Túneis

Histórico

Em 1903, foi planejada a construção de um túnel ligando a rua João Ricardo ao extremo da rua do Livramento. Somente em 1919 foi inaugurado o Túnel João Ricardo, com 284 metros de extensão, ligando a rua Bento Ribeiro à Rivadávia Corrêa.

Em 1938, visando desafogar o trânsito e melhorar a locomoção, a Prefeitura do Distrito Federal lança o plano de construção de três túneis entre as zonas norte e sul:

Catumbi - Laranjeiras
Rio Comprido - Lagoa
Rua Uruguay - Praça Santos Dumont

Em 1950, a cidade contava com cerca de 2,85 milhões de habitantes e 73 mil veículos. Os técnicos da Prefeitura afirmavam que o tráfego da cidade estava estrangulado. Havia a necessidade de grandes obras, como o alargamento da Avenida Atlântica, a construção do Aterro do Flamengo, e abertura dos túneis Catumbi – Laranjeiras, Tonelero, Barata Ribeiro e Sá Ferreira-Barão da Torre.

Em 30 de outubro de 1950, é concluída a perfuração do túnel Catumbi – Laranjeiras. 

Em 29 de novembro de 1957, o Prefeito Negrão de Lima, anuncia a construção de três novos túneis em Copacabana, o primeiro no final da rua Barata Ribeiro, o segundo, no final da rua Tonelero, e o terceiro, entre o final da rua Sá Ferreira e o início da rua Nascimento Silva, em Ipanema, que nunca foi construído.

Em 1962, início da construção do Túnel Rebouças, composto de dois trechos de galerias duplas, com 2.040 e 760 metros de extensão.

Em 21 de abril de 1963, inauguração do Túnel Major Rubem Vaz, em Copacabana, ligando a rua Tonelero à rua Pompeu Loureiro.

Em 30 de maio de 1969, são iniciadas as obras de duplicação do Túnel Velho, concluídas no ano seguinte.

Túneis projetados em abril de 1971

Covanca                                        Linha Amarela
Vila Isabel - 24 de Maio                 Linha Verde
Gávea - Uruguai                            Linha Verde
Lauro Sodré - Cantagalo 
Leme - Praia Vermelha
Urca - Flamengo
Delfim Moreira - São Conrado
São Conrado - Itanhangá
Grota Funda                                  Avenida das Américas  

Em 8 de fevereiro de 1974, o governo do estado da Guanabara inaugura a sede do serviço de operação dos túneis.

Túneis Rodoviários da Cidade do Rio de Janeiro

Prefeito Freire Alvim (Barata Ribeiro)
Major Rubem Vaz (Tonelero)
Joá
Pepino
Dois Irmãos
Martins de Sá (Frei Caneca)
Acústico Rafael Mascarenhas (Gávea)
Suiça Carioca
Geólogo Enzo Totis
Saúde
Rio 450 Anos (1º de Março)

Em estudo

Gávea - Tijuca (Linha Verde)
Leme - Urca


REFERÊNCIAS:

Obras e Viação. Hoje. Rio de Janeiro. 5 junho 1919. p.16.

Somente no papel a rêde de Túneis da Prefeitura. Tribuna da Imprensa. Rio de Janeiro. 17 março 1954. p.1.

FREIRE, Quintino Gomes. Conheça o nomes dos viadutos e túneis da Transolímpica. Diário do Rio. Rio de Janeiro. 23 junho 2016.