagas.


Inauguração do conjunto dos ferroviários em 15/07/1944, rua Doutor Padilha, Engenho de Dentro
Foto Arquivo Nacional. Fundo Correio da Manhã

O Jornal, 07/02/1950


Em 1952, conclusão da construção do Viaduto de Barros Filho, no cruzamento da Avenida das Bandeiras com a Estrada João Paulo, talvez o primeiro viaduto da cidade construído sobre uma avenida. Até então a cidade só contava com viadutos sobre linhas férreas e acidentes geográficos.

Em 25 de janeiro de 1952, inauguração da caixa d´água do conjunto habitacional IAPI (Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Industriários), na Penha, localizado entre as ruas Santa Basilissa (antiga Rua 1) e São Godofredo.

Em 1953, construção do conjunto residencial de Deodoro, da Fundação da Casa Popular.

Em 1954, construção das dependências do 7º Distrito Federal de Estradas de Rodagem, no início da rodovia Presidente Dutra, em Parada de Lucas.

Em 1954, inauguração do Cinema Imperator, no Meyer, com 2.500 lugares, considerado o maior da América Latina.

Em abril de 1955, início da construção dos viadutos de Cintra Vidal e Cavalcanti.

Em 1957, construção das pontes sobre os rios Acari, Cabuçu e Rio Grande.

Em 1957, construção do conjunto residencial para ex-combatentes da segunda-guerra mundial em Benfica, composto por 10 edifícios de 4 pavimentos.

Em 28 de outubro de 1957, foi inaugurada a fábrica de da Remignton Rand do Brasil S/A de máquinas de escrever, localizada na Avenida das Bandeiras, atual Avenida Brasil, na altura da rua Marcos Macedo, ao lado de um conjunto habitacional de Guadalupe. Posteriormente o terreno foi ocupado pelo hipermercado Atacadão.

Em 1958, o DER-DF inaugura sua nova usina de asfalto, em Parada de Lucas.

Em 21 de setembro de 1958, inauguração do Viaduto Prefeito Negrão de Lima, em Madureira, com 1.065 metros de extensão, incluindo rampas de acesso. O mais extenso da cidade e o maior da América do Sul em concreto protendido.

Em 21 de setembro de 1958, é inaugurado o Mercado São Judas Tadeu, em Piedade.


Estrada Monsenhor Félix entre Vaz Lobo e Irajá em 1958


Em 1959, entrega do conjunto residencial Jardim Sulacap, no Campo dos Afonsos, com 850 casas e prédio comercial com 20 lojas e 20 apartamentos, um empreendimento da Sul América Capitalização.

Em 27 de outubro de 1959, inauguração do Mercado de Coelho Neto. No dia seguinte, com a presença do presidente JK, são inauguradas as novas instalações do Mercado de Madureira.

Em 17 de julho de 1960, é inaugurada a estação de tratamento de esgoto da Penha.

Em 28 de agosto de 1961, é inaugurada a sétima loja da rede de Supermercados Disco, no bairro da Abolição, na Avenida Suburbana, instalado no prédio do antigo Cinema Abolição.

Em 1962, apenas 40% da população do estado da Guanabara era servida por rede de esgoto.  

Em 1962, inauguração do Centro de Abastecimento do Estado da Guanabara (CADEG), em Benfica, com 600 unidades comerciais, na época considerado um dos melhores mercados no mundo, contando inclusive com escadas rolantes. 

Em fevereiro de 1962, em Madureira, é inaugurada a 9ª loja da rede de Supermercados Disco, localizada na rua Carolina Machado, junto à estação de Madureira.

Em março de 1962, é inaugurado o Viaduto da rua Vaz de Tolêdo, no Cachambi.

Em 14 de novembro de 1962, lançamento do Shopping Center do Meyer, na rua Dias da Cruz.

Em 1963, alargamento de um trecho da Avenida Suburbana.

Em 30 de maio de 1963, inauguração do Mercadão de Madureira, na Avenida Ministro Edgard Romero.

Em setembro de 1963, em solenidade com a presença do governador Carlos Lacerda, é inaugurada a rua Central do Brasil, paralela à rua 24 de Maio.

Em outubro de 1963, é inaugurada a primeira praça com campo de esportes da cidade, a Praça Portugal, na Penha, com quadras de vôlei, basquete e futebol de salão, além de uma caixa de areia para crianças, e quatro refletores para jogos noturnos.

Em dezembro de 1963, o Governo do Estado da Guanabara, determina a desapropriação dos lotes 419 e 422 da rua Oliveira Junqueira, em Bento Ribeiro, para a construção de Casas Populares, pela COHAB-GB.

Em 5 dezembro de 1963, é inaugurado o asfaltamento das estradas de Vigário Geral, Quitungo e da Avenida Meriti, além do calçamento de paralelepípedos da Praia do Caju.

Em dezembro de 1963, prosseguiam as obras de retirada dos trilhos do bonde da Avenida Ministro Edgard Romero.

Em 1964 as pistas laterais da Avenida Brasil passam a operar em mão única.

Em 1964, inauguração do Parque Ary Barroso, na Penha.

Em junho de 1964, início das obras de alargamento e abertura da via paralela à rua 24 de Maio, no trecho entre as ruas Souza Ramos e Dias da Cruz, com 4,5 km de extensão e 10 metros de largura.

Em 14 de junho de 1964, 250 famílias são transferidas da Favela Maria Angu, na praia de Ramos, para o conjunto Vila Kennedy, na Zona Oeste. No local deveria ser construído um balneário. No governo Carlos Lacerda (1960-1965) foram extintas 27 favelas e 41.958 pessoas foram realocadas.

Em dezembro de 1964, prosseguia a construção das vias de acesso ao viaduto Cintra Vidal, construído há mais de 10 anos.

Em 19 de agosto de 1965, inauguração da reforma da Praça Managua, em Bento Ribeiro.

Em 27 de agosto de 1965, com a presença do governador Carlos Lacerda, é inaugurado o Shopping Center do Méier. Entre outras, são abertas as seguintes lojas: Lojas Brasileiras, Bob´s, Óticas Fluminense, Casa Tavares, Supermercado Peg Pag, Casa Masson, Banco Intercâmbio Nacional, Correios, Companhia Telefônica Brasileira (CTB), Cássio Muniz (Loja de Departamentos), Pronto Socorro Santa Márcia, Cássio Muniz Veículos (Revendedor Willys), Iracema Modas, Restaurante Belvedere, Doces Garoto, O Bom Café. 

Em 14 de setembro de 1965, inauguração do Viaduto Américo Petrucci, em Benfica, com 532 metros de extensão, eliminando a passagem em nível da Avenida Suburbana sobre a linha férrea da Leopoldina. As obras de construção foram iniciadas em 7 de março de 1963.

Em 18 de setembro de 1965, é inaugurada a primeira linha de ônibus elétrico da Zona Norte. No mesmo dia é inaugurada a Estação de Telefones da CETEL, em Irajá, com capacidade para 2.500 linhas.

No dia 28 de setembro de 1965, é inaugurada a primeira pista do viaduto Emílio Baumgart, em Del Castilho, no cruzamento da Avenida Suburbana com a Linha Auxiliar, eliminando a passagem em nível existente. O viaduto com 430 metros de extensão e 9,5 metros de largura, foi o 14º viaduto entregue pelo Governo Lacerda, cuja administração foi iniciada em 1960. As obras foram iniciadas no dia 17 de janeiro de 1964. A segunda pista do viaduto foi inaugurada em 16 de dezembro de 1966, na gestão do governador Negrão de Lima.

Em 30 de setembro de 1965, é entregue ao tráfego a nova pista pavimentada da Avenida Ministro Edgard Romero, construída sobre o antigo leito (não pavimentado) das linhas dos bondes. A nova pista, em tráfego misto, permitiu a passagem da futura linha de ônibus elétrico da CTC, Madureira-Bonsucesso, inaugurada em julho de 1966.

Em 1965, conclusão da pavimentação da Estrada do Timbó, em Higienópolis. A obra foi iniciada em1962.

Em 1966, são inaugurados o Viaduto José Lins do Rego, em Engenheiro Leal, ligando a rua Iguaçu à rua Sidônio Paes, e o viaduto da rua Joaquim Meyer, no Meyer, o nono viaduto do ano entregue à população.

Em 1966, inauguração do Conjunto Habitacional Padre José de Anchieta, em Vigário Geral.

Em 29 de abril de 1966, é adotado o regime de mão única na rua 24 de Maio, no trecho entre as ruas São Francisco Xavier e Dias da Cruz, compondo binário com a nova Avenida Central do Brasil.

No dia 8 de dezembro de 1966, inauguração do Shopping Center Tem Tudo de Madureira, localizado na rua Padre Manso, ao lado do viaduto, com cinema, boliche, restaurante, teatro e 42 lojas.

Em 19 de janeiro de 1968, início da construção dos viadutos São Cosme e São Damião, em Ramos, sobre a linha férrea da Leopoldina, compondo um complexo viário inaugurado parcialmente em 27 de setembro de 1970.

Em fevereiro de 1968, é fechada a cancela da passagem de nível da rua Mario Ferreira, sobre a Estrada de Ferro Rio do Ouro, no Engenho da Rainha.

Em 14 de fevereiro de 1969, é inaugurado o viaduto do Meyer, antiga aspiração dos moradores.

Em fevereiro de 1969, início das obras de duplicação da Avenida Leopoldo Bulhões, antiga Estrada Rio-Petrópolis, no trecho entre Benfica e Bonsucesso, com 2,5 km de extensão, visando desafogar a Avenida Brasil. A obra exigiu a remoção de 40 barracos de uma favela existente sob a ponte do ramal de minério da Central do Brasil, além da construção de novas pontes sobre os rios Jacaré, Faria-Timbó e canal do Cunha.

Em 28 de março de 1969, inauguração do Conjunto Habitacional da Cidade Alta. 

Em 24 de agosto de 1969, em Jacarepaguá, é inaugurada a primeira loja auto-serviço dos Supermercados Sendas. 

Em 15 de outubro de 1969, o governador Negrão de Lima inaugura o trecho final da Estrada Velha da Pavuna. No mesmo dia é inaugurado o prolongamento de 850 metros da Avenida Novo Rio, entre a Avenida dos Democráticos e a Estrada Velha da Pavuna.

Em dezembro de 1969, inauguração do acesso ao viaduto do Km 2 da Via Dutra, construído em 1951 e até então sem uso.

Construção de Conjuntos Habitacionais iniciadas em 1969

Rua Capitão 3.280 unidades
Marechal Hermes    300          “
Estrada Velha da Pavuna 1.520          “
Engenho da Rainha         1.760          
Estrada Itararé    660         
Lins de Vasconcellos    560          “
João Miguel 7.000          “

Em 1969, é entregue o Conjunto Habitacional Arco Iris, na Avenida Brasil, Braz de Pina, com seis blocos.

Em 1970, início das obras de construção do viaduto de Mangueira e do prolongamento da Avenida Marechal Rondon até a rua São Francisco Xavier.

Em 1970, a CETEL passa a operar com linhas com sete algarismos.

Em 1970, é entregue o Conjunto Habitacional da Cidade Alta, em Cordovil, com capacidade para 13 mil habitantes, localizado na confluência da Avenida Brasil com a Rodovia Washington Luiz.

Em agosto de 1970, inauguração da 9ª loja dos Supermercados Peg e Pag no Estado do Rio de Janeiro, no Engenho Novo, na rua Barão de Bom Retiro.

Em 15 de dezembro de 1970, é inaugurado o viaduto do Km 2 da Via Dutra, na altura da Avenida Coronel Phidias Távora, permitindo o acesso aos bairros da Pavuna, Jardim América e Vigário Geral.

Em 2 de fevereiro de 1971, em solenidade com a presença do Governador Negrão de Lima, é inaugurada a Avenida Schultz Wenk, em Cordovil. No mesmo dia são inauguradas as novas alças no Trevo das Margaridas, junto com o Viaduto da Avenida Meriti, com 70 metros de extensão.

Em 9 de Fevereiro de 1971, é inaugurada a rua Ângelo Dantas, com 700 metros de extensão, ligando o Viaduto de Cascadura ao Viaduto Prefeito Negrão de Lima, desafogando a Avenida Ernani Cardoso.

Em abril de 1971, prosseguiam as obras de abertura da Avenida Bento Ribeiro Dantas, na Maré, ligando a Avenida Brasil à Ilha do Governador.

Em 23 de junho de 1971, inauguração do segundo trecho eletrificado do ramal da Leopoldina dos trens de subúrbio, no trecho entre as estações de Penha Circular e Caxias, com 7 km de extensão.

Em fevereiro de 1972, é inaugurada a filial das Casas da Banha no Meyer, com loja de grande porte.

Em fevereiro de 1972, prosseguiam as obras de alargamento da Avenida Leopoldo Bulhões em Manguinhos, no trecho entre a Avenida Suburbana e a Praça das Nações, aberto ao tráfego em 30 de março de 1974.

Em abril de 1972, é concluído o prolongamento da Avenida Marechal Rondon, no trecho entre São Francisco Xavier e a estação de Mangueira, com cerca de 1 Km de extensão.

Em abril de 1972, são entregues as primeiras unidades do Conjunto Residencial Amaury Louzada, no Catumbi, na rua Itapiru 155, junto ao Túnel Santa Bárbara. O conjunto pertencia à Cooperativa Habitacional dos Operários Liberais. No mesmo mês, na Pavuna, na rua Herculano Pinheiro, é entregue um conjunto de 220 casas de 2 quartos, com quintal, construídas para a Cooperativa Habitacional Operária – SERP. Em Niterói, no bairro do Barreto, na rua Luiz Palmier 73, são entregues 384 apartamentos de um conjunto habitacional à Cooperativa dos Previdenciários do Estado do Rio de Janeiro. No bairro do Cordovil, na rua de mesmo nome número 1142, são entregues 240 apartamentos do conjunto habitacional da Cooperativa Habitacional dos Operários da União do Estado da Guanabara. O Sistema de Cooperativas Habitacionais de Trabalhadores foi criado em 1966, construindo 131.494 unidades habitacionais até abril de 1972.

Em 22 de junho de 1972, inauguração do primeiro hipermercado da cidade, o Porcão das Casas da Banha, na Avenida Brasil, próximo ao Mercado São Sebastião. Encerra suas atividades em 14 de novembro de 1991, em meio ao fechamento do Grupo Casas da Banha, que chegou a contar 224 filiais.


Jornal do Brasil, 13/07/1972


Em 10 de agosto de 1972, reinício das obras de construção do Viaduto de Mangueira, paralisadas desde 1969, sendo inaugurado em 9 de agosto de 1974.

Em 17 de agosto de 1972, inauguração do supermercado Ideal de Rocha Miranda, com área de 2.800 metros quadrados. Em 11 de novembro de 1972, é inaugurada a filial de Pilares, na Avenida Suburbana, 6523.

Em 15 de dezembro de 1972, inauguração do supermercado das Casas Guanabara, em Quintino, na rua Clarimundo de Melo, 815.

Em 1973, construçao da Central de Alimentos da rede de supermercados Disco, na Avenida Brasil.

Em março de 1973, início da construção da Estrada Rio d´Ouro, com 3 km de extensão, ligando a Avenida Automóvel Club à Avenida Coronel Fidas Távora, na Via Dutra, facilitando o acesso ao futuro CEASA, que também teve sua construção iniciada em 1973.

Em abril de 1973, a rede de Supermercados Ideal inaugura sua 25ª loja, na Penha.

Em 26 de agosto de 1973, com a presença do Governador Chagas Freitas, é inaugurada a pavimentação e canalização do córrego da Avenida Engenheiro Francisco Passos, na Penha.

Em dezembro de 1973, a Sears inaugura sua filial de Madureira, na rua Carolina Machado, 362.

Em março de 1974, o secretário de obras do estado da Guanabara, Emílio Ibrahim, admitia que apenas 1/3 da população da cidade contava com esgotos sanitários, beneficiando apenas os bairros da Zona Sul, São Cristóvão, Tijuca e parte do Centro.

Em 23 de maio de 1974, é inaugurado o Supermercado Mar e Terra de Bonsucesso, na Avenida Teixeira de Castro, 10.

Em 13 de setembro de 1974, inauguração do viaduto ferroviário Engenheiro Roberto Khede, com 2 km de extensão, entre Benfica e o Caju, eliminando a passagem em nível da Avenida Brasil.

Em 10 de novembro de 1974, inauguração da Praça Agripino Greco, na rua Dias da Cruz, Meyer.

Passarela da Avenida Ministro Edgard Romero em Madureira, 1974 


Em 18 de setembro de 1975, início da operação de novo plano de circulação na Penha. A Avenida Braz de Pina passa a operar em mão única no trecho entre a rua Venina e o Largo da Penha, além de ter a mão invertida no trecho entre o Largo da Penha e a rua Ibiapina. 

Em 10 de outubro de 1975, são inauguradas as primeiras ruas de pedestres do centro comercial de Madureira, nas ruas Almerinda de Freitas e Maria de Freitas.

Em novembro de 1975, é concluída a obra de duplicação da rua São Francisco Xavier, no trecho próximo ao Viaduto de Mangueira.

Em agosto de 1976, é entregue ao tráfego o primeiro trecho duplicado da Estrada Intendente Magalhães.

Em 10 de novembro de 1976, inauguração da urbanização da Praça Agripino Greco, no Meyer.

Em 1977, entrega do Conjunto Habitacional Fazenda Botafogo.

Em janeiro de 1977, inauguração do Supermercado Guanabara, na Rua Adolfo Bergamini, no Engenho de Dentro.

Em março de 1977, início das obras de transformação da rua dos Romeiros, na Penha, em calçadão de pedestres. A via com 200 metros de extensão, considerada a mais importante do bairro, já estava fechada ao tráfego de veículos há dois meses.  Foi necessária a retirada dos trilhos do bonde para a implantação da nova pavimentação.

Em 17 de março de 1977, reinauguração do Hospital Salgado Filho no Meyer.

Em junho de 1977, lançamento do Shopping Polo 1, em Madureira, inaugurado em 24 de agosto de 1978.

Em 2 de agosto de 1977, início da remoção da favela do Rato Molhado, na Avenida Automóvel Club no Engenho da Rainha, para construção do Pré-Metrô. No mesmo dia é iniciada a demolição da estação Engenho da Rainha da antiga Estrada de Ferro Rio do Ouro.

Em 11 de agosto de 1977, na construção do Pré-Metrô, foi iniciada a instalação dos primeiros tubulões da nova adutora de água da Avenida Automóvel Clube, substituindo a antiga tubulação de 1890.

Em 23 de agosto de 1977, inauguração da urbanização da Praça Marechal Hermes, pelo prefeito Marcos Tamoio.

No dia 7 de julho de 1978, inauguração da Praça Garota de Cordovil.

Em 14 de agosto de 1978, o vice-presidente das Casas Sendas confirma a compra dos supermercados concorrentes Só Preço e Mar e Terra. O número de lojas das Sendas, que já era líder do mercado, passa de 31 para 62. O Mar e Terra era o quarto maior colocado.

Em 28 de outubro de 1978, o prefeito Marcos Tamoyo inaugura a Praça Granito, em Parque Anchieta.

Em 17 de outubro de 1979, é inaugurado o Supermercado Rio, com estacionamento, em Cascadura, na rua Souto.

Em 1980, inauguração do Viaduto Engenheiro Alvarino José da Fonseca, sobre a Linha Auxiliar, em Maria da Graça.

Em fevereiro de 1980, é lançado o Shopping Terminal Pavuna em terreno doado à Prefeitura pela firma Sybeton, para construção de um centro comercial com escadas rolantes e terminal de ônibus urbanos para receber as 18 linhas do centro da Pavuna. O projeto é pioneiro na integração entre o poder público e a iniciativa privada.

Entre 1981 e 1982, a Avenida Suburbana é duplicada nos trechos entre o Largo de Pilares e a rua Gandavo, e entre o Largo de Benfica e o Viaduto de Benfica. Também foi construído um canteiro central entre o Quartel de Intendência do Exército e a Avenida dos Democráticos, com 800 metros de extensão.

Em maio de 1982, é inaugurado o conjunto habitacional do IAPI de Padre Miguel.

Em 21 de outubro de 1982, inauguração da Praça Padre Coutinho, em Irajá.

Em 12 de março de 1983, inauguração da estação de Maria da Graça da linha 2 do metrô e do primeiro trecho do pré-metrô, com 8 Km de extensão, operado com intervalos de 18 minutos no período das 9 às 15 horas, com as estações de Del Castilho, Inhaúma e Irajá. O trecho possuía passagem em nível com a Estrada Vicente de Carvalho, que tornou a operação do pré-metrô inviável nos horários de pico.

Em 1984, duplicação da rua Silva Freire, no bairro do Engenho Novo, junto à passagem inferior para veículos da Estrada de Ferro Central do Brasil, entregue ao tráfego em 1921.

Em 25 de fevereiro de 1984, inauguração do Centro de Preservação da História Ferroviária do Rio de Janeiro, o Museu do Trem, instalado nas antigas oficinas da Estrada de Ferro Dom Pedro II, no Engenho de Dentro.

Em julho de 1986, inauguração do Norte Shopping, em Del Castilho na Avenida Suburbana.




Em março de 1987, inauguração da ponte sobre o rio Pavuna, construída pelo DER, nos limites dos municípios do Rio de Janeiro e São João de Meriti, com 22, 4 metros de extensão e 10, 5 metros de largura.

Em abril de 1989, inauguração do Madureira Shopping.

Em 12 de dezembro de 1989, inauguração de um Mc Donald´s drive-thru na Avenida Brasil.

Em 20 de janeiro de 1992, reivindicado há 40 anos, é inaugurado o Viaduto de Turiaçu em Rocha Miranda, com 450 metros de extensão, sobre a Linha Auxiliar, ligando a Estrada do Sapê à Avenida dos Italianos.

Em 23 de maio de 1992, é inaugurado o viaduto da Pavuna, ligando a estrada do Rio do Pau, inaugurada em outubro de 1991, à Avenida Automóvel Club.

Em 14 de agosto de 1992, é realizado o leilão de venda da fábrica do Cortume Carioca, que ocupava 9 quarteirões na Penha. A maior parte da fábrica já se encontrava desativada.

Em 28 de dezembro de 1992, inauguração do terminal rodoviário de Deodoro, junto à estação ferroviária de mesmo nome, sendo demolido em 2002 para a construção de uma piscina pública.

Em outubro de 1995, inauguração do Shopping Nova América, em Del Castilho.

Em 1996, são concluídas as seguintes obras de reurbanização do projeto Rio Cidade:

Praça das Nações, em Bonsucesso
Centro de Madureira
Centro do Meyer
Centro da Penha
Centro da Pavuna

Em 1997, duplicação da Avenida Suburbana, entre os bairros de Cascadura e Abolição.

Em 1997, conclusão das obras de reurbanização do Projeto Rio Cidade na rua Dias da Cruz, no Meyer.

Em 1997, o supermercado Paes Mendonça reestrutura o hipermercado Boulevard, transformando-o em mini shopping.

Em fevereiro de 1997, inauguração da duplicação do Viaduto de Cascadura, inaugurado em 1930, sobre a Estrada de Ferro Central do Brasil.

Em abril de 1997, inauguração de nova passarela no bairro do Meyer, sobre a linha de trem, em frente ao Hospital Salgado Filho.

Em 1998, inauguração do novo Viaduto de Bento Ribeiro, sobre a linha férrea.

Em janeiro de 1998, inauguração de viaduto em Tomaz Coelho, sobre a Linha 2 do Metrô, com investimento de 4 milhões de reais.

Em primeiro de janeiro de 1998, início da cobrança de pedágio na Linha Amarela, pela concessionária Lamsa.

Em outubro de 1998, inauguração do plano inclinado da favela da Serrinha, em Madureira, construído com recursos da Prefeitura.

Em 2000, inauguração do acesso ao Wal Mart, na Linha Amarela, no Cachmbi.

Em dezembro de 2001, inauguração do piscinão de Ramos.

Em 8 de maio de 2001, inauguração do Shopping Rio, em Vicente de Carvalho.

Em julho de 2000, inauguração do viaduto de acesso à rua Doutor Adauto, em Vigário Geral, sobre a linha férrea, com investimento de 3 milhões de reais.

Em dezembro de 2000, inauguração do Leopoldina Shopping, com 73 lojas, na Penha.

Em 18 de dezembro de 2002, são inauguradas as obras de reurbanização do Projeto Rio Cidade no Irajá.

Em 18 de outubro de 2002, início da operação dos primeiros trens de subúrbio reformados com ar-condicionado, com duas composições, na linha Japeri - Central do Brasil.

Em fevereiro de 2003, início das obras de modernização do plano inclinado da Igreja da Penha, entregue em outubro do mesmo ano, junto da nova iluminação na Igreja da Penha.

Em setembro de 2003, é iniciada a construção do Estádio João Havelange, no Engenho de Dentro, para os jogos Pan-Americanos de 2007, com previsão de entrega para meados de 2005.

Em 2005, é aberto ao tráfego o novo viaduto de acesso ao bairro de Ricardo de Albuquerque, na Avenida Brasil.

Em agosto de 2005, desativação parcial da refinaria de Manguinhos.

Em 2006, inauguração do Hospital de Acari.

Em 2 de janeiro de 2006, inauguração do Parque Aquático de Deodoro, com 17.796 metros quadrados e duas piscinas.

Em janeiro de 2007, conclusão da restauração do coreto de Quintino.

Em 15 de março de 2007, a gestão do Piscinão de Ramos é transferida do Governo do Estado à Prefeitura.

Em 14 de julho de 2007, inauguração do Restaurante Popular de Bonsucesso.

Na madrugada de 31 de julho de 2007, em Deodoro, foi registrada a temperatura de 8,9 Cº, a mínimo do ano em toda a cidade do Rio de Janeiro.

Em 14 de agosto de 2007, o Governo do Estado inaugura o segundo posto de saúde 24 horas ou UPA (Unidade de Pronto Atendimento), na Avenida Monsenhor Félix 380, Irajá.

Em 2010, entrega das primeiras unidades do Conjunto Habitacional de Manguinhos.

Em 27 de abril de 2011, é inaugurado o Via Brasil Shopping, no cruzamento da Avenida Brasil com a Via Dutra. Em 24 de novembro do mesmo ano foi inaugurado o Shopping Jardim Guadalupe, na Avenida Brasil.

Em junho de 2012, inauguração da primeira etapa do Parque Madureira.

Em janeiro de 2014, fechamento da Universidade Gama Filho, no bairro da Piedade, com cerca de 12 mil alunos.

Em fevereiro de 2015, o estádio do Engenhão, passa a se chamar Nilton Santos, antigo jogador do Botafogo.

Em primeiro de março de 2015, inauguração do Palácio Rio 450, nova sede da Prefeitura, em Oswaldo Cruz.

Em 23 de dezembro de 2015, inauguração do Parque Radical, no Complexo Esportivo de Deodoro, que abriga o Circuito de Canoagem Slalom e as pistas de BMX e Mountain Bike dos Jogos Olímpicos. 

Em 8 de setembro de 2023, foi reaberta a famosa casa de show Olimpo na Penha Circular, fechada desde o início do anos 2000.

Inauguração das estações ferroviárias

Linha Auxiliar

28/03/1898    Del Castilho            
28/03/1898    Magno
28/03/1898    Turi-açu
28/03/1898    Barros Filho
07/01/1902    Alfredo Maia
17/03/1905    Honório Gurgel
17/03/1905    Rocha Miranda
27/03/1905    Costa Barros
20/11/1905    Terra Nova
13/02/1908    Vieira Fazenda
13/02/1908    Tomaz Coelho
13/02/1908    Cavalcanti
13/02/1908    Engenheiro Leal
15/03/1908    Herédia de Sá

Rio do Ouro

25/03/1898    Cintra Vidal
28/03/1898    Del Castilho
15/03/1908    Herédia de Sá
                      Engenho da Rainha  

Linha 2 do Metrô

12/03/1983    Maria da Graça
12/03/1983    Del Castilho
12/03/1983    Inhaúma
12/03/1983    Irajá


REFERÊNCIAS:

Automobilismo. Auto-Propulsão. Rio de Janeiro. 01 novembro 1917. p.9.

As estradas do Distrito Federal. Auto-Propulsão. Rio de Janeiro. 15 maio 1919. p.15.

Ligando a Praça das Nações à rua Carlos Chagas. A Batalha. Rio de Janeiro. 13 julho 1940. p.4.

BRISO, Caio Barretto. O arquiteto que sonhou com uma cidade sem favelas. O Globo. Rio de Janeiro. 05 maio 2017.

Variante na Estrada Rio-Petrópolis. Revista Estradas de Ferro. 15 setembro 1930. p.455.

Está nascendo uma favela perto da ponte do Governador. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 05 fevereiro 1961. Quarto caderno. p.1.

Negrão inaugura viaduto em Del Castilho. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 17 dezembro 1966. Primeiro Caderno. p.5.

Cooperativas Habitacionais. O Globo. Rio de Janeiro. 10 abril 1972, abril. p.10.

Sears chega a Madureira com festa de preços. O Jornal. Rio de Janeiro. 16 dezembro 1973. p.2.

Chagas inaugura avenida duplicada rua e estação de tratamento em Acari. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 02 novembro 1974. Primeiro caderno, p.11.