Vias Expressas


Histórico

Entre 1951 e 1955 o Conselho Rodoviário da Prefeitura do Distrito Federal elaborou o novo Plano Rodoviário da Cidade do Rio de Janeiro.

Entre as principais intervenções, destacava-se a implantação de um Anel Rodoviário contornando o Maciço da Carioca. Na época a Avenida das Bandeiras (atual Avenida Brasil) terminava na Estrada do Camboatá em Deodoro e a Barra da Tijuca era um grande areal.


Plano do Anel Rodoviário em 1954
Revista de Engenharia da Prefeitura do Distrito Federal, outubro-dezembro 1954
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Estudo de implantação do Aeroporto de Santa Cruz para dirigíveis em 1934
e futuro Anel Rodoviário


Em 1955, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) apresenta o Plano Rodoviário do Distrito Federal e suas Interligações Urbanas, que previa entre outras melhorias:

1º) Duplicação do trecho final da Avenida Brasil e da Avenida das Bandeiras, visando acabar com os engarrafamentos que ocorrem nas horas de maior movimento nos entroncamentos com a Avenida das Missões e Via Dutra

2º) Implantação do Anel Rodoviário, contornando o Maciço Carioca, composto basicamente pelas avenidas Brasil e Bandeiras no lado norte e pela avenida Litorânea a ser construída entre a Barra da Tijuca e Santa Cruz, no lado sul.

3º) Implantação de uma nova via de ligação entre a Zona Norte e Zona Sul através de um túnel entre a rua Uruguai, na Tijuca, e a Gávea

4º) Implantação de uma via de ligação entre a praia de Botafogo e o cais do Porto, aproveitando o Túnel Santa Bárbara, que ainda estava em construção

5º) Construção do Viaduto da Perimetral, entre o Aeroporto Santos Dumont e a Avenida Presidente Vargas

6º) Implantação de uma nova via de ligação entre as ruas do Cattete e São Clemente.

Em dia 30 de janeiro de 1959, o Departamento de Estradas de Rodagem da Prefeitura do Distrito Federal apresenta o plano de implantação do Anel de Contôrno, uma rodovia de 140 km em torno do Distrito Federal.  O anel já tinha um trecho de 84 Km concluídos, incluindo as avenidas das Bandeiras, Brasil, Rodrigues Alves, Beira Mar, Atlântica, Vieira Souto, Delfim Moreira e Niemeyer.

Em 1962, o governador Carlos Lacerda contrata o escritório do urbanista Constantino Doxiadis, de origem grega, para a elaboração do Plano Diretor do Estado da Guanabara. No ano seguinte, num relatório preliminar, Doxiadis apresenta o plano de novas vias expressas do Estado, com 403 Km de extensão, composto de 5 linhas policrômicas:

Linha Azul

Doxiadis apresenta o plano viário das linhas policrômicas
O Globo, 24/06/1965

Plano de ligação Botafogo - Lagoa não executado
Jornal do Brasil, 11/04/1969


Em 1972, em função da falta de recursos, a construção do trecho Gasômetro - Candelária do Viaduto da Perimetral estava paralisada. O DER-GB concentrava sua atuação na construção do Anel Rodoviário.  

Vias expressas em ordem de inauguração

1944        Avenida Brasil
1950        Via Dutra
1950        Washington Luiz
1950        Grajaú-Jacarepaguá
1950        Acesso à lha do Governador                    
1952        Parkway Botafogo
1959        Aterro do Flamengo (pista provisória)                     
1960        Perimetral                              
1964        Parkway Timbó
1964        Linhas Lilás
1966        Rio-Santos (Avenida das Américas)
1971        Autoestrada Lagoa-Barra
1974        Linha Vermelha (Elevado Engenheiro Freyssinet)
1977        Linha Verde
1997        Linha Amarela
1998        Via Light
2014        Arco Metropolitano
2016        Transolímpica

Em 16 de janeiro de 2010, o prefeito Eduardo Paes anuncia para 2012 a construção de um elevado de dois pisos, permitindo a ligação direta do Túnel Rebouças com a Avenida Brasil e Ponte Rio-Niterói, desafogando a Avenida Francisco Bicalho.

Vias Expressas Planejadas em 2022

Prolongamento da Linha Vermelha até a Via Light
Prolongamento da Linha Vermelha até a Linha Lilás
Prolongamento da Linha Verde até a Gávea
Linha Branca
Linha Marrom
Linha Azul

Em agosto de 2023, o governo do estado anuncia o plano de construção de um muro à prova de balas na Linha Vermelha, entre o Caju e a Via Dutra.
                           

REFERÊNCIAS:

Plano Doxiadis estuda todos os fenômenos urbanos do Estado. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 20 junho 1965.p.11.